Sociedade

Medo Instalado – Igreja Católica contesta

21 de Dezembro, dia de importância histórica, política e cultural para São Tomé e Príncipe, pois simboliza o descobrimento da ilha de São Tomé pelos navegadores portugueses em 1470. Mais ainda 21 de Dezembro de 1974 foi o dia em que entrou em funções o governo de transição que conduziu o país a independência nacional. A nível da Igreja Católica 21 de Dezembro é o dia do Santo Tomé. O nome santo que baptizou a ilha de São Tomé.

Na celebração do grande dia da ilha de São Tomé, o bispo da diocese de São Tomé e Príncipe, Dom Manuel António, falou da paz. Um elemento importante para São Tomé e Príncipe, mas que segundo o Chefe da Igreja Católica, «a Paz só tem sentido sem a cultura de medo no país».

Foi numa missa em alusão ao dia de Santo Tomé. Missa grande envolvendo centenas de católicos, incluindo o Presidente da República Evaristo Carvalho, cristão e católico.

O Bispo da Diocese de São Tomé é contestatário da cultura do medo. Seu posicionamento reflectido em poemas e declarações públicas mereceu em 2017 ataques duros do primeiro ministro Patrice Trovoada, que é muçulmano.

«É respeitando a vida, cultivando a tolerância e a solidariedade, procurando caminhos de justiça e verdade, que poderemos fazer do nosso país um país de paz», acrescentou Dom Manuel António, na missa de 21 de Dezembro.

Abel Veiga

9 Comments

9 Comments

  1. Joao Carlos

    28 de Dezembro de 2017 at 15:52

    Muito bem senhor Bispo. A igreja deve sempre levantar a sua voz na defesa da justiça e dos direitos dos Cidadãos…. Obrigado !

  2. Bobuwabó

    28 de Dezembro de 2017 at 17:10

    Na minha vida até agora, descobri que na verdade só há dois tipos de pessoas: aqueles que estão com você, e aqueles que estão contra você. Aprenda a reconhecê-los, pois eles são frequentemente e facilmente confundidos um com o outro

    Provérbios 29
    …4Quando o governo é honesto, o país tem segurança; mas, quando o governo cobra impostos demais, a nação acaba em desgraça! 5O homem que bajula seu próximo está apenas construindo uma armadilha para si mesmo. 6Os ímpios são capturados nas artimanhas de seus próprios pecados, mas os justos andam livres e felizes!…
    Referência Cruzada
    Salmos 5:9
    Na boca deles não há palavra sincera, suas mentes tramam continuamente o mal. Suas gargantas são como um túmulo aberto, e com suas línguas seduzem e enganam.

    Salmos 36:2
    O ímpio é tão arrogante que não percebe e muito menos rejeita seu pecado.

    Provérbios 26:28
    A língua mentirosa destila ódio sobre aqueles a quem fere, e a boca bajuladora provoca destruição!

    Provérbios 28:23
    Quem repreende um homem depois achará favor, mais do que aquele que o bajula com palavras vãs.

    Abaixo Ditaduras.

  3. S. Tomé

    28 de Dezembro de 2017 at 20:39

    Estive presente. Foi simplesmente uma declamação de poesia vazia ao povo. Esse Bispo não nos serve como o Dom Arlindo serve ao povo de Cabo Verde. Como os Bispos de Angola servem as igrejas Angolana. Esse anda nas nuvens. A Diocese está perdida, muitos padres e irmãs não vão nos encontros que bispo
    propõe pq ele perdeu a credibilidade diante dos Missionários. Devido a fofoquice que lhe é carecteristico, imaturidade e tb por deixar pateticamente o Idf nas mãos dos portugueses.

    • luisó

      29 de Dezembro de 2017 at 14:11

      Mas o IDF pertence a quem e quem paga as contas ?

    • Olho vivo

      29 de Dezembro de 2017 at 23:49

      Nao cuspa na sopa, nem faça do povo se STP o ressabiamento inculto que lhe sai das entranhas senhor incógnito.

    • Diasporano.cv

      3 de Janeiro de 2018 at 18:47

      Meu caro amigo, poesia não é para analfabetos. Analfabeto não é só aquele que não sabe ler. É sobretudo aquele que não sabe ver, pensar… poesia exige um grau de abstração,reflexão que não vi no teu comentario.
      Então acha que uma sociedade eivada de medo pode dizer-se “democrática”. Acha que um primeiro ministro contestado por muitos, indiciado por várias atitudes merece representar-te?
      O que dirias se alguém fosse para a tua casa e não te deixasse fazer o que quisesses?( isto é o exemplo da presença da tropa estrangeira, neste caso a Ruandesa ).
      Estamos mal, muito mal mesmo se as coisas assim continuarem,sobretudo com um presidente que desconhece o seu papel ou faz-se desconhecer porque também está cheio de medo.
      O bispo como sacerdote, faz o seu
      papel.Cabo ao seu discípulo, neste caso o povo entender,interiorizar a mensagem e agir em conformidade.
      … Um santomense….

  4. X e Y

    29 de Dezembro de 2017 at 15:32

    Até a igreja este primeiro-ministro conseguiu afrontar. Que raio de homem, meu Deus!!! Este homem tem de meter em tudo, minha gente? Que raio de coisa.

  5. Conceicao Pereira

    30 de Dezembro de 2017 at 13:33

    Sao Tome de Almada Negreiros , de Batepa 1953, de partido unicoe agora de muitipartido jamais sera dominado por homem algum ,

    Nunca

    A Igreja Adventista de setemo Dias, Eu recomendo-vos e jejum e oracoes em prol de povo saotomense.

  6. Joca Dóxi

    30 de Dezembro de 2017 at 19:22

    ELEIÇÕES GERAIS JÁ!!!! PRESIDENCIAIS, LEGISLATIVAS, REGIONAIS E AUTÁRQUICAS AO MESMO TEMPO. JÁ!!!!! É a única forma de resolver todos estes problemas. E antes disto uma entidade externa deve rever e vistoriar todo o sistema de cadastro eleitoral que foi recentemente feito.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top