Destaques

Tiroteio, cena de bruxaria e morte provocaram protestos diante do Ministério Público

Familiares e amigos do homem de 43 anos de idade que encontrou a morte no último sábado 2 de Abril, após ter sido baleado no dia 26 de Março, por alegados foras da lei, exigiram ao Ministério Público a prisão preventiva dos dois suspeitos do crime.

Diante do Ministério Público os familiares da vítima Manuel de Apresentação Sousa Pontes, pediram que Elísio Teixeira, ex-ministro da Justiça e actualmente membro do gabinete do Governo e assessor de outros órgãos de soberania de poder legislativo e judicial, fosse conduzido a prisão preventiva.

Tanto o ex-ministro, como o seu parente Dedé da Conceição Joaquim, indicado como sendo sobrinho do ex-ministro deveriam ser detidos preventivamente, defenderam os familiares em protesto.

vítima 1Os familiares do homem que morreu garantiram para o Téla Nón que Elísio Teixeira e o Dedé da Conceição Joaquim foram os autores dos disparos que na madrugada de 26 de Março fracturam a perna do cidadão Manuel Sousa Pontes. Fractura e outras peripécias daquela madrugada que terão levado o homem a morte, dizem os familiares.

Por mais estranho que pareça, segundo o relato dos familiares, o ataque armado contra a vítima aconteceu no Cemitério de Gongá, arredores da capital São Tomé. É uma história de tiroteio alegadamente perpetrado pelo ex-Ministro da Justiça Elísio Teixeira e o seu sobrinho, que se mistura com bruxaria, e termina com a morte do cidadão.

Com a permissão dos membros mais idosos da família, Júlia Amadeu irmã mais nova da vítima deu para o Téla Nón a sua versão sobre os acontecimentos de sábado 26 de Março.

A vítima mortal, era proprietário de um quiosque no Bairro do Hospital. Na noite de 25 de Março, apareceu um homem que depois de beber uma cerveja, caiu no chão e de repente começou a manifestar-se em transe, mais conhecido em São Tomé e Príncipe por montar, ou seja, alguém que está apossado por espíritos. «As pessoas decidiram leva-lo para o hospital, mas logo pôs-se de pé e disse que não estava doente, mas sim montado, e que era curandeiro, e que queria falar com o dono do quiosque», afirmou Júlia Amadeu.

As pessoas que se encontravam no quiosque chamaram o dono para escutar a mensagem que o homem alegadamente apossado por espíritos queria transmitir. «Ele disse para o Manuel que na sua Padaria localizada em Oque-Del – Rei havia uma caveira enterrada no chão», explica a irmã da vítima.

Para que o leitor compreenda a história em causa, é preciso dizer que o cidadão Manuel Sousa Pontes, que tinha o quiosque no Bairro do Hospital, era também proprietário de um terreno, que comprou há mais de 8 anos no bairro de oque-del-rei também nos arredores da capital São Tomé. Segundo a família, o terreno comprado legalmente pertencia antes a um membro da família Teixeira de Oque-del-rei.

Segundo a família de Manuel Sousa Pontes, apesar do domo original do terreno ter vendido o bem a favor de Manuel Sousa Pontes, o terreno em causa sempre foi alvo de cobiça por parte de alguns membros da família Teixeira. É neste terreno onde Manuel Sousa Pontes construiu a sua padaria.
Então o alegado curandeiro que apareceu no quiosque, foi a padaria para desenterrar caveiras. «O curandeiro entrou na padaria pediu uma enxada e uma picareta. Escavou e encontrou uma caveira e no interior dela o nome do Manuel escrito 14 vezes. 7 Vezes para cima e 7 vezes para baixo», explicou a irmã mais nova da vítima.

cadaverA família da vítima fez questão de entregar para o Jornal Téla Nón a fotografia da caveira que foi retirada do subsolo da padaria(foto).

Logo de seguida o alegado curandeiro, avisou que havia mais coisas para serem desenterradas desta vez no Cemitério de Gongá. «Foram ao cemitério. O portão estava encostado, entraram e o Manuel estava acompanhado por outras pessoas que trabalham na sua padaria», contou Júlia Amadeu.

Quando chegaram ao Cemitério de Gongá já era madrugada de 26 de Março, por volta das 2 horas da manhã, segundo o relato dos familiares e das testemunhas.

Após entrarem no cemitério, surgiu uma viatura em alta velocidade e os seus ocupantes a dispararem sem cessar, acrescenta Júlia Amadeu. Face aos disparos o alegado curandeiro pôs-se em fuga, e alguns dos acompanhantes de Manuel Sousa Pontes também fugiram. «De repente uma viatura aparece com Dedé e Elísio Teixeira, aos disparos. Os acompanhantes do Manuel fugiram só um ficou com ele. Os dois foram algemados pelos senhores Elísio Teixeira e Dedé Joaquim. Manuel foi espancado e algemado. Depois de estar algemado dispararam contra a perna do Manuel», relatou a irmã mais nova.

