O que Patrice sabe sobre a causa de pobreza em São Tomé e Príncipe?
ANCA
25 de Junho de 2024 at 17:58
Tendo em conta que dispomos de mais mar do que terra, importa referir aqui algumas nuances sobre economia azul, mar e rios.
Precisamos de literacia do oceano, dos rios, ensino formação sobre as areas ou sectores ligadas ao mar, aos rios, segurança fluvial e maritima, turismo fluvial e maritimo, conservação maritima, ordenamento maritimo, navegação maritima, logistica maritima, produção e processamento maritimo, reparação e construção naval, exploração de hidrocarbonetos e gaz, energias limpas ou renovaveis, pescas e sustentabilidade oceanica, etc, etc,…as atividades tradicionais como a pesca, a aquicultura e as indústrias de processamento; a extração de petróleo e gás offshore; o transporte marítimo de carga e de passageiros; portos acostavél, porto de aguas profundas, Hub maritimo, as instalações portuárias e a logística; as infraestruturas e obras marítimas; a construção naval e reparação; o fabrico de estruturas marítimas; o turismo de cruzeiros, o turismo costeiro, a náutica de recreio, o desporto e a cultura; e o ensino, formação e investigação científica, o turismo, a gastronomia, a investigação, a biotecnologia marinha, os biocombustíveis, os recursos genéticos, farmacêuticos, a mineração em águas profundas; a defesa das áreas marítimas, a segurança de pessoas e de bens, a segurança vigilância marítima, achados arqueologicos, pilotagem, reboques, autoridades marítimas e fiscalização, tribunais e conflitos, contratos de transporte marítimo, etc,…
Precisamos de uma estratégia para o desenvolvimento da economia azul, um plano de desenvolvimento bem estruturado, com acções concretas a realizar no espaço e no tempo.
Necessidade de comunicar esta estratégia de modo a colher contributos, da sociedae civil organizada, dos especialistas, das entidades que cooperação connosco nesta area, a nivel legislativo, direito do mar, convençoes internacionais, direito comercial, salvaguarda juridica, formação.
Necessidade de recursos finaceiros, ter capital, ter pessoas bem qualificadas nestas areas,….estratégia e modelação de estrategia sempre que a conjuntura a evolução o conhecimento, assim o exigir, novos paradigmas, novas contribuições, para saber e saber administrar bem o recurso mar e rios
A cooperação internacional é fundamental sobretudo com paises mais avançados nestes conceitos, paises nórdicos, a australia, paises com tradição e conhecimento maritimo, dentro da CPLP, nos mercados do sul global, a ONU, os bancos, o sector financeiro, empresas, parcerias estratégicas, sinergias(sociedade civil organizada), conhecimento formação, investigação.
De igual modo necessitamos de literacia na agricultura, na produção agropecuaria, no sector das finanças, quer publicas quer na fiscalização contabilização acrecento da contabilidade e finanças privadas, para o bem social
Tu és de São Tomé e do Principe, cresceste aqui, brincaste aqui,
Ajuda a desnvolver o teu País, (território, população, administração, mar e rios).
Dá o teu contributo, com o teu saber, com o pouco que tens, esta é a tua terra, a tua gente
O Colonialismo é uma das causas e a origem do problema que continua com o neoimperialismo. Não podemos esquecer dos assassinatos dos anos 60 que efetivamente eliminou os melhores líderes africanos e no mundo incluindo nos Estados Unidos foram mortos por quererem defender liberdade civil ao povo. A máquina de máfia internacional ocidental diabólicamente convenceu os fracos africanos na liderança para abraçarem a corrupção ou ser assassinato. Explodiram o avião onde o ex-presidente moçambicano Samora Machel regressava à Moçambique. Este é mais um exemplo de violência que o ocidente impôs no continente africano por muito tempo depois de colonialismo e doenças com SIDA para matar os bumbos,etc. Intimidaram, roubaram e corromperam africanos fracos. Vê o produto que temos hoje em dia sobretudo aqueles que estudaram na Europa servem quem em África? Povo e país? Acho que não.
É complicado.
Lutar no terreno para desmantelar o mal é o rumo que se deve seguir como nação no seu todo.
