Elias Costa(na foto) cidadão são-tomense é acusado pelo Tribunal de Aveiro-Portugal, na prática de 8 crimes. Notícia divulgada pelo Jornal Diário de Aveiro, dá conta que o cidadão são-tomense Elias Costa, começou a ser julgado à revelia, apesar de ter sido notificado para a audiência de julgamento.
Elias Costa não compareceu ao julgamento, nem justificou a sua ausência. A notícia que está a correr o mundo também via as redes sociais onde Elias Costa sempre está presente, refere que o paradeiro do cidadão são-tomense é actualmente desconhecido.
Não se encontra em Portugal onde praticou os 8 crimes, e ainda não se sabe em que parte do mundo Elias Costa se encontra actualmente abrigado.
Segundo a notícia do Jornal Diário de Aveiro, Elias Costa, é acusado na prática de 3 crimes de peculato, mais outros 3 crimes de falsificação, e 1 crime de fraude na obtenção de subsídio e mais 1 crime de desvio de subvenção.
O Tribunal de Aveiro também não sabe do paradeiro da companheira de Elias Costa, esta também indicada como tendo praticado delinquência, tal qual o companheiro Elias, que com uma carga de 8 crimes poderá ficar provado a sua conduta delinquente.
Tudo indica que o cidadão Elias Costa que através das redes sociais tem mostrado ser conhecedor profundo do Jornalismo e da Lei da Imprensa, deverá ao que tudo indica sair nos próximos dias do seu esconderijo algures pelo mundo, para confrontar o Tribunal de Aveiro e o Jornal daquela cidade portuguesa, com as normas de ética do jornalismo e do direito.
Leia a Notícia do Jornal Português :
Luizf
15 de Agosto de 2016 at 18:30
Força Justiça Portuguesa.
Esse Elias quer refúgio no Patrice Trovoada. Ultimamente tem engraxado o Patrice Trovoada e o partido ADI. Afinal é um grande delinquente
ADI é mesmo um centro de delinquentes.
Escola da Máfia Gabonesa
15 de Agosto de 2016 at 18:32
Icé só ça sweeg. Afinal Elias Costa também é corrupto. Patrice Trovoada tem uma equipa de luxo. Augerio Amado Vaz, Elias Costa, Raul Cravid dentre outros ciganos… Elias Costa aquele andou maltratar Pinto Costa dizendo que homem é corrupto,ditador e ladrão, final é mais ladrão e bandido. Oh,Deus é tão bom, justiça de vina tarda mais chega sempre!
FCL
15 de Agosto de 2016 at 18:52
Elias Costa a “Força Tranquila”…., por favorê isso vai dar Bum.
Afinal homem esta com rabo na estrada de milhares de kilometros.
Tanto investimento para ter passaporte diplomático…
FCL
15 de Agosto de 2016 at 18:59
Este fato que ele comprou para ir a tomada de “pose” e melhor trocar ou vender e vestir roupa de preso uma vez.
E já agora começar a fazer alguns exercícios físicos com ajuda de vaselina, porque cadeia em Portugal, logo na entrada “tloca oleo” é batismo.
Gente não faz ma fé com São Tomé e Principe.. enfim menos um
Quidide
15 de Agosto de 2016 at 19:03
Só com Cristo Elias. Quem diria que quando sentamos no banco da escola viesses revelar-te tão prepotente nas redes sociais insultando e bloqueando todos que tivessem opinião contrária à tua…Cuspindo no prato que comeste e tudo!
Eu até tenho pena dele meus caros compatriotas, “pundá quá cu Elias scá passá, na dejé nê dá pó matu fá”.
Mas tudo isso denigre a nossa imagem no exterior sem dúvida.
nao presta
16 de Agosto de 2016 at 18:08
kei Quidide oce nao presta mesmo…vomita toda a ajuda que ele te deu mais pah…
Quidide
17 de Agosto de 2016 at 15:49
Sr. (a) não presta,como o seu próprio pseudónimo você de facto não presta mesmo , não vale nada e vê se procura um psiquiatra porque só deve estar a delirar para dirigir um disparate desses num jornal tão prestigiado no nosso país, você deve ser um dos lacaios que andam a vender o país por umas migalhas e quer se disfarçar aqui para iludir os leitores. Pelos vistos é a primeira vez que lê um jornal e nem uma opinião válida sabe formular. Cresça e apareça para se dirigir a mim porque falta-te muito para chegar ao meu nível.
cacau
15 de Agosto de 2016 at 19:28
Assim são os apoiantes do ADI.
Cuidado porque o próprio Evaristo podera nos surpreender com o lado obscuro.