A sangrar a vítima foi conduzida ao hospital central, pelos homens que apareceram no cemitério aos tiros. «Ele ficou algemado no hospital e a sangrar. O médico de serviço avisou que não atende paciente algemado. Depois deram conta que a chave da algema não estava aí. Tiveram que ir ao comando da polícia para pegar a chave da algema. Só depois o meu irmão ferido pôde receber assistência médica», detalhou a irmã.

Manuel Sousa Pontes que segundo o relato dos familiares e testemunhas, não cometeu qualquer infracção merecedora de tal castigo, perdeu muito sangue e faleceu no dia 2 de Abril, após alguns dias de internamento no Hospital Ayres de Menezes.

A família esteve reunida esta terça feira diante do Ministério Público para exigir Justiça. Para exigir punição para os cowboys da madrugada de 26 de Março.

Os familiares prometem sair as ruas da capital esta quinta – feira numa manifestação pacífica para alertar as autoridades nacionais sobre a situação.

Forte aparato policial garantiu na terça – feira a segurança do Ministério Público durante a audição do cidadão Dedé Joaquim e do ex-Ministro Elísio Teixeira acusados pelos familiares da vítima de serem autores do acto fora da lei da madrugada de 26 Março.

O Téla Nón apurou que os tribunais decidiram que os dois suspeitos aguardassem pelo julgamento em liberdade condicional.

Abel Veiga

 

 

 

48 Comments

48 Comments

  1. ADI Lover

    6 de Abril de 2016 at 7:36

    Ah ah ah! Obrigado pela “notícia”, Téla Nón, há muito tempo que não me ria tanto. Essa da caveira acabou comigo. 🙂

    • Facção ADI a fazer das suas! Mas quem é o Pai da Facção ADI, é Elísio?

      6 de Abril de 2016 at 9:11

      Apelo a todo povo de São Tomé e Príncipe para ficar em alerta e vigilante às acções do partido ADI no poder.

      Eles querem transformar o país num ninho de bandidagem e de facção. Prova disso, é esta triste notícia que só nos faz recordar a última novela que passou nos ecrãs da TVG (Televisão do Governo), para não dizer TVS.

      Enfim, enfim! Mas que tipo de país estamos a preparar para futuro DUBAI?

      A justiça tem de ser feita e os senhores prevaricadores têm que ser condenados a prisão, porque em DUBAI, quem mata vai a cadeia.

      É isto que é DUBAI, um país justo e igual para todos, sem corte de luzes, sem cortes de rendimentos, etc…

    • seabra

      6 de Abril de 2016 at 12:23

      A situaçao é preocupante.
      Estou muito chocada com o comentàrio do dito ADI Lover, que é simplesmente indécente …houve morte de HOMEM. Nada de comico existe nesta triste e lamentàvel informaçao…mesmo ironicamente (se é o que pretende). Seja mais respeitosa com a familia em luto.
      Quanto aos feitiços ,actos vandâlos e manobras , à maneira do lider do partido ADI, PT(o senhor do pacto diabolico, para manter o feitiço do PODER e da dominaçao), é normal que os SERVIDORES de PT sigam à letra o exemplo do lider, que é de destruir tudo e todos que se interpoêm no caminho deles, que lhes incomoda. Eis o exemplo e em que ESTADO se vive, eis o actual STP, que està bem longe do proclamdo DUBAI…a nao ser que seja DUBAI à moda TROVOADA-ADI-VARELA!!! Serà?

  2. Tristeza

    6 de Abril de 2016 at 8:45

    Mais uma vez homicidas ficam na rua! São Tomé agora tem verdadeiros terroristas, com proteção de a
    utoridades. Está como Bagdad!!!

  3. Hugo

    6 de Abril de 2016 at 10:25

    Vocês acham mesmo que o Elísio Texeira vai cadeia? Ele não vai! A justiça e a democracia em S. Tomé nunca estiveram melhor como está. Por isso ele não vai a Cadeia. Cadeia é p Zé povinho.

    • Manuel dos Santos

      6 de Abril de 2016 at 15:11

      Hugo, concordo contigo, Elisio Teixeira não vai à cadeia porque ele é do ADI. Pior de tudo é que foi usada uma arma de gerra!