É necessario e primordial urgente que os sector da segurança, da justiça, da saúde e da educação, sejam vectores de sustentabilidade e desenvolvimento sustentado de todos outros sectores da economia(turismo,agricultura, pescas, comercio, comercio digital,etc..), sector social, sector financeiro, sector desportivo, etc…
As pessoas, os jovens tranformam-se em recursos humanos mais qualificados, pois que o ser humano tem capaciade e ser criativo, constituir soluções
Mobilização de capital humano bem qualificados, especializados, investimento capital, recursos finaceiros, essenciais para instituições fortes logo sociedade, comunidade fortes nos valores(necessidade de formação civica, formação para cidaddania), desenvolvimento.
Bom ordenamento do território, quantificar e administrar, com rigor, com organização, responsabilidade e responsabilização.
Transformação modernização do modelo das autarquias locais, quanto as suas competencias, atribuições e receitas financeiras proprias, assim como da Administração e governo regional do Príncipe.
Directivas e planos bem definidos, comconjunto de acçoes urgentes de implementar pelas instituições
Reformas da administração publica, reformar do qradro da admissão, avaliação dos objectivos, controlo avaliação das atribuições, competencia, dos funcionarios publicos, ministros directores, medicos, professores, policias, auxiliares, tecnicos, etc…reformular as instituições para saber e saber fazer, responsabilizar, penalizar, quadros de auditorias internas externas, melhoramento, rigor, aprimoramento das instutiuções, boa gestão, boa governance, codigos de procedimento nas intituições, codigo deontologico, avaliação formação, formação continua, prestação de contas, coimas, penalizações pelos actos, afastamento quando execução de actos graves que podem comprometer a instituição, seu enfraquecimento.
Ajuda o teu irmão a desenvolver, ajuda o teu povo, ainda há pouco motivo para estarmos sempre de dente aberto, para sorriso, os nossos dados estatisticos nos dizem ao contrario, temos que trabalhar e sermos rigorosos coonosco.
Pesquisa alguns factos na internet. Faz um Google para ler informações sobre as situações de:
-Tribalismo no continente africano
-Malária e SIDA em África
-Doenças e pragas que não se entende e desconhecidas origens (vem do ocidente provavelmente trazidos à África pelos brancos maus diabos).
-Guerra fria em África que durou muitos anos
-Kwame Nkrumah (morto)
-Neo-colonialism em África
-Patrice Lumumba (morto)
-Regime de Apartheid na África do Sul
-Muammar Gaddafi (morto)
-Guerra Civil (muitas e prolongadas por muitos anos contribuíram a pobreza, destruição do continente negro, expropriação ilegal e roubos de riqueza do povo africano para enriquecer Europa), Angola (guerra entre MPLA vs UNITA é um exemplo específico claro.
Atenção: O neocolonialismo descrito como a sobrevivência deliberada e continuada do sistema colonial dos países ocidentais em estados africanos independentes, transformando esses estados em vítimas de formas de dominação política, mental, económica, social, militar e técnica realizadas através de formas indirectas de dominação. e meios sutis que não incluíam violência direta.
Homem branco é mau matador diabólico como cobra mansa veneno morde sopra, teu amigo fingido que da faça nas costas, mau hábito que bumbos aprendem com os pulas. Os negros são facilmente manipulados sobretudo quando é o pula quem manipula-os e põe-os negros uns contra os outros. Fracos!
Homens negros têm que aprender a conviver bem entre eles, respeitar, aprender e unir para colaboração no desenvolvimento do povo e do país…
Faca
Branco metaforicamente dá-te com faca por detrás, um mau hábito que muitos negros aprenderam.
Os Bumbos esfaqueiam o seu irmão e vizinho para obter algo, imoralidade que aprenderam com os europeus.
Negros de cor escura e negros de cor clara, muitos são negativos traidores da pátria, vendem-se como prostitutas para proveito pessoal e vida fácil, fantoches ao serviço de mercenários do ocidente, prejudicando o seu próprio povo africano.
É um mal muito grave que se observa hoje em dia.
Temos de combater!
Traidores
Triste
Mepoçom só tem críticas e raivas. Mepoçom não tem resposta ou solução aos problemas do país e do povo santomense. Mepoçom não apresenta nenhuma proposta. Sanguessuga
Meu caro comentador sem nome, não vendo-me, limito-me a falar verdade e ela tem sempre sabor amargo. Se calhar você fez parte daqueles que saquearam e destruíram a empresa, daí sentir-se encomodado. A minha solução é que a empresa não fosse destruída e fossem substituídos os equipamentos obosoletos por novos e modernos e estaria em actividade plena e não estaria a pedir favor. Hoje andam a procura de investidores e os nacionais querem ser accionistas sem capital.
