Sociedade

Procurador-Geral da República ameaça “PRENDER” jornalista

Tudo por causa do relato factual sobre o julgamento do advogado Adelino Izidro, na última sexta – feira, em que houve escaramuças entre uma irmã do Procurador-Geral Roberto Raposo(na foto), que por sinal é também procuradora do Ministério Público, e o arguido.

O Téla Nón sabe que o Procurador-Geral da República Roberto Raposo, reagiu fora de si após a divulgação pela RTP-África da reportagem, que mostrou o julgamento do advogado Adelino Izidro, e a escaramuça que se seguiu entre o arguido e a sua irmã, no final do julgamento.

A irmã do Procurador-Geral da República, que por sinal é também procuradora do Ministério Público, estava a assistir o julgamento. No final ficou frente a frente com Adelino Izidro na porta de saída da sala de julgamento. Um frente a frente registado pelas câmaras da RTP-África, único órgão de comunicação social presente na sessão de julgamento.

A reportagem que mostrou tais imagens factuais, sem as comentar, não terá agradado o Procurador-Geral da República Roberto Raposo. Pelo que o Téla Nón apurou, depois de ver a notícia, o Procurador-Geral, telefonou para o jornalista, e prometeu prender-lhe nas próximas 24 horas, ou seja, este sábado caso não repusesse a verdade dos factos. O Téla Nón apurou que até meio dia de sábado o Procurador Geral da República, ainda não tinha cumprido com a sua ameaça, de PRENDER, o jornalista.

Uma ameaça, que ao ser materializada, viola gravemente a lei e a liberdade de imprensa, e os princípios do Estado de Direito Democrático. Aliás a ameaça por si só feita, pelo mais alto magistrado do ministério público, que tem a missão sublime de defender a legalidade, já é um escândalo. Só num Estado fora da lei, é que um cidadão pode receber ordem de prisão via telefone. O Procurador-Geral da República, enquanto defensor da legalidade, poderia talvez por “cabeça quente”, dar um valente tiro nos pés.

As imagens que têm o poder de falar por si, revelaram toda a verdade dos factos ocorridos na porta de saída da sala de julgamento do Tribunal da Primeira Instância. Os gritos da irmã do Procurador-Geral da República, após o frente a frente com Adelino Izidro, advertindo ao arguido de que estava a querer prejudicar o seu irmão, podiam ser ouvidos. Também as imagens e sobretudo o som da televisão, permitiram ao público ouvir um estalido seco, que se seguiu ao frente a frente entre a irmã do procurador, e Adelino Izidro.

Mas, antes da escaramuça, o advogado Adelino Izidro estava sentado no banco de réu, para responder num processo-crime movido pelo Procurador-Geral da República, Roberto Raposo, por alegada difamação e calúnia. No início deste ano, Adelino Izidro acusou Roberto Raposo de prática de corrupção financeira, tendo alegadamente extorquido ao arguido cerca de 70 mil euros.

No julgamento Adelino Izidro voltou a confirmar para o Tribunal, a acusação feita contra o Procurador-Geral da República. A sentença do caso deverá ser lida na próxima semana.

Abel Veiga

    72 comentários

72 comentários

  1. Takora Mohamed

    7 de Julho de 2012 as 11:42

    Sr. Manuel PInto da Costa – PR
    Sr. Patrice Emery Trovoada – PM
    Sr. Evaristo Carvalho – PAN
    Sr. Silvestre Leite – PSTJ

    Caros senhores tenham dignidade e limpem a cara da PROCURADIRIA GERAL DA REPÚBLICA.
    Como podem os senhores conviver com Roberto Raposo depois de tanta desonestidade praticada pelo mesmo. O Roberto recebe luva e cobra luvas a todos, em tudo e por tudo.
    Honem os vossos cargos e resolvam de cabeça erguida esta situação. Para credibilizar a justiça não basta correr atraz de GGA, STP Trading, Docas de Pesca, Casas de campo de milho e outras, também é preciso ter no sistema gente limpa e credível.

    A Nação agurda com urgência uma tomada de decisão vossa. POis foi para isso que receberam o banho e votaram em vós.

    Bem haja STP!

  2. Z

    7 de Julho de 2012 as 11:51

    Momento mais sublime para demitir este Procurador Geral. Que pouca vergonha? So mesmo em S.Tome.
    Quem nomeou a sua irma como Procuradora da Republica? E normal isso? Depois diz que e defensor da legalidade?

    • gadhafi

      8 de Julho de 2012 as 9:15

      Meu caro esse e um momento sublime para estares calado.

      • Ôssôbô

        10 de Julho de 2012 as 21:21

        A Coneçar de si mesmo, amigo gadhafhi!
        Tenha vergonha e não apareça mais nesses comentários!!
        Fui!!!

  3. TVSA-Televisão Santomense Aberta

    7 de Julho de 2012 as 12:02

    Este Procurador da República é Sinónimo de Corrupação.

    • gadhafi

      8 de Julho de 2012 as 9:14

      Agora esses senhores jornalistas sao santos! esta claro que alguns desses jornalistas nao sao imparciais, fazem noticias movidos pelos seus interesses.Esta claro tambem, que o PGR, por sempre ter trabalhado bem, esta na mira dos corruptos. Todos sabemos que para se aguentar em qualquer cargo desse calibro e preciso fazer-se parte do esquema.

      • Paracetamol 500mg

        8 de Julho de 2012 as 22:04

        Credo defensor.
        Entrega alma uma vez.
        Disseste tudo, para se sobreviver há que fazer parte do esquema. Como faz parte do esquema tem sobrevivido.
        Corrupto!

        • gadhafi

          10 de Julho de 2012 as 19:34

          Pois claro, precisamente por ele nao fazer parte, esta todo mundo contra.

