A China Media Group está a reforçar a cooperação com os órgãos de comunicação social estatal de São Tomé e Príncipe.
Este desejo foi manifestado durante o encontro entre os profissionais dos Mídias São-tomenses e os profissionais dos Mídias da República Popular da China.
De igual modo, manifestaram a vontade de receberem as diversas notícias de São Tomé e Príncipe através da RNSTP, TVS e da Agência de Notícia STPPRESS, e publicar na China Media Group.
Durante o encontro, os profissionais dos Mídias da República Popular da China, analisaram também a possibilidade de virem a receber um programa da televisão São-tomense que retrata a diversidade cultural de São Tomé e Príncipe.
A China Mídia Group assegurou que irá produzir um documento que permite e facilita os profissionais dos órgãos de comunicação social, a trocar informações e programas entre os países.
Por outro lado, os jornalistas e técnicos dos três órgãos de comunicação social são-tomense, nomeadamente Waley Quaresma, Neisy Sacramento Viegas, Carla Rodrigues e D’Jalmas Soares, fizeram intercambio e troca de experiências na Agência Xinhua, diário do povo.
Também visitaram o Instituto de Pesquisa de Huawei, o Museu de Agricultura da China, o Museu nacional, o museu da história do partido comunista da China, a cidade proibida, e à grande muralha de Juyingguam.
Foi a primeira vez que os 4 profissionais participaram num workshop internacional de intercâmbio e de troca de Informações.
A visita da delegação da midia santomense se enquadra no acordo de cooperação assinado entre São Tomé e Príncipe e a China e que prioriza o reforço da formação técnico-profissional no sector da comunicação social entre os dois países.
Waley Quaresma