Sociedade

Dia Mundial da Abelha mobiliza público para a proteção de um dos maiores polinizadores

PARCERIA – Téla Nón / Rádio ONU

Influência do inseto cobre grande parte das espécies de plantas com flores silvestres do planeta, safras alimentares e terras agrícolas; evento na FAO incentiva regeneração ambiental e proteção.

As Nações Unidas marcam este 20 de maio o Dia Mundial da Abelha. Com as hashtags #WorldBeeDay e #Savethebees, a ONU chama a atenção de legisladores e do público para a importância de se proteger os polinizadores.

A data realça a dependência do mundo em relação a estes insetos e a necessidade de conservação para resolver questões de abastecimento global de alimentos e à eliminação da fome nos países em desenvolvimento.

Degradação

A organização alerta ainda que é preciso conter a perda de biodiversidade e a degradação dos ecossistemas como previsto nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS.

FAO/Alessia Pierdomenico
Cerca de 90% das espécies de plantas com flores silvestres dependem total ou parcialmente da polinização animal

As abelhas e polinizadores como borboletas, morcegos e colibris, estão cada vez mais ameaçados pela ação humana. Sua função é considerada essencial para que que continue a interação saudável entre o meio ambiente e os seres vivos.

Cerca de 90% das espécies de plantas com flores silvestres dependem total ou parcialmente da polinização animal. Na mesma situação estão mais de dois terços das safras alimentares e 35% das terras agrícolas globais.

De acordo com a ONU, a ação dos polinizadores não apenas contribui, de uma forma direta, para a segurança alimentar, mas também é fundamental para a conservação da biodiversidade.

Assembleia Geral

A Assembleia Geral proclamou o Dia Mundial da Abelha em 2017. A meta é contribuir para a solução do fornecimento global de alimentos e eliminar a fome nos países em desenvolvimento.

Unmiss/Eric Kanalstein
A importância das abelhas vai muito além da produção de mel.

Um evento virtual celebra a data sob o lema Empenhados com as Abelhas: Reconstruindo Melhor para Elas.

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura FAO realça que a meta é incentivar a cooperação e solidariedade para combater as ameaças da pandemia à segurança alimentar e aos meios de subsistência agrícolas.

Nessa ação, a regeneração ambiental e a proteção da abelha são prioritárias.

A agência considera que o evento será uma ocasião para aumentar a consciência de todos de que “podem fazer a diferença para apoiar, restaurar e aprimorar o papel dos polinizadores.”

FAO/ Fernando Reyes Pantoja
Abelhas são as mais conhecidas entre polinizadores, com mais de 20 mil espécies
FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top