Política

90 mil dobras terão aniquilado o MLSTP politicamente

O maior partido da oposição em São Tomé e Príncipe, o MLSTP, bateu no fundo. Politicamente o partido liderado por Jorge Bom Jesus está destroçado.

Tudo segundo observadores atentos em São Tomé, por causa da afeição de muitos membros da direcção do partido, pela origem de todos os males. Sim, o dinheiro, segundo a bíblia sagrada, é a origem de todos os males.

O MLSTP tem 3 deputados como membros da primeira comissão especializada da Assembleia Nacional. O órgão parlamentar debateu e aprovou na última semana a nova lei que dentre várias alterações do sistema judicial, decidiu também promover por exclusividade o actual procurador-geral da República Kelve Carvalho na carreira de procurador no Ministério Público. 

O mesmo diploma prorrogou o mandato de Kelve Carvalho. Ambas as alterações foram feitas à margem da constituição política e do Estatuto dos Magistrados Judiciais.

Danilo Santos líder da bancada parlamentar do MLSTP, e membro da primeira comissão especializada da Assembleia Nacional garantiu depois da aprovação por unanimidade que «já estátem acompanhado esta reforma é preciso que lhe dê (Kelve Carvalho) condições para que a reforma continue».

Wando Castro ex-Ministro da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares no anterior governo liderado pelo MLSTP, e actualmente deputado da bancada parlamentar do partido, é outro membro da Primeira Comissão Especializada da Assembleia Nacional que votou a favor da premiação a margem das leis do Procurador-Geral da República.

Gabdul Quaresma, ex-Director do Instituto Nacional de Estradas, vice-Presidente do MLSTP, e actualmente candidato à presidência do partido completa o grupo de 3 deputados do maior partido da oposição que disse SIM, a proposta de reforma legislativa do governo para promoção e prorrogação do mandato do procurador-geral da República.

No entanto, e porque recentemente, ou seja, até finais de 2022, os 3 jovens políticos do MLSTP, defendiam com garras a demissão do Procurador-Geral da República, por alegada conivência de Kelve Carvalho com os alegados corruptos da antiga oposição, na altura liderada pela ADI, o Téla Nón entrou em campo, para compreender as motivações deste volte-face dos actuais parlamentares do MLSTP.

O Téla Nón apurou que no mesmo dia da votação da lei que promove e prorroga o mandato do Procurador-Geral Kelve Carvalho, ou melhor, logo após a votação positiva, os 3 deputados do MLSTP e enquanto membros da Primeira Comissão Especializada da Assembleia Nacional receberam o valor de 30 mil dobras a cada um. Valor equivalente a 1200 euros.

O Téla Nón apurou que a remessa de 30 mil dobras (1200 euros), foi entregue a cada um dos deputados do MLSTP por um outro colega, que por sinal pertence à bancada do poder. Pelo que apurou o Téla Nón o deputado que distribuiu os envelopes é de baixa estatura física, muito activo nos bastidores do parlamento e também junto ao conselho de administração da empresa potente do país.

No total foram aplicadas 90 mil dobras, equivalentes a 3600 euros.

Abel Veiga

23 Comments

23 Comments

  1. ANCA

    17 de Julho de 2024 at 8:19

    Na gestão da coisa pública se exige a clareza, a transparência, o país é dos São Tomenses, e jamais de meia dúzia de gatos pingado.

    Chega Parem Parem Parem é altura, se não, teremos mesmo que lutar para correr convosco, seja pelo que meio for.

    Desde o ADI, MLSTP, PCD, BASTA e raios que partam

    Como é que um país tão pequeno, com desvantagens a nível a insularidade tanto interna quanto externa, ainda mais pela sua dimensão continua sempre em polemicas mais polemicas quanto ao caminho a seguir, depois de 49 anos de independência, atropelos mais atropelos.

    Cada um a enriquecer a custa do erário público, de dinheiro, que entra no país de origem duvidosa, compra de consciência, venda a retalho do País….corrupção, corrupção, corrupção, roubalheira

    É melhor pararem

  2. ANCA

    17 de Julho de 2024 at 8:28

    Vamos ter que refundar o País

    Acordos militares que são assinados sem clareza e transparência e conhecimento público, concessões a empresas por 50 anos, de que nada se sabe sobre os termos, gestão do erário público como se de uma empresa privada se trata-se….muito e muito mais Sr. Presidente da República

    Vamos ter que refundar o país e correr convosco não servem, são 49 anos, MLSTP, ADI, PCD, BASTA e os outros

    Seja de que meio for

    Vão deixar de ser governantes deste país

  3. ANCA

    17 de Julho de 2024 at 8:28

    Essa farsa vai acabar

  4. juvenal bestial

    17 de Julho de 2024 at 8:51

    Credo, credo, credo. Mas credo MLSTP. Realmente bateram no fundo, ou melhor nunca saíram do fundo. Espero que saiam e levem também o ADI, BASTA, e todas as BOSTAS.

  5. Maria

    17 de Julho de 2024 at 8:54

    Tudo mentira.

    Só para denigrir e dar votos ao adversário, o Américo Barros, aquele que desde sempre se soube que é feito com ADI, e sobretudo os irmãos Monteiros.

    Até foi descarado numa das reuniões distritais. Deve por isso saber qto Américo é amigo fiel do Kelve, o procurador Geral, menino do Patrice.

    Pode também investigar e saber porque nunca foi chamado quando foi governador do banco central.
    Enquanto jornalista deve saber de muitas irregularidades durante o mandato deste.

    Portanto Telanon, sr. Veiga investigue bem e tenha provas do que escreve.

    É mau esse seu lado enquanto jornalista.

    Só ouviu e publicou. Qual foi a investigação que fez e apurou a veracidade?

    • Joël DA COSTA

      18 de Julho de 2024 at 1:28

      Este Abel Veiga é o que trabalha para o ADI e Patrice Trovoada, é um duplo agente. Grande bandido, que tem só uma pessoa de várias falsas identidades que faz publicações na téla nón para dar a impressão que tem audiência, mas é tudo mentira…vai terminar como o PARVO.
      Abel Veiga, baza!

  6. Celio Afonso

    17 de Julho de 2024 at 8:54

    É por esta razão que a ditadura deve ter a sua aplicabilidade em dados momentos num país.
    Estes deputados corruptos deviam ser afastados dessa Comissão especializada imediatamente e processados criminalmente.
    Os mesmos envergonham a nação!

  7. Tiago Moremo Afonso

    17 de Julho de 2024 at 8:59

    Meu amigo Júlio tem mesmo razão. Dirigentes do MLSTP são Ladrões mas são Ladrões de GALINHA. Roubam ninharias, são comprados por ninharias. Agora os dirigentes do ADI roubam vacas (mesmo sem leite). E o chefe? Já o chefe da gangue rouba a MANADA toda. Gente sem escrúpulos.

  8. Sem assunto

    17 de Julho de 2024 at 9:14

    Tudo teatro, cabrões.
    Estão comungados na maracutaia para f.der o povo. Bandidos.
    Por tudo isto e muito mais o MLSTP já não merece existir.

  9. Manuel Rosário

    17 de Julho de 2024 at 9:18

    90.000 dólares não correspondem a apenas 3600 euros, nem tampouco 30.000 dariam 1200.

    • JuvencioAO

      17 de Julho de 2024 at 17:28

      Faça bem a conta meu amigo!

  10. ANCA

    17 de Julho de 2024 at 9:53

    Homens com 40, 50 anos, 60 anos, sem capacidade de se entenderem e por o país a caminhar no bom sentido.