      • san

        8 de Julho de 2012 as 22:10

        “Todos sabemos que para se aguentar em qualquer cargo desse calibro e preciso fazer-se parte do esquema.”
        -Que nojo…

        • gadhafi

          10 de Julho de 2012 as 19:38

          Entao, quer que eu faca um desenho para perceberes,alias o que disse nao e novidade nenhuma. todo esse aparato malefico contra o PGR esta sendo movido pelos maiores corruptos de STP (Adelino Isidro, GEGE, Garrido), eles controlam o sistema. Se o PGR compactuasse com as suas bandidagem nada disso teria acontecido, alias ninguem ouvia falar do HOMEM.

      • Ôssôbô

        10 de Julho de 2012 as 21:25

        És mesmo um Gadhafi!! Ainda bem que ele está morto!!
        Que DEus tenha a sua alma e que em breve tenha a sua também!!!Este espaçõ é para os vivos que olham, e falam. E os mortos?
        Cale-se!!
        Fui!!!

  4. Luis de Sousa

    7 de Julho de 2012 as 12:09

    Bem,a pergunta que tenho feito é essa,se este senhor é assim tão mau profissional como tenho lido e ouvido como é possivel ainda estar a exercer esse cargo? Está visto que o procurador tem a sua imagem queimada,isso não é bom pra justiça,mesmo que ele seja um homem sério,seria de bom senso que se afastasse.

  5. TVSA-Televisão Santomense Aberta

    7 de Julho de 2012 as 12:10

    Tratando-se de único orgão de comunicação sociaL que informa com verdade,isenção e à primeira mão,nós os jovens santomenses só temos que encorajar a equipa do Téla Nón,à não se deixarem ser levados pela intimidação e o querer silenciar os vossos serviços;por isso vos encorajamos a prosseguir com o vosso profissionalismo.Estamos convosco pelo bem da democracia,liberdade de imprensa em stp.

    • gadhafi

      8 de Julho de 2012 as 9:21

      Isto tudo nao passa de uma manipulacao maquiavelica contra o PGR, e o pior e que esse esquema tem tido simpatizantes (alguns jornalistas) que deviam zelar pela verdade dos fatos.

      • santola

        8 de Julho de 2012 as 12:20

        eu acho que esse gadhafi deve ser um grande corruptor que anda aqui. como é possível ele ta a responder a todos, será que ele é que esta bem e todos outros estão mal ? ou talvez anda a receber para defender esses corruptos . gostaria saber se o sr procurador da republica tem competência para prender alguém.

        • gadhafi

          10 de Julho de 2012 as 19:43

          Meu caro,
          Os meus comentarios sao movidos pela razao dos factos, e nao como a maioria de vos, apenas pelo que le no tela nom, que como todos sabemos pode nao ser credivel.
          Defendo o injusticado na esperanca que futuramente a justica seja feita e sera.

  6. PAPOITE

    7 de Julho de 2012 as 12:35

    Esse Procurador é maluco ou como que é????

    • gadhafi

      8 de Julho de 2012 as 9:30

      Caro amigo,

      Garanto-lhe que de maluco o PGR nao tem nada, por outro lado e de ficar maluco a propaganda levada pelo tela nom de forma a manchar a imagem do nosso dignissimo procurador. Todas as semanas este jornal tem algo a dizer sobre o PGR, sera que em STP nao temos mais noticias? se deixar-mos de ter este procurador quase de certeza corremos o risco deste jornal fechar.

  7. meymadra

    7 de Julho de 2012 as 12:57

    porque o tela nom nao nos conta o que passou?
    esse texto nao é nenhuma noticia sem a descriçao do que se ve no video.

    • galinha

      8 de Julho de 2012 as 9:40

      Carrissimo,
      O tela nom nao conta o que aconteceu porque o que interressa ao tela non e manchar a imagem do PGR. Nao devia ser assim mais e o pais que temos, segundo sei o Sr Adelido Isidro, voltou a agredir alguem, depois de ter decapitado o caboverdiano, chapado o Sr.Augerio, agora de forma covarde deu um murro bem na cara da irma do PGR. Como e carateristico dos paises africanos todos presentes acharam normal, pois em africa a mulher pode ser agredida, maltratada porque simplismente e considerada inferior ao Homem.

      • Paracetamol 500mg

        8 de Julho de 2012 as 22:16

        Chama PT para reforçar o teu argumento.
        Cadeia convosco

      • S.tomé poderoso

        10 de Julho de 2012 as 15:22

        Eu acho que tanto o Sro. Gadhafi como o Sro. Galinha são mesma pessoa, porque não sei como é que saiêm tanto na defesa do P.D.R. ou é mesmo procurador desfarçado?
        Até já falam em fechar o jornal ou estas informando do que pode vir a acontecer?
        1º Não esqueça que o senhor caboverdiano foi baleado sim mas é LADRÃO ou agora ser LADRÃO é normal? Qto ao Sro. Rogerio so eles sabem porquê, pque este juis não flôr que se chere, não respondo para ninguem mas temos que ver as coisas como elas são. Achas que este adesivo que a irmã do P.D.R. tinha na cara foi posto por um médico?Achas alquem com cor dela tomando um soco fica falando com esse avontade n dia seguinte? Ela tem que mostrar o rosto roso pque é assim que ia ficar. Por favor caia na real.
        Fuiiiiiiiiiiiii……. assim tbém vou ser ameaçado de cadeia.
        ViVa RTP
        VIVA TÉLA NÓN

        • gadhafi

          10 de Julho de 2012 as 19:47

          Meu caro, eu acho que todos que falam mal do dignissimo PGR sao todos a mesma pessoa.

  8. Lódóma

    7 de Julho de 2012 as 13:22

    Pais de banana os senhores fulano e tal fazem dela enrança sua…

  9. OP Angola/STP

    7 de Julho de 2012 as 13:33

    Saudações

    Que falta de ética profissional, imparcialidade, desrespeito com a sociedade e a constituição, infelizmente não precisa ser competente para ocupar cargos que exigem competência desde haja um padrinho na história.

