Sociedade

“A pobreza vê-se em todo o lado em São Tomé”

Quem o diz é o Bispo da Diocese de São Tomé e Príncipe Dom Manuel António em entrevista à VATICAN NEWS .
Continuo a ver o meu povo sofrer com a pobreza”, sublinhou ao portal da Santa Sé D. Manuel António dos Santos, Bispo de S. Tomé e Príncipe.

Declarações à margem da assinatura, no passado dia 2, em Lisboa, do protocolo entre a sua diocese e o Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização tendo em vista o desenvolvimento social e cultural do país.

500 anos da Diocese de S. Tomé

Um acordo no contexto da preparação das comemorações dos 500 anos da criação da diocese são-tomense, diz o prelado que vê nesta colaboração uma forma de “aprofundar o significado da vivência da fé também naquelas terras de S. Tomé e as marcas que essa mesma vivência da fé deixou, quer na cultura daquele povo, quer mesmo na nossa história comum entre Portugal e S. Tomé e Príncipe”.

Instabilidade social e política

D. Manuel António dos Santos acentua a sua grande preocupação com “uma certa instabilidade social e politica” no país, e ainda com “a falta de futuro” da juventude e até da própria igreja, “uma igreja pobre entre os pobres” devido às “limitações que o povo sofre”.

“Não vale a pena estarmos a fechar os olhos à realidade do país”, explica o Bispo de S. Tomé que fala de “salários baixos” e de “um índice de pobreza altíssimo”, um país que “sozinho não consegue resolver os seus problemas”.

Cooperação com Países da região e no espaço CPLP

“Pessoalmente estou convencido que só integrando uma espécie de comunidade de países da região em que mutuamente se interligassem, é que eu creio que conseguiria encontrar mecanismos que lhe permitissem sair da situação, de fato, da pobreza em que se encontra”, sugere o prelado que não deixa de reforçar a importância da cooperação com Portugal e no espaço da CPLP.

O Bispo de S. Tomé destaca ainda a importância da mobilidade nos países lusófonos, apesar das dificuldades que têm surgido.

“Ao menos entre os países africanos da CPLP pudesse haver essa mobilidade como afirmação até de toda uma história comum”, diz D. Manuel António dos Santos, que não percebe, por exemplo, “que um santomense para ir a Angola necessite de visto, e coisas assim, quando entre Angola e S. Tomé e Príncipe sempre houve laços privilegiados em todos os aspetos”.

Português seja língua oficial no Vaticano

O Bispo de S. Tomé reafirma ainda um desafio saído do recente encontro dos bispos lusófonos em Cabo Verde, o de “juntos pedirmos ao Santo Padre que o «português» seja língua oficial “do próximo sínodo dos bispos para a Juventude.

Nós gostaríamos é que o «português» seja língua oficial no Vaticano”, conclui o prelado português que está ao serviço da comunidade católica são-tomense desde 2007.

Acompanhe a entrevista em registo audio da VATICAN NEWS. –

Fonte : VATICAN NEWS

 

    8 comentários

8 comentários

  1. joao carlos

    14 de Maio de 2018 as 14:54

    Muito bem senhor Bispo, na defesa da verdade…., contra a censura do actual poder .

  2. STP

    14 de Maio de 2018 as 19:47

    Boa Senhor Bispo. Não tiro nenhuma vírgula do que disse.
    Obs.: o respeitável Bispo da Diocese não está a fazer política como muitas cabeças ocas estão a dizer por aí, porque lhes convém,apenas falou da realidade santomense.
    Simmmmm, a Igreja deve interferir em defesa dos cidadãos ;
    Simmmmm, a Igreja tem desempenhado o seu papel a nível social, que é apoiar os mais desfavorecidos.
    Simmmmm, Igreja somos todos nós, não é apenas o Senhor Bispo….. Etc
    Por isso dói lá. Beijinhos no ombro.

  3. badiu di stp

    15 de Maio de 2018 as 9:23

    Sem dúvida concordo plenamente como o Sr. Bispo, prova disso basta deslocar as Comunidades rurais e dar um passeio na nossa Capital. Os nossos políticos não estão interessados em defender interesses colectivas mas sim pessoais, basta ver o caso Rosema e ver o caso do militar que tirou vida a sua mulher.
    Fui em breve estarei de volta

  4. Metido a Besta

    16 de Maio de 2018 as 18:55

    Que sao Tome e seu povo vao de mal a pior ja sabemos mas o que nao sei e que gostaria de saber e tao so o que Sr Bispo tem feito para reverter tais situacao?

