Destaques

Greve : Pais chumbaram proposta do Ministério da Educação

A maioria dos pais e encarregados de educação que foram convocados pelo Governo, para reunião de concertação na tarde de quinta – feira, rejeitou a proposta da direcção do ensino, para que os mesmos, encaminhassem os seus filhos para as respectivas escolas nesta sexta – feira.

O Téla Nón apurou que a maioria dos pais e encarregados de educação, reagiu de forma hostil a proposta apresentada pelo Ministério da Educação, e exigiu que o Governo regresse a mesa das negociações com o Sindicato, para resolver o problema da greve. «Só assim, depois da resolução da greve,  é que enviaremos os nossos filhos para a escola», referiu um dos pais que tomou parte numa das reuniões realizadas na escola primária Atanásio Gomes na capital são-tomense.

O Secretário-geral do Sindicato dos Professores também reagiu para o Téla Nón, sobre a reunião convocada pelo Governo com os pais e encarregados de educação e o seu respectivo desfecho. «Solidarizamos com a contribuição dos pais. Reconheceram que a luta do sindicato é justa para a melhoria das condições de trabalho no ensino. Assim propomos ao governo que retome as negociações», declarou Gastão Ferreira.

Abel Veiga

22 Comments

22 Comments

  1. Original

    28 de Janeiro de 2016 at 19:02

    Agora é virar pais contra professores?

    • O injustiçado

      29 de Janeiro de 2016 at 3:03

      Ó idiota do ” Original”, tu não sabes ler e interpretar como deve ser? Onde esta escrito que o Governo quer virar pais contra os professores?
      Haja paciência para tanta ignorancia

    • Original

      29 de Janeiro de 2016 at 14:33

      Sou tão idiota que tive 23 votos à favor do meu comentário e você ou Sr. Injustiçado,logo 1º voto foi negativo.
      Hás-de ler os meus comentários todos no Tela Non e veja como é que as pessoas votam no contúdo da minha exposição.Pessoas como você ou Sr.vedaram todo acesso à informação e se não fosse o Tela Non se calhar não saberia se você ou Sr.está vivo.
      Tenho 50 e poucos anos,sou um ferro temperado a fogo e água.Peça a Deus que lhe dê esta oportunidade.
      Obrigado, quem sabe um dia poderemos partilhar um mesmo espaço você ou Sr. a norte e eu a Sul tendo em conta ponto de vista de cada um sem lhe tratar por Idiota, porque os patetas agora tornaram sábios para julgar opnião de cada um em relação a detrminados assuntos.

      Boa tarde e bom fim de semana.

    • O injustiçado

      29 de Janeiro de 2016 at 23:12

      Meu caro idiota! Com a idade que tem ja devia saber que é muito facil receber elogios ou gosto num determinado comentário quando o assunto é falar mal do governo. Deveria também saber que, um comentário serve para transmitir uma ideia diferente do texto, uma ideia de que seja digna de levar em consideração. Já é muito adulto,mas com a mente e ideia muito pequena… Divirta-se

  2. Kwa dana

    28 de Janeiro de 2016 at 19:16

    Esse Governo é uma farsa. País está no luto total…… Abaixo, A.D.I

  3. Procurou encontrou

    28 de Janeiro de 2016 at 20:35

    Tentativa do governo de por os pais contra os professores falhou, foi por agua abaixo. Tenta outro truque Olinto Daio.
    Viva sindicato dos professores.
    viva os professores e educadores de STP.
    Viva Gastao Ferreira.
    A luta continua.

  4. tarciso tingui

    28 de Janeiro de 2016 at 20:38

    o governo tem razão, com a crise econômica mundial muitos países principiantes sofrem consequência e principalmente com a baixa de petróleo e são Tomé não tem economia sustentável e nem poupança para o consumo de casos emergentes como dá, se os sindicatos sabem disso então porquê
    fazer isso agora.

  5. Samon Tomé

    28 de Janeiro de 2016 at 22:03

    Oh Tarciso tinguicho VC um zero a esquerda e LAMBI BOTAS E EMBRIADO PELOBFETICIO DO PT, pois o fetício voltou contra Feiticeiro… Kikikii este e o Sindicato dos Enfermeiros e parteiras foram usados por ADI de 2012/2014… E hoje só tem que saber se virar e deixar de Dimagogias e tentativas de voltar nos os País. Contra os professores…

  6. verité

    28 de Janeiro de 2016 at 22:29

    ÉÉ, não há dinheiro para os professores, más há viagens, carros de luxo para essa gente, estudante bolseiro não não está a receber más tem vida mulata para o PT e os seus “LABÓVOS”, haja paciência!