    Concernente a dita promessa se de fato houve, não passará de uma perseguição do Sr.º PG ao Jornalista visto que ele não tem argumentos para mandar prender, e se eu fosse o Jornalista faria o PG saber que existem leis das quais ele também é submetido.

  10. Augerio dos Santos Amado Vaz

    7 de Julho de 2012 as 13:44

    Ja estou farto de avisar que este Sernhor é inapto para o cargo que ocupa.

    • galinha

      8 de Julho de 2012 as 9:43

      O unico inato ao cargo que ocupava e o Sr.Gege, pois ja nao o ocupa.

    • Ke Kua

      8 de Julho de 2012 as 10:19

      Inapto a qualquer cargo e o Senhor, pois ja deu provas da sua incompatibilidade a qualquer cargo de responsabilidade.

    • Bem haja

      11 de Julho de 2012 as 9:51

      Surgiu a oportunidade perfeita para camaleões disfarçados saírem do seu habitat e começarem o espectáculo!
      Srº Augério, fala mal do procurador mas vejo que não aponta o dedo aos que realmente já lhe fizeram mal, ou então já se esqueceu da porrada que recebeu do seu “amigo” Adelino Isidro???
      Tenha vergonha porque o seu tempo já passou, juntamente com a sua credibilidade!

    • Bobo muito

      11 de Julho de 2012 as 10:46

      Neste último ano do mandato do srº Procurador Geral, o seu nome fez muitas vezes capa no jornal telá non, a sua vida professional e íntima foi por inúmeras vezes discutida, a sua credibilidade posta em causa e a intenção das suas ações fora manipulada conforme a forma mais prática que os verdadeiros opositores da verdade quiseram com que o povo visse o procurador.
      Assistimos ao espetáculo dado pelo sr. Augério Amado Vaz e temos estado a assistir ao lamentável ensaio teátrico levado a cabo pelo sr. Adelino Isidro, tudo porque em qualquer circunstância o PGR agiu de forma contrária ao esperado, o que por sua vez, resume-se a fazer justiça, justiça essa que na sua mais alta plenitude deve ajudar os injustiçados e castigar os fora-da-lei… foi o que aconteceu com o caso do Adelino Isidro quando mandou decapitar a perna do “ladrão” que lhe roubou e graças ao PGR foi preso, e no caso do Augério Amado Vaz que embora não tendo ainda o privilégio de conhecer um quarto da cadeia, viu a sua imagem a ser degradada e a veracidade dos seus diálogos questionada, e assim o peixe morreu pela própria boca!
      Creio que se o procurador realmente ameaçou o jornalista com uma ordem de prisão, não o devia ter feito porque numa sociedade democrática e justa, existem direitos que não podem ser limitados conforme os interesses de uns porém há que ser questionada a imparcialidade de todo o sistema público santomense, a começar pelos MEDIA e acabando pelos tribunais.
      Não estive presente no tribunal para dar um palpite mais pormenorizado acerca do que se passou entre a Srª Inalda Raposo e o Srº Adelino Isidro mas independentemente do sucedido, o srº Adelino perde logo a razão por ter recorrido a força para “bater” numa mulher e por tal, deveria envergonhar-se profundamente do sucedido, pois quem mostra tal caráter, não que seja uma surpresa, mostra também que não tem o mínimo de respeito por mulher alguma, atitude mais que natural na sociedade santomense, onde o homem exerce o poder e a mulher deve submeter-se as suas vontades, ou pode levar um soco na cara ou até mesmo um “monte de porrada” fato acontecido com uma outra senhora que ousou “discutir” com o Srº Adelino Isidro.
      Uma atitude lamentável… todos estão mais preocupados a proliferar de forma indigna o nome do PGR que se esquecem da essência do assunto.
      Isto tudo dá vontade de rir! não de alegria mas de tristeza, porque de tanto chorar as lágrimas já secaram!
      S.tomé, País ideal para a formação de palhaços!
      QUE TRISTEZA!

      • gadhafi

        11 de Julho de 2012 as 19:18

        Gostei

    • Ana Gomes

      12 de Julho de 2012 as 19:26

      És a vergonha de S.Tomé. Seja homem.

  11. Carlos Ceita

    7 de Julho de 2012 as 13:52

    E claro que há bons e maus jornalista como em qualquer profissão. Mas neste país parece que é mais fácil prender jornalista enquanto os corruptos andam a solta. Afinal de que é a competência de mandar prender. Tribunais procuradoria policias? Não sou jurista e portanto espero que os mesmos apareçam aqui para nos elucidar.
    Faz lembrar uma excelentíssima senhora Ministra que ameaçou prender o Presidente do Governo regional do Príncipe.
    E este o nosso paraíso do equador. Que de paraíso não tem nada.

  12. dPires

    7 de Julho de 2012 as 13:55

    Acho tudo isso uma brincadeira, lá porque Harry Potter apanhou a varinha já pensa que pode usá-la como quer!

    «Um frente a frente registado pelas câmaras da RTP-África, único órgão de comunicação social presente na sessão de julgamento.»
    Da minha parte gostaria de saber porquê que só a RTP que esteve presente naquela Audiência de Discussão e Julgamento, e não também a TVS, sendo esta, a Televisão do Povo? Não houve quem dar cobertura ou esta só pública Julgamento de pequenos?

    Acho que o caso não estava sob segredo de justiça porque se assim fosse, nem a RTP-África teria acesso.

    • luisó

      10 de Julho de 2012 as 22:15

      Não sabes porquê?

  13. gorila squad Justiceiro

    7 de Julho de 2012 as 14:38

    ah ah ayhaha, bobo muito, individuo faz espetaculo quem vÊ é que fica culpado..
    eu prefiro sonhar..
    EIS O BARRIL DE POLVRA…CHÊÊE..MEUS AMIGOS QUEM DEVE IR A CADEIA NAO VAI …QUEM VÊ É CULPADO?????????????????