    Como representante maxima da Igreja catalica em sao Tome isto esta claro mas nao esta claro para a guem a vossa ex representa Deus ou papa.

    Eu nasci e cresci em Sao Tome ate a idade de 24 anos , depois de servico militar que sai de sao Tome mas, antes de sair frecuentei igrejas ate um dia que questionei o Padre Diz ou Bejame e ele olhou para observando fitando me nos olhos por alguns instante depois respondeu com a pergunta.

    onhences a residencia de padre na cidade capital na avenida que sai de agua grande a clube nautico e paralelo ao palacia presidencial ha um predio depois de internato.

    Afirmei que sim e assim fiz e foi necessario passar duas vezes e o padre Diz entregou uma Biblia, apenas o novo testamente com a cruz e uma foto de Jesus Cristo com a capa verde.

    Foi assim que tomei o conhecimento com Deus , seus propositos para a humanidade e como nao ppoderia deixar de ser o nosso salvados O Nosso senhor Jesus Cristo.

    Estavamos nos anos de entre 1975 a 1978 e apartir daquela altura tudo transformou na minha nida , li e devorei a Biblia e cada vez sentia mas necessidade de indentificar e ate entao nunca perdi esta vontade de estar conetado e viver obdiente as os insinamentos de Sr Jesus Cristo,

    Nao existe nada neste mundo superior do que amor e ensinamento de Jesus, viver uma vida da fe nele ,

    A Cura de um Menino Endemoninhado

    14 Quando chegaram onde estava a multidão, um homem aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se diante dele e disse: 15 “Senhor, tem misericórdia do meu filho. Ele tem ataques[a] e está sofrendo muito. Muitas vezes cai no fogo ou na água. 16 Eu o trouxe aos teus discípulos, mas eles não puderam curá-lo”.

    17 Respondeu Jesus: “Ó geração incrédula e perversa, até quando estarei com vocês? Até quando terei que suportá-los? Tragam-me o menino”. 18 Jesus repreendeu o demônio; este saiu do menino que, daquele momento em diante, ficou curado.

    19 Então os discípulos aproximaram-se de Jesus em particular e perguntaram: “Por que não conseguimos expulsá-lo?”

    20 Ele respondeu: “Porque a fé que vocês têm é pequena. Eu lhes asseguro que se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: ‘Vá daqui para lá’, e ele irá. Nada lhes será impossível. 21 Mas esta espécie só sai pela oração e pelo jejum”.

    Mas esta espécie só sai pela oração e pelo jejum”. Oracao e pelo Jejum .

    Ora sendo um autoridade superior da Igreja e tendo a consciencia da situacao socio politica e social pergunto lhe se nao achas que fazia sentido pedir ao fies que tais situacao so sai pela oracao e pelo jejum.

    Por ultimo que leitua faz de Jeremia 10 ?

    Bem aventurado todos os homens de boa vontade para com seus semelhantes,

    Bem haja

  5. Padrasto

    21 de Maio de 2018 as 15:46

    Metido a Besta. As tuas insinuações é mesmo coisa de gente besta.

    • Metido a Besta

      21 de Maio de 2018 as 22:51

      Vamos ao factos,

      Eu nasci e creci em Sao Tome ate a idade de 24 anos altura que ausentei depois de servicos militar.

      A primeira escola primaria que frecuentei foi privada e a minha mae pagava 40 escudo mensal e ela tomou esta decisao porque queria o melhor para o filho e sabes qual foi o resultado?

      O ano letivo nao chegou ao fim. Sabes porque porque a referida escola era da igreja catalica e localizada em Santana que deixou de funcionar por ausencia ou falta da professora. Tinhamos uma professora que vinha de Bom Bom que deixou de comparecer.

      Assim perdi o meu primeiro ano escolar e a minha mae perdeu dinheiro dela investido no ensino de filho.

      Outra decepcao,Uma das minha tia foi engravidada por um padre tendo dado a luz a filho tao branco ou mestico que de negro ou preto ele nao tinha nada ate seu cabelo.

      Tal e qual a figura de tal padre porque as pessoas foram me informando e e fui observando e era verdade.

      Nunca confrontei a minha tia com tais questao , nem o meu pai , ninguem mas tambem nao esqueci.

      Terceira decepcao, 30 anos depois voltei a Sao Tome de visita e uma das coisas que constatei foi que a igreja catolica mandou, sugeriu instalar uma capelinha nos peremitros da casa da minha familia e uma imagem.

