TeleGastro, é a nova ferramenta de diagnóstico clínico instalada no hospital central Ayres de Menezes. O serviço permite a avaliação e acompanhamento de pacientes gastroentereológicos através da Telemedicina.
TeleGastro é realidade no maior hospital do país, e surge no quadro do projecto “Saúde para Todos”, financiado pela cooperação portuguesa e executado pelo Instituto Marquês de Valle Flor.
«Passamos a ter capacidade de diagnóstico idêntico a qualquer país ocidental», declarou a médica radiologista Celeste Alves.
A médica que participou na instalação dos equipamentos que permitem a realização do TeleGastro, destacou também a inauguração em simultâneo da expansão do serviço de imagiologia, «com novas salas de diagnóstico de otorino..»
O ministro da saúde Edgar Neves reconheceu que o momento é de mudança.
«Contribui para mudança da qualidade assistencial e na componente formação. Toda a unidade de imagiologia requalificada como está, com equipamentos e competência humana reforçada vai repercutir num atendimento mais diferenciado e seguro…», declarou o ministro.
O rastreio, prevenção e tratamento de várias patologias ao nível do esófago, estômago, e intestinos são doravante assegurados por uma equipa mista de especialistas de São Tomé e Príncipe e de Portugal.
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a PT Inovação/Altice Labs, a Fundação Champalimaud, e o grupo português José de Mello Saúde são outras instituições que se envolveram no projecto de instalação do TeleGastro no hospital central Ayres de Menezes.
Abel Veiga
Sotavento
22 de Junho de 2021 at 9:08
A ver quanto tempo durará…
Povinho
22 de Junho de 2021 at 10:51
O shr ministro da saúde só tem que elogiar e dizer que é bom, e ponto final. Porque da vossa parte não existe nada. Para quem tem 0, se cai uma poeira, está bom. Não se sentem vergonha governar o país desse jeito? É sentar-se de pernas e braços cruzados a espera que caia alguma coisa, para discursos. Governo de banana.