    • Ke Kua

      8 de Julho de 2012 as 10:00

      nao percebi nadaaaaaaaa

  14. Filho da terra

    7 de Julho de 2012 as 14:55

    Caro senhor procurador pare de envergonhar-nos a sua presença no Ministério público fragiliza a autoridade do estado e creio que já se apercebeu disso facilita as coisas DEMITA-SE e seja honesto consigo mesmo.

  15. massa critica

    7 de Julho de 2012 as 15:33

    Que escandalo !!! Este País está cada vez pior, já não nos bastava um Primeiro Ministro corrupto e incopetente !!!

  16. Joscon

    7 de Julho de 2012 as 16:10

    A peixada tomou conta do tribunal,

    Estava sentado na sala do meu doce lar à espera que o noticiário das 19h30 do dia 06/07/2012 começasse e, de repente fiquei à espera das notícias sobre São-tomé e Príncipe. A informação que vi em directo causou-me uma grande estupefacção, nojo e azia. Confesso que fiquei atónito com o espectáculo deveras deprimente que acabei por assistir em directo. Deste modo, a imagem do país estava a ser agredida de uma forma despudorada.

    O banzé, a algazarra, a perturbação descontrolada e outras manifestações de falta de educação (gritarias e alaridos) que se seguiram no tribunal, mostrou-nos a falta de elevação moral e cívica de quem nos julga, mostrou-nos que estamos perante o descalabro total da justiça. Vi com atenção o filme em directo no noticiário e, ouvi a Sra. Procuradora a vociferar em tom colérico. A Sra. Procuradora estava fora de si, aos berros e num tom ameaçador para o Advogado, o Sr. Adelino Izidro. Pronunciou de forma colérica, sem parar e, ao mesmo tempo falou com alguma ira para o Sr. Adelino Izidro “isto não fica assim” e, foi posteriormente afastada pelos presentes.

    Como é possível ter magistrada desta categoria na esfera da Justiça São-tomense? Quero relembrar aos caros leitores deste grande jornal online, que esta Sra. é irmã do actual Procurador-Geral da República, o Sr. Roberto Raposo, que por sinal, ela também é procuradora do Ministério Público. São pessoas com grandes responsabilidades, mas comportam-se com pouca elevação, com falta de sentido de estado e do cargo que ocupam.

    Pergunto onde é que está a classe, glamour, a reputação e a descrição desta Procuradora e, de outros magistrados da nação? Falta-lhes a cultura do rigor e berço. Parece-me que estamos na Albânia ou nos países balcânicos.

    Uma grande tristeza predomina no ar. Sinceramente, decorridos quase 37 pós-independência, a maioria dos São-tomense aguardavam que em termos justiça estaríamos melhor, mais organizado, mais humanizado e com níveis de injustiças quase ausentes, mas o que se verifica, é um desrespeito total face ao país, pois a grande maioria dos magistrados São-tomenses, pertencem a uma classe de gente desocupada mentalmente, corruptos, implacáveis e justiceiros na perseguição daqueles que os enfrentam.

    A qualidade dos nossos juízes é fraquíssima e paupérrima e, em termos de produção e produtividade, ela é diminuta ou quase inexistente. Protegem os seus amigos e os correligionários, fingem que trabalham e por vezes querem apresentar serviço para ficarem bem na fotografia. São gente sem pulso, sem autoridade e dignidade. Verifica-se que há uma falta de classe total dos nossos magistrados e, não só, como se pode verificar, muitos dos quadros do aparelho judiciário São-tomense, não têm condições psicológicas, nem perfis adequados e posturas, para o exercício da profissão.

    Torna-se imperioso regenerar esta classe de profissionais, sem classe e postura, que tomou conta do poder judicial São-tomense. Assiste-se que os mesmos magistrados, que deveriam julgar os prevaricadores, os mandriões, os sonegadores de impostos, os corruptos, os meliantes, estão muitos deles, envolvidos nas teias da corrupção, em actos de compadrios, de má-fé, em processos obscuros e de pouca transparência. O país assiste-se impávido aos descalabros, sem que ninguém com alguma autoridade ponha cobro a isto.

    Até a data presente, nenhum juiz foi condenado ou julgado por corrupção. O ex presidente de Tribunal de contas, Sr. Francisco Fortunato Pires, deixou por escrito um relatório comprometedor, em que alude de forma clara e objectiva, sobre o facto de alguns juízes que desviaram avultadas somas do tribunal e, até a data presente, não há fumo branco sobre o tema. O Sr. Francisco Fortunato Pires denunciou a teia de corrupção na administração pública São-tomense e, até a data presente, o resultado desta auditoria se encontra na gaveta.

    Pergunto como é possível, que quem selecciona os nossos magistrados, não tenham em conta a idoneidade, a postura, o perfil e a verificação de conflitos de interesses. Há magistrados que cometeram incesto e, continuam em funções? Porquê? Parece-me que o tribunal São-tomense se transformou numa quinta, formada por amiguinhos, primos, famílias, sobrinhos e pseudo amigos. Os actuantes não conseguem disfarçar a diferença entre o trigo e o joio, misturam – se os papéis e, defende-se uns aos outros, como se fosse um clube privado e secreto. Verifica-se que o Sr. Roberto Raposo está a especializar-se na prepotência, na intimidação e na arrogância. O estado de inanição é total e o regabofe é notório. “Na terra do cego, quem tem um olho é rei”

  17. Jose Rufino

    7 de Julho de 2012 as 18:00

    Brincadeiras de compadres e comadres,gente sem alma ladroes,corruptos,ja chega manda este procurador para casa.

  18. luisó

    7 de Julho de 2012 as 21:44

    Ameaçou prender?
    porquê? como?
    Ou tem algo para acusar e manda deter ou então está calado.
    Ele devia era ameaçar prender era a irmã que fez aquele espectáculo e até ameaçou o Isidro “isto não fica assim”.
    Uma vergonha total e isto é só um pequeno exemplo.
    Acabe-se com toda esta raça de gente politica e empresarial que desgoverna esta terra há 37 anos e comecemos de novo, não sei como e com quem, mas vale mais a pena do que isto.
    Terra sem futuro…

    • Ke Kua

      8 de Julho de 2012 as 10:05

      Se a terra nao tem futuro o que e que estas a fazer aqui? va a uma terra com futuro de forma a construires o teu futuro.
      Viva o PGR

    • Ke Kua

      8 de Julho de 2012 as 10:14

      o sr. Adelino simplesmente agrediu a irma do PGR com um soco na cara. O homem e agrassivo e rude. Fala-se tanto do PGR, simplesmente porque ele esta a tentar por gente corrupta na cadeia( os ditos grandes) viva o PGR, MAIS NADA!

  19. menina stp

    7 de Julho de 2012 as 23:42

    Este homem é mesmo sem carater. Também o Sr. Raposo tem uma namorada a trabalhar no Ministério Público que também é Procuradora Adjunta do Ministério Público. Esta irmã do Sr. Procurador em tempos insultou uma advogada e foi aberto um processo contra ela e quem tinha este processo era a sua cunhada, namorada do Sr. Raposo. Que justiça queremos para este pais?

  20. h.quaresma

    7 de Julho de 2012 as 23:48

    Esse Procurador enquanto Patrice tiver no poder ele vai manter, porque os bandidos funcionam com bandidos

  21. Engenheiro( LISBOA)

    7 de Julho de 2012 as 23:55

    Olha, o tpo saiu tão mal na fotografia quer por aquilo de que é acusado quer por aquilo que disse.
    Que miúdo sem juízo.
    Na terra em que o Juiz é garoto o povo corrompe-se porque ele não sabe destinguir a mão esquerda da direita e anda a perverter o juízo.
    Miúdo para trabalhar como um bom profissional para o bem do povo e país, não!
    Prefere andar na svalsas de corrupção.
    Oh Roberto, tenha pena de si mesmo.
    Não sei porque andou na faculdade, se é que andou e se aprendeu alguns conceitos de deontologia profissional.
    Que diz a ORDEM DOS ADVOGADOS DE S.TOMÉ SE É QUE EXISTE!

  22. pagaguno

    8 de Julho de 2012 as 8:03

    O tipo agride a senhora em pleno tribunal e procurador e culpado, credo povo de STP.!!!!!!

  23. DEUS PROVERÁ

    8 de Julho de 2012 as 8:50

    Perante tais acusações que pesam sobre o procurador geral Roberto Raposo ,no caso Adelino Izidro, tem sido de uma vergonhice total tanto a nivel interno como externo,o que so vem a prejudicar-nos,e não consigo entender como é possivel que o governo compadece com as tais sitações.
    Acho que próprio o governo estaria a ser corrupto compadecendo com este caso.
    Acho que o governo deveria limpar ao menos a sua imagem ja que não é possivel limpar a de tribunal,
    Ora pergunto:
    porquê que não se dimite o procurador geral e ordenar um inquerito para apuro dos factos?
    será que o Adelino seria tão leviano ,inresposavel,ao ter que fazer as tais declarações?
    Ai tem coisa!!!!!!!!!!
    O Sr Patrice Trovada terá que demitir o procurador ,pra o bem da justiça nossa,tendo em conta que a palavra de ordem do mesmo é”VOU COMBATER A CORRUPÇÃO AToDO NÍVEL”,e este caso esta na sua barba….

  24. João Bastos

    8 de Julho de 2012 as 10:43

    Que vergonha!!! Ai está o resultado.
    O miudo não tem culpa entrou por vias travessas,sabe-se que aquando do concurso para a nomeação de um procurador para o ministerio publico houve intervenções de gentes proximas ao actual procurador ou por outra familia.Agora vê-se o grau de incompetencia e tbm muita falta de respeito para com uma das passoas que lhe fêz estar ai como procurador (Alice Carvelho) Foram imagens mostradas pala rtp,a tvs não passou tais imagens por ser uma telavisão ao serviso do governo e do procurador. A tvs não pode ser considerada a televisão de todos nós,mas sim a televisão dos mafiosos e corruptos do governo. Que País é este? A irmã do miudo Roberto Raposo é muito estupida e arrogante tal como o seu irmão…A população devia tambem sair a rua e manifestar-se tanto contra o governo como tambem contra o Ministerio Publico e o Supremo Tribunal de Justiça….Abaixo a corrupção a incompetencia e a falta de respeito em S.Tomé e Principe….

  25. Adelino Izidro

    8 de Julho de 2012 as 11:24

    Em primeiro lugar, queria pedir imensas desculpas aos meus familiares, amigos e ao povo Santomense, pela triste, lamentável e condenável situação que se desenrolou no tribunal.
    Em 2º, lamento que não tinha conhecimento que esta PALAIÊ de nome Inalda Rapouso era magistrada do Ministério Público. Não tinha conhecimento porque segundo informações, ela foi nomeada quando estive sob prisão preventiva. Todos que la estiveram a assistir julgamento viram claramente que foi a senhora PALAIÊ Inalda que se dirigiu a mim parando a uma distância de menos de 20cm, cara a cara e introduziu a sua perna no meio das minhas, impedindo que eu saísse da sala. Em simultâneo com os dedos em tom ameaçador gesticulando grosseiramente contra o minha boca, berrando que eu pretendo destruir o seu irmão, atingindo-me com dois dedos na extremidade direita do lábio inferior, o que motivou que eu apenas defendesse com a mão direita que todo mundo na sala observou que as câmaras da televisão filmou. Lamento que o Ministério Publico tenha magistrado desta estirpe (qualidade), sem qualificação nem idoneidade ética, moral e nem profissional para o cargo tão importante. Ao verificar a manipulação das imagens e do comentário feitas pela TVS e o pior, o inacreditável, o ESPETÁCULO TEATRAL realizado pela PALAIÊ, colocando um tampão nos olhos, como quem estivesse a interpretar a cena de “CABRA CEGA” que todos brincamos na nossa infância, “que tristeza, quão vergonhoso uma tal espectáculo gratuito. MP assim, com PALAIÊS E CORRUPTOS exercendo tal nobre função, está moribundo.
    Lamento como todos sabem que tal PALAIÊ, não tem qualquer MÉRITO PROFISSIONAL, não têm competência e não tem maturidade e nem perfil para um tal cargo e que apenas o exerce pelo nepotismo (protecção) praticado pelo irmão corrupto, Procurador Geral (Roberto Rapouso).
    É lamentável ainda que o PG, Roberto Rapouso ainda como TITULAR DO CARGO, JA TOMOU POSSE COMO PROCURADOR GERAL DA REPÚBLICA ADJUNTO. Só no país dos bananas.
    Agradecia que a PALAIÊ apresentasse o exame médico directo que lhe concedeu 15 dias repouso para AVERIGUAÇÃO DA VERDADE DO FACTO
    S. Tomé não merece esses propósitos e descalabros.

