Sociedade

FAO reafirma apoio a países da Cplp para erradicar fome e subnutrição

Parceria – Téla Nón / Rádio ONU  

Direitos humanos

II Reunião do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do bloco lusófono acontece esta semana em Cabo Verde; diretor-geral da FAO participou no encontro e pediu aos países que combatam obesidade e se preparem para mudanças climáticas.

O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, reafirmou o apoio ao combate à fome e subnutrição da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Cplp.

José Graziano da Silva discursou na II Reunião do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Cplp, que acontece esta semana na ilha do Sal, em Cabo Verde.

Estratégia

Graziano da Silva destacou a importância da Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional da Cplp e disse que a FAO vai continuar trabalhando com os sete Conselhos Nacionais já estabelecidos. Ele disse esperar que Angola e Guiné Equatorial sigam o exemplo dos outros países.

O chefe da FAO explicou que os “Conselhos Nacionais são fundamentais para promover melhor governação da Estratégia Regional e um diálogo inclusive entre os atores governamentais e não-governamentais”.

Graziano da Silva afirmou que “hoje, mais do que nunca, é essencial ouvir e considerar as opiniões das organizações internacionais, da sociedade civil, do setor privado, dos Parlamentos, de instituições de investigação e do mundo acadêmico”.

Mudança

No seu discurso, o diretor-geral destacou a importância de apoiar a agricultura familiar e a necessidade de empoderar as mulheres para alcançar o desenvolvimento sustentável.

Diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva. , by FAO/Giuseppe Carotenuto

Graziano disse que a política de aumentar a produção alimentar a qualquer custo não resolveu o problema da fome, não ajudou com a epidemia da obesidade e teve um enorme custo ambiental.

Segundo ele, “a qualidade do solo, florestas, água, ar e biodiversidade continua a deteriorar-se”. Ele acredita que “é preciso uma mudança transformadora na forma como se produz e consome comida, com sistemas sustentáveis que fornecem comida saudável e nutritiva e protegem o ambiente”.

Graziano também encorajou a adaptação dos sistemas agrícolas e alimentares ao impacto das alterações climáticas, especialmente quando as cheias e secas se tornam mais frequentes, como já é o caso em Cabo Verde.

Obesidade

O diretor-geral da FAO ainda pediu aos países de língua portuguesa que resolvam as taxas crescentes de obesidade, que ele descreveu como “alarmantes”.

Em 2017, quase dois bilhões de adultos no mundo tinham excesso de peso. Cerca de 700 milhões eram obesos.

Graziano disse que “os países devem enfrentar essa situação encorajando dietas saudáveis e ​​usando políticas públicas que permitam aos consumidores conhecer os benefícios e malefícios das suas dietas”.

Apresentação: Alexandre Soares

OBESIDADE|FOME|GRAZIANO DA SILVA|FAO|CPLP|CABO VERDE|II REUNIÃO DO CONSELHO DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DA CPLP

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top