  4. Poder Absoluto, Ditadura do ADI...

    6 de Abril de 2016 at 10:35

    Eu também sinto me culpado, porque no dia 12 Outubro de 2014 votei no ADI! Votei porque pensando na mudança de comportamento político no país, sem saber afinal que estava a votar em pessoas muito piores do os que la estavam! É muito triste o que tenho assistido em STP, PT faz das suas e os seus tropas de elite pratica também as suas ações e povo pequeno tão amado PT tem que assistir isso sem poder fazer nada! Há muitas coisas a passar nesse pais que não se conta, uns em nome do dinheiro estão a fingir que está tudo bem! Mais o futuro a Deus pertence. Ora vejamos, eu não sou fã do Pinto Costa, mais não é por isso que vou andar por ai a faltar Presidente da República respeito! PT faz isso repetida vezes, e existe pessoas que batem palma sem saber que isso prejudica a imagem do nosso país. Em que país do mundo um primeiro ministro vai convidar um Presidente de um país amigo para visitar o seu país, isso revela claramente a falta de sentido de Estado desse primeiro ministro e uma autêntica falta de respeito perante o Presidente da República, nos países de verdade só isso era motivo mais que suficiente para fazer cair o primeiro-ministro. Isto não está bem e vai ficar bem pior. Quanto a Elisio Teixeira eu há sabia que um dia ele mataria alguém. Esse senhor passeia em qualquer lugar com arma abertamente, quando foi ministro da justiça por um pouco ia matando um cidadão nigeriano com bala da amada bistola, por ciúmes, porque o nigeriano estava a pedir a mão da ex ministra da saúde em casamento (Ângela Da Costa Pinheiro). Quanto mim que contribui com voto para dar maioria absoluta a esses novos poderosos de STP, peço mil desculpas aos familiares da vitima que foi alvo da prepotência do poder absoluto que se vive no nosso país, nunca esperei… quanto povo de STP só tenho a dizer que o pior está para vir quando o poder absoluto transformar se em Ditadura absoluta, mais com meu voto prometo que nunca mais!!! Força e muita coragem a toda família Sousa Ponte! Deus proteja STP…

    • Jusaldo Almeida

      8 de Abril de 2016 at 15:44

      Vc nao deve lamentar pra o leite derramado

  5. SAMPONHA

    6 de Abril de 2016 at 10:40

    O Ritual Satânico vindo e importado da religião
    Muçulmana está transformando o País nos actos diabólicos com o aproximar da eleição Presidencial.São feitos riruais na calada da NOITE, levando água de cemitério para alguns locais frequentados na sua maioria pelos jovens para beberem como se fosse água potável, em que as pessoas se concentram apenas em alguém, por mais que se façam compreender estas pessoas, que o caminho escolhido é tempestuoso, elas ainda revoltam contra si. O conselheiro especial de Patrice Trovoada, actual deputado de ADI, Elísio Teixeira, matou o senhor Manuel a sangue frio, mas encontra-se em liberdade!O senhor Elísio Teixeira é conhecido no facebook como Just Lima, homem que tem missão para a tirar a matar.
    Todo o indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.Todos são iguais perante a lei e, sem distinção, têm direito a igual protecção da lei. Todos têm direito igual contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação.
    A justiça em São Tomé e Príncipe está cega, mas temos que procurar a maneira para abrir os olhos da justiça santomense, de modo que nós podemos travar a injustiça no nosso país, já basta a corrupção, sacanagens, ódio, rancor, vingança e abuso de poder que tem estado a acontecer nas nossas ilhas maravilhosas.
    Vou vos narrar historia que fez como que o ex-ministro da justiça, actual deputado de ADI e conselheiro especial de Patrice Trovoada, o jurista corrupto e criminoso, Elisio Teixeira que matou um cidadão santomense.
    Foi por volta das três horas da madrugada, depois de muito whisky na discoteca Kizomba, o jurista Elísio Teixeira, ex-ministro da justiça do governo de Patrice Trovoada, o pivô do partido no poder ADI, saíu da discoteca e foi para o Cemitério Gonga, porque foi induzido por alguém, alegando que um curandeiro estaria a tirar uma caveira posta pela mãe do agente da PIC, que é seu primo o Edson, que foi o seu motorista quando era ministro da justiça.
    O conselheiro especial de Patrice Trovoada estava a conduzir o carro, foram até Cemitério de Gonga, viram os curandeiros mais o tal senhor Manuel,detentor de uma padaria na localidade de ÔUÊ-DEL-REI, os mesmos entraram no cemitério, o deputado do partido ADI, Elísio Teixeira, que fez-se como Rambo e seu primo Edson, como Comando, deu tiro na perna do tal senhor.
    Após o tiro, ex-ministro da justiça do governo de ADI, algema o senhor e a chave da algema perdeu-se, como senhor estava a sangrar bastante, levaram para o hospital e ninguém tinha a chave da algema, o senhor que fica horas e horas algemado, depois foi amputado a perna baleada, com muita dor e com péssimas condições no hospital, falta do que é o essencial, Oxigénio no Dubai de Patrice Trovoada, na semana seguinte o senhor morre.
    Segundo as informações, a arma é do Elísio Teixeira, isto porque é desconhecida pela PIC, e arma nem está legalizada.
    O alto dirigente de ADI, Elísio Teixeira, filho de José Paquete Teixeira, ex-ministro da Justiça, ex-presidente de Tribunal Supremo, actual juiz conselheiro, passou pelo Ministério Publico, a justiça foi cega, passou pelo Supremo Tribunal, foi ouvido pelo Juiz Hilário Garrido,um dos grandes corruptos da nossa Praça, a justiça também foi cega, e Elísio criminoso, que transformou-se em Rambo e seu primo Edson, filho do senhor Salvador, que transformou-se em Comando, ambos encontram-se em liberdade a beber o seu whisky na paz do senhor.
    É assim que vai germinando o Dubai de Patrice Trovoada, enquanto o Nilton Medeiros ameaça Adair Ribeiro, e deputado de ADI, Elisio Teixeira mata um trabalhador, homem honesto e Elísio está em liberdade.
    Espaço é vosso, mas opinião é minha.
    A voz do povo.
    By: Manuel Godinho
    Luxemburgo.