    Adelino Izidro.

    • Ke Kua

      10 de Julho de 2012 as 19:14

      Pois, so tens curagem pra bater mulher e paneleiros(gege).
      Vamos ver ate onde isso vai dar, ate onde essa pouca vergonha movido pelo senhor vai chegar, alias, isso tudo tem acontecido porque em STP, as pessoas fizeram pacto com o diabo e o diabo e es tu( Adelino Isidro)

    • gadhafi

      10 de Julho de 2012 as 19:20

      Meu caro,
      Tu ja foste mais poderoso mais tas a cair leveleve, e de uma coisa podes ter a certeza muitas surpresas teras.
      Falas de familia como se de gente tratasse, um homem que manda decapitar alguem, mesmo sendo esse alguem um ladrao, com certeza nao da os devidos valores a familia.E a Sra que deste um murro, como fica a familia dela?

  26. fiá luxchinga

    8 de Julho de 2012 as 12:04

    Boa tarde:

    Caros responsaveis dos orgão de soberania de STP, até onde chegamos com esta brincadeira?
    Pelos vistos estão a gostar deste teatro que estes dois senhores tem protagonizado ao longo dos tempos perante orgãos de comunicação nacional, assim como estrangeiro.
    Esta na hora de tomar medida contra ambos, apesar de muitos respeito que tenho por qualquer homem seja de onde for, estes não merecem.
    Primeiramente não existe Justiça e na Democracia tudo é uma palhaçada, então Sr. adelino levou Caixa Popular a falencia em contrapartida conseguiu um emprestimo avultado para ele assim como seus alinhados, nunca sentou no banco de réu a fim de responder por má gestão de coisas públicas assim como todo gurpo daquela gerencia. O que sabemos muitos efectuaram emprestimo de bilhões e estao a pagar 500db por mês.
    Por outro lado este Senhor Procurador esta sempre metido em diversas alfacatruas na qual todas denuciada por Adelino Isidro o que me parece os dois são chefe da gatunagem, mas parece que um enganou outro durante negócios entre ambos e veem ao publico com mesquinha na minha opinião ambos não possuem capacidade para manter nos cargos que lhes forma propostos (Procurador, Advogado) porque fazem muita queixinhas como crianças dos 6 a 8 anos na qual oa pais dão umas tampinha para acabar com isto.
    Espero que desta Sr Primeiro Ministro,Presidente da Republica,PTCJ,tomem medida a mais curto tempo possiveis

  27. João Bastos

    8 de Julho de 2012 as 12:22

    e vergonha! Aí está a força da incompetência que se justifica pela falta de transparência relativamente a certas nomeações que se operam em S.Tomé e Príncipe. Pela forma como esse procurador foi indigitado, só podia dar nisto, atendendo que o mesmo entrou por vias menos correcta e digna pelo apoio que lhe foi prestado na altura por alguém próximo ao mesmo (Alice Carvalho associado alguns esquemáticos do nosso País. Mas como o feitiço vira contra o feiticeiro o miúdo após ter sido nomeado deixou de ter qualquer tipo de respeito e consideração pela Sr. Alice Carvalho. Outro algo caricato: TVS-A televisão de todos nós…Como é possível ser a televisão de todos nós se a mesma está mais direcionada a prestação do serviço do governo e de bandos de mafiosos ligados ao sistema governamental, como é o caso do Procurador Geral Da Republica, o miúdo Roberto Raposa. As imagens do teatro da irmão do procurador foram passadas pela RTP-Africa e não pela TVS que diz-se ser a Televisão de todos nós. Tem mais, a irmã do procurador é muito estupida, arrogante e sem caracter pelo facto do irmão ser procurador esquecendo a mesma que a lei é destinada a todos e a justiça deve ser feita de forma equitativa buscando a razão…A população deve sair a rua não apenas contra o governo mas sim também contra a procuradoria e o supremo tribunal de justiça e todos aqueles que andam a destruir o País, pensando eles que são os donos de S.Tomé e Príncipe. É bom que se faça isto para impor respeito e ordem.

  28. Andre Tiny

    8 de Julho de 2012 as 12:24

    Vassoura precisa-se
    Mas quanto custa um bilhete para este circo?

  29. João Bastos

    8 de Julho de 2012 as 12:25

    que vergonha e irmã do procurador quis eu dizer…

  30. TVSA-Televisão Santomense Aberta

    8 de Julho de 2012 as 12:25

    Sinceramente.É um autêntico fiasco.Procuradoria sem credibilidade.
    Vejamos algumas situações: Tudo arquitetado:
    Fim de semana,o que estava a procuradora trajada como estava? Algum julgamento? Tudo aconteceu ontem sábado: É dada uma ordem à TVS para forjar uma peça sobre o assunto com a mesma.E porquê ela ter sido entrevistada na Procuradoria no sábado?Pelo q pudemos aperceber nas imagens as mão de Adelino Izidro não atingiu os olhos dela-está mais do q claro! Porquê ela aprece com penso vedando os olhos,afim de confundir a opinião pública e com repouso de 2 semanas,credo!!!

