Sociedade

Mais de 5 milhões de dólares para transformar o sector da educação

A Parceria Global para a Educação, com sede em Washington-Estados Unidos de América, está a trabalhar com a equipa técnica do ministério da educação, cultura e ciência, na definição de acções prioritárias, para transformar o sistema de ensino, para conquistar níveis de qualidade e de inclusão.

Marisa Costa, directora do planeamento do Ministério da Educação, disse que está aberta uma linha de financiamento, mas que para ter acesso ao fundo o ministério da educação tem que limar as arestas e assinar um pacto com a parceria global para a educação. «Vamos analisar os obstáculos, e vamos definir prioridades. Temos que estar alinhados com os parceiros no que concerne às prioridades», afirmou.

Marisa Costa à esquerda

Para atingir o pacto, São Tomé e Príncipe tem que trabalhar na equidade do género, promover a inclusão dos mais vulneráveis,e realizar outras reformas.

«Estamos a falar do acesso à educação, a formação dos professores, a revisão da carta de política da educação, e elaborar uma nova carta de política. Essas acções vão criar as condições para a subvenção do sistema», explicou Marisa Costa.

Para realizar todas as tarefas de revisão, reforma e definição de prioridades, o ministério da educação vai receber uma linha de financiamento de cerca de 750 mil dólares. O processo de definição de prioridades educativas deverá ficar concluído durante o ano 2023.

Lucinda Ramos

Já em 2024, com o pacto assinado, parceria global para a educação, vai injectar mais de 5 milhões de dólares na transformação do sistema nacional de ensino.

«Há fundos disponíveis, mais de 5 milhões de dólares para São Tomé e Príncipe. Este dinheiro estará disponível no próximo ano», garantiu Lucinda Ramos, técnica da Parceria Global.

As equipas técnicas da Parceria Global para a Educação, e do Ministério da Educação, Cultura e Ciência já começaram a trabalhar em São Tomé, na definição das prioridades para que a educação seja de qualidade e inclusiva.
Abel Veiga

7 Comments

7 Comments

  1. Sem assunto

    26 de Janeiro de 2023 at 13:35

    5 milhões de dollares da parceria global, 17 milhões para o empoderamento de raparigas e mais uns tantos que perdeu se a conta.
    No interim a educação continua a ser a porcaria que é, estar pior seria impossível: folhetos recheados de erros, conteúdos desprovidos de lógica, professores mal pagos, mal formados, Universidade Pública expulsando Doutores e Mestres para receberem meros licenciados, afiliados dos partidos, criação de novos cursos nos institutos superiores que não representam acréscimo as necessidades do colectivo, mas sim individuais, salas de aulas super-lotas, é só irem ao ISEC e ver o que é gente e cima de gente etc.
    Mais um expediente que dara em nada.

  2. Antonio Nilson

    27 de Janeiro de 2023 at 1:35

    Portugal

    Vamos avaliar o nivel de educacao das pessoas atraves desta
    Votacao (polling) para se saber as opinioes das pessoas: vou contar quantos concordo e discordo atraves de like it 👍
    do not like it 👎

    PT

    Portugal e’ um pais bonito, pacifico, e nao existe nenhum racista la.
    Os Portugueses sao todos elegantes, finos e amorosos/sas.
    O pastel de Belem e’ uma maravilha bem gostoso.
    Sem Portugal nao sei o que seria.
    O cozido de bacalhau com um vinho tinto so da apetite.
    Todos os Portugueses adoram os Africanos.
    La no Algarve, olha, aquilo e’ que da.
    Se STP fosse uma freguesia de Portugal, meu Deus, STP e o seu povo nao teria nenhum problema na vida.
    Tudo ta fixe entre Portugal e STP.

    Comenta.