Reclamam e Criticam sem Resultado
25 de Junho de 2024 at 20:15
Só reclamar. Só criticar.
Mas não resolvem nada.
Não tomam nenhuma medida de iniciativa em atuar para se resolver os problemas do povo e do país.
Apenas falar e escrever.
Quase todos cá são fraquíssimos.
A máscara vem de Europa
Trapaceiros
Preconceitos
Corrupção
FMI
Banco Mundial
União Europeia
Mentalidade negativa de supremacia branca
Racismo
Colonialismo
Escravatura
Neocolonialismo
Discriminação
Exploração do homem pelo homem
Derramamento de sangue
Violência
Trair, vingar, enganar, pecado contra moralidade
Nações Unidas
Etceteras
São coisas de origem ocidental
A taxa de inflação acumulada segundo dados do INE-STP, situou-se nos 4.7%, com bom desempenho de alguns productos nacionais, a saber;
milho em grão (-3.4%), farinha de mandioca (-2.5%) e farinha de milho (-1.5%), em carnes – as coxas de frango (-4.4%), fiambre enlatado (-3.5%) e galinha da terra (-0.2%), – açúcar (-3.9%), gorduras vegetais – manteiga sem sal (-7.0%), óleo alimentar (-2.3%) e manteiga com sal (-1.8%), vegetais tubérculos e leguminosos – cebola (-11.7%) e batata inglesa importada (-1.7%), produtos domésticos não duráveis – velas (-18.1%), guardanapos de papel (-17.2%) e fósforos (-14.2%).
Razão para redobrar o esforço e política de produção agrícola e transformação dos seus derivados a apontar milho, semi industrialização, milho da três vezes ao ano no país, logo em vez de se produzir somente milhos em grãos pode-se transformar farinha de milho, flocos de milho, amidos, farinha para papas, etc, assim como na gastronomia, tomate, pimenta, baunilha, côco, cacau, pimento verde e vermelho,batata doce, e tubérculos e hortaliças, cogumelos e frutas igualmente igualmente, cadeias de valor para consumo interno e para exportação, apesar de sermos pequenos, com pequena industrialização, pequenas unidade de produção se consegue,…necessidade de políticas orientadoras bem definidas no espaço e tempo.
Quanto ao chocolate sabiam que ja se aproveita a casca da cápsula de cacau, para fazer um gel, para diminuir o acucado chocolate,caros productores, atenção, pesquisem a informação e tecnicas. Quanto ao fosforo e açúcar dois produtos que o país pode e deve produzir em vez de importar.,…
Outros productos tiveram um aumento significativo de preço, a saber;
Sendo o país com o mar a volta, politicas bem definidas e orientações ruma a pesca semi-indutrial, sem esquecer a sustentabilidade do ecossistemas marinhos
Aposta na aquacultura,piscicultura, mudança de paradigma, a captura, calibragem quanto ao peso, embalagem,certificação,conservação transformação, conservação, comercialização,exportação, higiénico e segurança.
De recordar que o país tem falta de ou necessidade de co sumo de proteína animal, carnes e seus derivados, ha que apostar forte na agropecuária, criação produção, bovina, suína, caprina, avicola e seus derivadas, transformação, acrecestar valores, semi-industrializacão, captação de investimento interno, externo.
Tu és daqui, estuda, trabalha, investiga, produz
Tu és capaz
Tu nasceste aqui, tu cresceste aqui, em São Tomé e no Príncipe
A qualquer projeto que pretendemos levar adiante temos que sempre presente em primeiro lugar a palavra, o conceito de segurança, fundamental.
São Tomé e Príncipe, deve e pode tirar o partido da sua localização estratégica e conciliar planos de desenvolvimento bem definidos.
Somos um pequeno país, com dupla insularidade(interna/externa), situado no golfo da guiné, com vantagens e desvantagens no processo de sedimentação modernização para o desenvolvimento, podemos falar de maior vantagens do que handicaps, se se soubermos nos organizar sermos rigorosos connosco.
