Não há gasolina nas bombasde combustíveis. Filas intermináveis, para conseguir gasolina. Até as primeiras horas de terça – feira, apenas as bombas da empresa ENCO, tinham algum combustível, mas que também acabou por esgotar.
Na bomba da cidade da Trindade, que durante a manhã tinha um bocado de gasolina, foi grande a agitação. Carlos Pereira, moto-táxi de profissão, disse que «o país neste momento está bloqueado».


O cidadão perguntou como será o seu dia a dia? «Isso é uma brincadeira. Estou agora parado, e vou sustentar a família como?».
Num momento de crise financeira, em que a população procura entender o IVA e aliviar os seus impactos, a falta de gasolina, atiça o desespero.
«Isso não está bonito, não está nada bonito. Estou aborrecido. Desde as 6 horas da manhã que estou aqui a procura de gasolina», referiu o taxista Aristides Oliveira.

Sony da Silva, é outro moto-táxi que manifestou revolta pela situação.
«Nunca vi são-tomenses a viverem revoltados como agora. Não há gasolina, e estamos sempre nas filas. Isto está a acontecer porquê?», interrogou.
Uma pergunta que teve resposta da empresa que importa os combustíveis. Uma fonte credível da ENCO disse ao Téla Nón que o navio petroleiro que deveria chegar a São Tomé no dia 4 de Maio, para repor o stock dos combustíveis acabou por adiar a chegada para 6 de Maio. Data que acabou por ser adiada agora por tempo indeterminado.

Segundo a fonte da ENCO, o petróleo para cozinha e o gasóleo, são outros combustíveis que deverão acabar nas bombas nos próximos tempos, caso o navio petroleiro não chegue ao país nesta semana.
Abel Veiga

Trindade Carlos
7 de Junho de 2023 at 6:23
Afinal o que se passa neste nosso país? Temos que falar seriamente com Angela para nos ajudar a resolver esse assunto. Por esse andar, deparamos com dificuldade para conseguir tudo o que são bens essenciais retira ao país as condições mínimas para se erguer. A verdade é para ser dita.
Estrangeiro
7 de Junho de 2023 at 9:51
Construir barragens de água que criam energia eléctrica. Depois usar motas com motor electrico. Não é solução que resolve o momento, mas iria diminuir a dependência deste tal návio que traz petróleo de Angola.
José António
7 de Junho de 2023 at 10:56
Penso que o Governo deve começar a assumir as suas responsabilidades. Possivelmente a seleção dos membros do Governo, não foi feito com muita responsabilidade. Existe alguns Ministérios que bem ou mal estão a fazer alguma coisa. Falo por exemplo de Saúde e Educação, agricultura.
No entanto, existem outros que parecem ser uma desgraça. Sobretudo, o de Infraestruturas. Não é possível termos a cidade com tantos buracos e que o INAE continue a dormir. A água invadiu a frente de Francisco Cabral a meses o INAE está no sono profundo. Nem um gesto. A rua junto a escola preparatória parece que caiu uma bomba no local. O INAE está no sono profundo. As obras de requalificação da marginal com financiamento garantido e com empresas que apresentaram orçamento adequado dentro do montante financeiro disponível. O Ministério de Infraestrutura não adjudica as obras. Estão nas negociatas com a empresa ACA.
O primeiro ministro tinha dito que as obras do hospital com financiamento do Kuait iriam começar rapidamente. Nada feito. A estrada que liga CKDO a cidade de S.Tomé com buracões, não há intervenção.
A energia não arranca. Falta de energia, falta de água em várias comunidades. O gestor da EMAE parece não entender nada da matéria.
Isto de colocar amigos, militantes, sobretudo incompetentes nos lugares chaves, continuou com este Governo. Não esperava por isso.
Primeiro Ministro viaja, viaja, viaja e não tem tempo para dar um puxão de orelhas aos seus membros. Assim não vale. Tenho a esperança, mas já começo a perdê-las.
EX
7 de Junho de 2023 at 11:36
Parabens bom so
Jeremias Monteiro
7 de Junho de 2023 at 13:39
Não dá para acreditar o que está acontecer no nosso país
Clemilson
7 de Junho de 2023 at 19:33
Cadê você primeiro ministro
luisó
7 de Junho de 2023 at 18:49
Em casa que não há pão todos ralham e ninguém tem razão……
Ou seja se não há dinheiro tudo acaba……
Os doadores não dão mais dinheiro…o País só consegue 10 % do orçamento através dos impostos (por enquanto)….não há tecido empresarial nem fábricas no País portanto nada se produz nem mesmo palitos de madeira….a dívida externa só a de angola nos combustíveis ronda os 150 milhões de dólares….o Estado tem cerca de 20 mil funcionários com um gasto mensal de 5 milhões de dólares muitos com mordomias do tempo do partido único e totalmente imcompatíveis com a actualidade…..
Durante mais de 40 anos viveram no bem bom que pagava o estrangeiro com as doações e ninguém se preocupou em investir na produção interna, nas vias de comunicação, no porto, no aeroporto, na educação, na justiça e nas exportações porque isso é que dá riqueza a um País.
E muito mais podia dizer-se mas torna-se cansativo repetir o que ando a dizer há muitos anos.
Sem futuro…..
IVA
7 de Junho de 2023 at 20:33
Isso é IVA
É IVA
Fumou folha de bananeira em vez de cigarro
(Isso é IVA)
Tá pensar que comer amanhã (É IVA)
Foi para boca do inferno quer se atirar
(Isso é IVA)
Cuxi cuxi cuxi cuxi cuxi cuxi
(É IVA)
Tá discutir com mãe dele
Já tentou bater o pai dele
É IVA
Já não sobra dinheiro para dar as boquitas
Não sabia nada afinal IVA levou tudo
Tão lhe dever nunca mais pagam
Até os doutores tão andar a pé
Filho alheio we
Lhe cobraram IVA
Margarida lopes
8 de Junho de 2023 at 11:28
EXIGIMOS justiça para as familias das VITIMAS torturadas e assassinadas do TROVOADA-MASSACRE do dia 25 de novembro de 2022. Anao ser que tenhàmos que fazer justiça NOSOSTROS…teremos tendência de praticar esta tao esperada justiça do mesmo jeito que o Patrice Trovoada e os seus jagunços praticaram com os nossos irmaos.
Esta mensagem é para se tomar muito a sério…porque NOSOSTROS nao tememos o fdp do c…rao do PT e corja, temos suficientemente o GABARITO FISICO para enfrentar de MAOS NUAS estes mafiosos, especialmente o PT que temos sede de fazê-lo beber os olhos, serà o momento para ele nos mostrar a VALENTIA dele.
Toni
8 de Junho de 2023 at 19:49
A responsabilidade disto é de todos os governantes e governos.
Por acaso pensam que um fornecedor que não recebe tem pressa em entregar, não tem nenhuma!!! Os tempos são outros e quem fornece tem de receber!!!
Os combustíveis gerem dinheiro para o Estado, mas o Estado acha que é tudo lucro, por favor tenham vergonha e comecem a pagar as contas!! Tentem ser pessoas sérias, sei que é difícil para os Santomenses, mas façam um esforço!!!!!
Este caso é uma vergonha…. Afinal são independentes ou completamente dependentes??????
País falhado, sem qualquer hipótese de sobrevivência pelos seus próprios meios!!!!!
Vergonha