  31. Leopaldo

    8 de Julho de 2012 as 14:15

    Esse procurador é uma vergonha a nossa nação….

  32. Antonio Borges

    8 de Julho de 2012 as 16:51

    Que vergonha! Aí está a força da incompetência que se justifica pela falta de transparência relativamente a certas nomeações que se operam em S.Tomé e Príncipe. Pela forma como esse procurador foi indigitado, só podia dar nisto, atendendo que o mesmo entrou por vias menos correcta e digna pelo apoio que lhe foi prestado na altura por alguém próximo ao mesmo (Alice Carvalho associado alguns esquemáticos do nosso País. Mas como o feitiço vira contra o feiticeiro o miúdo após ter sido nomeado deixou de ter qualquer tipo de respeito e consideração pela Sr. Alice Carvalho. Outro algo caricato: TVS-A televisão de todos nós…Como é possível ser a televisão de todos nós se a mesma está mais direcionada a prestação do serviço do governo e de bandos de mafiosos ligados ao sistema governamental, como é o caso do Procurador Geral Da Republica, o miúdo Roberto Raposa. As imagens do teatro da irmã do procurador foram passadas pela RTP-Africa e não pela TVS que diz-se ser a Televisão de todos nós. Tem mais, a irmã do procurador é muito estupida, arrogante e sem caracter pelo facto do irmão ser procurador esquecendo a mesma que a lei é destinada a todos e a justiça deve ser feita de forma equitativa buscando a razão…A população deve sair a rua não apenas contra o governo mas sim, também contra a procuradoria e o supremo tribunal de justiça e todos aqueles que andam a destruir o País, pensando eles que são os donos de S.Tomé e Principe.

  33. mavinga diz

    8 de Julho de 2012 as 22:14

    Que vergonha! Aí está a força da incompetência que se justifica pela falta de transparência relativamente a certas nomeações que se operam em S.Tomé e Príncipe. Pela forma como esse procurador foi indigitado, só podia dar nisto, atendendo que o mesmo entrou por vias menos correcta e digna pelo apoio que lhe foi prestado na altura por alguém próximo ao mesmo (Alice Carvalho associado alguns esquemáticos do nosso País. Mas como o feitiço vira contra o feiticeiro o miúdo após ter sido nomeado deixou de ter qualquer tipo de respeito e consideração pela Sr. Alice Carvalho. Outro algo caricato: TVS-A televisão de todos nós…Como é possível ser a televisão de todos nós se a mesma está mais direcionada a prestação do serviço do governo e de bandos de mafiosos ligados ao sistema governamental, como é o caso do Procurador Geral Da Republica, o miúdo Roberto Raposa. As imagens do teatro da irmã do procurador foram passadas pela RTP-Africa e não pela TVS que diz-se ser a Televisão de todos nós. Tem mais, a irmã do procurador é muito estupida, arrogante e sem caracter pelo facto do irmão ser procurador esquecendo a mesma que a lei é destinada a todos e a justiça deve ser feita de forma equitativa buscando a razão…A população deve sair a rua não apenas contra o governo mas sim, também contra a procuradoria e o supremo tribunal de justiça e todos aqueles que andam a destruir o País, pensando eles que são os donos de S.Tomé e Principe.

  34. João Bosco Menezes de Pinho

    10 de Julho de 2012 as 15:27

    Se eu João fosse Procurador Geral já me teriam demitido de certeza. Neste País uns trabalham para outros. Uns nasceram à frente de uma mulher e outrs nasceram nas nádegas. Só há lugares para os preguiçosos, camalhões, vira casacas, aldrabões e corruptos.

  35. Agosto

    10 de Julho de 2012 as 15:36

    Sr. Abel Veiga, pf nao seja parcial. informa com isencao. faca do tela non um jornal de todas e nao um jornal do MLSTP, do Augerio Amado Vaz, do Adelino Izidro e do Hilario Garrido.
    pratique o bem.

  36. Joscon

    10 de Julho de 2012 as 15:43

    A teatralidade tomou conta do poder Judicial São-tomense,

    Pensei que o espectáculo dramático, angustiante e até deplorável, que tinha ocorrido no tribunal São-tomense tinha ficado por ali. Ao invés, ele está na sua fase incipiente, com contornos que roçam a insensatez e a má-fé. Há objectivamente actos, factos e posições, que me levam a crer, que estes actos translocados foram minuciosamente preparados com o intuito de prejudicar a imagem do Sr. Adelino Izidro, sem dó e sem piedade.

    Vimos o filme em directo, daquilo que de facto aconteceu e, em alguma situação, podemos aferir em concreto, de que a escaramuça tenha resultado aquele espectáculo que deu origem à conferência de imprensa da Sra. Procuradora, Inalda Raposo. Há um exacerbar e amplificação da situação e, gostaria de saber quem foi o médico que atendeu a Sra. Procuradora, Inalda Raposo e, qual é diagnóstico da situação, visto que o médico lhe concedeu 15 dias de baixa. Será que todos os São-tomense têm direitos a essas benesses e privilégios? O circo está montado.

    Quem viu aquela conferência de imprensa, fica-se com a sensação que Sra. Procuradora, Inalda Raposo, é uma pessoa multifacetada, além de ser uma péssima procuradora, não tem perfil, postura e idoneidade para o cargo que ocupa, tem também talentos que acabamos por descortinar, entre os talentos exibidos, temos as artes dramáticas (teatro e representação).