  3. Antonio Nilson

    27 de Janeiro de 2023 at 1:38

    Republica Democratica de Sao Tome e Principe

    Vamos avaliar o nivel de educacao das pessoas atraves desta
    Votacao (polling) para se saber as opinioes das pessoas: vou contar quantos concordo e discordo atraves de like it 👍
    do not like it 👎

    STP

    Sao Tome e Principe e’ um pais lindo, pacifico, e nao existe corupcao la.
    Os Santomenses sao fantasticos, homens bonitos, mulheres lindas, ninguem faz mal a ninguem. Todos numa boa, amam-se entre si, e sao extremamente elegantes.
    Arroz doce, banana pao, Blablá, broa, calulu, djogo, cachupa, vin-pema, enfim, nenhum lugar no mundo, uma maravilha. Tudo bom e bem saboroso.
    Todos os Santomenses adoram pulas e toda gente no mundo. Ate Dede e Bruno dao brilho a STP, quem diria!
    Cidade esta limpa tudo organizado que da vontade.
    So convivios, alegria, paz, desenvolvimento, progresso e felicidade.
    Nao existe conflito ou desentendimento entre as pessoas. Ta tudo porreiro, tudo fixe. Resolve-se makas politicas sem problema.

    O seu comentario apreciado

  4. Bluno

    27 de Janeiro de 2023 at 9:52

    Será que estes 5 milhões de dólares serão usados no ensinamento sobre a Liberdade de Expressão em São Tomé e Príncipe?

    “Liberdade de expressão é apanágio da natureza racional do indivíduo e é o direito de qualquer um manifestar, livremente, opiniões, ideias e pensamentos pessoais sem medo de retaliação ou censura por parte do governo ou de outros membros da sociedade. É um conceito fundamental nas democracias modernas nas quais a censura não tem respaldo moral. A liberdade de expressão é um direito humano, protegido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, e pelas constituições de vários países democráticos.”
    Segundo o artigo XIX da Declaração Universal dos Direitos Humanos:
    “Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.”
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Liberdade_de_express%C3%A3o

  5. SEMPRE AMIGO

    27 de Janeiro de 2023 at 17:41

    Li com alguma atenção a informação e achei que poderia ter alguma utilidade a transmissão da parte de um artigo da senhora Cecilia Barria no BBC News Mundo:”Com a EDUCAÇÃO de qualidade para a população e grande superavit fiscal,Hong Kong,Singapura,Coreia do Sul e Taiwan deixaram para trás seus altos níveis de pobreza após a Segunda Guerra Mundial conseguiram inserir-se no panorama emergente da industria tecnológica no momento certo.Hoje os tigres asiáticos estão entre os países mais ricos do mundo. É claro que as circunstâncias eram diferentes 70 anos atrás.Mas os especialistas afirmam que a América Latina(“a África) pode aprender alguma das lições dos tigres asiáticos para traçar seu próprio caminho.”Educação é a chave de ouro da porta do futuro.Infelizmente em STP o caminho do futuro está coberto de espinhos. No clima político e social em que,há anos, STP está mergulhado,não é possível sonhar sem pesadelos.

  6. Antonio Nilson

    27 de Janeiro de 2023 at 23:30

    Bravo. Senhoras e senhores,

    A “votação” anterior foi uma armadilha. Joguei uma bola curva para medir nossa inteligência de todos nós como pessoas. Fico feliz que poucas pessoas não tenham caído nessa porque eu estava apenas me divertindo; puzzle game. A educação é muito importante. Educação crítica que desafia o cerne da questão para encontrar a verdade real que é a verdadeira educação. Se você escolheu Concordo, você falhou no teste. Se você pressionou eu discordo, você também foi reprovado no exame. Porquê? Porque há muitas coisas mencionadas sobre ambos os países, São Tomé e Príncipe e Portugal que são verdadeiras e falsas ao mesmo tempo em ambas as categorias. Teria sido estrategicamente uma reação melhor apenas escrever um comentário construtivo positivo do que pressionar o fundo, porque com comentários inteligentes todos podemos nos beneficiar e aprender uns com os outros. Valeu!

  7. Nini Pobre Coitado Paciencia de Deus Que Sabe

    28 de Janeiro de 2023 at 19:20

    ADI cu MLSTP ke kua, punda ca manda e^
    Povo chora chora, Nada Nada
    Politica politica politica so

    Nini Kobo Daua

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top