Ao norte temos o mercado Europeu, á nordeste temos o mercado América do Norte, grandes centros de informação, de distribuição, de tecnologias, de economia e finanças, á este sul temos o mercado do Mercosul, com ênfase para o Brasil, á oeste sul, o golfo da guiné e África em crescente mudanças e transformação, necessidades a satisfazer tanto em produtos como nos produtos.
A nossa volta temos mar, internamente temos rios
Temos pouco território solo
Temos pouca população embora jovem, jovens um recurso imprescindível no processo de transformação, produção e vendas, crescimento econômico, desenvolvimento.
Temos instituições, embora no processo de consolidação, ainda muito fracas
O processo democrático mal consolidado, temos instituições politicas fracas(daí má governação, disputa politica, falta de consenso, corrupção).
Sabendo disto podemos aprimorar melhorar e modernizar
Temos terra, mar, rios , administração, população, falta organização(formação, instituições fortes, saber e saber fazer, infraestruturas, rigor e trabalho).
Termos estes recursos impõe-nos olhar para eles sobre outra perspectiva de desenvolvimento, politicas adequadas a efeitos e percepção da conjuntura interna e externa.
Temos cinco distritos e uma região autônoma, há necessidade de criação de parques para empresas(atrai-las ou cria-las, e quando falamos de empresas há que recordar e olhar para o mercado sul sul), parque tecnológicos, inovação, comércio, sinergias, ganhos, dinamização da economia interna.
Os sectores das finanças, os sectores da justiça são essências
Formação e Escolas,…Universidades
Falamos e olharmos para o turismo sim, em que organização/rigor, que infraestruturas(energias, estradas, hospitais, desporto, lazer, cultura) em que base produtiva(agrícola, pecuária, pescas, industrial, as tecnologias de informação e comunicação, comercio eletrônico, cluster do mar) de sustento para o incremento crescimento futuro.
A questão de segurança, da justiça, da administração interna, das autarquias locais, restruturação e redefinição das suas competências e objetivos
Boa governação, estabilidade politica, paz
Somos nós quem temos que organizar e desenvolver o nosso território, população, administração, mar e rios.
Necessidade de expansão da escola de formação agrícola e agropecuária CATAP, a outros distritos, bem como a região autónoma do Príncipe, cursos e formação ligadas a agricultura a agropecuária e transformação, literacia financeira, empreendedorismo, negocio agrícola, comércio digital, diversificação económica,…
Necessidade de boa gestão das praias, quer fluviais quer marítima ao longo do ano, pois se trata de um activo, económico, financeiro, turístico, assim como o ambiente e saneamento do meio, a natureza a fauna e flora, a protecção e sustentabilidade presente futura.
A modernização e investimento no sector dos transportes se afigura primordial urgente, sobretudo nesta fase, portos porto de aguas profundas ou de encoste, Hub de Serviços ao continente Africano, investimento no sector marítimo sua modernização urgente.
Tu és daqui, cresceste aqui,
Tu que amas essa terra, tu que amas nossa gente, nossos custume, a nossas praias, as nossas comidas, a nossa cultura
Ajuda a desenvolver o teu país, esse país com teu conhecimento
Protege a tua família, respeita a tua mulher, esposa, respeita o teu marido, esposo, cuida e alimenta os teus filhos, da-lhes boa educação, estudos
Tu que és pai, tu que és mãe abraça os teus filhos, pede ajuda se passas dificuldades, mas mantem te firme, jamais abandones os teus filhos
Nini
25 de Junho de 2024 at 17:55
Uma reportagem correta. Já tinha dito isto: privatização.
E agora? Combater os corruptos é única saída.
Patrice Trovoada Caído no Revaldo
25 de Junho de 2024 at 22:24
Ilza ê, ele tá onde é, esse Patrice bandido?
O que Patrice sabe sobre a causa de pobreza em São Tomé e Príncipe?
ANCA
25 de Junho de 2024 at 17:58
Tendo em conta que dispomos de mais mar do que terra, importa referir aqui algumas nuances sobre economia azul, mar e rios.