  6. malebobo

    6 de Abril de 2016 at 10:47

    Dubai prometido por messias, os seus seguidores estão autorizados a matar pessoas e ficarem impunes perante a lei,

  7. VM

    6 de Abril de 2016 at 11:08

    Surreal. Simplesmente surreal! E assim se destrói um país…

  8. Salmarçar 2

    6 de Abril de 2016 at 11:19

    Caso Triste, de reflexão.

    Estamos perante um acto criminoso.Criminoso porque a lei pune quem poe em causa a integridade fisíca de outro.Segundo o relato, não havia motivos para utilização de arma de fogo, a arma de fogo só se usa como ultimo recurso para defesa.O Senhor Elisio Teixeira não é policia, como pode algemar um cidadão? quem deu-lhe esse poder ? Por favor Ministério Público, acelere o processo de investigação e Poe os culpados na cadeia. É vida de um cidadão que está em causa,é a constituição da república que esta em causa, pois a constituição defende a vida humana como bem supremo.

    Vamos lutar pela justiça neste País.

  9. Democrático

    6 de Abril de 2016 at 11:23

    A impunidade e politização da justiça faz com que São Tomé e Príncipe jamais conheça o desenvolvimento sustentável.
    Todos os acontecimento de agressão física e matança aos cidadãos que tema acontecido no país, deixa a família são-tomense cada vez mais pobre, e os indivíduos ditos representes do governo saem impune devido a politização da justiça.
    O primeiro caso de areia-“Juju”, foi alvejado pelo militar na calada de madrugada, governo mandou instaurar um inquérito e garantiu apoiar as crianças órfãos, até a data presente essas mesmas crianças vivem a Deus dará.
    Segundo caso- Assalto feito pelo segurança do Primeiro Ministro Patrice Trovoada que tinha em sua propriedade duas burras com Euro, Libras, Dolar etc… O jovem assaltante foi castigado com catanas por “Bala e outros Cowboys” num local secreto, até a presente data, nada feito.
    Terceiro Caso- Elísio Teixeira mais o sobrinho mataram Manuel- trabalhador incansável e pai de família- O que se espera? É o conselheiro do Primeiro Ministro e Chefe do Governo, não pode ser punido. E a justiça cada vez mais politizada. São Tomé e Príncipe regrediu…

    • Arroz Subistancia

      6 de Abril de 2016 at 21:28

      Conncordo plenamente contigo sobre a impunidade mais nomerou aqui caso ligado a Patrice Trovoada mas intecionalmente esquceu de referir o caso do OSCARITO que baliou um cidadao inocente no testiculo porque confundiu com ladrao ou tambem o guarda do Adelino Isidro que baliou alguem…vamos deixar de partidarismo e fazer uma descucao seria.

  10. FÉDÉ KÁ DOXI

    6 de Abril de 2016 at 11:37

    Vamos ver o que vai sair do Messias. Messias que prometeu acabar com a corrupção, o desmando e transformar STP em Dubai. Ao invés do Dubai temos um TEXAS. Até qdo? Ainda quer que o Presidente da República saia do ADI. Jovens particularmente que não sabem o que é sofrer e que só vivem o amanhã, cuidado. Carlos Vila Nova, não te metas na loucura de aceitar ser candidato ao Presidente da República do Patrice Trovoada. Isto não é educação que a tua avó que já não pertence ao mundo dos vivos te deu, Pessoa que te educou na humildade. Nem a tua mãe, nem o Sr. Gomes te educou para estar no meio desses fora da lei. Carlos, olha para frente e para trás. Não ligue os ataques racistas que a ti têm sido dirigidos. Saia no meio dessa gente. És filho do povo. ADI só vem destruir STP. É o Governo que mais gente morre baleada pelas autoridades. Aonde está a democracia propalada pelo ADI- Acção dos Demónios Independentes?

  11. Antonio Pedro

    6 de Abril de 2016 at 12:54

    O gabinete do Patrice trovoada está constituído por delinquentes, lambe botas, chulo,,Bebados etc. Vejamos:
    1- Afonso Varela- Chulo. Viveu em casa de Manuel Saozinha durante muitos anos não pagava renda, luz, água comia de borla. Tudo pago por Manuel Saozinha.
    2- Elisio Teixeira – Bebado, preguiçoso criminoso.
    – Mario Bandeira – doido e arrogante. Individuo que quer que as pessoas lhe façam vénias por ele ter uma relação amorosa com a Ministra de saúde.
    4- Augerio Amado Vaz- Delinquente nato. Em Cuba como estudante fez das suas usando as prorrogativas do pai. Em cabo-verde andou a dar calote por tudo lado. Por isto, ele é também chamado de canetada. Em Portugal chegou a pernoitar no hotel sem pagar. É pedófilo.

