Sociedade

Ministros da CPLP reforçam aposta em políticas de educação sustentável e inclusiva

A ministra da educação de São Tomé e Príncipe garantiu não existir área de intervenção mais impactante, transformadora, segura e duradoura do que a educação. Isabel de Abreu discursou na décima terceira reunião dos ministros da educação da CPLP realizada na capital são-tomense.

Creio não existir área de intervenção mais impactante, transformadora, segura e de frutos mais duradouros do que a educação, sendo inquestionável a sua importância no suporte do desenvolvimento económico, social e cultural, de luta contra a pobreza e a exclusão social”, destacou Isabel de Abreu, Ministra da Educação, Cultura, Ciência e Ensino Superior.

A 13.ª Reunião dos Ministros da Educação da CPLP foi um espaço privilegiado para alinhar estratégias e reforçar sinergias entre os Estados-membros, com vista à implementação de ações estruturantes e transformadoras nos respetivos sistemas de ensino.

Para o Secretário Executivo da CPLP “há necessidade de assegurar uma educação inclusiva e igualitária e promover o ensino ao longo da vida, garantindo o acesso universal à educação de qualidade para todos”, sublinhou Zacarias da Costa

No esforço conjunto para garantir uma educação de qualidade e inclusiva, Portugal tem sido um dos principais impulsionadores, apoiando os países da comunidade através da sua estratégia de cooperação internacional, nomeadamente na formação de quadros técnicos e pedagógicos.

Da inspeção de avaliação, da direção geral de estatística e da direção geral da educação. O nosso papel está muito alicerçado na capacitação, na partilha de ideias, na troca de experiências, na promoção de um trabalho colaborativo entre todos”, disse Maria Luísa Oliveira, Secretária de Estado de Administração Escolar de Portugal.

A reunião decorreu em São Tomé, sob o tema: “Empoderar a juventude através da educação: um compromisso com a sustentabilidade.”

José Bouças

1 Comment

1 Comment

  1. CPLP

    14 de Junho de 2025 at 3:02

    A CPLP terá de debruçar sobre a questão de instabilidade na Guiné Bissau e procurar alternativas de solução dos problemas que os paises da CPLP confrontam. Um deles é situação de gordura nos corpos da malta da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Esta organização internacional composta por nove países onde o português é língua oficial só faz festas, comer beber. Tem de existir educação e solução sobre tudo isso.

    Um tema relevante: Atacar a obesidade e gordura em excesso no corpo. Vimos recentemente a nossa gente com enorme peso nos corpos, um fenómeno que começou alastrando nas últimas duas décadas. Qual é a causa?
    Evitem comer comidas empacotadas, comidas dentro de latas e nos conteúdos de plásticos, cotar o uso de comidas importadas com muita gordura, muito açucar e calorias. Comida biológica natural da terra é melhor em qualidadde de nutrientes; vitaminas e minerais. Gasosas, cervejas, vinhos ou bebidas alcoólicas de hoje em dia causam muitos problemas de saúde sobretudo se forem consumidos com frequência. Tudo natural e em moderação é preferível.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top