Sociedade

Celebração conjunta do Dia Mundial da Alimentação na escola Trindade Sousa Pontes com a TESE ONG e ALISEI ONG

No passado dia 16 de outubro, em celebração do Dia Mundial da Alimentação, a Escola Trindade Sousa Pontes uniu-se ao projeto Estufa Escolar (implementado pela TESE ONG e ALISEI ONG) para realizar uma série de atividades educativas, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a importância de uma alimentação nutritiva e equilibrada, especialmente para as crianças.

Durante o evento, foi dinamizado um jogo de perguntas educativas sobre alimentação, onde os três primeiros vencedores foram premiados com kits escolares compostos por mochilas ou pastas, blocos de notas e material de escrita, promovendo o incentivo ao aprendizado e à participação ativa.

A alimentação saudável é crucial nos primeiros anos de vida, contribuindo para o crescimento adequado e o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças. Reconhecendo esta importância, o projeto Estufa Escolar foi desenvolvido para reforçar a segurança alimentar nas escolas, promovendo práticas agrícolas sustentáveis. Para além da criação de infraestruturas agrícolas, o projeto aposta na capacitação da comunidade escolar, com impacto direto nos setores da agricultura, energia e água.

O projeto Estufa Escolar é financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., com cofinanciamento da TESE, em parceria com a ONG Alisei e o Ministério da Educação, Cultura e Ciência de São Tomé e Príncipe.

FONTE : TESE

1 Comment

1 Comment

  1. ANCA

    18 de Outubro de 2024 at 22:25

    Antes de levarmos em conta projetos há que ter em conta conceitos como transparecia, a justiça, a segurança, a proteção, rigor e sustentabilidade.

    Assim o projeto estufa escolar é de extrema importância, para permitir também instruir as crianças alguns conceitos/aprendizado sobre o cultivo e proteção, da terra, do solo, da agua, da natureza, do ambiente, a pensar na sustentabilidade futura, a importância de alimentos e da alimentação saudável, a roda alimentar.

    Dado a premência do programa, alimentação escolar, para além de ter como função ter uma alimentação nutritiva equilibrada e saudável, de referir, a necessidade fundamental, do consumo efetivo e equilibrado de proteína animal e seus derivados leite, ovos, queijos, manteiga, etc, etc…são fundamentais para o desenvolvimento físico e cognitivo, das crianças, jovens, bem como da população, no geral.

    Assim também é de recomendar a aposta, no pastos escolar, galináceos escolar, capoeira escolar, agropecuária escolar, aquacultura escolar nos rios e mar.

    O país necessidade de apostar na pecuária, criação produção animal, bovina, suína, avina, caprina, seus derivados, carne, ovos, leite, queijo, manteiga, chouriço, fiambre, transformação, enlatados, etc…

    O clima quente e chuvoso e a terra é fértil, apesar de os cuidados a ter com solos, com o ambiente, a flora e fauna, com a natureza,…

    Se és de São Tomé e do Príncipe, ajuda a desenvolver o teu País, o teu território, as tuas gentes

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tome e Príncipe

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top