E se formos a investigar algumas casas que os deputados do ADI construiu nos últimos anos”ai ao ai,,, de onde vem a fonte. Povo abre os olhos” cua scabi
Verdade
15 de Agosto de 2016 at 20:10
Elias Costa, o ladrão da ADI. Passa vida nas redes sociais a engraxar o ADI. Esse so quer vida fácil.
Ultimamente tem aparecido muitos delinquentes a apoiar o ADI. Querem vida fácil e não quer trabalhar, o ADI de Patrice, é refúgio desses delinquentes. O outro engraxador é o Waldir Pires, o gajo da licenciatura duvidosa.
Santomense
15 de Agosto de 2016 at 20:15
Elias Costa é ladrão.
Essse gatuno tem que ir a cadeia.
Boca da Urna
15 de Agosto de 2016 at 20:20
Na sua página de facebook ele publicou uma música que está a bater em França. Grande probabilidade de andar por lá.
Não é um crime de sangue. Mas errou tem que pagar. Fica uns anos na prisão ou paga uma multa é o mínimo que terá que fazer. Desta forma aprende a baixar o ego e a respeitar a opinião dos outros.
Jorge Trabulo Marques
15 de Agosto de 2016 at 23:42
O Elias Costa, declarado contumaz, com a sua ex-companheira, em 2005, uma vez mais mostra a sua face de hábil manipulador e de pessoa de má fé: além dos sórdidos ataques que faz à única imprensa livre e independente, mas também corajosa, heroica, veio dizer que “Convido a todos para fazer a leitura de dois e-mails que me foram dirigidos pelo Tribunal de Aveiro (NOTA: para quem se mostrar interessado poderei fazer o reenvio desses e-mails para o seu endereço de e-mail) ” – Sim, então o que quer dizer com isso?
E acrescenta o bandarilheiro contumaz – Qualquer ser humano que saiba ler pode concluir que o tribunal de Aveiro tem o perfeito conhecimento sobre a minha atual residência e, pelo facto de residir no estrangeiro, aceita que eu seja simultaneamente notificado por via de correio eletrónico”.
O facto de ter o seu e-mail não significa que saiba onde resida – Pode-se viajar para qualquer parte do mundo e até se fixar residência, no entanto não é necessário alterar a residência inicial do e-mail
A notícia é muito clara e não deixa margem para duvidas
QUARTA, 22 JUNHO 2016O ex-secretário-geral da associação de cooperação para o desenvolvimento SUL, sediada em Aveiro, começou, ontem, a ser julgado à revelia, 15 anos depois de terem ocorrido os crimes pelos quais está acusado. Apesar de ter sido devidamente notificado da audiência, o arguido, que se encontra a residir no estrangeiro, não compareceu no Tribunal de Aveiro, nem justificou a ausência. O colectivo de juízes decidiu, assim, iniciar o julgamento sem a presença do arguido, que está acusado de três crimes de peculato, três crimes de falsificação, um crime de fraude na obtenção de subsídio e um crime de desvio de subvenção. O caso envolve ainda a então companheira do arguido, em relação à qual o tribunal ordenou a separação dos processos, por se encontrar em parte incerta.
Leia a notícia completa na edição em papel
Admirado
16 de Agosto de 2016 at 1:26
Boas!
N entendo nada de leis, mas fiquei curioso! 15 Anos e o crime n prescreveu? Se esta foragido, o estado n podera localizalo atraves do seu passaporte?
Obrigado
"Beleza Áfricana "
16 de Agosto de 2016 at 0:59
…….a verdadeira face da mudança,dá estabilidade democrática tão esperada pelo povo.Sao com esse indivíduo que o país conta ir para frente..só pode ser um piada….ihihihihihihihihjhihihih
"Mundo é Deus"
16 de Agosto de 2016 at 10:33
Filho De Peixe, sabe nadar. Elias Costa é filho de Quaresma Costa, o antigo ditador que distruiu a vida a muita gente na Região Autónoma Príncipe. Elias Costa só andava da viatura de marca Mazda. Não misturava com filhos de pobre na escola. Engravidou uma aluna com 17 anos, abandou-a no Príncipe e pegou na bolsa de estudo foi Aveiro deixando a coitada a Deus dará. Tinha poder para tudo. Hoje cospe no prato que comeu e lambeu! Vais ter o mesmo fim que teve outro, terminaras com fruta pão torado e bolo de coco no bolso, gritando ” Mundo é Deus, deixa Deus com seu mundo”!!! Ingratidão tem um preço o teu preço vai ser este…
nao presta
16 de Agosto de 2016 at 18:02
Oiça lá sua anormal, fala barato: O que é que o senhor Quaresma Costa fez? Trabalhou até morrer e deixou tudo que ja tinha antes da vida de “ditador” como você lhe chama? Ele que lhe vá pegar o pé a noite quando você fôr dormir, desgraçada!!! Até tens inveja de Mazada que ele andava? Pragueje Deus por não ter nascido filho do Ditador!!! E já agora fala com a “rapariga” de 17 anos e pergunta se você tem razão…burra…pequena apanhou bolsa dela pra Portugal, não estudou…tiraram bolsa…depois andou na boa vida…estragou vida de rapaz e ainda você tá culpa ele…burra, infeliz…invejosa…quem é ingrata é você que comeu banana pao de Quaresma Costa e ainda vem reclamar de barriga cheia
Carlos Vera Cruz
16 de Agosto de 2016 at 10:57
Acho haver exagero no modus “comentários”. Aguardemos a reação do Elias depois façamos os devidos comentários senhores comentadores.