Precisamos de literacia do oceano, dos rios, ensino formação sobre as areas ou sectores ligadas ao mar, aos rios, segurança fluvial e maritima, turismo fluvial e maritimo, conservação maritima, ordenamento maritimo, navegação maritima, logistica maritima, produção e processamento maritimo, reparação e construção naval, exploração de hidrocarbonetos e gaz, energias limpas ou renovaveis, pescas e sustentabilidade oceanica, etc, etc,…as atividades tradicionais como a pesca, a aquicultura e as indústrias de processamento; a extração de petróleo e gás offshore; o transporte marítimo de carga e de passageiros; portos acostavél, porto de aguas profundas, Hub maritimo, as instalações portuárias e a logística; as infraestruturas e obras marítimas; a construção naval e reparação; o fabrico de estruturas marítimas; o turismo de cruzeiros, o turismo costeiro, a náutica de recreio, o desporto e a cultura; e o ensino, formação e investigação científica, o turismo, a gastronomia, a investigação, a biotecnologia marinha, os biocombustíveis, os recursos genéticos, farmacêuticos, a mineração em águas profundas; a defesa das áreas marítimas, a segurança de pessoas e de bens, a segurança vigilância marítima, achados arqueologicos, pilotagem, reboques, autoridades marítimas e fiscalização, tribunais e conflitos, contratos de transporte marítimo, etc,…
Precisamos de uma estratégia para o desenvolvimento da economia azul, um plano de desenvolvimento bem estruturado, com acções concretas a realizar no espaço e no tempo.
Necessidade de comunicar esta estratégia de modo a colher contributos, da sociedae civil organizada, dos especialistas, das entidades que cooperação connosco nesta area, a nivel legislativo, direito do mar, convençoes internacionais, direito comercial, salvaguarda juridica, formação.
Necessidade de recursos finaceiros, ter capital, ter pessoas bem qualificadas nestas areas,….estratégia e modelação de estrategia sempre que a conjuntura a evolução o conhecimento, assim o exigir, novos paradigmas, novas contribuições, para saber e saber administrar bem o recurso mar e rios
A cooperação internacional é fundamental sobretudo com paises mais avançados nestes conceitos, paises nórdicos, a australia, paises com tradição e conhecimento maritimo, dentro da CPLP, nos mercados do sul global, a ONU, os bancos, o sector financeiro, empresas, parcerias estratégicas, sinergias(sociedade civil organizada), conhecimento formação, investigação.
De igual modo necessitamos de literacia na agricultura, na produção agropecuaria, no sector das finanças, quer publicas quer na fiscalização contabilização acrecento da contabilidade e finanças privadas, para o bem social
Tu és de São Tomé e do Principe, cresceste aqui, brincaste aqui,
Ajuda a desnvolver o teu País, (território, população, administração, mar e rios).
Dá o teu contributo, com o teu saber, com o pouco que tens, esta é a tua terra, a tua gente
Pratiquemos o bem
Pois o bem
Fica-nos bem
Deus abençoe São Tome e Principe
Uruguai Copa América
25 de Junho de 2024 at 18:12
O Colonialismo é uma das causas e a origem do problema que continua com o neoimperialismo. Não podemos esquecer dos assassinatos dos anos 60 que efetivamente eliminou os melhores líderes africanos e no mundo incluindo nos Estados Unidos foram mortos por quererem defender liberdade civil ao povo. A máquina de máfia internacional ocidental diabólicamente convenceu os fracos africanos na liderança para abraçarem a corrupção ou ser assassinato. Explodiram o avião onde o ex-presidente moçambicano Samora Machel regressava à Moçambique. Este é mais um exemplo de violência que o ocidente impôs no continente africano por muito tempo depois de colonialismo e doenças com SIDA para matar os bumbos,etc. Intimidaram, roubaram e corromperam africanos fracos. Vê o produto que temos hoje em dia sobretudo aqueles que estudaram na Europa servem quem em África? Povo e país? Acho que não.
É complicado.
Lutar no terreno para desmantelar o mal é o rumo que se deve seguir como nação no seu todo.
ANCA
25 de Junho de 2024 at 18:29
É necessario e primordial urgente que os sector da segurança, da justiça, da saúde e da educação, sejam vectores de sustentabilidade e desenvolvimento sustentado de todos outros sectores da economia(turismo,agricultura, pescas, comercio, comercio digital,etc..), sector social, sector financeiro, sector desportivo, etc…
As pessoas, os jovens tranformam-se em recursos humanos mais qualificados, pois que o ser humano tem capaciade e ser criativo, constituir soluções
Mobilização de capital humano bem qualificados, especializados, investimento capital, recursos finaceiros, essenciais para instituições fortes logo sociedade, comunidade fortes nos valores(necessidade de formação civica, formação para cidaddania), desenvolvimento.
