Sociedade

Início das aulas em STP marcado para 20 de setembro

“A transformação da sociedade inicia-se com o ensino de qualidade e inclusivo”. Foi com este lema que a ministra da educação cultura e ciência declarou aberto o novo ano letivo em S. Tomé e Príncipe.

«Demonstra o compromisso assumido pelo ministério da educação, Cultura e Ciências em não deixar ninguém para trás, o que nos obriga, obviamente, a estabelecer metas que visem a transformação do processo de ensino e aprendizagem no nosso país conforme todos almejamos» – justificou o lema, a ministra Isabel de Abreu.

 Os desafios da educação, segundo a titular da pasta, exigem a adaptação da comunidade escolar para o florescimento do conhecimento e a mudança de mentalidade, sobretudo dos jovens.

«Precisamos ser resilientes e termos profissionais comprometidos com o processo de ensino e aprendizagem, adaptando-se às mudanças que contribuam para o desenvolvimento das crianças e adolescentes nesse período tão importante» – sublinhou a governante.

O rácio aluno/professor, a formação dos professores, a carreira docente que inclui o enquadramento e a valorização da classe docente, a falta de materiais e de recursos didáticos, o abandono escolar, a falta de saneamento nalgumas escolas, fazem parte da lista de problemas por resolver e que têm influenciado a qualidade do ensino-aprendizagem no país.

«O Décimo oitavo governo constitucional, do qual faço parte, está consciente das dificuldades existentes e dos desafios, mas não permanecerá passivo face às situações decorrentes» – destacou Abreu.

Matriculados estão mais de 50 mil alunos repartidos entre o ensino pré-escolar e o ensino secundário. 20 de Setembro é a data para o início das aulas.

José Bouças

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top