    Enfim. É normal. O próprio Patrice Trovoada também é outro …

    • SEABRA

      8 de Abril de 2016 at 11:32

      Excelente…queira Deus que estas informaçoes circulem para evitar de votar nos mesmos criminosos de “colorinho branco”.
      A sua descriçao està PERFEITA.Conheço muito bem o Afonso Varela e o M.Bandeira, que correspondem exatamente ao que descreve.
      Que hajam mais pessoas corajosas para denunciar os bandidos , corruptos, laràpios, pedofiles…toda a banda/GANG dos que pretendem um trono para dirigir STP…sendo ou nao do governo ADI.
      Creio ser o momento ideal para que todos os BANDIDOS serem mostrados , apontados e desmacarados. Tentar fazer de STP um pais limpinho, harmonioso,LIVRE-DEMOCRATICO (definitivamente), onde se vive em paz e feliz….

  12. corrente na boca do povo

    6 de Abril de 2016 at 13:53

    Precisamos ouvir pronunciamentos sobre este criminosos do ADI Elísio Teixeira por parte de :
    ADI
    Abílio Neto + RDP África
    TVS e RNSTP que até o momento não mexeu sequer uma palha.
    A Justiça Santomense : Sr José Bandeira, Sr Frederic Samba, Sr Stock Ministro da Defesa, e Sr Arlindo Ramos da Ordem Interna.
    Ou não vão pronunciar por se tratar de mais um dos muitos criminosos do ADI ?

    Se não houver vamos sair as ruas.

  13. defençor de direitos hunanos

    6 de Abril de 2016 at 14:12

    Era uma vez, um homem que perdeu a vida
    …so isso que digo,, e digo mais nao digo nada ….

  14. R.R.C

    6 de Abril de 2016 at 15:00

    É triste! Muito triste! Aproveitam do poder que têm para tirar a vida a um coitado que lutava dia a dia para sustentar a sua família. É para isso que ganharam as eleições e andaram a dizer que vão fazer isto e aquilo. Um dia vocês vão pagar por aquilo que estão a fazer ao povo. Não há direito de fazerem uma coisa desta. Onde anda a justiça neste país? É para isto que existem juízes? Os juízes só existem para ter bons carros ofertados pelo governo? Cada dia que passa, em vez de o país avançar só se vê estes abusos de poder, corrupção, favorecimento e os mais poderoso a prejudicarem o povo pequeno. É para isso que o povo vota. Para depois ser castigado e morto por aqueles a quem ele deu o seu voto. Vocês podem fazer mas Deus é grande.

  15. Ponteiro

    6 de Abril de 2016 at 15:09

    A justiça deve ser feita porque o lugar do criminoso é na Cadeia, mais como o DUBAI é assim os Gajos não vão, se fosse minha família eu iria para BUDO BAXANA, e o mar Vermelho com o Elísio Teixeira já. Não faz com minha família. Cuidadoooo. Muito mal empregado de me ter votado na ADI, em Outubro de 2014,Põe Elísio Teixeira Candidato, por favor.

  16. António Pedro

    6 de Abril de 2016 at 15:18

    Povo de STP piores coisas estão para vir. O povo vai sofrer muito mais, caso o candidato do ADI venha a ganhar as eleições presidenciais. No gabinete do Patrice Trovoada estão indivíduos corruptos , lambe botas, criminosos, incompetentes, preguiçosos, etc. O governo do ADI é um governo dev criminosos, maldosos e malfeitores. O Elísio Teixeira está a pagar pelos efeitos das feitiçarias que o Patrice Trovoada tem feito para ganhar o poder e enganar o povo Santomense. Não é nada normal que um individuo como Elísio que foi ministro da Justiça, deputado, director do cartório e notariado, assessor do governo, assessor da assembleia nacional da camara de mé zochi, vogal do conselho fiscal esteja metido num crime de tamanha envergadura. Só pode ser feitiçaria e praga. O ADI e este governo têm perseguido muita gente e o resultado é este. Eles vão pagar um a um.

  17. Catarina

    6 de Abril de 2016 at 15:58

    Que raio de pais é est onde cada um faz oque quer…
    É assim onde vcs querem que S.Tomé e PRÍNCIPE desenvolvido…
    Uma terra sem lei onde cada um faz oque quer…
    Oque vi e percebe ele nada fez pra que tanta barbaridade…
    Que justiça é est onde ja si viu matar um inocente espera em liberdade qual pais é est onde so pork pertence a estado n vai preso …
    É assim que Estado de Santomense faz a justiça. .. pra um pais que qualquer nacionalidade pode entrar sem visto 15 nao tem segurança pra seu povo cm pode pra quem la vai …

  18. MMDA

    6 de Abril de 2016 at 18:38

    Enfim, para quem fez medicina cadê a ética profissional desse médico, com que autoridade ele se recusa a atender uma vitima se a missão dele é ajudar e socorrer.
    Muita coisa precisa mudar em STP, em qualquer outro país organizado, a licença desse médico é casado. cabe aos familiares entrarem com processos não somente aos autores dos disparos, mas também contra o medico que se recusa atender passeante seja ele algemado, pobre,com mal odor etc, etc….

