Opinião

Patrice Trovoada não merece segunda oportunidade

Estamos em contagem decrescente para a realização das eleições legislativas, autárquicas e regionais em São Tomé e Príncipe.

Nas eleições legislativas de 2010, o partido Ação Democrática Independente ADI, conseguiu pela primeira vez ganhar uma eleição em São Tomé. Mas também, é importante realçar que o partido ADI, venceu as eleições em 2010, por demérito do partido MDFM/PL, que tinha um plano B na gaveta, que era impedir que o partido MLSTP/PSD, vence-se as eleições. Sendo assim, podemos dizer que o partido ADI teve uma pequena ajuda do MDFM/PL, que em plena campanha eleitoral pediu aos seus militantes que concentra-se os votos no partido ADI.

A governação de Patrice Trovoada em 2010,foi um fracasso total, os dois anos e meio do seu governo resumiu-se apenas, no aparecimento do centro comercial CKdo.O facto, é que no governo de Patrice Trovoada, o país não conheceu nenhuma melhoria.

O líder do partido ADI, Patrice Trovoada, provou aos São-tomenses que não sabe governar, o seu governo foi funcionalmente incompetente, com um governo minoritário, Patrice Trovoada fugia do diálogo como o diabo foge da cruz, teve no seu elenco governamental ministros que nem serviam para ser diretores de empresa.

Patrice Trovoada, assim que foi censurado, fugiu para o estrangeiro, deixando o seu partido órfão, diz ter compromisso com o povo pequeno, mas abandonou o povo pequeno. O líder do partido ADI, só precisa do povo pequeno no período das eleições. É considerado hoje o maior exilado político do mundo, depois de 25 de Abril. É o único líder político do mundo, que só vive no seu País quando está no poder.

O ex- primeiro ministro e líder do maior partido político do país, é um político misterioso e pouco transparente no cenário político São-tomense. Nenhum São-tomense conhece o seu perfil, é o único político no País, que esconde a sua biografia.

Numa entrevista ao canal STP/tv, Patrice Trovoada, aconselhou os seus opositores políticos, para irem “procurar um trabalho e ir trabalhar”, a meu ver, este conselho serve mais para o líder da ADI, porque até hoje, ninguém viu o senhor Patrice Trovoada a trabalhar, ninguém sabe qual é a sua profissão. Nenhum São-tomense sabe quem realmente é Patrice Emery Trovoada, ninguém sabe o faz senhor Patrice Trovoada, quando não está no poder.

Na sua biografia, diz que tem uma licenciatura em economia em França, iniciada na Roménia, mas não consta o nome da universidade que estudou. É empresário, mas não tem nenhuma empresa em São Tomé e Príncipe e, se tem no estrangeiro não é de conhecimento público.

Patrice Trovoada, acusava os seus adversários políticos de corrupção e de fazerem recuar o desenvolvimento do País, o povo lhe deu a oportunidade para fazer diferente e melhor, mas o ex-primeiro ministro não foi capaz, e desiludiu os São-tomenses.

Hoje, Patrice Trovoada, é acusado de branqueamento de capitais, negócios obscuros, e gestão danosa, tudo isso, num período de dois anos e meio do seu governo.

As próximas eleições são decisivas para o País, por conseguinte, os São-tomenses devem inteirar-se sobre programa do governo dos partidos políticos, as suas propostas, o seu plano para o desenvolvimento do País, e não persuadir pelo “banho”, porque o líder político com mais dinheiro não significa ser o líder político mais competente. O partido ADI, deu provas de impreparação, incompetência e indecência.

Adair Ribeiro

    118 comentários

118 comentários

  1. Eterno Madiba

    13 de Maio de 2014 as 18:05

    A sua opinião é tão infantil que sinceramente te aconselho a reflectir melhor antes de escrever coisas sem fundamento nenhum. Já que pensa ser tão inteligente, diga-me qual a profissão, dos senhores: Pinto da Costa; Miguel Trovoada, Alcino Pinto, Fradique Menezes. Com jovens como o senhor fico mais preocupado com o futuro de S. Tomé e Príncipe. Isto é, se o senhor for de facto santomense.

    • Seabra

      13 de Maio de 2014 as 22:49

      …é escandaloso fazer chamar Madiba, pois que suja o nome atrbuido ao grande homem áfricano Nelson Mandela. O artigo que você critica esta completo e é sólido, ao passo que você nada diz que tenha sentido..Afinal qual foi à sua intenção? Criticar à toa ou porque ee fã lider P.Trovoada, o Gatuno de gola branca, que foi segurança nas lojas em França, porque nao fez estudos nenhuns…aliás nem é certo se chegou ao 12 ano!

      • Deus e a solucao e nao os politicos

        14 de Maio de 2014 as 11:25

        Mas nao me recordo de ter ouvido que o Patrice Trovoada esta involvido no escandalo financeiro aqui em sao tome e nem outra paragem do mundo, ele nao e perfeito, se tivermos que procurar quem nao tem defeito e que deve governar aqui em sao tome, acho que voce nem os teus aliados nao encontrarao lugar para governar a nao ser na cadeia. voce assistiu a cerimonia do ano judicial, quem nao fez cair os 10% no cofre dos tribunais e patrice trovoada ou tens fas.pensa no futuro e nao seja fanatico daqueles que nunca pensaram no bem deste pais.

    • Adair Ribeiro

      14 de Maio de 2014 as 8:30

      O Patrice Trovoada, é o único líder do País que ninguém conhece o perfil.
      O Ex-presidente da república Fradique de Menezes é empresário, tem empresa em São Tomé e dá emprego a muitos São-tomenses, o atual presidente da República é formado em Economia na Alemanha, na sua biografia diz o nome da Universidade que estudou. O seu líder Patrice Trovoada caiu de paraquedas. Responde, o que faz Patrice Trovoada quando está fora de poder? O senhor pode responder? Estão a espera das eleições para poderem tomar banho. O senhor sabe aonde o Patrice encontra dinheiro? Ó Fradique de Menezes trabalha, e não vive acidentalmente em São TOMÉ como o seu líder Patrice Trovoada.

      • Adair Ribeiro

        14 de Maio de 2014 as 8:54

        O presidente da assembleia Nacional Alcino Pinto sei que tem Bacharel em História pela Universidade de Havana e é licenciado em Direito pela IUCAI, é político e dirigente do MLSTP.O Alcino Pinto é deputado da Assembleia Nacional.
        O Alcino Pinto trabalhou, foi Professor de Formação Política no Liceu Nacional em 1978,sempre viveu em São Tomé.
        O senhor “eterno Madiba”pode dizer o nome da Universidade que o seu Líder Patrice Trovoada Estudou?
        O senhor “etrerno Madiba pode dizer o que faz o seu líder quando está fora de poder? É uma vergonha estares a utilizar o nome do Nelson Mandela.
        O país não desenvolve porque pessoas como o senhor, que só vê o dinheiro pela frente e não a competência.

      • Deus e a solucao e nao os politicos

        14 de Maio de 2014 as 10:59

        Ok, Adair Ribeiro, queres me dizer quantos empregos o Pinto da Costa criou no pais, queres me dizer, sem ser presidente da republica, quais foram os cargos mais que o sr. pinto ocupou, queres me dizer durante 20 anos da ausencia do pinto da costa na sena politica ou seja fora da presidencia que contributo ele deu para o desenvolvimento do pais.
        se continuares nessa ignorancia, vais acabar que nem um cao sem eira nem beira.
        nao e em vao que os senhores Antonio quinta, Rafael Branco, estao a sair do partido a qual o sr. pinto da costa e proviniente, e pelo facto de ser um dos partidos mais corrupto que a sociedade santomense ja conheceu em toda sua historia, e vendo-te em defesa desta clack, parece ate ser um jovem no deserto de uma das costa ai da africa e depois apareceu so em sao tome e esta a falar de politica, sem saber o que e politica, e como ela tem vivido aqui em sao tome.

        aconselho-te a informar mais da politica do pais, procurar saber melhor quem e pinto da costa, gabriel costa, rafael branco, delfim neves, elsa pinto, maria das neves, jorge amado, e outros.
        busca a biografia deles, o que eles tenhem feito, se ha alguma logica em ter a biogafia que eles tenhem, antes melhor se fossem licenciados na corrupcao, que e o que eles sabem fazer mais. e mesmo assim sem perfeicao, porque facilmente descobrem a sujeira que eles fazem.
        te aconselho procurar saber melhor dos teus fas e depois esta aqui a falar, pensa no futuro dos teus filhos, se e que tens e nao anda ai a apoiar quem quer ver-te na maior pobreza da vida.

        • Adair

          14 de Maio de 2014 as 12:42

          O senhor quer defender o seu líder Patrice Trovoada de qualquer jeito. Responde o que faz o senhor Patrice Trovoada quando não está no poder? Qual é a profissão do senhor Patrice Trovoada? Aonde e o nome da Universidade que estudou o senhor Patrice Trovoada? O senhor Patrice Trovoada tem empresa aonde? Tens que pensar no futuro do País, não ficar a espera do dinheiro não trabalhado do senhor Patrice Trovoada.

          • STP

            14 de Maio de 2014 as 15:25

            sem comentários.

    • Estanislau Afonso

      14 de Maio de 2014 as 9:49

      Gostei do artigo, força Adair Ribeiro, S.Tomé e Príncipe precisa de pessoas com coragem. Na verdade o Patrice Trovoada é super fraco, e a maioria de pessoas inteligentes que apoia o líder da ADI sabe disso. Por outro lado, toda gente quero comer dinheiro não trabalhado do Patrice Trovoada. Porque é dinheiro do povo. Vão comer dinheiro de Patrice Trovoada e votar no outro partido que tem gente competente.