    Homens que são nada patriotas, seja por que via for

    Vamos correr convosco

    São Tome e Príncipe jamais precisa de vós

  11. ANCA

    17 de Julho de 2024 at 9:57

    Já dizia o ditado Burros velhos mais vale mata-los do que ensina-los

  12. militante convicto do mlstp

    17 de Julho de 2024 at 10:15

    Estes bandidos traidores que se fizeram a custa do MLSTP principalmente esses judas do Wuando e Gabdulo corruptos numero um dev ser punidos e banidos severamente.
    Eu enquanto militante veterano e convicto apelo ao MLSTP de que Gabdulo Quaresma deve receber imediatamente um processo discplinar e excluido sem demoras de candidato a Presidência do MLSTP por não reunir condições nenhumas.Afinal nao era só caso das pontes e tudo veio a superfície. Um autêntico bandido e corrupto tal e qual este outro corrupto bandido de Wuando. E se o partido não tomar rsta de isao urgentemente eu e toda a nossa equipa iremos em 2026 vestir nossas camisolas do partido e fazer campanha aberta contra o MLSTP e estes ladrões bandidos corrupto.Ladroes.Tanto dinheiro que voces roubaram no governo de Jorge Bom Jesus, compraram apartamentos e quintas em Portuga e Brasil não vos chegou.Corruptos bandidos.

  13. ANCA

    17 de Julho de 2024 at 11:12

    Os senhores pedem o poder militar para se portar bem em democracia e os senhores se portam mal para com o povo.

    MLSTP, ADI, PCD, BASTA, corrida convosco.

    Não servem o País

    Rua

  14. santomé cu plinxipe

    17 de Julho de 2024 at 11:19

    é danilo de constromé….não sabia?

  15. ANCA

    17 de Julho de 2024 at 13:28

    A lei 13/2008 deve ser reformulada, com urgência, muitas incongruências

  16. Original

    17 de Julho de 2024 at 13:50

    Uns não pagam pelos outros,quem cometeu esta aberração deve ser expulso de toda actividade de Partido e levantar uma queixa de crime contra os mesmos e obriga-los a devolver este valor.Quanto a ADI que não batam palmas porque quem corrompe,é mais que corrupto e para terminar esta aprovação fica sem efeito devido ilegalidades quer do lado do ADI tanto como do lado da bancada de MLSTP.

  17. Original

    17 de Julho de 2024 at 15:05

    Comunicado

    Comunicar-se aos professores que a vaca voltou a dar leite porque já há dinheiro para fazer patifarias

  18. Nini

    17 de Julho de 2024 at 16:31

    Falava de Gabdulo e vocês ignoraram-me? E agora? Aconselhei o Danilo para ele abandonar isso, ele não considerou. Porquê?
    Não conheço o tal corrupto Wando.
    Uma vergonha para o MLSTP. Vende-me? Não estou a fazer um comentário abrangido a todos os membros do partido, é preciso deixar ficar isso bem claríssimo porque é possível que haja algumas pessoas de bom caráter no partido.
    Temos de combater e meter o Povo santomense de Caué à Pagué neste processo de luta para salvar o País! O tal
    Bruno (Margarida Lopes) defendia e elogiava Gabdulo. Farinha do mesmo saco. Espero que os que acordaram agora intendem qual foi a missão ou intenção relativamente aos apelos que tenho feito para ajudar o povo santamense e salvar País.
    Que baixaria MLSTP!
    1200 Euros é suficiente para atirar a Constituição da nossa República na pia ou no tambor de lixo? Que escândalo tanto vergonhoso quanto alarmante!
    Graças a Deus, eu consegui ter esse dom que é um atribuído natural.
    Vou escolher quem são os meus amigos/as usando o espírito de sabedoria.
    Amizades do passado acabou. Selecionar quem merece ser amigo/a. Existem pessoas que pretendem ser amigos/as; tudo de fingimento e mentiras. Abri olho, povo! Defender os interesses do Povo e do País!
    Estamos fartos de corruptos. Vamos sim combate-los um por um.
    O Povo (cidadãos e cidadãs de São Tomé e Príncipe) tem que levantar. Estarmos todos/as envolvidos neste processo político. Para obter sucesso é essencial treinar a nossa população! Não há outra via. Cada pessoa de boa vontade faz o seu papel. Não tenho a ilusão que será possível salvar ou treinar toda gente. Mas acho que paulatinamente com boas estratégias no terreno iremos conseguir ensinar e abrir os olhos de muitas pessoas em São Tomé e Príncipe com o objetivo de combater o mal o País.
    Vamos em frente!

