Sociedade

Cidade de São Tomé recebeu 4400 baldes e mais de 1200 contentores de lixo

Os equipamentos que vão permitir a recolha e a seleccão dos resíduos sólidos na cidade de São Tomé, foram adquiridos pelo projecto REHDES, (Reforço Holístico para o Desenvolvimento Sustentado). Projecto financiado pela União Europeia.

São 4400 baldes, e 1275 contentores de lixo. Os equipamentos de salubridade pública vão ser distribuídos em todos os bairros residenciais da capital são-tomense durante a próxima semana.
Ainda no quadro do projecto que é executado pelo Consórcio da Ribeira de Espanha, dois camiões de recolha de lixo já foram adquiridos e deverão chegar a São Tomé nos próximos tempos.

Com financiamento da União Europeia em mais de 2 milhões de euros, o projecto REHDES, pretende promover o desenvolvimento sustentado da cidade de São Tomé. Está na forja a elaboração de um plano integrado para tratamento dos resíduos na capital do país.

Baldes

Os contentores de lixo que começam a ser colocados na cidade de São Tomé, pretendem promover a selecção dos resíduos. Sequencialmente o projecto está a criar estruturas para a reciclagem do lixo, e gerar pela primeira vez uma rede de economia circular na cidade capital.

Máquinas para compactação do lixo, reabilitação do centro de compostagem, são algumas das acções que visam abrir oportunidades de negócio em torno da reutilização dos resíduos sólidos.

REHDES, diz que através de um concurso vai seleccionar projectos e ideias de economia circular de jovens e empreendedores são-tomenses. 4 melhores ideias serão financiadas com o valor de 3 mil euros.

Abel Veiga

8 Comments

8 Comments

  1. Ernesto

    23 de Junho de 2022 at 8:00

    Para congelar bebidas nos casamentos, batizados, picnics e festas de freguesia.
    Com dinheiro de banho este Natal já então, vai pipocar.
    Tamos de parabéns.

    Fui

  2. Ziaurmarx+Ramman+Fernandes

    23 de Junho de 2022 at 12:13

    Claro, 2 milhões de euros para alguns baldes e contentores de lixo. O problema de lixo na nossa cidade capital não vai ser resolvida com esses Baldes, mas sim com política de saneamento do meio, e retirada de população que outrora vieram de zonas rurais para procura de melhores condições de vida dando origem a meninos na rua, motoqueiros e vendedores ambulantes.

    Faço depois as contas para ver quanto realmente ficariam esses baldes na Espanhã. 2 milhões de euros!!! para projeto de baldes e contentores, o que se podia sim utilizar recursos internos como contentores que estão em Alfandegas a apodrecer.

    É momento para a oposição agir, nestes assuntos.

    Um absurdo, e uma tristeza.

  3. Pedro Costa

    23 de Junho de 2022 at 14:18

    felicito a Uniao Europeia pelo apoio…. a verdade e que quem conhece a camara de agua grande ja sabe que esses equipamentos nao irao contribuir para nada ou seja a camara nao e boa gestora…
    aposto que dentro de uns anos os contentores e os baldes ja nao existirao….
    muitos serao destruidos, outros irao parar a casas dos particulares….

  4. luisó

    23 de Junho de 2022 at 16:27

    Quero ver quanto tempo…….
    Para bem da cidade espero que muito.

  5. Lucas

    23 de Junho de 2022 at 16:43

    Por favor desde quando é interessante noticiar sobre contentores do lixo
    Podiam elevar um pouco o nivel de informação e sairem do nivel do lixo

  6. Carlos Alberto do Espirito Santo

    24 de Junho de 2022 at 5:31

    Este paìs ñ vai, com està mentalidade pouco sèria.

    Comentario de merdas, ñ dāo força, felicitào pelo apoio, ou sabem maldizer.

    Que raça, estamos perdido

    • Mepoçom

      25 de Junho de 2022 at 13:53

      O único meu conselho e comentário é que volte à escola e procure comprar uma gramática e estuda pelo menos os verbos (presente, passado, futuro…), assim poderá conjugar melhor.

  7. sempre amigo

    26 de Junho de 2022 at 9:57

    Concordo com o comentario do LUCAS!Com efeito a maioria dos comentarios feitos aos textos de opiniao publicados no TELA NON demonstram, com acertada clarividencia,o grau de idnorancia, condimentada com a habitual malediscencia, de uma parte significativa dos *politicos*santomenses.Assiste/se entretanto,aqui e ali.alguns comentarios que deveriam merecer a atencao daqules que nos…..#governam.#

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top