    A Sra. Procuradora, Inalda Raposo, sabia de antemão que o Sr. Sr. Adelino Izidro ia depor contra o seu irmão, Sr. Roberto Raposo. Em vez de distanciar-se deste processo e manter uma posição equidistante, imparcial e discreta, colocou a gasolina ao lume de modo a que a chama se expandisse ainda mais. Logo, podemos constatar “in loco”, que o seu objectivo primordial consistia em proteger o seu irmão. Há defender os registos de interesses, ninguém pode ser juiz em causa própria, há que distanciar-se de modo que a labareda do fogo não nos atinja. Por isso, quem brinca com fogo, queima-se. Parece-me que esta situação é bem orquestrada de modo a se vitimizar.

    Neste triste episódio que assola o país, não há Santos e nem Santas. O ministério público São-tomense está enfermo, está cheios de parasitas, está de sanguessugas e de absentistas. Urge a breve prazo, fazer uma triagem dos profissionais que pertencem ao Ministério público e Juízes, seleccionar os melhores quadros que ali trabalham e caminhar rumo ao sucesso e, expurgar de forma selectiva as maçãs podres que não produzem e criam um mau ambiente de trabalho.

    Quanto ao Sr. Adelino Izidro, aproveito à ocasião para o informar para ter muito cuidado e não ceder às provocações, pois sabemos que a maioria dos Juízes São-tomenses e alguma classe política, não o suporta, pois os denunciou inúmeras vezes e, por isso, muitos dos actuais Juízes não irão dar-lhe tréguas. Querem o ver na cadeia a qualquer custo. Esta é a triste realidade da nossa Justiça.

  37. Conóbia cumé izê

    10 de Julho de 2012 as 17:08

    QUAL É A DIFERENÇA EM CHAMAR RAPOUSO DE RAPOUSA.A CONFUSÃO ESTÁ EM COMER DINHEIRO QUE O ADELINO IZIDRO ACUSA E RAPOUSO DE RAPOUSA; COMER A GALINHA.CONFUSÃO TRIBUNAIS NÃO EXISTE; INVASÃO DO OSCARITO,QUEM O PRENDEU? TRIBUNAL SÓ PARA AQUELES QUE COMEM BÚZIO DE MATO. NO DIA QUE HOUVER UMA REVOLTA A SÉRIO,OS ORGÃOS DE SOBERANIA RESPEITRÃO O NOSSO POVO.ENQUANTO ISSO NÃO ACONTECER, VAMOS TOCAR P,RA FRENTE COMENDO DINHEIRO A TODOS OS NÍVEIS. A CORRUPCÇÃO É UMA INSTITUIÇÃO INSTITUCIONALIZADA EM STP!!!…HÊPÁ,HÊPÁ,COMA FERRO !…EU MAGISTRADO DE MASTIGAR TUDO QUE É DO POVO E NÃO PASSA NADA . O FEMININO DE RAPOUSO É RAPOUSA;SUA IRMÃ,CLARO!!!… FUI

  38. Emiratos

    10 de Julho de 2012 as 17:35

    Este país precisa de resgate, mas muito urgente. Alguém deve tomar as redias disto com muita força para fazer uma transição, sem ferir a constituição e claro sob os olhos da comunidade internacional.
    Quem viver, verá!!!

  39. VIOGO

    10 de Julho de 2012 as 18:02

    Esse procurador não é culpado. FRadique meteu-lhe lá sem ouvir governo e ele só tinha três anos como delegadozinho; o tipo é tão bandido que só comete atrocidades, abusa de poder, fez esquema em que ele foi chefe do juri que classificou essa irmão dele (uma tal como ele) em 1.º ligar e pôs a namoradinha no 2ª. e ficou. Os prejudicados recorreram mas como o sistema está todo atrofiado incluindo o tribunal (que é pior ainda, o processo para anulação desse concurso está em banho maria no “Soprimo de Justiça”.
    Culpa Pintgo que não tem coragem para bater mão na mesa contra Patricxe que tem o PGR como seu guardião. Quem é o Patrice? Mesma fuba. Dão-se bem.
    Fui

  40. Ôssôbô

    10 de Julho de 2012 as 21:28

    Pois bem!! Falemos as verdades meus senhores e minhas senhoras!!!

  41. Luíz Marques

    11 de Julho de 2012 as 9:38

    Em jeito de conclusão, a democracia precisa de uma revolução ou seja precisa-se evoluir para um outro estado mais avançado.

  42. Bi-pi-cua- dale

    11 de Julho de 2012 as 9:39

    Este gadhfi so pode ser o papel Higiene des procurado.O papel de uma Autoridade e zela pela justiça.

  43. Carlos Ceita

    11 de Julho de 2012 as 12:52

    O senhor Isidro vem ao telanon dar a sua versão dos factos o que é louvável.
    Mas tenha mais respeito pelas palaiês as verdadeiras que como sabemos são mulheres de muita fibra como a maioria das mulheres saotomenses que com o seu trabalho formaram engenheiro e médicos.
    A pouca vergonha que Vossas Excelencias tem dados neste suposto paraíso do equador todos desde governantes advogados, juízes e procuradores estes sim são dignos autênticos espectáculo de peixeiradas.

  44. Djatta

    31 de Março de 2014 as 14:25

    Pelo menos você tem a honestidade de ter um apelido que corresponde consigo: RAPOSO. Nao me admire que seja um CORRUPTO NATO. Queira ocupar-se do seu colega vadio, Monteiro o PEDOFILE, em vez de quere dar “show”, no dominio juridico, que você nao aplica para si e quer impôr os outros a praticar…sinceramente! Atençao, pesquisando bem, pode ser que você tenha algo a ver com o seu amigo PEDOFILE Monteiro, porque ele é uma péssima pessoa…quem abusa de um ser inocente, é um safadao viciado e criminoso. Desfez o futuro desta criatura inocente. “Se queres saber quem tu és vê com quem te acompanhas”.
    Estou extrêmamente chocada, com tal crime, por cima em STP…tirem-me este individuo da sociedade, isolem-no das crianças…porque està ele livre? sreà que ainda exerce a funçao de jurista? O lugar dele é na prisao.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo