Sociedade

Terminou a greve dos trabalhadores da Agripalma

Depois de quase dois meses de greve, os trabalhadores da Agripalma regressaram esta segunda-feira ao trabalho. À saída da audiência com o primeiro-ministro, o representante da empresa falou do entendimento alcançado com os trabalhadores.

«Os trabalhadores já regressaram ao trabalho. Acertamos um aumento de salário e no futuro estamos disponíveis em continuar o diálogo social para resolver todos os outros tipos de problemas»– disse Nicolas Bergerot, representante da Agripalma.

O aumento salarial alcançado depois de várias rondas negociais varia entre os 15 e 17 por cento em função do nível de cada trabalhador.

«Não é o suficiente para os trabalhadores, mas podemos aguentar este 15 por cento até ao próximo ano para negociarmos outro aumento» disse Amílcar Bonifácio, líder do sindicato dos trabalhadores da Agripalma

Parco em palavras, o representante da empresa não avançou aos órgãos de comunicação social a percentagem dos prejuízos causados com a greve dos trabalhadores.

A Agripalma é a maior empresa privada do país, produtora de óleo de palma para a exportação.

José Bouças

3 Comments

3 Comments

  1. ANCA

    26 de Março de 2024 at 10:53

    Nesta acepção gostaria de ver, os trabalhadores e as empresas, os governos, a tutela, a perspectivar, ou a terem um enquadramento mais promissor para o futuro sobre pontos a seguir indicados,…

    Há serem normativos, em varias áreas laborais,…

    Questoes ligadas a formação contínua nas empresas e instituições, formação profissional, na área agrícola, agropecuária, mar e economia azul, sustentabilidade, electrónica, nas tecnologias de informação e comunicação,mecanica, saúde, carpintaria, no comércio, na construção civil,assistência social, etc, etc,…enquadradas dentro do nosso sistema de ensino, nas instituições, nas empresas, nos centros de formação, na função publica, etc,…

    Questões salariais tendo em conta a inflação, a produção, o crescimento economico,…anualmente.

    Questões ligadas ao procedimentais,” como fazer e saber fazer”, normas bem definidas, enquadradas nas directivas governamentais e empresarias, em todos as áreas de produção nacional, sua actualização consoante a modernização do saber, para melhor fazer, tendo em mente a protecção ambiental e sustentabilidade.

    Questoes ligadas a higiene e segurança no trabalho,…questão ligadas a medicina do trabalho.

    Questões ligadas ao seguro de risco no trabalho, por exemplo quando um trabalhador tem um acidente de trabalho,…

    Necessário modernização da base e enquadramento social, para melhor gerar riqueza, poupança, a diversificação económica, modernização da base de produção, para o brm estar da social, população, da administração e território.

    Em São Tomé e no Príncipe

    Se és de São Tomé e Principe ajuda o teu irmão, ajuda o teu país

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  2. Cobra branca

    26 de Março de 2024 at 10:55

    Gostaria saber o lucro da Agripalma e a porcentagem destinado aos trabalhadores.

  3. Nini

    26 de Março de 2024 at 22:21

    Já viram?
    Agora acreditam em mim?
    Só com luta é que vair dar.
    Aceitar abuso não da.
    Temos de pagar um salário razoável às pessoas e respeita-las!
    Paga!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top