  7. Que vergonha

    29 de Janeiro de 2016 at 2:43

    Com a qualidade dos comentários só mostra o quão caótico esta o nosso sistema de ensino. Como pode ser possivel falarem tanta coisa e não se perceber nada!? É increvel ver essa troca de ideias que parece ate um russo falando para um chinês. Haja paciência para tanta ignorancia…

  8. RATO

    29 de Janeiro de 2016 at 6:14

    MUITO BEM!!!

  9. Edite Costa

    29 de Janeiro de 2016 at 7:37

    Essa greve não é so, existem muitos interesses por detraz disso, a quem esta a receber dinheiro pra continuar com greve, porque o governo ja fez td que esta ao seu alcance,não se pode dar o que nao se tem….senho Aurelio Martins sabe muito

  10. são tomense

    29 de Janeiro de 2016 at 7:49

    ADI quer virar pais encaregado de educação comtra greve dos professores, a tentativa falhou, não há dinheiro para pagar professores mas o Primeiro ministro desde que entrou no governo já viajou cerca de mais de 65 vezes, com milhões de euros e viveu mais no estrangeiro do que em são tomé e príncipe, com dinheiro do povo, onde é que si vê um primeiro-ministro desse? sinceramente… Quantos mil euros que um primeiro ministro pode viajar, multiplica este valor por mais de 60 viajens. Viva os professores e Educadores…

  11. Descamisado

    29 de Janeiro de 2016 at 8:41

    SENHOR TARCISO TINGUI

    Os comentaristas devem ser apartidários. Devem dar ideias construtivas, falar o que está bem e fazer crítica daquilo que está torto,para aqueles detentores de poderes possam fazer a sua análise e autocrítica.
    Se bem que me recordo o Governo de Gabriel Costa nem se quer teve um mês de Governação, já os Sindicatos da Saúde e dos professores fizeram greves,o ADI na oposição incentivou ainda mais a greve. O Governo anterior resolveu as suas reivindicações e que o governo que viesse a seguir teria que dar a continuidade.
    O mesmo vai passar com a saúde, dado que, na saúde passa a mesma coisa. A greve ainda não rebentou porque o representante dos Técnicos da Saúde faz parte do Membro da Comissão Política do Partido ADI.Vamos ver até quando ele irá aguentar. Recordo ainda o senhor Tarciso que a greve dos Professores e educadores vem um ano depois da Governação do ADI.

  12. fia da mina

    29 de Janeiro de 2016 at 9:42

    Quantas vezes ouve-se tanto da parte do Governo, bem como de pessoas singulares que temos que nos unir para combater os inúmeros problemas que nos enferma. Então pergunto – porquê que qdo é chegada a hora, as pessoas não se apegam ao que dizem. Isto pra dizer que o M. da Educação ao se deparar com deficiências, existentes a nível do ensino, deveria antes de mais, unir aos professores, buscar solução em conjunto com o coletivo,ao invés de buscar e punir o culpado q muitas das vezes nem chega a ser…..o mal vem de todos incluindo o sr. olinto. em S.Tomé é costume dizer ´´uma fita de vassoura não varre quintal,“ assim como um dedo só não tira o bicho da cabeça“…. hipócrita… ele sabe donde vem o mal. Ora não é justo que meia dúzia de gatos pingados cabeceiam projetos que danificam por completo o sistema de ensino, a troco de voltadas somas e o pobre do professor é que paga o pato. refiro-me ao projeto da escola + e tantos outros inventados só pra ganhar dinheiro, sendo o sr. Aragão e a sua comitiva ai a papar. . ó sr. M. vamos ser sérios, convenhamos, seja um responsável e não um covarde. como padre ensinaram-lhe a proteger os fracos e solidários com os pobres…. e como político o sr. aprendeu a ser arrogante e presunçoso…. não se engane são ambas as faces da mesma moeda .. seja esperto…..e tenha bom dia ….

  13. Valdemar Santos

    29 de Janeiro de 2016 at 10:55

    Meus caros,
    Não devemos tratar estas questões de ânimo leve ou por convicções políticas: Há realmente um problema instalado, em que há de haver uma solução plausível mediante negociação entre as partes. O diálogo e um acordo assinado para ser cumprido num timing a ser definido É O ESSENCIAL PARA A SAÍDA DESTA SITUAÇÃO. Porque se não vejamos: O país é nosso, enquanto não houver uma justiça salarial nesta São Tomé, sempre haverá situações semelhantes: Temos vistos um índice da criminalidade que nessa altura atingiu proporções alarmantes e os agentes (miseráveis) da Polícia de Investigação Criminal, cujo salário que auferem nem lhes chega para alimentação de uma semana, têm feito de tripa o coração, dando o seu melhor possível na descoberta dos criminosos e recuperação dos bens furtados e roubados. ESSES “MISERÁVEIS” DA PIC TAMBÉM ESTÃO DESCONTENTES, JÁ FIZERAM GREVE EM TEMPOS, MAS NUNCA É DEMAIS ESPERARMOS QUE A QUALQUER MOMENTO OS MESMOS PARALIZARÃO OS SERVIÇOS MEDIANTE UMA GREVE, para que o Governo saiba que eles também precisam dar melhor de si em defesa da nossa população e são pais de família acima de tudo. O mísero salário que auferem só lhes deixa na frustração, não lhes motiva para exercerem com dedicação as suas funções: Estão a espera de pagamento de um subsídio que foi colocado NO CONGELADOR DAS FINANÇAS, esperemos que falhe a energia e que o GELO SE DERRETA e o tal subsídio chegue aos bolsos dos beneficiários. Este é o país que temos e vamos tendo.