3 Macucu
16 de Agosto de 2016 at 12:23
Eu sempre disse ,que S.tomé poderoso é um SANTO vivo todos aqueles que ,estao a contribuir para por S.tomé em ruina vai pagar aos bucados (Guadà kua escà bi) ainda neste ano vamos discubrir muitas coisas feias Santo Antonio é um Santo que discobre muitas coisas é por isso que lhe chamam Santo antonio discobridor ,nao tenha medo vaomo pegar muitos malandros kkkkkkk
Jorge Trabulo Marques
17 de Agosto de 2016 at 14:28
A noticia veiculada no Diário de Aveiro, é da Agência Portuguesa Lusa, que correu mundo, foi publicada no Correio da Manhã, em vários jornais portugueses e também deve ter chegado a S. Tomé, tal como outras anteriores da mesma Agência de Noticias, acerca das trafulhices do Sr. Elias, que lesaram a Associação SUL, em 27 mil euros; no entanto, e , nem os órgãos de comunicação social do Estado, em S. Tomé e Príncipe, e nem sequer a pesssoa denunciada, o Sr. Elias, quiseram saber, ignoraram completamente os seus conteúdos e não os contestaram; agora, o ex-secretário geral da SUL – Associação de Cooperação para o vira-se contra o único jornal santomense que teve a coragem de publicar a noticia do Diário de Aveiro, que é a mesma da Lusa, tal como aqui posso decomentar, com alguns excertos
LUSA – Ex-dirigentes de organização não governamental sediada em Aveiro com julgamento adiado
11 de Maio de 2016, 21:10
Aveiro, 11 maio (Lusa) – O Tribunal de Aveiro adiou para 21 de junho o início do julgamento de dois antigos dirigentes de uma organização não governamental para o desenvolvimento sediada em Aveiro, que estava marcado para hoje.
O adiamento ficou a dever-se à ausência dos arguidos, que estão acusados pelo Ministério Público (MP) de três crimes de peculato, três crimes de falsificação, um crime de fraude na obtenção de subsídio e um crime de desvio de subvenção.
– Excerto de Ex-dirigentes de organização não governamental sediada em Aveiro …
Senão atente.se nestes dois exemplos – 11 maio (Lusa) – O Tribunal de Aveiro adiou para 21 de junho o início do julgamento de dois antigos dirigentes de uma organização não governamental para o desenvolvimento sediada em Aveiro, que estava marcado para hoje.
O adiamento ficou a dever-se à ausência dos arguidos, que estão acusados pelo Ministério Público (MP) de três crimes de peculato, três crimes de falsificação, um crime de fraude na obtenção de subsídio e um crime de desvio de subvenção. http://noticias.sapo.tl/portugues/lusa/artigo/20705229.html
abenildo oliveira
17 de Agosto de 2016 at 16:24
Força colega.
Não liga estes gajos.
Nós agora temos todo o poder nas mãos.
Fique tranquilo rapaz.
Nanana
25 de Agosto de 2016 at 0:37
Gente, acalmem-se
De certeza que o arguido também tem direito à defesa.
O Tribunal já condenou o homem?
Não acredito que o Elias, filho de quem é, irmão do Dr. Quaresma Costa, gente fina e de valores, tenha feito o que está descrito…
Todo o arguido é inocente, até prova em contrario!
Estou certa que o Elias como pessoa de Bem, há de encontrar uma forma de se explicar e não deixar o seu nome e da família caírem na lama por uns M miseráveis 20.000€. pelo menos que fosse por 20 milhões…
Muita calma e serenidade na hora de linchamento público sem provas