      • Deus e a solucao e nao os politicos

        14 de Maio de 2014 as 11:17

        O dinheiro daqueles que voce mais o teu amigao Aldair come e trabalhado, por isso que o sr. delfim trouxe arroz podre pra voces comerem, arroz que proprio cao rejeitou, e parece-me que voces sao piores do que caes, porque nem o cao aprovou o desejo do vosso fas, o pinto nao sabe disso o que e que ele fez, ja esqueceram da compra dos produtos fora do prazo vindo do brasil, importacao(delfim neves), ja esqueceram da doca de peixe, mal feita, hoje transformado em suprmercado CKDO, uma das unica coisa que aquilo poderia servir, cade o dinheiro do CKDO(pergunta delfim neves), nem quero comentar tanto convosco, durante o governo do Patrice Trovoada, quantas greves voces viram acontecer no pais em relacao ao actual governo, quantos meses houve atraso salarial, voce da aula a noite, se nao pergunta os professores de curso noturno quantos meses eles estao sem receber salario, nao ha dinheiro pra professores, mas ha boa vida para os outros que voces nem sequer chega oas pes deles.
        voce assistiu cerimonia do ano judicial. se nao assistiu procurar informar como decorreu. de certeza que as palavras que foram proferidas la nao era para patrice trovoada, procura estudar mais.

        • Adair

          14 de Maio de 2014 as 12:46

          O Delfim é um homem trabalhador, sempre trabalhou, é político e empresário,dá emprego a muitos São-tomenses, sempre viveu no seu país, Delfim nunca fugiu para estrangeiro. O Patrice Trovoara é pouco transparente, o senhor já viu Patrice Trovoada a trabalhar?

        • descontente

          16 de Maio de 2014 as 16:26

          Fala serio poderoso “Deus e a solucao e nao os políticos”.
          So tua linguagem vê-se que ta cego. Não consegues nem argumentar perguntas simples feito pelo Adair! Ignorando Pinto, Fradique, Rafael, Alcino, por que não vem ao caso e tds são verdadeira farinha com bicho, dá pra responder a pergunta? Tb fiquei bastante curioso de onde vem tanto dinheiro se ele não trabalha. Usa cabeça rapaz e pensa que queremos lideres que tira-nos da pobreza, criar saneamento básico, novas vias, casas, agua e luz pra mais necessitados. Nem com dinheiro PT consegue resolver isso tudo, então responda malditas perguntas…

          • Cúa Telá

            17 de Maio de 2014 as 3:15

            Ao jovem e o Descontente, vocês os dois deviam é lavar os olhos com malagueta. Quem sabe assim os vossos olhos estariam mais abertos de forma fazer a vossa mentalidade crescer e ter um outro poder de reflexão. Por favor, defender políticos como: Alcino Pinto, Rafael Branco, Delfim Neves? Francamente, estamos em terra das bananas mesmo. Não sabem e nem querem que o Pais tome um rumo ao desenvolvimento.

    • descontente

      16 de Maio de 2014 as 16:16

      Sinceramente, até achei que fosse PT que
      estava aborrecido ao ponto de responder ao Adair. Não sei se Adair foi pago pra escrever isso, mas ta bonito sua opnião.

      • Maiker

        17 de Maio de 2014 as 13:35

        Senhor Descontente, ninguém até agora respondeu as questões, porque não sabem responder. O Jovem teve coragem, mostrou a cara. Patrice Trovoada é um homem obscuro. O senhor já viu Patrice a trabalhar? Qual é a profissão de Patrice? Ninguém de ADI responde, porque vive a custa do dinheiro sujo desse desgraçado de Patrice Trovoada.

  2. Aledunha

    13 de Maio de 2014 as 18:21

    De facto Patrice Trovoada depois de muita expetativa não fez quase nada como primeiro-ministro. Tenho a consciência que fui um dos iludidos. Falava mais do que fazia. Não ficou nenhuma obra nestes anos em que o ADI foi governo que possamos dizer agora que foi iniciatova direta do ADI. Não ficou nada para além de palavras e muita gabarolice. Agora a receita está a ser repetida.Vai concorrer para cargo de primeiro-ministro. Em 2016 também vai va presidente. No governo vai se preparando para ser presidente. Isto parece uma brincadeira de país.

  3. Mutende

    13 de Maio de 2014 as 19:02

    Estas sao conversas para fazer boi dormir.O povo saotomense sabe o que quer.Durante 37 anos de governacao nem conseguiram organizar o Pais,e em 2 anos querem que o A.D.I desenvolvam o Pais.E preciso ter muita cara de pau !Quando o povo comecou a viver com satisfacao voces tinham que deixar cair o governo.Marcam as eleicoes depois veremos.Nenhum primeiro ministro em S.T.P conseguiu fazer em 2 anos o que o cidadao Patrice Trovoada consequiu fazer.Se deram oportunidades ha muitos ladroes do povo,porque que nao ao cidadao Patrice Trovoada?

    • cobra preta

      14 de Maio de 2014 as 8:55

      Eu concordo consigo. Diz bem, nenhum Governo conseguiu fazer o que o Patrice fez em dois anos! Conduzir o país para beira de ser considerado um país traficante de drogas e negócios ilícitos; negociar com piratas para conseguir dinheiro que alimenta até hoje a máquina; transferir dinheiro para estrangeiro com a sua assinatura e mais, depois de tudo isso fugir para não dar explicações. Isso é obra! Nenhum ex-primeiro ministro de nenhum Governo fez isso!. Você tem toda razão. Em trinta e sete anos todos os primeiros ministros que nos Governaram estão aqui com o povo. Fui

      • Deus e a solucao e nao os politicos

        14 de Maio de 2014 as 11:47

        e melhor ir mesmo porque es mesmo uma cobra preta.

        todos estao aqui e o pais esta como esta, pedinte no. 1 na africa, quase 40 anos nao para de pedir, para ajudar os outros paises, e so pedir, pra que, e pra quem nao se sabe, para o pais e que nao e, porque um apoio de quase quarenta anos o pais desta dimensao nao pode ter a vida que leva. voce certamente e um dos culpados, sao daqueles que 1 kilo de arroz e 1 bule de oleo e o suficiente para comprar a tua conciencia e por-te na miseria durante 4 anos.

      • STP

        14 de Maio de 2014 as 15:27

        concordo consigo, os outros so estão ali para fazer boi dormir. enfim.

    • descontente

      16 de Maio de 2014 as 16:35

      Fala serio “mutende”, Que vergonhoso. Não tamos a falar de 2 anos. Estamos a falar de continuação de estado. Será que projectões apresentado pelo ADI era singular que não conseguiam dar continuidade? Meu deus do céu, dei meu voto ao ADI e única coisa que vi logica que ADI tentou fazer é mudar percurso das vias da cidade e proibir viatura do estado. Tenho memoria curta, ADI, é diferente de MLSTP, de PCD, de MDFM? São todos iguais, mas apanham vergonha. olham que riqueza gera riqueza, se não criam não podem ter pra gastar…

  4. Combocone

    13 de Maio de 2014 as 19:27

    A politica e a forma mais fácil de os chulos projetarem -se na vida. Quem esta distraído e a sofrer e o povo.

    • Flatrício Trovoada

      22 de Maio de 2014 as 10:12

      Muito bem dito. Admira-me alguém ainda dizer que algum político é bom. Quem diz que algum político governou bem neste país, não sabe o que é governar bem. Em São Tomé, governa-se para grupos. Quando um partido ganha as eleições, é uma oportunidade para outro grupo subir de vida, e aproveitar…

  5. elio

    13 de Maio de 2014 as 20:52

    Plenamente de acordo.

  6. Anzol sem isca

    13 de Maio de 2014 as 20:55

    Como Cidadão no diáspora, faço um veemente apelo ao compatriota Patrice Emiry Trovoada, na qualidade de Candidato a Primeiro Ministro e de Presidente da República de São Tomé e Príncipe já assumido publicamente, no uso do seu pleno direito de discordar e/ou de contraditório que pronuncie, sem ambiguidade mas com seriedade, sobre essas afirmações.

    E que está em causa a qualidade o prestígio e a dignidade de quem ambiciona ser chefe do governo e o cargo de mais alto representante do seu Povo( duma Nação).
    Quem cala consente ! …

    • Anzol sem isca

      13 de Maio de 2014 as 20:57

      Correcção – queria dizer:

      “É que quem cala consente”

  7. Honorio Lavres

    13 de Maio de 2014 as 21:20

    Meu caro Camarada Escritor!

