É o ponta pé de saída da transição energética em São Tomé e Príncipe. Está a acontecer na central eléctrica de Santo Amaro. Pela primeira vez a empresa de electricidade EMAE, se prepara para produzir energia solar.
Os primeiros 1270 painéis solares, para produção de energia já começaram a ser instalados.
Avaliado em 689 mil dólares, a primeira central fotovoltaica do país foi lançamento no início de junho. Os trabalhos avançam a bom ritmo.
Até agora as centrais térmicas são as únicas fontes de energia que é distribuída a todo o país pela empresa de electricidade, a EMAE. Uma produção poluente e que implica custos elevados na manutenção dos geradores a gasóleo.

O projecto de transição energética, financiado pelo PNUD, em parceria com o Fundo Mundial para o Ambiente, a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, e o Banco Africano de Desenvolvimento, pretende colocar pela primeira vez na rede da EMAE 2 megawatts de energia limpa.

Nesta primeira fase, que vai durar 5 meses, os paineis solares vão produzir energia com potência de 0,5 megawatts.
Na segunda fase, a central fotovoltaica atingirá o pico de 2 Megawatts. O Banco Africano de Desenvolvimento, vai ser o principal protagonista do financiamento para a segunda fase do projecto que inaugura a transição energética em São Tomé e Príncipe.

Note-se que a instalação da central fotovoltaica de São Tomé, está a ser executada pela empresa dinamarquesa JGH em parceria com a empresa Electro-Frio de São Tomé.
Abel Veiga

Andorinha
7 de Julho de 2022 at 23:00
Estas instituições financeiras internacionais e PNUD financiaram este projeto de fotovoltaica mas não pensam que este projeto de última hora vai salvar a vossa cara, o que vamos lembrar é hospital marginal roubo de contentores de medicamentos Enaport batelão furado até hoje salário não caio custo de vida aumentou uma calamidade este governo de Jorge bom Jesus faz sai.
Admirado
10 de Julho de 2022 at 11:48
So reclamammmm.
Merecemos o país que temos!
A propósito, o que você fez de útil para o país?
Já doou algum dinheiro para mandar uma criança para a escola, já comprou lençóis para doar ao hospital, já doei algo para a caritas, já ajudou alguma família necessitada, se sim, parabéns, se não, guarde sua negatividade para si.
Pergunte ao governo o porquê da instalação dos painéis naquele local, (se houver um incêndio perdemos tudo). Pergunte ao governo porquê não criar um parque primeiramente na ilha do Príncipe, etc. Vir aqui criticar e falar do caixote do lixo quando deveríamos celebrar, não me parece justo. Há tempo para tudo. E não se esqueça, quem rouba e destrói são pessoas como você e eu (povo de São Tomé e Príncipe em geral), mas o bom sao-tomense so critica e aponta o dedo a outras pessoas.
Tania
8 de Julho de 2022 at 0:25
Da qui a alguns meses os bufus de pinta cabra vão dizer que foi ele k colocou. O mesmo aconteceu com os projetos de emae, elaborado por Dr Manuel Pinto da Costa e aquele ministro antes da maioria absoluta dos pinta cabra. Força Dr Jorge bom jesus, sabemos que os pinta cabra estão a lutar e a boicotar o seu trabalho. Mas tenha fe em Deus.
Pedro Costa 2
8 de Julho de 2022 at 15:50
Até que enfim. Finalmente
Espero que protejam bem a área envolvente para não destruírem estes painéis com “VUGUVULU” e pedras que as pessoas atiram à toa, ora para atingirem os cães vadios, ora contra os pássaros, ora para deitarem abaixo uma manga, etc, etc.
Depois de construído que seja bem conservado
emigrante
8 de Julho de 2022 at 16:12
qualquer momento que isso está a ser instalado podemos agradecer e dizer que estamos de parabéns