Bom ordenamento do território, quantificar e administrar, com rigor, com organização, responsabilidade e responsabilização.
Transformação modernização do modelo das autarquias locais, quanto as suas competencias, atribuições e receitas financeiras proprias, assim como da Administração e governo regional do Príncipe.
Directivas e planos bem definidos, comconjunto de acçoes urgentes de implementar pelas instituições
Reformas da administração publica, reformar do qradro da admissão, avaliação dos objectivos, controlo avaliação das atribuições, competencia, dos funcionarios publicos, ministros directores, medicos, professores, policias, auxiliares, tecnicos, etc…reformular as instituições para saber e saber fazer, responsabilizar, penalizar, quadros de auditorias internas externas, melhoramento, rigor, aprimoramento das instutiuções, boa gestão, boa governance, codigos de procedimento nas intituições, codigo deontologico, avaliação formação, formação continua, prestação de contas, coimas, penalizações pelos actos, afastamento quando execução de actos graves que podem comprometer a instituição, seu enfraquecimento.
Ajuda o teu irmão a desenvolver, ajuda o teu povo, ainda há pouco motivo para estarmos sempre de dente aberto, para sorriso, os nossos dados estatisticos nos dizem ao contrario, temos que trabalhar e sermos rigorosos coonosco.
Tu és daqui, logo és capaz
Ajuda a desnvolver o teu país
Pratiquemos o bem
Pois o bem
Fica-nos bem
Deus abençõe São Tomé e Principe
Espanha UEFA
25 de Junho de 2024 at 18:38
Pesquisa alguns factos na internet. Faz um Google para ler informações sobre as situações de:
-Tribalismo no continente africano
-Malária e SIDA em África
-Doenças e pragas que não se entende e desconhecidas origens (vem do ocidente provavelmente trazidos à África pelos brancos maus diabos).
-Guerra fria em África que durou muitos anos
-Kwame Nkrumah (morto)
-Neo-colonialism em África
-Patrice Lumumba (morto)
-Regime de Apartheid na África do Sul
-Muammar Gaddafi (morto)
-Guerra Civil (muitas e prolongadas por muitos anos contribuíram a pobreza, destruição do continente negro, expropriação ilegal e roubos de riqueza do povo africano para enriquecer Europa), Angola (guerra entre MPLA vs UNITA é um exemplo específico claro.
Atenção: O neocolonialismo descrito como a sobrevivência deliberada e continuada do sistema colonial dos países ocidentais em estados africanos independentes, transformando esses estados em vítimas de formas de dominação política, mental, económica, social, militar e técnica realizadas através de formas indirectas de dominação. e meios sutis que não incluíam violência direta.
Homem branco é mau matador diabólico como cobra mansa veneno morde sopra, teu amigo fingido que da faça nas costas, mau hábito que bumbos aprendem com os pulas. Os negros são facilmente manipulados sobretudo quando é o pula quem manipula-os e põe-os negros uns contra os outros. Fracos!
Homens negros têm que aprender a conviver bem entre eles, respeitar, aprender e unir para colaboração no desenvolvimento do povo e do país…
Espanha UEFA
25 de Junho de 2024 at 18:48
Faca
Branco metaforicamente dá-te com faca por detrás, um mau hábito que muitos negros aprenderam.
Os Bumbos esfaqueiam o seu irmão e vizinho para obter algo, imoralidade que aprenderam com os europeus.
Negros de cor escura e negros de cor clara, muitos são negativos traidores da pátria, vendem-se como prostitutas para proveito pessoal e vida fácil, fantoches ao serviço de mercenários do ocidente, prejudicando o seu próprio povo africano.
É um mal muito grave que se observa hoje em dia.
Temos de combater!
Traidores
Triste
Mepoçom Vende-se
25 de Junho de 2024 at 20:03
Mepoçom só tem críticas e raivas. Mepoçom não tem resposta ou solução aos problemas do país e do povo santomense. Mepoçom não apresenta nenhuma proposta. Sanguessuga
Mepoçom
26 de Junho de 2024 at 10:57
Meu caro comentador sem nome, não vendo-me, limito-me a falar verdade e ela tem sempre sabor amargo. Se calhar você fez parte daqueles que saquearam e destruíram a empresa, daí sentir-se encomodado. A minha solução é que a empresa não fosse destruída e fossem substituídos os equipamentos obosoletos por novos e modernos e estaria em actividade plena e não estaria a pedir favor. Hoje andam a procura de investidores e os nacionais querem ser accionistas sem capital.