      Somos maioritariamente Adventissta de Septo Dia , observamos sabados e nao prestamos culto as Imagens e deuses feito por homens e isto esta escrito explessamente na Biblia e no livro de Jeremia o capitulo 10 ( Jeremias 10 )

      Tendo ouvido muitas criticas a igreja catolica e comparando-as com as descricao da Biblia chequei a conclusao que faz sentido. Nada melhor que perguntar alguem que entendi do assunto e representante maxima da igreja em Sao Tome.

      Lei a Biblia com vista entender o que ela ensina e depois com a base nisto faz o seu juizo de valor.

      O Joao de Baptista que pregou no deserto exortando rependem renunciando vossos maus caminhos e vindes baptizai-vos. Onde esta buscai padrinho e madrinha para serdes baptizados ?

      Com que idade foi baptizado Sr Jesus Cristo? Ou quando foi ,era Ele ainda bebe ou ja homem adulto?

      O Google e seu motor de busca tormou o conhecimento acessiveis basta pesquisar.

      Achas normal que alguem que tivesse sido a victima de abuso sexual perpetrado por padres , bispo ou seja la quem fosse e sente a couragem de aproximar de papa e reclamar e ele responde ou enterroga prova publicamente?

      Na Inglaterra, como em Portugal apresentas uma denuncia a policia judiciaria ou MP publico vao analizar se deve ou nao haver uma investigacao

      Marcos 9:14-29
      A Cura de um Menino Endemoninhado

      25 Quando Jesus viu que uma multidão estava se ajuntando, repreendeu o espírito imundo, dizendo: “Espírito mudo e surdo, eu ordeno que o deixe e nunca mais entre nele”.

      26 O espírito gritou, agitou-o violentamente e saiu. O menino ficou como morto, ao ponto de muitos dizerem: “Ele morreu”. 27 Mas Jesus tomou-o pela mão e o levantou, e ele ficou em pé.

      28 Depois de Jesus ter entrado em casa, seus discípulos lhe perguntaram em particular: “Por que não conseguimos expulsá-lo?”

      29 Ele respondeu: “Essa espécie só sai pela oração e pelo jejum[

      Como tu falas de insunuacao e o papa Francisco fala de prova eis que satisfiz ambos.

  6. Metido a Besta

    21 de Maio de 2018 as 21:20

    1Agora, pois, escutai bem a Palavra que vos fala Yahweh, ó Casa de Israel!

    2Assim diz o SENHOR: “Não aprendais o caminho das nações, tampouco vos espanteis com os muitos sinais no céu; porque é por meio deles que os pagãos são atemorizados.

    3Ora, os costumes religiosos das nações são inúteis: corta-se uma árvore da floresta, um artista a modela com suas ferramentas;

    4enfeitam-na com prata e ouro, prendendo tudo com martelo e pregos, para que não balance e caia ao chão.

    5E, como um espantalho postado em uma plantação de pepinos, os ídolos ficam calados e imóveis; eles são incapazes de falar e têm que ser transportados, porquanto não conseguem dar um passo sozinhos. Sendo assim, não tenhais medo deles, pois não podem fazer qualquer mal ou bem a quem quer que seja.”

    6Não existe ninguém semelhante a ti, ó SENHOR; és Grande, e magnífico é o poder do teu Nome.

    7Quem não te temerá, ó Rei das nações? Pois a ti se deve o amor reverente, que é o temor do SENHOR; porquanto entre todos os sábios das nações, e em todos os seus reinos não existe nada nem ninguém que se possa comparar a tua pessoa.

    8Mas todos eles são insensatos e loucos; acreditam que podem ser orientados por ídolos de pau.

    9Trazem prata batida de Társis da melhor qualidade e ouro puro de Ufaz; a obra do artista e do ourives então é vestida de azul violeta e vermelho escarlate, mas tudo não passa de uma obra feita pelas mãos hábeis do artesão e do fundidor.

    10Entretanto, o SENHOR é o Deus verdadeiro, Yahweh é o Deus vivo; o rei Eterno. Quando ele se ira, toda a terra treme, as nações não podem suportar o seu furor.

    11“Assim lhes direis: Os deuses que não fizeram os céus e a terra, desaparecerão do mundo e de sob os céus!”

    12Mas foi Deus quem pensou e formou a terra por meio do seu poder, e firmou o mundo com a sua sabedoria. Foi o Eterno quem estendeu os céus mediante seu entendimento.

