Sociedade

Os primeiros 1270 painéis solares começaram a ser instalados em São Tomé

É o ponta pé de saída da transição energética em São Tomé e Príncipe. Está a acontecer na central eléctrica de Santo Amaro. Pela primeira vez a empresa de electricidade EMAE, se prepara para produzir energia solar.

Os primeiros 1270 painéis solares, para produção de energia já começaram a ser instalados.
Avaliado em 689 mil dólares, a primeira central fotovoltaica do país foi lançamento no início de junho. Os trabalhos avançam a bom ritmo.

Até agora as centrais térmicas são as únicas fontes de energia que é distribuída a todo o país pela empresa de electricidade, a EMAE. Uma produção poluente e que implica custos elevados na manutenção dos geradores a gasóleo.

Instalação dos painéis solares na central fotovoltaica de Santo Amaro

O projecto de transição energética, financiado pelo PNUD, em parceria com o Fundo Mundial para o Ambiente, a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, e o Banco Africano de Desenvolvimento, pretende colocar pela primeira vez na rede da EMAE 2 megawatts de energia limpa.

Painéis solares a serem instalados em Santo Amaro

Nesta primeira fase, que vai durar 5 meses, os paineis solares vão produzir energia com potência de 0,5 megawatts.

Na segunda fase, a central fotovoltaica atingirá o pico de 2 Megawatts. O Banco Africano de Desenvolvimento, vai ser o principal protagonista do financiamento para a segunda fase do projecto que inaugura a transição energética em São Tomé e Príncipe.

Central Fotovoltaica de Santo Amaro

Note-se que a instalação da central fotovoltaica de São Tomé, está a ser executada pela empresa dinamarquesa JGH em parceria com a empresa Electro-Frio de São Tomé.

Abel Veiga

5 Comments

5 Comments

  1. Andorinha

    7 de Julho de 2022 at 23:00

    Estas instituições financeiras internacionais e PNUD financiaram este projeto de fotovoltaica mas não pensam que este projeto de última hora vai salvar a vossa cara, o que vamos lembrar é hospital marginal roubo de contentores de medicamentos Enaport batelão furado até hoje salário não caio custo de vida aumentou uma calamidade este governo de Jorge bom Jesus faz sai.

    • Admirado

      10 de Julho de 2022 at 11:48

      So reclamammmm.

      Merecemos o país que temos!
      A propósito, o que você fez de útil para o país?
      Já doou algum dinheiro para mandar uma criança para a escola, já comprou lençóis para doar ao hospital, já doei algo para a caritas, já ajudou alguma família necessitada, se sim, parabéns, se não, guarde sua negatividade para si.

      Pergunte ao governo o porquê da instalação dos painéis naquele local, (se houver um incêndio perdemos tudo). Pergunte ao governo porquê não criar um parque primeiramente na ilha do Príncipe, etc. Vir aqui criticar e falar do caixote do lixo quando deveríamos celebrar, não me parece justo. Há tempo para tudo. E não se esqueça, quem rouba e destrói são pessoas como você e eu (povo de São Tomé e Príncipe em geral), mas o bom sao-tomense so critica e aponta o dedo a outras pessoas.

  2. Tania

    8 de Julho de 2022 at 0:25

    Da qui a alguns meses os bufus de pinta cabra vão dizer que foi ele k colocou. O mesmo aconteceu com os projetos de emae, elaborado por Dr Manuel Pinto da Costa e aquele ministro antes da maioria absoluta dos pinta cabra. Força Dr Jorge bom jesus, sabemos que os pinta cabra estão a lutar e a boicotar o seu trabalho. Mas tenha fe em Deus.

  3. Pedro Costa 2

    8 de Julho de 2022 at 15:50

    Até que enfim. Finalmente
    Espero que protejam bem a área envolvente para não destruírem estes painéis com “VUGUVULU” e pedras que as pessoas atiram à toa, ora para atingirem os cães vadios, ora contra os pássaros, ora para deitarem abaixo uma manga, etc, etc.
    Depois de construído que seja bem conservado

  4. emigrante

    8 de Julho de 2022 at 16:12

    qualquer momento que isso está a ser instalado podemos agradecer e dizer que estamos de parabéns

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

To Top