Reclamam e Criticam sem Resultado
25 de Junho de 2024 at 20:15
Só reclamar. Só criticar.
Mas não resolvem nada.
Não tomam nenhuma medida de iniciativa em atuar para se resolver os problemas do povo e do país.
Apenas falar e escrever.
Quase todos cá são fraquíssimos.
Árbitros Juízes da FIFA Não Prestam
25 de Junho de 2024 at 20:35
A máscara vem de Europa
Trapaceiros
Preconceitos
Corrupção
FMI
Banco Mundial
União Europeia
Mentalidade negativa de supremacia branca
Racismo
Colonialismo
Escravatura
Neocolonialismo
Discriminação
Exploração do homem pelo homem
Derramamento de sangue
Violência
Trair, vingar, enganar, pecado contra moralidade
Nações Unidas
Etceteras
São coisas de origem ocidental
ANCA
25 de Junho de 2024 at 20:45
A taxa de inflação acumulada segundo dados do INE-STP, situou-se nos 4.7%, com bom desempenho de alguns productos nacionais, a saber;
milho em grão (-3.4%), farinha de mandioca (-2.5%) e farinha de milho (-1.5%), em carnes – as coxas de frango (-4.4%), fiambre enlatado (-3.5%) e galinha da terra (-0.2%), – açúcar (-3.9%), gorduras vegetais – manteiga sem sal (-7.0%), óleo alimentar (-2.3%) e manteiga com sal (-1.8%), vegetais tubérculos e leguminosos – cebola (-11.7%) e batata inglesa importada (-1.7%), produtos domésticos não duráveis – velas (-18.1%), guardanapos de papel (-17.2%) e fósforos (-14.2%).
Razão para redobrar o esforço e política de produção agrícola e transformação dos seus derivados a apontar milho, semi industrialização, milho da três vezes ao ano no país, logo em vez de se produzir somente milhos em grãos pode-se transformar farinha de milho, flocos de milho, amidos, farinha para papas, etc, assim como na gastronomia, tomate, pimenta, baunilha, côco, cacau, pimento verde e vermelho,batata doce, e tubérculos e hortaliças, cogumelos e frutas igualmente igualmente, cadeias de valor para consumo interno e para exportação, apesar de sermos pequenos, com pequena industrialização, pequenas unidade de produção se consegue,…necessidade de políticas orientadoras bem definidas no espaço e tempo.
Quanto ao chocolate sabiam que ja se aproveita a casca da cápsula de cacau, para fazer um gel, para diminuir o acucado chocolate,caros productores, atenção, pesquisem a informação e tecnicas. Quanto ao fosforo e açúcar dois produtos que o país pode e deve produzir em vez de importar.,…
Outros productos tiveram um aumento significativo de preço, a saber;
Couve (15%), pimpinela (13.8%), café arábica (10.7%), agulha sombra (6.6%), polvo (4.7%), choco (2.7%), bonito (2.7%), peixe fumo (1.6%) e vermelho (0.7%).
O que implica análise, ilações
Sendo o país com o mar a volta, politicas bem definidas e orientações ruma a pesca semi-indutrial, sem esquecer a sustentabilidade do ecossistemas marinhos
Aposta na aquacultura,piscicultura, mudança de paradigma, a captura, calibragem quanto ao peso, embalagem,certificação,conservação transformação, conservação, comercialização,exportação, higiénico e segurança.
De recordar que o país tem falta de ou necessidade de co sumo de proteína animal, carnes e seus derivados, ha que apostar forte na agropecuária, criação produção, bovina, suína, caprina, avicola e seus derivadas, transformação, acrecestar valores, semi-industrializacão, captação de investimento interno, externo.
Tu és daqui, estuda, trabalha, investiga, produz
Tu és capaz
Tu nasceste aqui, tu cresceste aqui, em São Tomé e no Príncipe
És daqui, ajuda a desenvolver o teu país
Somos capaz
Acredita
Pratiquemos o bem
Pois o bem
Fica-nos bem
Deus abençoe São Tomé e Principe
ANCA
25 de Junho de 2024 at 20:53
A qualquer projeto que pretendemos levar adiante temos que sempre presente em primeiro lugar a palavra, o conceito de segurança, fundamental.
