Sociedade

Sociedade Civil atenta ao Orçamento Geral do Estado

Um documentário realizado com apoio da Federação das Organizações Não Governamentais de São Tomé e Príncipe e de outros parceiros internacionais. O sector das Obras Públicas é o principal alvo da avaliação pública sobre a execução prática e efectiva do orçamento geral do Estado. A Mentira de uma verdade designada OGE, é deslindada ponto a ponto no exercício pelos cidadãos da monitoria do Orçamento Geral do Estado do ano 2015 à 2016.

Acompanhe :

    8 comentários

8 comentários

  1. Joao Carlos

    25 de Julho de 2018 as 20:07

    Parabéns… Eis um mecanismo para avaliar a governação no País

  2. Deodato Capela

    26 de Julho de 2018 as 15:51

    A sociedade civil organizada vai fazendo o possível, dentro das vicissitudes conhecidas da insularidade, onde ainda confunde o papel da OSC com partido politico ou oposição. O escrutínio dos poderes instituído é fundamental na democracia.
    #CIPSTP

  3. Manuel Jorge de Carvalho do Rio

    27 de Julho de 2018 as 8:58

    Muito bem. Um trabalho muito bem feito, onde realmente as obras publicas são na maioria dos casos muito mal feitas em detrimento do próprio desenvolvimento do País.
    A sociedade civil, também deve estar atenta aos tipos de materiais que são comercializados para a construção civil em S. Tomé e Príncipe. Os cidadãos muitas das vezes recorrem aos bancos para contraírem créditos para construírem ou remodelarem as suas habitações. Os materiais vendidos em alguns postos de venda são de muito baixa qualidade. Areia misturada com barro e outras partículas, onde a percentagem de areia é inferior a 30 %. As Organizações da Sociedade Civil, devem apelar ao laboratório de Engenharia Civil como Instituição Pública, responsável pelo control de qualidade dos materiais a serem aplicados na construção civil, de velarem pela garantia dos materiais vendidos aos consumidores, porque com estes actos os proprietários dos postos de venda em nada estão a contribuir para o desenvolvimento de STP senão para o enriquecimento dos mesmos de forma ilícita.
    De igual modo, as Instituições que velam pela DEFESA DOS CONSUMIDORES, não devem ficar impávidas com esta e outras situações, que comprometem o desenvolvimento do cidadão e da sociedade.

  4. Arminda ROlim de Bom Jesus

    27 de Julho de 2018 as 10:34

    VIVA FONG STP. Muitos dizem que a Sociedade Civil em S.Tome e Principe, esta inativa mais enganam-se. Este trabalho da FONG STP e fruto de pura demonstração que os cidadoes estao atentos. O que deve ser feito, e que as autoridades competentes devem punir essas empresas desses maus autos e salvaguardar os interesse da sociedade. Ex areia podre a venda, britas sem qualidade, agua que nao correu vários anos em Praia Gamboa depois do estado ter financiado cerca de 14.700.000,00 dobras, destruição da orla costeira para extração abusiva e desmedida de areia, pedreira no meio da comunidade com consequências gravíssimas para a saúde da poluição que lá vivem,…

  5. Batman

    27 de Julho de 2018 as 10:43

    Sociedade Civil atenta ao Orçamento Geral do Estado,Na imagem do Video apresenta Sao Tome and Principe em Ruinas, necessario com urgencia uma Nova infraestretura nas ruas da cidade e manutencao Publica isso ‘e responsabilidade do Estado,e em troca disso o Povo vai ter o bom estar e o imposto e a cobranca de Dividas ‘e para o bem estar da Populacao e manutencao , Sao Tome and Principe neste sentido ficou adormecido a espera da Voz do Ar dar ordens para assim desenvolver o seu Pais e tudo esta em Ruinas.
    A vacina de Sao Tome and Principe fornecido a Sao Tome ‘e para dar Nervos MEDDO, e tambem adormecer as pessoas e tudo isso existe no mundo em que estamos e pessoas inocentes nao conhece que isso existe.
    Sao Tome and Principe apenas tem 43 anosde idade e isso na maneira de ver das pessoas se chama um Pais Jovem igual a uma Rapariga menstruada com 43 anos de idade.

    Sao Tome and Principe ‘e um Pais mais pequeno da colonia Portuguesa, e se torna muito estranho esta na lista dos Pais mais corrupto do mundo com o Numero 62.
    E a psicologia normalmente um Pais mais currpto esse mesmo Pais esta desenvolvido as infraestretura feita e o bem estar da sua populacao, e isso as pessoas indo viajar para Sao Tome and Principe, as pessoas consegue ver miseria, infraestretura por fazer tudo em ruina, e tambem a viverem o Povo de Sao Tome and Principe de uma ditadura muito antiga de Portugal.
    O MEDDO faz com que as pessoas nascidas em Sao Tome and Principe nao desenvolve nao fica a vontade, sempre a espera o que os Brancos de Portugal dizem porque assim os mesmos recordam o tempo de escravidao a Portuguesa.

    Mais no entanto se fizemos uma pesquisa video no youtube vamos ver informacoes como por exemplo 1975 Sao Tome and Principe foi declarada a independencia nao apresentou nenhuma proposta a Governo Portugues, e neste video deu a mim a intender o seguinte eles ganharam a independencia e querem que fazemos tudo… exemplo limpar a boca aos meninos e aquelas coisas que sabemos.

    A insfrastretura nao ‘e necessario apenas ser de Portugal,necessario Sao Tome and Principe aceitar outros Povos, Iraque,Turcos,China,Twain,india e outros mais.
    O desenvolvimento do Pais aonde me encontro a viver Reino Unido depois da Guerra Foi assim, e tem vindo ser assim ate a data de hoje.

    E ter MEDDO neste sentido nao se deve ter, e tambem aceitar Policia de outras nacionalidades Iraque,Turcos,China,india, os mesmos ser Policia de Sao Tome and Principe, um Pais lindo maravilhoso.

    O Governo de Sao Tome and Principe concerteza deve ter area Mato que pretence a Governo, vende a area e informa ao comprador faz o que quizer apenas deves pagar o imposto e outras coisas mais estipuladas pelo o governo.

    O Papel de negociador intelegente ‘e de Todos primeiros ministros que possa Ganhar as eleicoes em Sao Tome and Principe, ele sim deve ser intelegentes nao ‘e apenas pedir dinheiro, proprosta um Mato virgem para infraestreturar, e nao esquecendo a ilha do Principe aode existe passaros maravilhosos e outras coisas mais Lindas.

    jardim zoologico de Sao Tome and Principe, o governo ja pensou de fazer?
    Isso tambem ajuda na area de turismo,conhecer pagar para conhecer e ajuda na infraestretura.
    E os passaros sem ter jardim Zoologico eles mesmos vao dizer para o Governo de Sao Tome and Principe para nao se preocupar com a comida porque eles sem jardim Zoologico eles desemrascam.

    Batman
    Reino Unido

  6. Nuno Menezes

    27 de Julho de 2018 as 11:41

    Orçamento Geral do Estado PIB ( Produto interno Bruto ), esse mesmo orcamento ‘e para equilibrar e tambem pagar a DIVIDA interna e Externa que assim existe dentro de Sao Tome and Principe.
    Muitas das vezes necessario deixar muitas coisas para traz por fazer, por resolver, para assim responder as necessidades que assim existe dentro de Sao Tome and Principe, necessidades urgentes como por exemplo medicacao e outras coisas mais.
    Deixando outras coisas para traz origina o Pais em Causa ficar sem apresentacao um Pais deserto em Ruinas como assim apresenta as ruas as estradas dentro de Sao Tome and Principe.
    O Vencimento Publico vem de Orcamento Geral do Estado.
    Restaurante,e outros mais o Orcamento Geral vem da parte das pessoas Privadas, sao Pessoas com um certo capital em dinheiro e tem funcionarios em seu Poder aonde os mesmos Pagam vencimento a essa mesma pessoa.

    A insfraestretura em Sao Tome and Principe nunca sera uma Insfraestretura FAMILIAR, Para assim ser uma Infraestretura Familiar necessario as Empresas Monteiro ir a Sao Tome and Principe instalar e infraestreturar Sao Tome and Principe, empresa e Banco Espirito Santo ir a Sao Tome and Principe instalar e infraestreturar Sao Tome nd Principe, Empresa Menezes Sistema AR ir a Sao Tome and Principe abrir e infraestreturar Sao Tome and Principe com novo programa Brain system AR dentro de Sao Tome and Principe, e outras mais Familia que assim existe com capital para insfraestreturar Sao Tome and Principe e assim se chama Insfraestretura FAMILIAR.

    E esperar por isso, se chama ideia adormecida de um AR Trafulha com segunda intencao.

    Sao Tome and Principe necessario ter empresas Multinacional que queira investir dentro de Sao Tome and Principe, e ter pacotes estimulantes.

    Nuno Menezes
    Lincoln,Reino Unido

  7. Seabra

    28 de Julho de 2018 as 16:20

    O meu argumento é o seguinte :
    “O DITADOR “, 《 eu valho muito pouco sou sincero. Dizia o UM ao ZÉRO.
    No entanto, quanto vales ? Na prática és tão VAZIO e INCONCLUENTE , quanto a matemática…ao passo que eu se me coloco à frente se CINCO ZÉROS bem iguais, a ti sabes acaso quanto fico?
    CEM MIL, meu caro. Nem um tico à menos, nem um tico à mais.
    Questão de números. Aliás, é aquilo que sucede com todo o DITADOR, que crescer em IMPORTÂNCIA e em VALOR…quanto MAIS são os ZEROS a segui -lo》.

  8. Antonio R.P

    28 de Julho de 2018 as 18:49

    Esse povo será sempre manipulado enquanto não aprenderam que os políticos africanos ainda tem mentalidade ditatoriais. Em primeiro lugar esse povo deve aprender que nenhum líder deve permanecer no poder por muito tempo no poder, sob pena de nunca mais quererem largar… Mas infelizmente a nossa população entendem que sendo amigo dos que fazem parte do poder, com medo de perder alguns bonos, então vão sempre votar pra salvaguardar apenas o seu interesse e consequentemente vai esquecendo que o interesse do País devia estar em primeiro lugar… Espero que o população fique mais espero com as próximas eleições que se avizinham, quer a nível do governo, quer a nível das autarquias tanto como a nível regional. Espero que no dia 7 de Outubro cada cidadão saiba escolher bem o seu representante…

    um bem haja a toda e boa sorte pra o País de nome Santo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo