Sociedade

Diálogo entre os familiares das vítimas e a União Europeia

A eurodeputada Maria Manuel Leitão Marques, chefe da missão da União Europeia que observou as eleições do ano passado, disse aos familiares das 4 vítimas mortais de 25 de Novembro, que a União Europeia está preocupada e que acompanha o caso com muita atenção.

Os familiares dos 4 cidadãos que foram torturados até a morte no quartel do exército, no dia 25 de Novembro de 2022, marcaram presença na cerimónia de apresentação do relatório final da missão de observação eleitoral da União Europeia.

Graça Costa, viúva de Arlécio Costa, interveio em nome dos familiares das vítimas, para pedir ajuda à União Europeia. «Viemos pedir ajuda, porque os que morreram deixaram filhos, mulheres, família, e até agora ninguém nos diz nada. Queremos pedir que a União Europeia nos ajude com a Justiça», declarou a porta-voz dos familiares.

Os familiares das vítimas anunciaram na sala que tinham uma petição a ser entregue à chefe da Missão Eleitoral da União Europeia. «Receberei a vossa carta», confirmou Maria Manuel Leitão Marques.

Ao pedido de ajuda por parte dos familiares das vítimas, a chefe da missão eleitoral, respondeu com uma exigência, que a investigação em curso, seja independente.

«Da parte da União Europeia há uma grande atenção e preocupação para que a investigação seja feita com maior independência e os resultados sejam aqueles que o povo de São Tomé e Príncipe, espera, deseja, e merece», afirmou Maria Manuel Leitão Marques.

A missão da União Europeia agradeceu aos familiares dos que tombaram no dia 25 de Novembro, por terem marcado presença na cerimónia de apresentação das recomendações produzidas pela observação eleitoral. «Muito obrigado também pela vossa presença aqui», frisou.

A chefe da missão eleitoral da União Europeia deu condolências e confortou cada um dos familiares dos 4 cidadãos são-tomenses, que após detenção no quartel do morro, acabaram por perder a vida de forma violenta.

Abel Veiga

8 Comments

8 Comments

  1. ANCA

    26 de Janeiro de 2023 at 15:42

    Faleceu um SãoTomense de forma barbara a luz do dia em Portugal margem sul do rio, que atravessa lisboa-Tejo, mas concretamente no Seixal,( vejam a noticia do Tela Non dia 29 de Maio de 2020), o pai ficou gravimento ferido, pelo que se sabe até ainda não se capturou o infrator ou infractores que estao em fuga.

    Se se fossem cidadãos de ascendência africana a cometer tal barbaridades ja estariam detidos fosse onde fosse com interpol a perna.

    Ninguém quer saber de África ou dos Africanos meus irmãos, desenganem-se, se se quisesem desenvolver África, ja estariamos desenvolvidos, o interesse é outro recursos naturais, prospecção de dividendos, como sempre foi e será se se jamais tomarmos consciência destes factos.

    Cabe a nós erguer o nosso País(Território, Mar População Administração), termos orgulho do que é nosso trabalhar fazer melhor sermos rigorosos connosco mesmos.

    Onde andava ou anda até hoje a União Europeia, seus deputados para apurar a situação? Reuniram com a família?

    Viram algum deputado da união Africa Reunidos com a familia?

    Outro jovem faleceu num estabelecimento prisional em lisboa

    Viram algum deputado da União Europeia a se preocuparem?

    Da União Africana, foi alguma delegação reunir com entidades Portuguesas?

    Deixemos se subserviência, deixemos de saudosismo e hipocrisias.

    O sistema democrático que tentam espelhar para o mundo dentro do vosso território, não está curado, enfrenta males e defeitos, para poderem dar lições de moaral.

    Tirem primeiro a poeira nos vossos olhos
    Porque se um cego guiar a outro os dois cairam no buraco senhores deputados ou de missões da união europeia.

    Ninguém da nada ha ninguém sem esperar ter algo em troca.

