Sociedade

TeleGastro eleva capacidade de diagnóstico no Hospital Ayres de Menezes

TeleGastro, é a nova ferramenta de diagnóstico clínico instalada no hospital central Ayres de Menezes. O serviço permite a avaliação e acompanhamento de pacientes gastroentereológicos através da Telemedicina.

TeleGastro é realidade no maior hospital do país, e surge no quadro do projecto “Saúde para Todos”, financiado pela cooperação portuguesa e executado pelo Instituto Marquês de Valle Flor.

«Passamos a ter capacidade de diagnóstico idêntico a qualquer país ocidental», declarou a médica radiologista Celeste Alves.

A médica que participou na instalação dos equipamentos que permitem a realização do TeleGastro, destacou também a inauguração em simultâneo da  expansão do serviço de imagiologia, «com novas salas de diagnóstico de otorino..»

O ministro da saúde Edgar Neves reconheceu que o momento é de mudança.

«Contribui para mudança da qualidade assistencial e na componente formação. Toda a unidade de imagiologia requalificada como está, com equipamentos e competência humana reforçada vai repercutir num atendimento mais diferenciado e seguro…», declarou o ministro.

O rastreio, prevenção e tratamento de várias patologias ao nível do esófago, estômago, e intestinos são doravante assegurados por uma equipa mista de especialistas de São Tomé e Príncipe e de Portugal.

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a PT Inovação/Altice Labs, a Fundação Champalimaud, e o grupo português José de Mello Saúde são outras instituições que se envolveram no projecto de instalação do TeleGastro no hospital central Ayres de Menezes.

Abel Veiga

2 Comments

2 Comments

  1. Sotavento

    22 de Junho de 2021 at 9:08

    A ver quanto tempo durará…

  2. Povinho

    22 de Junho de 2021 at 10:51

    O shr ministro da saúde só tem que elogiar e dizer que é bom, e ponto final. Porque da vossa parte não existe nada. Para quem tem 0, se cai uma poeira, está bom. Não se sentem vergonha governar o país desse jeito? É sentar-se de pernas e braços cruzados a espera que caia alguma coisa, para discursos. Governo de banana.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top