  14. precisamos de pessoas serias

    29 de Janeiro de 2016 at 12:19

    Só sei que nunca vi a oferecerem a classe docente VIATURAS, entre mais também não lembro de escutar eles a pedirem. A pergunta que faço será que eles não são dignos também? Simplesmente estão revindicando os seus direitos. Olha eu não conheço nenhum professor ou Professora da pré ou ensino básico com boas condições de vida. Por exemplo professor SANTANA. Quem não conhece ele, penso que todos conhecem ou melhor muitos passaram por mão dele. Que destino ele tem Hoje. Olha que não estou inventando nada são factos.
    Mas acredito que o problema do ESTADO é colocar pessoas erradas em lugares que a mesma não tem competência. Professor SANTANA para me que não sou do GOVERNO acredito que deveríamos aproveita-lo para inspector da EDUCAÇÃO, alguém com tanto ainda para dar em prol da educação são – tomense apoiando os professores, alunos, famílias sobre tudo o sentimento de pertença. Valeu apena ser professor, e ter dedicado toda a vida para educação desse que agora foram meus filhos. Para me professor é sempre será um pai até mesmo mais de que um PAI.
    Pais que estão a ler essa mensagem, não esquecem professor tem mais carga horaria com vossos filhos não deixa que opinião do governo faça força contra vossa de opnião pública.

  15. riberi

    29 de Janeiro de 2016 at 16:44

    força professores

  16. solução

    29 de Janeiro de 2016 at 18:33

    trabalho k o governo esta a fazer o povo esta tomar boa nota, em particularmente os professores

  17. ZIGUI ZAGUI

    30 de Janeiro de 2016 at 11:14

    O partido ADI quer um S.Tomé virado de pagina tudo novo e moderno e esquecer do passado. OK

    1- Existe muitas desigualdade na tabela salarial na função publica é neste momento de tentar resolve-lo.
    cada cidadão que é funcionário do estado têm as suas responsabilidades e deveres conforme a sua cadeira.

    2- Os professores depois de aposento recebem uma miséria na segurança social valor este só serve para compra sal para aumentar hipertensão arterial, açúcar para aumento de diabetes e cigarro para cancro pulmonar.

    Enquanto um juiz de direito tem no aposento salário completo duas ou três viaturas na sua posse conforme o ano que este no tribunal.

    Aqui no nosso país é muito difícil um professor comprar uma mota à não ser que tem que recorrer ao empréstimo bancário e depois pagar conforme o juro que o banco estipular.

    Mudar de pagina não é fácil, mas deve haver transparência e lealdade para com os docentes.

    Muitas vezes tem acontecido ex aluno que reconhece aquele professor (a) é que lhe dá boleia na estrada, por favor não mistura as coisas são esses professores que deram voto ao novo país não seja traiçoeiros.

  18. Po Cobodu

    1 de Fevereiro de 2016 at 15:04

    Permitam-me que teca algumas consideracoes:
    No meu entender, o grande male do Pais eh a desigualdade social, fruto de ausencia de amor pelo proximo.
    Nao se pode fazer uma lei em que os Juizers e Magistrados tem tudo enquanto no active e tem muito mais quando estao no passive, enquanto quem nunca teve algo, quando passam a reforma, isto eh, passam para passivo, nem o pouco que tinham conseguem manter. Haja muita paciencia

  19. A Verdade Justa

    1 de Fevereiro de 2016 at 22:57

    Meus caros compatriotas, eu quero agradecer a todos que comentarão de forma a contribuir para a melhoria da Educação em São Tomé e Príncipe, mas quero realçar que todos nós somos cidadão Santomense, não obstante de cada um ter a sua crença. Devemos respeitar a opinião de cada um e não usar a rede social para insultar os outros, que acho eu ser um acto de repudiou.
    É de conhecimento de todos que essa classe dos professores têm se esforçado para terem uma remuneração justa, portanto se hoje estão a reivindicar os seus direitos têm todas razão em fazer. Agora o que não é aceitável é o que o Sr. Ministro da Educação esta a fazer, publicou uma lista com o salário que os professores não estão a auferir tentando manipular a população em geral o seja os pais encarregados de educação contra os professores, isso não se faz, Sendo assim quero dizer a todos os professores que todos os pais encarregado de educação esta convosco nesta causa justa.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top