  19. Carlos Assunção Pontes

    6 de Abril de 2016 at 18:59

    Deixo aqui claramente o meu nome para quem quiser fazer-me mal puder fazer. Eu não tenho medo destes políticos e juízes cá de S.Tomé. E estou a espera que me venham prender. Eu sei muito bem o que hei-de fazer. Tanto o senhor Patrice Trovoada como os ministros deste governo e de outros são grandes corruptos e ladrões deste povo. Os juízes não ficam atrás. Só estão interessados em ter bons carros e sacrificar a vida dos pobres e remediados deste país. Onde já se viu uma coisa desta. Matam sem piedade um coitado que passou a vida a trabalhar para sustentar a sua família enquanto estes ladrões de políticos e juízes estão cada vez mais gordos e ricos gozando ainda por cima conosco. Se isto acontecesse com a minha família eu si muito bem o que eu faria. Malditos, desgraçados. Diabo leva-vos para o fundo dos infernos da mesma forma que vocês dão cabo da vida dos outros. É para isto que vão para poder. Para matar as pessoas e ainda por cima andarem a gozar e rir dos pobres e remediados. Vocês vão pagar um dia o mal que estão a fazer ao povo.

  20. Arroz Subistancia

    6 de Abril de 2016 at 19:15

    Eu acho que as pessoas estao a fazer aproveitamento politico deste assunto bem triste.
    Quem tem telhado de vidro nao pode atirar pedra nao sei se a maioria de comentadores aqui ja era nascido mas o OSCARITO fez o mesmo a anos atras baliou um cidadao inocente no ovo confundindo com um ladrao e ate hoje OSCARITO foi preso nem chamado a justica.

    Nota:Espero que o jornal tela non publique o meu comentario.

    • Arroz Subistancia

      6 de Abril de 2016 at 19:56

      Correcao- Quis dizer o OSCARITO ate hoje nao foi preso nem chamado a justica depois de baliar um cidadao inocente no testiculos(ovo) omesmo cidadao veio a falecer.

  21. STP REAL da TVS-Programa do Governo de ADI

    6 de Abril de 2016 at 19:25

    Elísio Teixeira nunca irá para CADEIA.
    Afinal cadeia foi feito para povo pequeno.
    Pobo pequeno de quem Patrice Trovoada e os seus ministros vomitam todos os dias na TVS e Rádio Nacional.
    Este mesmo povo pequeno que ele engana para receber voto.
    O lugar do povo pequeno é na cadeia.

    Isto também é Dubai de lá como sempre diz Isabel Domingos presidente câmara Mé-Zóchi.

  22. WXYZ

    6 de Abril de 2016 at 19:27

    Oh SAMPONHA, A justiça em São Tomé e Príncipe nao está cega nao. Se a nossa justice fosse cega na realidade a esta altura os dois estariam detidos em p preventive. Reveja por favor o conceito de uma justice cega.
    Vamos lutar pela justiça realmente cega neste País.

  23. FCL

    6 de Abril de 2016 at 19:38

    E o Caos, Caos…

  24. Diasporana

    6 de Abril de 2016 at 19:55

    Eu não ouço a R.D.P África a quase 1 ano e meio. Deixei de ouvir esta rádio, com pena minha, porque comecei a verificar que eles protegiam determinado partido e governo em S.Tomé. Eu não estava enganado sobre isto. Agora cheguei claramente a conclusão que é isto mesmo que existe nesta rádio. Como é possível que esta notícia triste tenha acontecido em S.Tomé e eu ainda não ouvi uma nota sequer na R.D.P. África? Se fosse algo que manchasse outros partidos políticos em S.Tomé ou outras personagens já se ouvia mais de mil vezes esta notícia a passar nesta rádio. É por isso que esta rádio está a perder credibilidade como pena minha. E não são os diretores desta rádio os culpados. Os culpados disto são os próprios Sãotomenses que trabalham nesta rádio que fazem isto e estão a prejudicar a imagem da própria rádio. Basta ver a festa que fizerram quando um deliquente apanhou porrada no quartel nas mão do chefe de estado maior. A R.D.P África passou isto durante 3 dias seguidos. E agora? São 2 pesos e duas medidas. Parece que estão com medo de alguma coisa. Ainda bem que existe pelo menos este jornal que passa as coisas de todos os partidos políticos e de toda a sociedade.

