No exercício da presidência rotativa da CPLP, São Tomé e Príncipe reafirma o compromisso em fortalecer a cooperação no setor energético entre os países membros. O arquipélago acolheu a segunda conferência de energia da comunidade lusófona, um passo estratégico na preparação da terceira reunião de ministros da área.
Impulsionar uma transição energética resiliente, sustentável e inclusiva, aproveitando os vastos recursos energéticos disponíveis nos países membros, foi o objetivo da conferência.
“A transição energética, como tema principal; o reforço da cooperação em matéria de energia; a divulgação do desenvolvimento já alcançado e os projetos em curso no âmbito da transição energética; a valorização dos recursos endógenos; a diversificação da matriz energética; o acesso universal, seguro e fiável à energia e, por último, o apoio ao desenvolvimento socioeconómico, se apresentam como objetivos a serem alcançados e que deverão guiar o debate e as discussões no decurso da conferência” – destacou Nelson Cardoso, Ministro tutelar da pasta.
A terceira reunião de ministros de energia da CPLP está programada para os dias 27 e 28 de maio, em Portugal. O encontro reunirá governantes, especialistas do setor, empresários e investidores para debater e fomentar soluções sustentáveis e inclusivas para o setor energético.
“A conferência também é uma oportunidade para discutir inovações, compartilhar experiências e definir políticas públicas que contribuam para um futuro mais limpo e acessível para todos”, enfatizou Nelson Cardoso.
No exercício da presidência rotativa da CPLP, São Tomé e Príncipe reafirma o compromisso em fortalecer a cooperação energética entre os países da comunidade, dedicando todos os esforços para impulsionar novas iniciativas e parcerias estratégicas.
José Bouças