    13Ao som do seu trovão, as águas no céu rugem, e formam as nuvens desde os confins da terra. Ele faz os relâmpagos para a chuva e dos seus armazéns despacha os ventos.

    14Todo ser humano é ignorante e não tem entendimento; todo fundidor é humilhado pela própria imagem que esculpe, porquanto as imagens que funde são falsas e nelas não há o fôlego da vida.

    15São inúteis, são objetos de zombaria. Quando chegar o dia do julgamento delas, serão condenadas sumariamente e perecerão.

    16Aquele que é a porção de Jacó nem se compara a essas imagens, pois ele é quem forma tudo o que existe e Israel é a tribo de sua herança. Yahweh dos Exércitos é o seu Nome.

    17Reúne tudo que é teu e consegues carregar, prepara-te para abandonar a tua terra que já está sitiada.

    18Pois assim diz Yahweh: “Desta vez lançarei fora os moradores desta terra e lhes trarei sofrimento, aflição e sereis capturados!”

    19Ai de mim! Estou muito ferido! E o meu ferimento não tem cura! Esta, pois, é minha enfermidade e tenho que suportá-la.

    20A minha tenda foi destruída; todas as cordas da minha barraca estão arrebentadas. Os meus filhos me deixaram e já não existem; não sobrou ninguém para armar a minha tenda e levantar as lonas.

    21Porquanto os pastores são insensatos e não buscaram a orientação de Yahweh; por isso não prosperaram, e todos os seus rebanhos se dispersaram.

    22Estão chegando rumores, um grande tumulto da terra do Norte, para fazer das cidades de Judá uma devastação, uma morada de chacais.

    23Ó SENHOR, eu sei que ao homem não pertence seu próprio caminho, nem lhe compete traçar seus passos.

    24Corrige-me, ó Yahweh, mas com justiça e compaixão, não na tua ira, para que não me aniquiles e eu seja reduzido a nada.

    25Derrama a tua ira sobre as nações que não te conhecem e sobre os povos que não invocam Jacó; sim, eles o devoram. Eis que o consumiram, e assolaram a sua terra.

  7. Metido a Besta

    2 de Junho de 2018 as 21:37

    CARTA ABERTA AO HIERARQUIA DA IGREJA CATOLICA.

    Ex Srs: Papa Francisco.

    Santa Fe, Roma,

    Dom Manuel Clemente

    Diocese: Patriarca de Lisboa,

    Dom Manuel Antonio

    Bispo da Diocese de Sao Tome & Principe,

    Assunto;Jeremias 10

    Excelencia,venho por este meio chamar a vossa atencao e repudio quanto a construcao de uma capela e imagem de idolatria ,em Picao Flor, em Santana, no perimitros da morada da minha familia.

    A Santa Fe nao tem nenhuma jerudicao sobre aquela localidade onde viveu o meu Avo a minha mae e agora meus irmao, sobrinhos, sobrinhas e mais familiares e nao temos o costumes de adorar imagens e nao reconhecemos o direito de alguma organizacao de nos impor ou propor indolatrias.Deus proibe a criacao e adoracao de imagens.

    A Biblia Sagrada, no seu velho testamento e no livro de Jeremias 10 esta bem claro e especifico que tipo de adoracao o Deus criador de Ceu a da Terra recomenda e neste sentido importa obdecer a Deus do religiam de homens.Tambem nos livros de Exodo e Deutoronomio

    Por favor de retirar do nosso seio a vossa imagem de pagao e levam convosco e caso tenham a intencao de continuar a levar o conhecimento de Deus a nossa familia entao que seja feita em conformidade com a Biblia sagrada e nao a Catolocismo.

    Se na verdade estao intessado em envagelizacao que fazem como As Sagradas Escritura recomenda e ao Sabados sem imagem caso contrario retirem-se por favor.

    Estamos no nosso local, nosso habitate e temos o direito de adorar a Deus exclusivamente da forma que entendemos as Escritura sem a imposicao de quem quer que seja,

    Jesus Cristo, sendo o filho unico de Deus , foi Baptizado ja adulto e se devemos seguir a Ele entao por que raio haveria de Baptizar bebes?

    O Joao de Baptista que pregou no deserto ursotando que arrenpendessemos e submeter ao Baptismo numa impos que trouxessemos madrinha e padrinho

    Eis que isto tão-somente achei: que Deus fez o homem reto, mas os homens buscaram muitos artifícios.

    Eclesiastes 7:29

    Atentamente , O servo de Jesus Cristo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo