Sociedade

STP perdeu o primeiro “Repórter Rolante”

InterMamata, é um dos nomes mais conhecido da comunicação social de São Tomé e Príncipe. António Amaral Aguiar Afonso que faleceu esta terça feira em Portugal, foi fotógrafo do antigo jornal estatal “Revolução”, e nos últimos 32 anos fotojornalista na  Agência Nacional de Notícias do país  a STP-PRESS.

À semelhança de vários jornais que surgiram em São Tomé nos últimos 32 anos, o Téla Nón, também beneficiou do profissionalismo e solidariedade do InterMamata. Escreveu alguns artigos para o Téla Nón, e concedeu fotografias para ilustrar muitos, mas muitos outros artigos publicados pelo Jornal Digital.

Destacou-se também como “Repórter Rolante” como era designado na Rádio Nacional de São Tomé e Príncipe. Desempenhou o mesmo papel de repórter na Rádio Católica, a Jubilar.

Muitas vezes os são-tomenses começavam o dia com os relatos pormenorizados do InterMamata, sobre os acontecimentos que ocorriam na cidade capital, as actividades protagonizadas por cidadãos nacionais no início do dia, ou seja, o ambiente, o convívio dos cidadãos nas ruas e nas localidades chegavam ao público pela sua voz.

Tinha o hábito de animar as conferências de imprensa, com perguntas engraçadas. Sempre sorridente, cultivava amizade com todos os colegas de profissão. Nos últimos anos dedicou-se a exposição de fotografias no país e no estrangeiro.

InterMamata deixou a vida após vários anos de luta contra uma doença pancreática. Doença que não retirou-lhe o gosto pelo relato dos factos sociais e politicos. Com microfone e máquina de fotografar, cobriu as eleições legislativas de 25 de Setembro de 2022.

Descanso eterno, ao Repórter Rolante, InterMamata.

Abel Veiga

Exemplos de artigos que InterMamata escreveu para o Téla Nón

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top