É o único sobrevivente dos acontecimentos de 25 de novembro de 2022 no quartel do exército, onde 4 cidadãos foram torturados até à morte.
Foi julgado e condenado a 15 anos de prisão pelos crimes de alteração violenta do Estado de direito e posse de armas proibidas.
Há 6 meses que aguarda em liberdade a decisão do supremo tribunal de justiça, na sequência de um recurso interposto.
O homem cujo advogado considera estar a ser alvo de um processo político, está doente e esteve na embaixada de Portugal onde pediu asilo político.
«Lucas está a ser usado como bode expiatório de um ato praticado pelo próprio estado que agora, pretende de uma forma ou de outra, que através do Lucas consigam apagar os acontecimentos de 25 de novembro de 2022. Diante disto, não havia outro caminho a não ser recorrer a asilo político» – disse Miques Bonfim.
O advogado espera agora a luz verde de Portugal para a obtenção deste estatuto.
«Eu espero que sua excelência o senhor Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, enquanto douto conhecer do direito aprecie esta situação e salve a vida do Lucas».
Segundo Miques Bonfim, é a única forma de salvar o Lucas.
«Lucas se continuar aqui vai morrer de uma forma ou de outra, não tem saída, devido o câncer que está a desenvolver ou morre porque, a dada altura, há de ser alvo de mais um esquema político de que ele tentou novamente dar golpe de estado».
Segundo o advogado Miques Bonfim, as documentações do pedido de asilo foram entregues a Embaixada de Portugal em S.Tomé e Príncipe que prometeu uma reação dentro de cinco dias.
O caso 25 de novembro em S. Tomé e Príncipe promete ainda fazer correr muita tinta.
Abel Veiga
Esquece Portugal
18 de Junho de 2024 at 23:33
Tenta Cabo Verde
Tenta África do Sul
Tenta Dubai, Emirados Árabes Unidos
Depois de sair do radar dos criminosos corruptos
Portugal não da
Existem muitas embaixadas em todos países no mundo
Miguel Trovoada refugiou-se nas Nações Unidas com mais de $10,000.00 US dollars Que eke roubou do Estado santomense
Fugiu para França bandido corrupto escandaloso Trovoada roubador do povo
Anabela Varela
19 de Junho de 2024 at 18:18
É mesmo verdade, Esquece Portugal,Miguel Trovoada com a sua peste de mulher chifruda e vigarista ambiciosa Helena,difamaram STP, o povo, os homens políticos,sobretudo o Manuel Pinto da Costa, aquele mesmo que o Miguel Trovoada quis eliminar físicamente, com a ajuda do Alcino Lima que fazia parte integrante do complô do assassinato do Manuel Pinto da Costa. O Miguel Trovoada foi o refugiado político que mais ganhou dinheiro com o seu estatuto, inclusive ele tinha uma avantajosa pensão ( tanto ele como o filho Patrício) por mês que lhe era garantida pelo defunto presidente da Guiné-Bissau, Nino Vieira, que foi um outro grande corrupto e criminoso que jamais existiu na terra do Amílcar Lopes Cabral.
O povo são-tomense parece que receberam uma praga onde sentem-se obrigados de votar para um bandido perigoso e criminoso que é o Patrício Trovoada…4 vezes fugiu sem entregar a pasta de 1°ministro, esvaziando o cofre do Estado, 4 vezes a população são-tomense reclama o seu regresso e vota para ele.
Vocês o povo também são culpados desta situação de miséria no país.
Correção
18 de Junho de 2024 at 23:35
ele (o Miguelito)
A Culpa É Também da Oposição
19 de Junho de 2024 at 20:35
A Culpa É Também da Oposição
O povo não tem muito boas alternativas de escolha
Vê Gabdulo, MLSTP, Coligação, PCD, etc., não inspiram confiança
Antes de Patrice re-entrar, a oposição fez m&erda; roubos, corrupção e falta de organização e entendimento
Quando a oposição tiver juízo e começar a funcionar com seriedade e responsabilidade, o povo terá oportunidade de dar chance ao grupo que tiver bom programa de governo, grupo interessado no desenvolvimento do país e melhoria de vida da nossa população
Enquanto não haver essa alternativa, a jogada política em São Tomé e Príncipe continuará na lama.
Não acho justo culpar o povo sobre a situação em o país se encontra.
Gabdulo e outros gatunos de MLSTP, equipa Bom Jesus e outros cães porcos de mato roubaram porquê?
Donocharam o país e destruíram vida do povo
Se não querem fazer bem, vamos destruir o mal
Só com revolução
Jose Rocha
20 de Junho de 2024 at 10:08
O “Senhor” Anabela Varela não tem a menor noção das asneiras que escreveu. A ser verdade tudo o que relatou, apresente aqui todas as provas que tem para que possamos ver e aferir.
É Verdade
19 de Junho de 2024 at 20:05
Anabela e Esquece Portugal estão coretos 100%