São Tomé e Príncipe, deve e pode tirar o partido da sua localização estratégica e conciliar planos de desenvolvimento bem definidos.
Somos um pequeno país, com dupla insularidade(interna/externa), situado no golfo da guiné, com vantagens e desvantagens no processo de sedimentação modernização para o desenvolvimento, podemos falar de maior vantagens do que handicaps, se se soubermos nos organizar sermos rigorosos connosco.
Ao norte temos o mercado Europeu, á nordeste temos o mercado América do Norte, grandes centros de informação, de distribuição, de tecnologias, de economia e finanças, á este sul temos o mercado do Mercosul, com ênfase para o Brasil, á oeste sul, o golfo da guiné e África em crescente mudanças e transformação, necessidades a satisfazer tanto em produtos como nos produtos.
A nossa volta temos mar, internamente temos rios
Temos pouco território solo
Temos pouca população embora jovem, jovens um recurso imprescindível no processo de transformação, produção e vendas, crescimento econômico, desenvolvimento.
Temos instituições, embora no processo de consolidação, ainda muito fracas
O processo democrático mal consolidado, temos instituições politicas fracas(daí má governação, disputa politica, falta de consenso, corrupção).
Sabendo disto podemos aprimorar melhorar e modernizar
Temos terra, mar, rios , administração, população, falta organização(formação, instituições fortes, saber e saber fazer, infraestruturas, rigor e trabalho).
Termos estes recursos impõe-nos olhar para eles sobre outra perspectiva de desenvolvimento, politicas adequadas a efeitos e percepção da conjuntura interna e externa.
Temos cinco distritos e uma região autônoma, há necessidade de criação de parques para empresas(atrai-las ou cria-las, e quando falamos de empresas há que recordar e olhar para o mercado sul sul), parque tecnológicos, inovação, comércio, sinergias, ganhos, dinamização da economia interna.
Os sectores das finanças, os sectores da justiça são essências
Formação e Escolas,…Universidades
Falamos e olharmos para o turismo sim, em que organização/rigor, que infraestruturas(energias, estradas, hospitais, desporto, lazer, cultura) em que base produtiva(agrícola, pecuária, pescas, industrial, as tecnologias de informação e comunicação, comercio eletrônico, cluster do mar) de sustento para o incremento crescimento futuro.
A questão de segurança, da justiça, da administração interna, das autarquias locais, restruturação e redefinição das suas competências e objetivos
Boa governação, estabilidade politica, paz
Somos nós quem temos que organizar e desenvolver o nosso território, população, administração, mar e rios.
Necessidade de expansão da escola de formação agrícola e agropecuária CATAP, a outros distritos, bem como a região autónoma do Príncipe, cursos e formação ligadas a agricultura a agropecuária e transformação, literacia financeira, empreendedorismo, negocio agrícola, comércio digital, diversificação económica,…
Necessidade de boa gestão das praias, quer fluviais quer marítima ao longo do ano, pois se trata de um activo, económico, financeiro, turístico, assim como o ambiente e saneamento do meio, a natureza a fauna e flora, a protecção e sustentabilidade presente futura.
A modernização e investimento no sector dos transportes se afigura primordial urgente, sobretudo nesta fase, portos porto de aguas profundas ou de encoste, Hub de Serviços ao continente Africano, investimento no sector marítimo sua modernização urgente.
Tu és daqui, cresceste aqui,
Tu que amas essa terra, tu que amas nossa gente, nossos custume, a nossas praias, as nossas comidas, a nossa cultura
Ajuda a desenvolver o teu país, esse país com teu conhecimento
Protege a tua família, respeita a tua mulher, esposa, respeita o teu marido, esposo, cuida e alimenta os teus filhos, da-lhes boa educação, estudos
Tu que és pai, tu que és mãe abraça os teus filhos, pede ajuda se passas dificuldades, mas mantem te firme, jamais abandones os teus filhos
Pratiquemos o bem
Pois o bem
Fica-nos bem
Deus abençoe São Tome e Príncipe
Colonialismo
25 de Junho de 2024 at 20:59
Os países africanos deveriam sair, afastar, abandonar, desprezar, mandar as Nações Unidas ao lixo. Não nos serve.