    Querem saber, querem se inteirar, senhores do chamado ocidente, ajudem a desenvolver e melhorar o sistema judicial, com as mesmas ferramentas e condições que têm no vosso solo.

    Pois isso ja não vos interessará.

    Pois que convém dividir para reinarem.

    Se és de São Tomé e Príncipe

    Tem orgulho em ti, ajuda o teu irmão o teu país

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica nos bem

    Deus abençoe

    São Tomé e Príncipe

  2. ANCA

    26 de Janeiro de 2023 at 15:47

    Apoiem a justica a desenvolver o seu trabalho de investigação.

    Apurar responsabilidades

    Apoiem efectivamente o desenvolvimento do sector da Justiça São-tomense ou seja de São Tomé e Príncipe

  3. Carlos Alberto do Espirito Santo

    26 de Janeiro de 2023 at 16:40

    Jà è tempo de um esclarecimento sobre este crime bàrbaro.

    Estāo mum blà, blà que ñ acaba.

    A PJ Portuguesa, jà devia ter um esclarecimento. A Naçāo Santomenses e o mundo precisa saber e, queremos que os culpados pagam, seja ele quem for.

    Desde 1 dia que nòs Santomenses, sabiamos que tipo deste crime ñ era nosso. Tb sabiamos de onde veio.

    NĀO AGUENTAMOS MAIS, QUEREMOS SABER E PUNIR OS CULPADOS, PARA QUE Ñ VOLTA A ACONTECER

  4. Gentino Plama

    26 de Janeiro de 2023 at 18:04

    É comovente, é doloroso; doloroso demais! Coisa nunca antes visto em São-Tomé e Príncipe. O monstro Patrício Trovoada à ver estas mães; esposa e mulheres dos assassinados sem um mínimo de piedade por pessoa que se limitaram a cumprir as ordens do Chefe, sem ter em conta, que este é a partida um ser delinquente. Desprovidas de meios para ouvir das autoridades explicações a cerca do ocorrido, já que o País, bem como o Governo estão feitos reféns a pessoa do dito Primeiro-Ministro, fizeram se ouvir. Com o receio de não vir a ser a próxima vítima, pessoas afetos as instituições, apenas se pestanejam pois, qualquer decisão cabe ao Chefe. Na luta com as armas que dispõem, e no fazer acordar os adormecidos (O Presidente da República, o Procurador Geral a Presidente de Assembleia e os Tribunais), a União Europeia já terá em seu poder, a mensagem das mulheres das vítimas entregue a representante deste órgão, que não se hesitou em receber,e julgo eu, que saberá dar o corpo aos seus lamentos. Fica assim claro que, o caso de assassinato de 25 de Novembro de 2022, não só interessa a São-Tomé e Príncipe, como também além-fronteiras. Por outro lado, o Governo ficará mais uma vez fragilizado, e deixando transparecer o seu sequestro.
    A supremacia do Patrício em relação aos São-Tomenses, (Povo Pequeno) fará dele o que o é… esperemos para ver.

  5. Leonild Cassandre

    27 de Janeiro de 2023 at 9:13

    Eu não vou fazer comentário sobre o conteúdo da informação como tal. Gostaria apenas de chamar atenção aos que têm responsabilidade com a redação neste jornal digital, que eu tanto acompanho e agradeço muito pela contribuição que tem dado até agora, para terem mais cuidado com organização de palavra, no respeito escrupuloso pelos sinais de pontuação e mais. Todos nós tropeçamos, somos o que somos. Mas queremos fazer mais e melhor. Vamos primar pela excelência. Eu peço desculpas por qualquer coisa. Faz já um bom tempo que reparo isso, e isso não me deixa bem. Quero que entendam, e que fique bem claro, que não falo dos comentários. Eu sei que nem toda gente, por mais que tenha vontade de exprimir, sabe bem organizar as palavras. Já, para o jornal, isso não cai bem. Eu acho…. Só um exemplo das frases já escritas: “Da parte da União Europeia há uma grande atenção e preocupação para que a investigação seja feita com maior independência e os resultados sejam aqueles que o povo de São Tomé e Príncipe, espera, deseja, e merece» “; “Ao pedido de ajuda por parte dos familiares das vítimas, a chefe da missão eleitoral, respondeu com uma exigência, que a investigação em curso, seja independente.”