    • Zinane

      7 de Abril de 2016 at 11:05

      Afinal ouves ou não a RDP África?? Fiquei sem perceber…tamanha é a confusão que vai nessa cabeçinha

  25. oi

    6 de Abril de 2016 at 20:31

    Onde está Raposo? Para por esses bandidos no seu respectivo lugar! Afinal o Raposo tinha razão. Agora aguenta povo . povo aguenta. Fala mais… aguenta só.

  26. MA MINA

    6 de Abril de 2016 at 20:59

    Atençào o senhor Elisio tem paço em casa, de dia ė ministro de noite ele faz coisa com māo dele!!!!!!!!!!!!

  27. Governo de ADI veio para matar

    6 de Abril de 2016 at 23:03

    Governo de ADI é para matar povo pequeno que lhes deu voto. Isto é recompensa pelo voto.

    1° – Militar matou jovem que foi pegar um saco de areia para Machipombo, até hoje ficou tudo em branco.
    2° – África da PIC matou gente ficou tudo em branco.
    3º – Elísio Teixeira Acessor e Diretor de Gabinete de Patrice Trovoada e Presidente da Assembleia matou jovem trabalhador mandaram ele para casa beber Wiski e esperar se acontecesse alguma coisa. Claro que fica tudo em branco.

    E vão continuar a matar gente até fim da legislação.

    Tudo isto é DUBAI.

    • Seabra

      12 de Abril de 2016 at 8:52

      …veio para matar e està matando MESMO…e como!!!
      ADI do Afonso Varela e do Patrice Trovoada, vai ter que responder por todos os crimes cometidos, duratnte o REINO deles.
      Como ousa o Varela fazer parte daqueles que têm cometido crimes em STP? Como ousa ele colaborar na desordem no pais? Como ousa ele partcipar e andar de maos dadas a todos aqueles que faltam o respeito ao presidente Manuel Pinto da Costa?
      Este individuo é realmente dos mais RELES que jamais tive a ocasiao de conhecer. Ele tem-nos surpreendido todos os segundos…até quando?

  28. Ponta-Figo-Lembá

    7 de Abril de 2016 at 8:05

    Coitado do Jovem trabalhador , que trabalha tanto, quem sabe ele também votou para ADI em 12 Outubro/2014,olha o pagamento que o Elísio Teixeira lhe deu.
    Povo de São Tomé e Príncipe, Povo de Água Grande, Mé-Zochi, Cantagalo, Lembá, Caué, e da Região Autónoma do Príncipe, vamos ter cuidado com ADI, estão a nos enganar com Dubai, mas o povo come Dubai?

    Até quando é que teremos uma justiça para os ditos senhores gordos? Na administração pública é perseguição. Nas câmaras distritais até coveiro estão a ser perseguidos, encarregada de limpeza pior, em que país nós estamos.Homem mata gente Tribunal manda ir para casa, sabendo que homem que mata deve estar na cadeia e aguardar o julgamento.

    Minha gente onde está o panfleto explicar sem complicar, para falar desta caso, onde está o “ANDIM” , Minha gente onde está a RTP -África com o seu comentador Abílio e Nilton Medeiros, onde está o STP MAIS, a TVS que transformou em TVG (Televisão do Governo), se fosse eu que povo pequeno já havia muito comentário.

    Os dirigentes da ADI que vieram para o poder só estão a roubar. ADI em Lembá os gajos da ADI só estão a roubar, viva ADI, vida Democracia, “Roubando vamos crescer o distrito de Lembá”.

    Viva ADI partido dos criminosos….Aqui em Ponta – Figo vieram enganar-nos com iluminação pública povo come energia? Senhor ministro Varela passa todo fim de semana para Generosa, atraz das catorzinhas. Eu tenho mais coisas para falar.

  29. Justica

    7 de Abril de 2016 at 8:52

    Quero aqui deixar a minha modesta analise sobre este assunto: Em primeiro lugar nao podemos politizar esse assunto sob pena de fazermos uma analise pouco coerente. A primeira questao que se coloca é: Que interesse teria o cidadão Elisio Teixeira nesse assunto ao ponto de se dirigir ate o cemitério, local onde se encontrava o suposto curandeiro? Proteger o cemitério? O suposto curandeiro estaria a exumar o cadaver de um dos familiares do cidadão? Ainda que assim fosse,o expediente dado pelo cidadao mais o agente da Pic, foi inadequado. Por outro lado, o ferimento sofrido pela vitima, pela narracao da irma da vitima foi desnecessario salvo situacao de legitima defesa. Outra analise nao menos importante, é o facto da vitima ja no hospital ter sido recusado o tratamento pelos médicos.Isto é correcto? O facto da vitima ter estado em situacao que se encontrava, nao merecia os cuidados com emergencia? Portanto deixo aqui duas perguntas: A vitima merecia ser atingido? A vitima não devia ser atendido embora algemado? Espero que os mais sensatos reflitam sobre esta matéria.

