Santa Adelaide é uma comunidade situada no distrito de Mé-Zóchi, a 14 quilómetros da cidade de São Tomé. Tem cerca de 260 habitantes, na maioria Jovens que enfrentam inúmeras dificuldades, desde a deficiente via de acesso até à falta de emprego.
Mário Quaresma é estudante universitário e é o exemplo da resistência dos habitantes de Santa Adelaide.
«Tenho que fazer o percurso todos os dias de Santa Adelaide a Santo António, que é bastante difícil. É com o dinheiro do campo e da venda de búzios que consigo custear as despesas com os estudos» – desabafou Mário Quaresma.
No meio de tanta carência surge a boa nova. A comunidade vai beneficiar pela primeira vez de luz elétrica através da energia solar fotovoltaica. As obras lançadas pelo primeiro-ministro vão durar 4 meses.
«Vamos conseguir fornecer à comunidade uma energia limpa e extremamente barata» – disse Patrice Trovoada, primeiro-ministro.
«Essa energia representa muito para a comunidade. Vamos ficar mais alegres, ver televisão, receber notícias de tudo o que acontece no país e muitas outras coisas» – sublinhou alegre, Ilda Ramos.
O primeiro-ministro prometeu também resolver o problema de água potável e quanto à estrada, a população vai ter de aguardar mais algum tempo porque o projeto é ambicioso.
«Nosso objetivo é ligar Milagrosa a Água Izé. Também precisamos acelerar, pois temos um financiamento que começa em Água Izé, mas ainda não temos o financiamento para começar em Milagrosa e descer para juntar à estrada. No entanto, isso está no nosso programa» – prometeu Patrice Trovoada.
O chefe do governo prometeu também equacionar a problemática de terreno agrícola para a juventude que se quer dedicar à agricultura.
José Bouças