  6. Margarida lopes

    27 de Janeiro de 2023 at 11:02

    Que seja a UNIAO-EUROPEIA ou o CPI-HAYA, haverà justiçca sim. O Patrice TROVOADA serà julgado e severamente CONDENADO, ele e os seus capangas Carlos VILA NOVA, Jorge AMADO, Armindo e corja militar (mesmo o foragido que se encontra em Portugal), os propagandistas colaboradores desta situaçao, os ABEL e PINDO e outros lùpens da sociedade sao-tomense…todos terao de RENDER CONTA pelos ATOS criminosos e de delinquência cometidos. Ninguém escaparà ao juizo sobre os CRIMES-ASSASSINATOS cujo o ùltimo do MASSACRE do 25 de novembro de 2022, onde torturaram violentamente e cruelmente até a MORTE 4 cidadaos sao-tomenses a MANDO do primeiro ministro Patrice TROVOADA, que aliàs estava presente no QUARTEL no momento que o MASSACRE teve lugar e foi ele quem tomou publicamente a palavra para ANUNCIAR o sucedido montado por ele mesmo, que ele nomeou “GOLPE DE ESTADO”ou “ASSALTO AO QUARTEL”, ainda por definir. As provas estao bem arquivadas por vàrias pessoas e jà chegou a quem de DIREITO para constituir o DOSSIÊ TROVOADA-MASSACRE NOVEMBRO 2022.
    O Patrice TROVOADA nao escaparà ao JULGAMENTO, mesmo nao estando ele vivo (por morte natural), os filhos e familiares estarao presentes para assistir…nada chega ANTES da HORA nada chega DEPOIS da HORA!

  7. Mezedo

    27 de Janeiro de 2023 at 20:17

    O maior receio de tudo isto é para que os investigadores estrangeiro e o procurador geral, não falsifiquem os resultados da investigação a favor do Patrice e seus capangas, porque mesmo o sego que não sabe nada de investigação já tem todas provas que Patrice Trovão é o prognostica principal, o mandante o assassino que promoveu todo esse massacre.

    E é importante que esses investigadores e senhor procurador geral, saibam que em caso de fazerem alguma aldrabice para facilitar Patrice Trovão, estarão a conduzir país a uma onda de criminalidade e até mesmo de Guerra civil e ou até mesmo civil e militar mais o Patrice.

    E uma chamada de atenção fica ao senhor Presidente da República, que desde principio se posicionou ao lado do Patrice, e nunca do lado da Família das vitimas. O senhor será responsabilizado por desgraça de São Tomé caso não haja uma solução clara e objetiva deste massacre.

  8. Nini Pobre Coitado Paciencia de Deus Que Sabe

    28 de Janeiro de 2023 at 16:05

    Quem tem os videos dessas coisas de crime em Sao Tome? Gravou? Mada-me a filmagem, toma Cem Euros. Se quer mais dinheiro, vai pa Telanon e diz tudo. Nao liga Boca Pico, Bica Pito nao quer ajudar povo. Deixa ela.
    Quem nao tem video, usa o seu celular para comecar a gravar todas as cena que passam na terra. E’ assim mesmo!
    Instala tua camara dentro e fora de casa, poe camara de seguranca na rua, grava tudo.
    Na fica cu medu fa, non ca ba panhe’ povo mue^
    Bili ue^ bili ue^
    Vamos apanhar todos os ratos com ratoieras. Mina ratoeira cu inem tuda xi.
    Quem gravou, escondeu, limpou, sabotou, editou, ou destruio os videos, entao vai pa cadeia, chora chora aguenta pronto, e’ assim memo, historia cabou.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top