  30. malebobo

    7 de Abril de 2016 at 11:28

    obrigado tela non, é único jornal que temos no pais que informa com verdade, os restante estão ao serviço do messias presidente de Dubai, onde que está a cadeia de alta segurança, onde os teus seguidores deveriam estar guardo, messias homem manda tempo, deus manda para sempre, aqui é mundo, são Tomé poderoso não dorme

  31. malebobo

    7 de Abril de 2016 at 11:41

    já agora aqui neste espaço onde podemos expor as nossa ideias sem nenhuma censura, onde está o senhor messias que sempre pautou falando que vai transformar stp, num Dubai, achas que se fosse no Dubai este seu amigo e seguidor iria ficar impune, só com cristo o senhor chefe de Dubai

  32. malebobo

    7 de Abril de 2016 at 14:21

    Muito obrigado o tela non,um jornal que está ao serviço da nação de não do partido adi, sempre a nos brindar com boas noticias e exercendo as funções com imparcialidade, e que o seu Director não vende alma como os outros directores de jornal, tais como o parvo do parvo Abronsio, que está ao serviço do chefe do governo de dubai

  33. malebobo

    7 de Abril de 2016 at 16:00

    porque que até então o patrão messias do adi, não sente com coragem de apresentar o seu candidato, ele sabe que vai ser castigado na urna, por isso está ainda a pensar

  34. malebobo

    7 de Abril de 2016 at 16:37

    hoje arrependo de ter votado neste partido de messias chefe de Dubai, mas eu acredito em são Tomé poderoso, você vai ter perder essa eleição presidencial que vem ai para saber que o povo de stp, não é tão parvo como pensa, vieste com essa conversar de dizer que vai transformar stp em Dubai, onde que está arroz da campanha de 13.000,00,que foi uns dos motivos para ganhar essa eleição legislativa 12/10/2014

  35. Tony

    7 de Abril de 2016 at 16:43

    TVS tornou TVG “Televisão do Governo ADI”, aos familiares meus sentimentos, não entrega nada essa casa de Bandidos Playboy, corruptos, paleientos deixa na mão de Deus.

  36. ADI - Contra

    7 de Abril de 2016 at 18:54

    dou mal empregado de ter votado no ADI

  37. Dubay não é isto

    7 de Abril de 2016 at 18:56

    Povo de São Tomé e Príncipe, Povo de Água Grande, Mé-Zochi, Cantagalo, Lembá, Caué, e da Região Autónoma do Príncipe, eu votei no ADI e já estou tão revoltado que só me falta explodir… Não vou falar muito porque nem imaginem o que me passa pela cabeça.Votei no ADI,Pensando que tería um país de dirigentes sérios e que a corrupção diminui-se,que as compras de carros de luxo parassem,que houvesse mais justiça,que os membros do governo fossem exemplos da sociedade e desta geração nova que vem,que acabassem com a impunidade seje para quem fosse,que terminassem de dar os tachos as boquitas sem competência e depois comprarem carros de luxo para as mesmas com o dinheiro dos contribuintes,o país não avançou,não sejamos palermas, dar água e energia as populações das zonas rurais e pensando que estão fazendo muito,meus senhores não sejamos palermas,O Elisio Teixeira num país sério não seria nada,nem accesor ,nem nada,mas o Patrice Trovoada trabalha com eles,muita brincadeira e hipocresia da sua parte,outro é Augério Amado Vaz,outra brincadeira também,os senhores sabem que o país é pequeno e todos nós nos conhecemos e o senhor está muito mal representados,desde seus membros do governo que são altamente bandidos como o Américo e outros,os acessores não valem nada,enfim por tudo isto podes contar que não terás o meu voto nem da minha família e tudo farei para demostrar as outras pessoas o que estão fazendo neste país.O Elísio Teixeira ,mas o seu o seu primo,ambos barrigudos devem aguardam o julgamento na cadeia,não importa se é acessor de PT,não importa se é filho do sr.Paquete,juíz…ou se eles não vão a cadeia,devemos ser sair a rua e em peso.Temos que construir o país para os nossos vindores,embora votei e fui simpatizante deste partido,sinto-me revoltado,revoltado,revoltado que estou quase a arrebentar……………………….

  38. Jurupiga

    8 de Abril de 2016 at 7:01

    Este palhaco, ja fez muitas sena triste, so que desta vez foi longe demais, tera quer punido, e retirado de todos os cargos politico que ocupa, nao podemos criticar o ADI pelo facto de um dos seus membros terem um comportamento tao triste, o partido so tem è que simplesmente afasta-lo de todos os cargos que ocupa, nao ha condicoes para mante- lo nos cargos que ocupa, ja nao e a primeira vez que faz senas tristes, tem que ser retirado. As soon as possible. Esta a sujar o partido.

  39. Jurupiga

    8 de Abril de 2016 at 7:08

    A onde mora a Justica neste Pais, ele tem que ser condenado e press com urgencies, Carol Lritores, lembrem se da Sena do ex Ministro da Justica, Roberto Raposo, ele tinha razao ou nao? Os Juizes, O tribunal neste Pais è um centro de palhacos

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top