  19. António Miguel

    17 de Julho de 2024 at 21:40

    Num pais onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão. Comprar votos faz parte do jogo – diz Patrice Trovoada – Pelos vistos, o patrão do ADI, faz o mesmo comprando políticos de outros partidos. Já o fez com Jorge Amado, o maior critico dele antes de aceitar o tacho
    2013 -Jorge Amado, Presidente do MLSTP/PSD que no ano passado acusou o então Primeiro Ministro Patrice Trovoada de ter ligações com o trafico de droga, com base em comentários que segundo Jorge Amado, são feitos com frequência no país, voltou a atacar a ADI em 2013 com as mesmas acusações.

    Na sessão plenária da Assembleia Nacional, transmitida em directo pela rádio nacional e ela TVS, o deputado e Presidente do MLSTP/PSD, denunciou que os membros da ADI para além de fazerem o trafico de droga também são grandes consumidores. «Após as declarações do senhor Jorge Amado, decidimos intentar uma queixa crime, tendo e conta que essas declarações têm sido proferidas insistentemente de um tempo a esta parte», declarou Elísio Teixeira, ex-ministro da Justiça do Governo de Patrice Trovoada, após ter entregado a queixa crime no Ministério Público. https://www.telanon.info/politica/2013/03/21/12734/denuncia-de-trafico-e-consumo-de-droga-coloca-jorge-amado-nas-barras-dos-tribunais/

  20. Militante do MLSTP

    18 de Julho de 2024 at 17:36

    Não vejo nada de especial neste artigo, que estamos a criar caso. Abel e nem Tela Non não disse nada de especial. Apenas frisou que o valor foi entregue pelo colega da bancada do ADI, que faz parte da Administração da Assembleia Nacional. Sabemos que a direção da Assembleia é composta por deputados das bancadas. Por isso não vejo o motivo deste barulho todo. Quem não deve não tem. O único erro aqui é dos deputados que não deveriam votar a favor deste pacote, isso sim é um atentado contra o Estado de Direito Democrático. Eles sim deveriam ser levados a barra da justiça. Mas pronto, muita atenção com o jogo político. MLSTP tem que ir organizar com pessoas sérias e com caráter.

  21. Dihnis Costa

    19 de Julho de 2024 at 11:19

    Deputados em saldo de Verão…
    Mais uns euros, mais uma voltinha…nada de novo, o atual minitro da defesa e ordem interna vendeu-se enquanto deputado para o ADI, juntamente com o seu colega Vasco Guiva, antigo Director Financeiro no gabinete de Jorge Bom Jesus…o que me espanta é eles se venderem por tão pouco, devem estar mesmo numa situação de aflição para se venderem por tão pouco, tendo em conta o que estava em jogo, pois, dentre outras coisas, estava em jogo, a continuação do cumplice do PM nas injustiças cometidas a propósito dos acontecimentos de quartel e como bem sabemos o MLSTP queria muito ver esta situação cabalmente esclarecida…

    Não há duas sem três, Patrice Trovoada tem no seu governo um antigo presidente do MLSTP, tem na embaixada de Cabo verde, outro e agora conseguiu comprar um candidato à presidência do partido e desta vez no pacote inclui também o líder parlamentar…tudo pelo euro…estamos entregues aos bichos.

    Estes senhores não têm direito e muito menos legitimidade para nos bandalharem o país assim como estão a fazer, isto é inaceitável, é um abuso, o povo, o país precisa ser respeitado, o país é de todos e não de meia dúzia de abutres esfomeados, querendo lucrar e servir-se do país a todo e qualquer custo.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top