    Não seria de bom agrado fomentar ainda mais o problemas politico em são Tome e Príncipe,seria de todo infeliz a sua declaração escrita,ora bem dizes não conhecer o curriculum do senhor Patrici Trovoada, mais falas da sua formação ,e das suas actividades económicas ,não seria de todo modo estar calado?, tiveste oportunidade de ver e ouvir a declaração do presidente do supremo tribunal DR.Professor Bandeira,gostaste de ouvir estas triste palavras preferida por ele no ano da abertura Judicial?, pondo em causa a nível internacional o pais e o governo?vamos deixar de brincadeiras,eu vivo em Reino Unido, digo te que tenho acompanhado a situação do pais estou cada vez triste,deixa de estar a acusar pessoas, o pais precisa sem duvida de um entendimento social, vamos trabalhar nisso, promover um encontro Nacional entre Pinto da Costa, Fradique de Menezes, Miguel trovoada, após este encontro de consolidação social, um outro entre os lideres partidários,com presença destes 3 protagonistas do pais,e dai arrumarmos a casa,e deixar de falar dos outros ,porque deves pensar bem antes de falar mal de alguém,não si recolhe as cinzas com a mesma facilidades com que se espalha,e outro meu amigo a língua não tem ossos, mas e forte o suficiente para cortar um coração,por isso tenha cuidado com o que diz,o que importa não e quantidade, queremos qualidades,
    Viva STP, Viva todos os partidos politico de STP juntos seremos sem duvidas mais fortes. Para resolver todos os problemas do pais.
    Honório Lavres,
    Londres 13 de Maio de 2014

    • Seabra

      13 de Maio de 2014 as 23:07

      …nao vou referir aos seus êrros ortograficos, mas apenas para lhe dizer se conta regressar à STP para ir colaborar à melhor o país….porque diz”vamos trabalhar”. Ora que vive na Meloia, à curtir a vida, a comer bem, em todo o caso, melhor do que os que la estão em STP. Dar palpites enquanto se está fora do pais é optimo , mas se quer mudar algo e ser patriota vá viver em STP e ajudar a fazer avançar as coisas…

    • PATRIOTA DA NAÇÃO

      14 de Maio de 2014 as 10:36

      Caro Honorio Lavres
      Pelos vistos o Srº conhece bem o pais onde vem passar suas ferias.

      Só para a sua reflexão:
      1º-no mês de Março realizou-se em STP um invento chamado DIALOGO NACIONAL onde a ADI por orientação do seu presidente não se fez presente ( deve estar a lembrar).
      2º-O Srº Miguel Trovoada foi convidado e não se fez presente, em vez disso deu uma conferência de imprensa de quase 2 horas a falar de coisas do passado( verdade ou mentira) que podia falar a frente do cota Pinto e do mano Fradique.
      a ADI continua a fugir do dialogo frontal e directo.

  8. manuel soares

    13 de Maio de 2014 as 21:34

    Meu caro Adair Ribeiro, boa noite tudo bem, onde arranjaste esta que Patrice Trovoada é acusado de crime de branqueamento de capitais, negócios obscuros, e gestão danosa, tudo isso, num período de dois anos? Foi o ministério público quem te informou isto, não conheço esta, nenhuma informação a este respeito foi tornada pública, nem o senhor Patrice nem tão pouco o seu ADVOGADO FOI NOTIFICADO.Meu caro vamos esperar o povo é quem mais ordena nas urnas, se ele assim quiser o que podes fazer, meu rapaz? Nada, a ver vamos, quem viver verá, muitos estão com medo, mas o homem não come ninguém, vocês terão simplesmente que ir a oposição e nada mais.

  9. Seabra

    13 de Maio de 2014 as 22:55

    Ah Bom?! O povo saotomense sabe o que quer? Já lá vao quase 40 que tem se enganado na escolha dos seus dirigentes, sendo os piores : P.Trovoada, F. De Menezes, o super “corrupto e larapio”. Nao fale à toa, por esmola!

  10. foder

    14 de Maio de 2014 as 0:40

    Esse garoto é um maluco, ainda é muito cedo não tem campo para ir trabalhar, louco.

  11. Stp

    14 de Maio de 2014 as 0:48

    Conversa de rua . STP e’ mesmo pequeno imagina 15 bilhoes de pessoas a lerem este jornal por dia . O traficante como tu chamas o Dr P. Sucumbia ou tu no lugar dele. A critica nao e’ isso mas cada um sabe de se

  12. zeme Almeida

    14 de Maio de 2014 as 1:52

    O ADI está mesmo muito forte e que muitos temem do seu regresso ao poder em STP.Tantos ataques a uma só pessoa esquecendo-se que estamos projetanto ainda mais a sua imagem.Viva o ADI e o seu lider Patrice Trovoada.Haver vamos

    • SEABRA

      16 de Maio de 2014 as 9:16

      …parvalhote!!! Porque ocupar o espaço com opinioes MEDIOCRES?
      Qual é a sua, IMBECIL IDIOTA? …é so para poder estar “à vista” do pùblico, no seu estùpido proposito!!!Enfim, peço-lhe, em nome dos “internautes”, seja mais coerente e mais responsàvel no que escreve , porque serà lido por vàrias pessoas…a questao nao é de dar a mesma opiniao ou uma opiniao que agrade, mas é de ser coerente no seu “palpite”!

  13. caue a pague sagi non tudaxi

    14 de Maio de 2014 as 4:43

    Estranho! Este tipo sempre foi um pro-Patrice e um pro-ADI ali no forum telano do facebook! Muito estranho!

  14. Homem do campo

    14 de Maio de 2014 as 7:43

    Honorio Lavres já não és do MDFM? Agora és do ADI ou é o efeito de lavagem cerebral que andas a sofrer. Tentaste ao menos entender os negocios lesivos que este homem durante a sua governação. Meu mano cuidado com lobos transvistidos na pele de cordeiro. De santo o teu actual idolo.

  15. Ernesto Franklin

    14 de Maio de 2014 as 7:45

    Agora aparecem pessoas a escreverem coisas ridiculas sobre o Patrice Trovoada. O pior, é que se nota nas escritas destas pessoas somente a preocupacao de o PT nao vir a ser o Primeiro Ministro,isto é, aceitamos todos os corruptos e malfeitores do país serem governantes menos o Patrice Trovoada. O medo dessas pessoas é seguramente pela vinganca devido aquilo que foi feito com o PT e o ADI sem se importar das desgracas em que os tradicionais corruptos como o RAFAEL BRANCO, DELFIM NEVES, GABRIEL COSTA, POSSER DA COSTA E MUITOS OUTROS deixaram esse povo. Todos ja ouvimos as reclamacoes de que o poder auterquico deveria ser de 4 ou 5 anos envez dos actuais 3 anos que nao é suficiente para resolver muitos dos problemas dos Distritos. Porque é que acham que em 2 anos o ADI e Patricio Trovoada deveria resolver todos os problemas do país? O que aconteceu com os Governos que tiveram iguais ou mais anos no poder? Fizeram melhor? Os outros é que demostraram ser mais saotomense que o PT? O PT encontrou o país melhor do que deixou? Quando o Pinto da Costa perdia as eleicoes e desaparecia do país e as vezes da vida política, isso demostrava que ele nao amava este povo?
    Eu gostaria ver e ler mais opnioes e artigos sobre a competencia da cada um dos partidos e candidatos de implementar uma boa política economica caso viesse a ganhar as eleicoes.

    • Seabra

      15 de Maio de 2014 as 22:23

      Enquanto os Passer, Gabriel e outros trabalham e estão presentes em STP (vivendo lá sempre, estando où nao no poder…), o seu líder P. Trovoada está em algures, basta ele ñ estat no poder baza… STP é um trampolim dos Trovoada que lá estao para se conferem e enriquecer…não têm nenhum sentimento patriota. Porque perder o tempo com eles, os oportunistas, intéressera, corruptos e gatunos…

      • H. Borges

        16 de Maio de 2014 as 10:55

        Antes assim do que aqueles que decidem ficar no país para viver como parasitas ou sabotadores. Cambada de bandidos vocês todos, que não conseguem viver do esforço próprio e vivem eternamente nesta terra saqueando dia após os recursos que deveriam ser de todos. Não sei porque que alguns destes indivíduos que se defendem aqui neste fórum mascarados nos respectivos pseudónimos, que alias já roubaram tanto nesta terra, não tomam também a corajosa decisão de abandonar está e irem para o 5.º dos infernos e deixar este povo em paz, com ou sem Patrice Trovoada, de quem ninguém ainda conseguiu acusar oficialmente de ter roubado, pelo menos directamente, os recursos que são deste povo pequeno. Eu sou sincero, prefiro mil vezes um individuo cuja proveniência da riqueza é duvidosa do que indivíduos que tenho a absoluta certeza que as suas riquezas, conseguiram-nas a troco de continuada corrupção e das oportunidades resultantes das desestabilizações políticas (quedas de governos) por eles forjadas ao longo da vida da nossa pobre nação. Tenham tino e tenham amor a terra e não aos interesses partidários, que isto ainda vai afundar esta terra ou provocar, a dada altura, revoltas populares sem precedentes. Tenham consciência e tino meus irmãos. Não sejamos superficiais é tudo o que peço. Porque cada dia fico mais triste com esta nossa mentalidade e forma de pensar, que talvez nos coloca, no nível mais atrasado dos povos deste planeta.

  16. Me Zemé

    14 de Maio de 2014 as 8:04

    Na nossa praça política temos vários autores, mas os artigos de opinião que cá aparecem, são na maior parte das vezes exaustivamente escritos uns com algumas verdades, coisas a reflectir e outros. Este artigo considero um pouco fraco e a cheirar a campanha. Mas, todos eles têm com foco central ADI e o seu Líder. Porque será? Não é o ADI que está no poder, mas falam tanto do ADI e do seu líder, como se fossem poder.
    O senhor Aurélio Pontes, os seus artigos (que são vários) fala mais sobre ADI e o seu líder, agora temos o senhor Adair Ribeiro também a carga ADI e o seu líder…
    Embora o ADI faça parte do nosso universo político, mas estão na oposição, temos que começar a ver o que este governo esta a fazer e a tirar as devidas ilações e fazer artigo de opinião em função disso.
    Por exemplo, vamos ver se este governo vai fazer um conselho de ministro para avaliar as declarações bombásticas do presidente do tribunal, José Bandeira, pois estas declarações merecem uma avaliação profunda.

  17. Pantufo Livre e Independente

    14 de Maio de 2014 as 8:38

    Sempre que numa instituição existe mais do que um Sãotomense há tendência para estragarem aquilo que de bom esta instituição produz. Um Sãotomense na R.D.P-África é bom. Dois é razoável. Três já é uma praga. É isto que está a acontecer com a R.D.P-África. Quando começou só lá estava um ou dois Sãotomenses. O número foi aumentando e transformaram aquilo numa autêntica confusão e porcaria. Alguns são mercenários autênticos. Recebem dinheiro para fazerem aquilo que fazem em nome de um determinado partido político. Eu recordo por exemplo do debate africano. No início com o Paulo Jorge ou depois com o Kiluanje Tiny dava gozo ouvir aquilo. Depois puseram lá um maluco qualquer que não sabia falar sequer que nos envergonhava todos os domingos. Tiraram o pobre do rapaz para lá meterem outro maluco, Abílio Neto, que tem sérios problemas de recalcamento que é mais uma doença do que outra coisa qualquer. Passa a vida a dizer baboseiras que nos envergonha também sendo sistematicamente corrigido pelos seus companheiros do debate. É tudo isto que estragou a R.D.P-África. É triste mas é verdade. Depois o senhor Carlos Menezes também tem ataques de fez em quando de clubite partidária e passa a vida a agir como uma barata tonta, para proteger o seu chefe Patrice Trovoada que lhe paga o guito. O Gete Moniz até já faz descaradamente entrevistas ao seu chefe Patrice Trovoada na STPtv. O que querem afinal? Pegaram numa boa rádio e estragaram-na. Mas não me venham dizer que foram os portugueses que fizeram isto. Foram os Sãotomense que lá trabalham nesta rádio. E para entornar o caldo totalmente foram contratar um maluco cá em S.Tomé chamado Medeiros poara ser correspondente. Era o que faltava para borrarem a pintura toda. O resultado é que pegaram numa boa rádio, respeitada e ouvida pelo povo e estragaram completamente o material. Não são os portugueses que fizeram isto. São os Sãotomenses que fizeram. Em tudo o que metemos as nossas mãos estragamos completamente. Esta é a triste realidade. Desculpem-me mas é a pura realidade. Onde já se viu por exemplo um jornalista da R.D.P-África a fazer entrevista num canal de um partido ao líder deste partido? Isto é uma autêntica brincadeira e mistura de interesses privados com interesses públicos. Como é que querem que as pessoas continuem a gostar desta rádio?

  18. Dlima

    14 de Maio de 2014 as 8:55

    Caro Adair Ribeiro, não sabes o que dizes. Por acaso sabes me dizer o que fez o aclamado Pinto da Costa durante o período, longo por sinal, que não presidente da república?
    Informe-se antes de escreveres estas barbaridades, ok?

    • Homem do campo

      15 de Maio de 2014 as 7:51

      Se fez não sei, mas que continuou no país junto ao seu povo isso sei. Abra os olhos Dlima.
      Já agora consegues me dizer donde o teu patrice tira o dinheiro para viver em caiscais e dar gojetas de 100 euros em cafés enquanto o “seu”(?) povo…está no zero?!!!

      • Dlima

        15 de Maio de 2014 as 9:02

        Penso que o Patrice e o Pinto devem ter o mesmo financiador, já que o teu Pinto consegue, mesmo junto do seu povo e não na mesma pobreza, ficar 20 ANOS se procurar nada para fazer e manter a sua manção de pantufo e todas as suas mordomias…

  19. JL

    14 de Maio de 2014 as 9:00

    ele n merece!!! quem merece? diz la….

  20. arroz podre

    14 de Maio de 2014 as 9:28

    Sr. Adair Ribeiro, o ADI ganhou as eleições por mérito próprio e porque o povo está farto das corrupções feitas pelos políticos do MLSTP- acção na venda da ENCO usd=1.000.000,00, PCD-usd=5.000.000,00 importação do Brasil (STP Trading).
    O MDFM/PL viu que não tinha perna para andar e preferiu encostar no ADI porque os que compõem saíu do ADI.
    O senhor só viu o centro comercial CKdo como referência, mas o povo viu ordem, disciplina, gestão boa da coisa pública(os que receberam casa de estado e que não pagam)medidas estavam ser tomadas.
    As luzes nas todas dependências das empresas agrícolas, luzes na cidades, rua (como Avenida Kwame N’Kruma que nunca tevi, hoje já tem, rua onde mora o tenente coronel Bexigas tem eluminação pública, quem pôs, foi o Governo do ADI, a lista é longa.
    O que fez o governo de Gabriel? Flá Só só só…..
    Sobre a vida pessoal do Patrice Trovoada os adversários politicos devem investigar e não caluniar.
    Fala-se de branqueamento de capital há prova? Essa peça teatral apresentado pelo PCD ao ministério público é um feiasco.
    Qual é o partido que não dá banho em S.T.P.?
    O vosso medo é que o povo de STP gosta do ADI e da governação do Patrice Trovoada.
    Manda marcar as eleições para cada um saber onde fica (no centro, no lixo, no canto, ou fora).

    • SEABRA

      14 de Maio de 2014 as 12:20

      …o seu comentàrio, deixa a desjar, francamente!!!
      Você tem a noçao da sua responsabilidade, em escrever desparates , que podem induzir aos imbecis como você , a cair nestes êrros iperdoaveis que levam alguna a votar na pessoa errada. Tenha a bondade de se calar!!!
      Diga-me, onde é que se encontra o Patrice Trovoada neste momento, aliàs, desde que ele deixou o poder? Diga-me qual é a formaçao, o profil do seu lider do partido ADI, Patrice Trovoada? Qual é o programa,para mudar a situaçao catastrofica de STP e da sua populaçao, proposta pelo Patrice Trovoada e o seu partido ADI? Enfim, você nem sabe, tenho a certeza, qual é a côr do seu slip…tao idiota que é !Creio, que opinioes como a sua, deve ficar guardada numa gaveta, onde nem um gato, tem risco de ir cos-covilhar . Faça silêncio, assim ajudarà melhor STP, se é que goste do seu pais…

    • canablanca

      14 de Maio de 2014 as 14:25

      O ADI não ganhou eleições por mérito.
      ADI ganhou eleições à PEDIDO E APELO DE VOTOS DO MDFM-PL por parte de FRADIQUE MENEZES.
      Agora ADI vai estar na meeeerrrrrrrrrrrrr..porque FRADIQUE MENEZES vai ao TERRENO,recolher todos os seus militantes.

  21. Aleksandernn/nn

    14 de Maio de 2014 as 9:45

    Adair Ribeiro,pelo teu texto assumes de cara que es mais um pro-MLSTP,tens as liçoes estudadas.

    • Martelo da Justiça

      14 de Maio de 2014 as 10:13

      Se o jovem for do MLSTP qual é o problema??? Não é muito sério estar a catalogar as pessoas, só porque dão a sua opinião diferente a das nossas. Temos que acabar com isso!.

      • SEABRA

        14 de Maio de 2014 as 12:24

        Bem dito, camarada! Por estas e mais atitudes, que STP nao avança, porque hà muitos preconceitos e juizos êrrados atribuidos à tôa, quando nao se gosta de alguém, por uma ou outra razao. Ora que, o que conta é da pessoa ser ùtil, inteligente e interessante pelo que pode dar ao pais STP…

  22. Martelo da Justiça

    14 de Maio de 2014 as 10:09

    Meus Caros, alguém me pode esclarecer ou dizer o nome da Empresa do Dr. Patrice Trovoada e onde é que essa Empresa está situada(Pais). Isto porque levanta-se com muita frequência essa questão mas nunca vi nenhuma resposta da parte do interessado ou outras pessoas. Como uma figura pública, atuante na cena política são-tomense, como cidadão, interessa-me saber para formar o meu juízo em relação a pessoa em causa, até porque está a aproximar-se o momento para escolhermos os nossos dirigentes.

    • Lelê Múm

      14 de Maio de 2014 as 11:19

      Há pelo menos três coisas que eu não gosto no Patrice Trovoada e na generalidade dos políticos deste país. Atenção: Isto não é só para Patrice Trovoada. É para todos os outros lideres políticos.
      Quase todos eles como o Patrice Trovoada são mentirosos e aldrabões. O Patrice antes das eleições anteriores andou cá no distrito de Lobata a dizer que ele iria fazer isto, aquilo, prometeu uma data de coisas e quando chegou a governo nunca mais quis saber dos assuntos deste distrito. Isto revela a falta de caráter deste homem como político. Este é o grande defeito destes nossos dirigentes. Têm duas caras. Quando querem votos apresentam uma cara e quando estão no poder apresentam outra cara. Quem ouvia aquele senhor a falar pensava que estávamos em presença de um homem honesto. Revelou-se contudo um grande aldrabão. Agora as pessoas já sabem com que podem contar.
      O segundo defeito é que não explicam a origem de tanto dinheiro que têm para campanha eleitoral. Como é possível que este senhor Patrice Trovoada gaste tanto dinheiro em campanhas. Onde é que ele vê tanto dinheiro? Ele não estará a vender o país com negócios para sustentar etas campanhas políticas? Como é que eu posso acreditar numa pessoa que gasta tanto dinheiro em campanhas eleitorais se ele não explica antecipadamente a origem deste dinheiro? Donde vem este dinheiro, minha gente? Este negóciuo dos barcos não tem a ver com este dinheiro? Eu tenho muito medo destas coisas. Qualquer dia acordamos e encotramos um país completamente vendido port este senhor e outros.
      A terceira coisa que eu não gosto neste senhor é a sua relação com o país. Como é possível que este senhor quando ganha eleições vem para o poder. Quando perde eleições vai embora para fora do país e fica lá a viver. Isto é uma brincadeira autêntica. Que tipo de dirigente político é este? Ele só pode ficar no país quando está no poder? Como é que eu posso confiar numa pessoa assim?

  23. Lau

    14 de Maio de 2014 as 10:45

    vocês estão a gastar vosso tempo a criticar o partido ADI, porque até onde sei STP vai fazer 39 anos da independência que eu não vi um politico ou partido que fez algo que merece nosso voto.. mesmo aqueles que entra na governação e só sabe gastar o dinheiro do povo em seu beneficio depois rir connosco como se fosse nossos amigos.
    Eu só espero ver o meu STP um dia a crescer, não importe o partido que governe.

    Um bem haja a todos..

  24. Adair

    14 de Maio de 2014 as 10:56

    Estou a espera que uma alma vida de ADI, venha desmentir o que escrevi com provas. Estou a espera que alguém de ADI venha dizer o nome da universidade que o Patrice Trovoada estudou. Patrice Trovoada é economista? Qual é profissão de Patrice Trovoada? O que faz Patrice Trovoada quando não está de poder? É empresário? Tem empresa aonde, e em que ramo de negócios dedica? O senhor Fradique de Menezes tem empresa em São Tomé, é político e empresário. O senhor Delfim Neves do PCD tem empresa em São Tomé, é político e empresário. O Patrice Trovoada é o único misterioso, o único pouco transparente.

    • SEABRA

      14 de Maio de 2014 as 12:37

      …o Patrice Trovoada, quando nao està no poder, continua a pràtica dele o “CAMBALACHO a GATUNAGEM”, porque nao sabe fazer outra coisa. Camarada Adair, posso confirmà-lo, que o Patrice Trovoada nunca estudou (se por acaso apresentar algum diplôma, serà do falsificado, como fazem em França os amigos dele do Congo, Costa de Marfim…)em universidade alguma , ele nao tem diplôma algum, muito menos da economia…em Paris (morava em Pantin, linha 5 do métro), fez apenas pequenos “boulots”, visto nao ter nivel, nem estudos superiores (sem o desprezar por isso), de VIGILE DES MAGASINS. E por cima, nem sempre trabalhava, vivia das alocaçoes que dao em França (que é um pais generoso, neste dominio), era sustentado pela espôsa (que ele deixou) e por um amigo ocasional (enquanto ele precisava) da Guiné Bissau, que trabalhava na Embaixada da GB, na rua Saint Lazare (provas justificadas).
      Eu conheço bem a situiaçao e tenho provas do que digo…é apenas em STP é que esta familia pode armar-se em gente de bem, o que nao é verdade! Jà o irmao Yuri, estudou na universidade comunista da regiao parisiense, Saint Denis, onde fez admnistraçao. A irma Daisy, estudou na roménia, fez medecina. Conheço perfeitamente o dossiê da familia TROVOADA!!!

    • Ernesto Franklin

      14 de Maio de 2014 as 13:16

      Estou interessado em saber sobre ti Adair, ja que estás tao interessado em saber do PT. Qual é a sua universidade, profissao, meio de subssistencia, afiliacao politica, etc.

      Tu es tao mesquinho como muita gente em STP e duvido muito que tenhas algum nivel de raciocionio logico. So é empresario quem tem uma empresa em STP? PT pode nao ter empresa mas ter accoes em varios investimentos tanto nacionais como internacionais. Disseste que o Pinto da Costa é economista. Viste o diploma dele? Qual é o investimento dele em STP? O diploma do Pinto da Costa da antiga alemanha socialista nao é de economia (informe-se melhor.

      Seria muito bom se soubesse-mos a procedencia do dinheiro de pelo menos um dos nossos politicos. Eu nao entendo o porque de tanto medo de alguem que nem está no poder.

      Ao escrever-mos os artigos, nao basta estar na rua e ouvir BOATOS, mas tambem, investigar e analisar os factos para nao nos cairmos no ridiculo como é o seu caso.

      • Maiker

        14 de Maio de 2014 as 15:06

        Os que estão a criticar o jovem são os que vivem do dinheiro sujo de Patrice Trovoada. Vocês deveriam trazer provas e responder as questões levantadas.
        O senhor Patrice Trovoada precisou de apenas 2 anos e meio para bater record do político mais corrupto que a história da Democracia conheceu.

        • Ernesto Franklin

          15 de Maio de 2014 as 10:36

          Maiker, favor enviar-me a sua base de dados sobre a corrupcao em STP ou palo menos publique-a para todos conhecermos as posicoes na lista dos políticos corruptos.

      • SEABRA

        16 de Maio de 2014 as 12:00

        Imbecil e varredor de palha…engraxa para que o P.Trovoada lhe dê mais “kumbu”, miseràvel! Aqueles que apoiam o P.Trovoada, sao os que estao completamente perdidos e sem futurO… que para eles STP nao conta, nao existe!

  25. fiá luxingá

    14 de Maio de 2014 as 12:51

    Li o texto, não entendi nada, dada muita confusão na ideia do autor ou de fez – se autor do texto. Sei que cada um puxa brasa para sua sardinha mas tem de saber fazer, país é livre e cada uma tem liberdade de exprimir a ideia, principalmente os que estão na diáspora.
    Quanto a Formação são muito que os tem em STP, e fizeram em diversas parte do mundo, mas se fores exigir diploma ninguém de quase todos perderam, isto é uma realidade.
    – Fala -se muito de formado, mas os que formam na área de ciências Economicas, todos possui ideias, e mostra mas temos pessoas que dizem formado na área que nem linguagem técnica da áreas a pessoa sabe expressar. Espero que que mundo esta tão evoluído, que espero que não é por este texto que ao eleitores terão de analisar e chegar uma conclusão, porque ao longo da nossa caminhada á muitas curva e temos de saber contorna – las, assim como evolução de uma economia não se consegue avaliar apenas em curto prazo, mas sim á médio e longo prazo, bem como a economia não tem apenas um indicadores mas sim milhares na qual temos que analisar uma de cada vez e não esquecendo dos períodos homólogos das mesmas. Único apelo que faço é não acabarem com democracia em STP, porque de maneira que as coisas vão não duvido que de jeito que isso vai a curto prazo estaremos novamente na ditadora. Dão população Arroz podre para comer como era antigamente do governo único, onde para comprar um quilo de açucar, arroz ou qualquer género alimentício tinha de esta na bicha hora e hora, sem esquecer do quebra osso que dava purada a pessoa, somente por alguém ter acusado de alguém por algum crime sem terem certeza eras cancelado e espancado
    Agora o secretario para Comunicação social com grave problemas nas instituições que dirige esta a preocupar com RDP África dada critica que cidadãos efetuam, mas que eu saiba, não é único a este governo mas sim a todos que passaram por lá desde assinatura de acordo e a de ser muito que ao de vir
    Bem haja

  26. adriano

    14 de Maio de 2014 as 13:18

    Eu tenho lido isto tudo e achei interessante esse debate. Ainda assim, não tinha intençoões de me pronunciar. Primeiramente, convém dizer que sou apartidario. Em relação a tamanha barbaridade que se tem visto aqui, um debate não é necessariamente e deveria não ser de todo um motivo para insultos. Sobre o Patrice Trovoada, não vale a pena acrescentar mais nada visto que o autor do artigo ja disse o suficiente, e muitos ja o fizeram antes. Agora quando se critica a incoerencia de Patrice Trovoada não se pode branquear Delfim Neves. A maioria dos politicos de São Tomé têm nome manchado e como tal, todos deveriam ir passar um temporada no deserto longe da admnistração do pais. A transparencia deveria ser um estandarte. E para aqueles que criticam uns e defendem outros, primeiramente deveriam deixar de lhes chamar de “Dr. seguido de nome” porque na realidade não o são. E até “senhor” fica-lhes bem em demasia.

    • José Moreira

      15 de Maio de 2014 as 22:12

      Parabéns senhor Adriano me revejo nas suas palavras. E digo-te até agora o senhor e o único Saotomense a tomar palavra neste fórum. Por causa de gentes como os que vos antecedeu nos comentários, que o pais está como conhecemos, uma grande vergonha. Gentes que idolatram diabo como se fosse Deus. Gentes vamos discutir assuntos sobre STP e elevar o seu nome, em vez de estarem a utilizar este precioso espaço, faramenta para falarem sobre os Piratas(colonos negros, os endocolonos), que estão a saquear STP desde 1975. Tenham vergonha e juízo.

      • adriano

        16 de Maio de 2014 as 15:13

        Agradeço o seu comentario José Moreira. Eu tenho pensado seriamente em criar um espaço interactivo aonde se possa debater assuntos de São Tomé, mas não centrado unicamente na discussão dos partidos que hoje existem, mas sim focalizado em discutir “Qual o rumo a seguir ? Isto é, identificar os problemas que são muitos e a forma de os resolver? Estaria o senhor interessado em colaborar ou conversar sobre a viabilidade desse espaço? Se for o caso aqui esta meu contacto : admin@stpnews.net

        • José Moreira

          21 de Maio de 2014 as 5:24

          Estou disponível e interessado. Concerteza que terá participação de muitos Saotomenses e amigos de STP. O Povo e STP agradecerá.
          *Temos que valorizar este espaço e não deixar que ele seja capitalizado por pessoas que só sabem semear ódios entre os saotomenses com seus artigos e comentários, ao contrário de discutir assuntos baseados nos problemas, males(já identificados) que enfermam STP, causas para a situação de marasmo crônico que se encontra STP.
          * A nossa prioridade e causa deve ser STP e seu Povo. Os pseudos dirigentes, pseudos doutores, os endocolonos, os que privatizaram os Órgãos de Soberania e Partidos Politicos, causando o retrocesso de STP devem ser esquecidos.
          O meu email e: josephmoreira66@hotmail.com

  27. ósobo

    14 de Maio de 2014 as 13:30

    Meus Senhores, vamos deixar o sr. Patrice em paz, porque não dar uma segunda oportunidade? Quem sabe ele poderá rever os erros cometido. Os erros também contam. Se falar na corrupção não é só STP. Ao menos não exagerar, com a base dos erros que podemos encontrar a saída. Fui.

    • SEABRA

      11 de Junho de 2014 as 11:52

      Nao vou ocupar o espaço, com comentàrios que nao têm sentido de ser…mas uma ùnica questao: você vive em STP?

  28. Noite Escura

    14 de Maio de 2014 as 15:01

    Deixemos de tretas, de conversas fúteis de acusações infundadas e perguntem ao povo qual foi o desenvolvimento que obtivemos percorridos os 39 anos!
    Devemos pensar no país com orgulho, união e a cabeça erguida, para tentar fazer deste país um país verdadeiramente soberano onde o povo se sinta alegre, feliz e com perspetivas.

  29. zeme Almeida

    14 de Maio de 2014 as 16:26

    Quem é este Adair de querer se mostrar,procupe-te em acabar o curso se é que consegues terminar!A segunda oportunidade pra quem:Alcino Pintos,Delfim Neves,Guilherme Posser,Rafael Branco e mais que pertencem o seu partido?Quem é voce a julgar quem quer que seja.Falar de formacao, voce,ainda nao sabe o seu destino,a querer falar dos outros?O melhor é termos contencoes nas nas palavras em vez de estar ali a atacar os outros os seus profetas como os melhores e o País nas mesma.Sei que estás em Portugal procure estudar mais para terminar o curso.Invejoso

    • Adair Ribeiro

      15 de Maio de 2014 as 9:01

      Zeme Almeida, o senhor está completamente desnorteado, responde as questões levantadas. Qual é a profissão do seu líder? Ó que faz o seu líder quando está fora de poder? O senhor não responde porquê? Porque obviamente não sabe. O seu líder bateu todos os records, em 2 anos e meio do seu mandato resumiu-se no aparecimento do Centro comercial CKdo.Passou o tempo todo a viajar, a vender ilusões, e tratar dos seus interesses pessoais. O que o Patrice quer de São Tomé está resumido em 5 letras: poder. só poder. O Patrice Trovoada é candidato a primeiro ministro, mas afirmou na STPtv que também vai candidatar as presidências 2016,se ele for eleito primeiro ministro só irá governar 1 ano. Eu não vivo do dinheiro sujo de Patrice como o senhor. Pessoas como o senhor, só servem para cavar a sua própria sepultura antes de morrer. O senhor não tem ideia, manda o seu líder e estudar, o seu líder anda a enganar que é economista, foi a um programa em Portugal, passou grande vergonha, pareceu que percebe de futebol mais do economia. O senhor deveria ter vergonha nesta cara, para vir defender este individuo Patrice.

    • Adair Ribeiro

      15 de Maio de 2014 as 11:03

      O senhor está completamente desnorteado. Vai trabalhar, és daqueles que vive a custa do dinheiro do Patrice Trovoada. Responde as questões. Diz o que faz o teu líder Patrice Trovoada quando não está no poder. O nome da Universidade que estudou o teu líder? Que curso Fez? Ó Patrice Trovoada teve numa entrevista em Portugal, a falar sobre questões económicas, parecia que percebia mais de desporto do que economia. Foi uma vergonha. Nem um aluno do primeiro ano de economia faz esta figura triste, que fez o teu líder.Responde.O senhor está a espera de eleições para comer o dinheiro não trabalhado do Patrice Trovoada. Pensa com a tua cabeça, deixa de ser um polichinelo. Pessoas como o senhor não tem utilidade para o nosso País. Senhor Zeme Almeida, pensa no País, deixa de ser lambi-botas do Patrice.

  30. Veterano de Guerra

    14 de Maio de 2014 as 16:40

    Caros opinantes do Jornal Tela Nón, vamos deixar de querelas, cada um tem a sua carisma ou simpatia por um líder politico, é muito normal, não tem sentido criticar partido A,B,OU C, ou politico fulano, berclano e ciclano porque o momento oportuno esta a chegar para cada um de nós santomenses decidir qual partido ou líder será melhor para governar stp, deixa que o presidente da república marque as eleições mas é necessário e importante respeitar a ideologia politica, opinião, pensamento de cada um de nós santomenses. Cordialmente!!!

  31. paparazzi

    14 de Maio de 2014 as 16:49

    E só misturas.muita confusão para enganar o povo .sejam sinceros convosco mesmo e deixam o resto para o momento próprio. O assunto é curriculum vitae do patríce trovoada. E só isso.o resto deixa pra depois.cade os patrões do adi só para responder a pergunta

  32. Honorio Lavres

    14 de Maio de 2014 as 17:38

    Meu caro compatriota de nome Homem do Campo!!!!!
    Tenho como habito,não responder as provocações inúteis, quero lhe afirmar na primeira mão que sou Militante do MDFM,PL,convicto, e não dou rabo a torcer por meias cantigas de quais quer politico,para sua informação tenho 2 partidos no mundo, PS\socialista em PORTUGAL, E MDFM,PL Partido Liberal em STP. OK?NÃO FAÇO JOGOS BAIXOS,a minha simples intervenção ,vem por preocupar me com o pais,e dela procurar uma solução viável para um clima saudável no pais ,e não este rubi todo, quanto ao camarada PATRIOTA DA NAÇÃO,meu caro !EM 1993 TERMINEI O CURSO DE FORMAÇÃO TÉCNICO PROFISSIONAL AGRO PECUÁRIO EM CATAP,EM 1993\1995 FUI UM DOS MELHOR aluno FINALISTA NO CURSO DE VULGARIZAÇÃO CEMFOPA Bela vista,em 1995\98 fui nomeado pela antiga Ministra dos Assuntos económicos Maria das Neves como Delegado para Região Autónoma do Príncipe para are de desbravamento agrícola, no programa das privatização agrícola com apoio do fundo Europeu,e do fundo do BADEA, em 199900 fui convidado pela direcção das florestas para assumir o cargo de Delegado adjunto para Direcção das florestas no Príncipe, entre outros cargos já assumido no pais, tudo isso para lhe informar que sou santomense,trabalhei muito para este pais, já dei o meu melhor para este pais, e só em 2002 quando fui contactado pela antiga directora da Ecofac,e o senhor Director coordenador da Antiga ecofac JEAN e a Teresa para assumir coordenação da ecofac no Príncipe recusei por respeito ao meu antigo chefe,e fui convidado para uma conferencia em Portugal sobre o Ambiente, onde decide ficar em Portugal, estudando, trabalhando e levando a minha vida com maior normalidade,.E quando vou a STP, VOU PORQUE TENHO UMA PARTE AI COMO FILHO DA TERRA,Meus caros camarada ficamos por ai sem mais comentários .
    Um abraço.
    Honório Lavres
    Londres,14 de Maio de 2014

    • Homem do campo

      15 de Maio de 2014 as 8:47

      Meu amigo,
      Finalmente mostrou a cara.
      Sei que tb estudou na Escola do Campo em Diogo Vaz e etc e tal.
      Por reconhecer em ti uma certa capacidade de discernimento creio que deves ponderar devidamente em relação àquele sr.que nada fez em prol deste povo.

      Um abraço

  33. Imparcial

    14 de Maio de 2014 as 18:22

    Olha Adair, tu és muito novo e muito inexperiente neste tipo de analise e por isso eu te aconselho a pesquisar muito antes de escreveres… Meu menino, cresça e apareça, tá bem?

  34. cajamanga

    14 de Maio de 2014 as 20:16

    Só sei que o ADI vai ganhar com maioria absoluta. Doa a quem doer!

    • Mulato

      15 de Maio de 2014 as 7:38

      Confia-te nisso e não corra!!!

    • SEABRA

      11 de Junho de 2014 as 12:42

      Com muita decepçao é que tenho lido alguns comentàrios, inùtéis, mediocres, oportunistas…de certos internautas! Pelo que pude compreender, hà muitos que estao prontos a hipotecar STP, para obterem dinheiro para o PATRAO deles, o lider + CORRUPTO que STP nunca teve, o Patrice Trovoada.
      Eis algumas questoes , para esclarecer este DESENTENDIMENTO em certos comentàrios:
      – quem é o P.Trovoada, como homem politico? Que fez ele para STP e para a sua populaçao? Qual é o profil do homem em questao? Qual é a formaçao dele académica?
      – que representa este individuo como saotomense? Quais sao os interesses que ele tem manifestado para mudar e levar STP ao bom porto (conforto, paz, progresso e harmonia etc)?
      – O que é que ele conhece de STP( civilizaçao, historia, cultura e tradiçao…)? Quanto tempo é que ele viveu em STP,e por quanto tempo? O que é que lhe liga a STP( para além do interesse do dinheiro e do poder)?
      – qual é a relaçao dele com o verdadeiro povo saotomense?
      Nao quero menosprezar ninguém,quero apenas dsepertar a atençao dos saotomenses, em relaçao à familia Trovoada, especialmente aos dois Miguel e filho, que sao uma verdadeira PODRIDAO para STPe para os saotomenses, porque eles nunca tiveram sentimento de patriotas saotomenses, tao pouco RESPEITO para tudo que é STP…é um FACTUM!
      O objectivo dos Trovoada é de garantirem a vida finaceira deles, porque nao sabem fazer nada, nao têm nenhuma formaçao, muito menos CARISMA para se distinguirem do comum mortal, mas como sao pretenciosos , ambiciosos àa brava; querem sempre “peter + haut que leur culs”, e como têm ùnicamente o talento da ALDRABICE e de GATUNAGEM (eis porque eles existem)…vamos a elas. Os Trovoada nao estao em STP para o bem deste pais, aliàs o Patrice Trovoada é gabonês e francês de nacionalidade, nao tem nenhuma cultura saotomense, nao se reconhece no que é saotomense, para além do PODER e do DINHEIRO saotomense que lhe interessa , a prova é que nao està instalado em STP,e dsede o momento que nao està no poder ausenta-se ,imediatamente, de STP . Quem pode votar por uma pessoa como ele? Neste caso, façam vir um estrangeiro e dêem-lhe om posto importante. Tenho a certeza, que farà melhor para STP do que o Patrice Trovoada.
      os saotomenses, gostam de ter dirigentes màximos saotomenses estrangeiros, que nao se interessam com a situçao saotomense. Por exemplo, o ex presidente Fredrique de Menezes . Porque razao?
      Ora que detestam os verdadeiros saotomenses, como o Gabriel da Costa, Pinto da Costa, Costa Alegre , D. Daio, etc.

  35. vencha

    14 de Maio de 2014 as 20:19

    Eu estive na residencia HLM do miguel trovoada em PANTIM . Conheço bem a familia. O patrice nunca estudou nada. Vivia de pequenos expedientes em paris. Tornou-se gente, depois do PCD por o pai dele no poder em 1991. Agora esses coitados e ignorantes do ADI lhe chamam de DOUTOR patrice. Imbecis !!!

  36. T.A.L

    15 de Maio de 2014 as 9:35

    Patrice Trovoada a mim já não me engana. Como é possível uma pessoa líder de um partido estar fora do seu país mais de 1 ano sem dar cavaco a ninguém e assim que soube que haverá eleições vem a correr para o país para participar nestas eleições? Isto é uma autêntica brincadeira. Quer dizer este homem diz muitas vezes que gosta do seu povo mas passa a vida dele lá fora do país no bem bom enquanto o povo vivi aqui a Deus dará e quando há eleições este homem corre para o país para vir concorrer. Ele já não me engana. Bandido.

  37. EsRibeiro

    15 de Maio de 2014 as 10:23

    A única coisa de interessante deste artigo é o questionamento por parte do autor sobre coisas que não são do seu conhecimento (este deve ser o espírito de um estudante). Pelo que entendi, o artigo é desenvolvido a volta da biografia do Dr Patrice Trovoada. Mas para mim é uma autêntica desilusão ter compatriotas que pensam somente dessa forma. Acho que o mais importante é saber se, o nome do Dr Patrice Trovoada está na lista da INTERPOL ou não, e isso diz respeito as autoridades competentes.
    Embora não seja o futebol o assunto aqui abordado, vos dou o exemplo. Como sabem inicialmente recaiam algumas suspeitas sobre o Romam Abramobich, quando o mesmo adquiriu o Chelsea (Clube de Futebol londrino). Mas independentemente disso, o que os adeptos esperam são RESULTADOS. O que o povo de São Tomé espera são RESULTADOS, deixemos de baboseiras e de vangloriar certas personalidades que embora possamos conhecer o percurso, sabemos também o mal que causaram a São Tomé, e muitas ainda causam.
    Quanto ao percurso ou enriquecimento da pessoa em causa, deixo isso nas mãos das autoridades competentes, a mim e ao povo santomense, o mais importante é que os políticos saibam aproveitar as oportunidades para mostrar trabalho, inteligência, e RESULTADOS positivos, e isto, não podemos negar que o governo liderado pelo Dr Patrice Trovoada, estava a dar provas.
    Se queremos alterar o panorama económico e social do país, temos de ser mais objectivos e clarividentes.

    Ps: Sei que muitos dirão que eu sou Pró-ADI, mas o problema central não é este, independentemente da nossa orientação política, devemos ser antes de tudo, Pró- São Tomé e Príncipe. As diferenças partidárias não podem servir de desculpas para concordar ou discordar com um ponto de vista. Eu discordei do autor do artigo, não por ele pertencer a algum partido da TROIKA, ou quiçá ser apartidário, mas sim, por ele não ter ido ao fundo da questão, faltou-lhe objectividade, faltou-lhe mostrar a influência prática da biografia de um indivíduo, na mudança da qualidade de vida de um povo desprovido de quase tudo.

    Um bem haja a todos
    EsRibeiro

  38. Kanimambo

    15 de Maio de 2014 as 11:39

    Esse miúdo é um complexado, dentro em breve andará por ai a dizer que está a ser perseguido. Oh rapaz, estuda mas é, está a aproximar-se a época dos exames, deixa de escrever sobre o que não sabes.

  39. Amarildo Trindade

    15 de Maio de 2014 as 12:25

    Patrice já deu o que tinha a dar. Os exemplos que ficaram da sua governação não metem saudades. Não organizou o estado. Não contribuiu para acabar com corrupção no país. Não criou condições para a dinamização do sector empresarial no país. Não criou condições para a reforma da justiça. Não criou condições para a infraestruturação do país. Não criou condições para a melhoria da educação no país. Não criou condições para a melhoria da saúde no país. Não criou condições para a atração do investimento estrangeiro no país. Não foi capaz de reformar o seu próprio partido ADI. Instalou o caos no relacionamento com outras instituições do país masi concretamente o presidente da república. Um governante que tem este desempenho quer ir outra vez para o governo fazer o quê? Só se for para tratar de interesses pessoais e dos amigos. Tenho dito.

    • Homem honesto

      16 de Maio de 2014 as 0:41

      Concordo contigo amigo até agora não vi nada disso que citaste acontecer infelizmente.

  40. zeme Almeida

    15 de Maio de 2014 as 12:37

    Este Adair Ribeira anda cavando a sua supultura.Este jovem sem futuro algum a querem-se armar-se de inteligente mais que os outros?Eu acho que deves estar enganado de falar de pessoas que nao conheces.Ok Tantos formados que o seu País STP tem,com 38 anos de indepedencias,tudo na mesma.Dentro dos proximos vas ficar calado.

    • SEABRA

      11 de Junho de 2014 as 12:57

      Sabe camarada, nao pense que pode ameaçar assim no sitio, sem que se tome à sério a sua ameaça, contra a pessoa do ADAIR. Almeida, a sua ignorância nao lhe protege , de jeito nenhum e a partir de agora hà UM OLHO vigilante sobre si…pois acho que corresponde bem à mentalidade daquele que você defende, o seu patrao do ADI P.Trovoada( nem ele està em abrigo, se cometer êrros, porque pode ser ouvido do TI da Haye), que é um grande VADIO capaz de suprimir vidas para poder reinar. Estàmos bem informados , que a equipa fazendo parte deste partido ADI é extrêmamente violenta…hà dias, a ameaça verbal veio da parte do Nazaré Levy…estàmos ATENTOS a observar as vossas acçoes e dizeres!
      Outra coisa ( menos grave): aprenda primeiramente a escrever, a seguir a coordenar as suas idéias, para que sejam coerentes…tem que se instruir o minimo necessàrio…é de uma importância capital!!!

  41. estudante

    15 de Maio de 2014 as 12:55

    Agora esses rapazes do ADI estão com discursos escapatórios e de passe partout. Se alguém não tem uma licenciatura não é problema nenhum meus amigos. Muitos primeiros – ministros e presidentes da república pelo mundo fora não tem formação superior. O que é de lamentar, é o facto do senhor Patrice Trovoada arrogar-se de títulos universitários que não tem. É só isso !!. De resto, isso é crime, usurpação de títulos universitários. Pergunte ao Agostinho Fernandes, salvo se ele, para as questões que toca o grande líder, ele continuar a olhar de forma VESGA, porque é pago para tal. Vocês sabem o que Miguel Relvas passou em Portugal com a sua licenciatura BIDON da lusófona. O Patrice andou em passeatas na Universidade NATERRE – PARIS X e não estudou nada seriamente. Nunca é tarde ele pode ir para IUCAI estudar. Basta ele falar com o seu amigo e padrinho de casamento, Agostinho Rita. Ele obtém rapidamente uma equivalência e termina o curso. Faz isso Patrice!!!

    • SEABRA

      5 de Junho de 2014 as 11:34

      Cher camarade, je suis absolumment d’accord, avec vous “il n’est jamais trop tard”. Assim devia fazer o Patrice Trovoada, continuar à aprender, se realmente quer contribuir a fazer avançar o pais. Talvez a formaçao intelectual universitària, pode ajudar-lhe a melhorar a conduta dele de CAMBALACHEIRO e de CORRUPTO.
      Mas nao deve enganar o povo saotomense, mentindo que é formado porque nao é o caso…nem tem o DEUG, nunca fez o 1° ano, até pergunto se realmente tem o Bac.!

  42. Martelo da Justiça

    15 de Maio de 2014 as 13:46

    Porque é que o artigo desse jovem, que não conheço, suscitou assim tanta participação???. (Até agora 73 comentário). Gostaria de encorajar mais jovens a dar a sua participação porque, de fato, o futuro de São Tomé e Príncipe está nas vossas mãos. Força!!!

    • Maiker

      17 de Maio de 2014 as 13:24

      Concordo consigo senhor Martelo. O jovem teve coragem. O nosso País precisa de pessoas como esse jovem. Os ADIsta deveriam responder as questões levantadas no artigo, eles sabem que o jovem tem razão. O líder dos ADIsta é ladrão, desgraçado,campleste

  43. Santomense

    15 de Maio de 2014 as 15:25

    Mas, coisa séria, este senhor Adair Ribeiro é uma pessoa normal???! Mas Tela-Non, confirma-me isto por favor!Desculpe o exagero!

  44. Muçandá

    15 de Maio de 2014 as 15:32

    Este Adair Ribeiro é filho de que dirigente do PCD?? Explica-nos isso. Tem o gene do Delfim Neves. Procurem investigar isso. É um Delfim Neves autêntico! Mais um infeliz a caminho de STP. Não nos venha estragar mais país…

  45. zeme Almeida

    16 de Maio de 2014 as 1:24

    Este vem cavando a sua supultura muito cedo e quando as coisas,nao lhe correr bem na vida,vem nos dizer que está sendo perseguido.Talvez este coitado do Adair Ribeiro anda de favor de alguma bolsa dos da troika.Déste a cara,os que lhe mandaram fazer este artigo,vao limpar as suas maos.Ninguem anda desnorteado como voce diz,pelo contrario tu é que andas preocupado,porque meteste a cara na possa,de certeza eles nao vao ti dar as maos.Andas muito convencido porque muitos da sua ALA vem ti apoiando de forma desfarcada.Nem todas as reacoes a seu favor, sao cerdiveis,podes ter certeza disto.Tantos formados que o seu STP já conheceu a testa da governacao,38 anos o seu País ainda nao conhece o NORTE.Miséria de artigo.Estude e vem cá a STP.OK

    • Maiker

      16 de Maio de 2014 as 9:24

      O jovem demonstrou uma atitude de coragem. Em São Tomé precisamos de pessoas com coragem. O senhor Zeme Almeida, responde as questões levantadas no artigo. É claro que nem o senhor sabe. Bandos de gatunos, ladrão desgraçado. O senhor depende do dinheiro sujo de Patrice para viver. Pergunta ao Dr. Agostinho Rita, o Doutor Agostinho Rita da IUCAI, sabe que o seu líder Patrice não tem curso nenhum. Pergunta.

  46. Orientador

    16 de Maio de 2014 as 9:10

    Meu caro Adir Ribeiro, era bom que tivesse alguma maturidade quando escreves sobre assuntos de que não sabes e sobre o qual fala de forma infundada, o que não ajuda muito o debate político. Isto de falar de alguém, da sua vida, até pode-se depreender deste comportamento uma mera acção de inveja! Se quiseres melhorar faz-nos o favor de, antes de escrever, pedir algum conselho ou assessoria. Assim pode ser que melhores! Isto não é vir, chegar e escrever! É preciso saber! Mas como tens vontade e se fores humilde poderás melhorar!

    • SEABRA

      11 de Junho de 2014 as 13:06

      Mais NULO é o seu lamentàvel comentàrio…quis dar SHOW mas falhou!!! Quando de trata uma pessoa por “tu” o verbo conjugado deve estar de acordo com a pessoa(é um ÊRRO imperdoàvel, para quem quer dar liçao de conhecimento). Sei que vocessemecê faz parte dos simpatizantes do ADI, pelo conteùdo e pelos êrros ortigràficos que comete “Borrar a escrita” PARA NADA DIZER DE INTERESSANTE E INTELIGENTE!!!

  47. Manikson Trigueiros

    16 de Maio de 2014 as 12:26

    VERDADE PURA, CRUA E NUA …….MINA DE PÔVO CU UÊ BÉTO ….

    • SEABRA

      11 de Junho de 2014 as 13:09

      Fala a linguagem que todos compreendam ou entao tenha a decencia de traduzir o que diz.

  48. Sem Papas na Lingua....

    16 de Maio de 2014 as 16:36

    Caros opinantes e leitores do jornal tela nón.
    Após uma leitura pormenorizada dos diversos comentários verificados neste jornal, pude precatar que pelo menos 70% dos mesmos, é ataque contra uma figura politica deste país, Patrice Trovoada.
    Agora eu pergunto:
    Porquê tanto ódio e raiva para com Patrice Trovoada?
    O quê que Patrice trovoada vós fez pessoalmente?
    A todos aquele que criticam tanto Patrice Trovoada vou lhes deixar uns conselhos:
    1-Quem não deve não teme, por isso não sei porquê temem tanto a esta figura politica e o seu regresso ao país.
    2-Será o povo na sua maioria a decidir se quer Patrice trovoada de novo como primeiro ministro de stp, e de todos os santomenses ou não.
    Apelo a todos os santomenses que vivem no país e na diáspora para estarem calmos, serenos, tranquilos e a não exaltarem os ânimos, li alguns comentários eufóricos, de raiva, odio e rancor. Vamos ser otimistas que o ano 2014, será decisivo para stp, e para todos os santomenses.
    Bem haja a todos……

    • SEABRA

      11 de Junho de 2014 as 13:28

      …a sua lingua deve pesar uma tonelada, para ter o proposito que teve sobre o mais VADIO de todos os politicos saotomenses. Aqueles que temem o Patrice Trovoada, sao aqueles que sao patriotas e que gostam de STP, que querem o bem estar da naçao e da populaçao. Nao parece ser o seu caso!
      A sua ignorância nao lhe deixar ver claro, por falta de objetividade, sobretudo se é pago pelo seu lider P.T. para escrever a favor dele.
      Informe-se um pouquinho mais, sobre o verdadeiro P.T., do seu profil…ninguém tem odio, tao pouco inveja de um INCAPAZ como o seu lider Patrice Trovoada( digo ninguém porque nao imagino que alguém tenha inveja de nao poder ser cambalacheiro, corrupto, ladrao, mentirosa, como o seu loder…é o que suponho), isto porque nao vejo quem possa querer ser sorriso de façada e vigarista na vida. Hà mais nobre ambiçao que esta, em STP.
      Qualquer saotomense, que hoje desejar ter como dirigente, ou membro de destaque para STP a pessoa do Patrice Trovoada, é certamente um VAGABUNDO como ele, porque hoje, todos os saotomenses, sabem quem é o Patrice e o Miguel Trovoada.
      O Miguel Trovoada é tao mentiroso e aldrabao, que pensa ùnicamente na GRANA (dinheiro, para o extrêmo conforto dele e das amantes), a tal ponto que mente a tudo e a todos, como foi o caso, uma vez que pediu audiência com um presidente em serviço (depois do mandato dele o Miguel), para obter +++e +++dinheiro , reclamando da situçao de ter mais e melhor que todos, ao sair do gabinete do presidemnte em questao, declarou aos jornalistas que foi tratar do assunto que no momento se falava muito em STP, ora que nao abordou nem um palavra sobre o que preocupaca a populaçao , no momento!
      Deixo-vos reflectir sobre a pessoa desta familia cambalacheira, em todos os aspectos.
      NAO VOTEM PARA NENHUM TROVOADA CORRAM COM ELA DE STP. CORAGEM, povo saotomense, pois que vocês merecem MELHOR!!!

  49. DT

    16 de Maio de 2014 as 19:51

    Apesar de erros ortográficos e discursos desarticulados, é opinião e deve-se respeitar

    • Maiker

      17 de Maio de 2014 as 13:21

      Artigo excelente. O nosso País precisa de jovens assim, corajosos.
      O DT a tua opinião não tem sentido nenhum, responde sobre o seu líder Patrice Trovoada.

  50. pedro neto

    19 de Maio de 2014 as 11:08

    Meus senhores, chega, chega e chega. Chega de opiniôes sem nexos. Não sei o que vocês andam a FUMAR, mas a verdade é que não dizem coisa com coisa. Se o desenvolvimento deste País depender das vossas opiniôes fúteis então jamais mas jamais este país sairá deste buraco. Ah e já agora… Por favor BEBAM COM MODERAÇÃO.

    • SEABRA

      11 de Junho de 2014 as 13:34

      Acha que o seu “paupérimo” comentàrio fez ou faz mudar algo em STP?
      Qual ou quais sao as suas propostas para mudar a situaçao de STP?
      Creio que por vezes é melhor calar-se do que dizer “n’importe quoi”!

  51. terra dos outros

    21 de Maio de 2014 as 11:00

    Patrice Trovoada, acusava os seus adversários políticos de corrupção e de fazerem recuar o desenvolvimento do País, o povo lhe deu a oportunidade para fazer diferente e melhor, mas o ex-primeiro ministro do ADI não foi capaz, e desiludiu os São-tomenses.

    Hoje,Patrice Trovoada, também é acusado de branqueamento de capitais, negócios obscuros, e gestão danosa, tudo isso, num período de dois anos e meio do seu governo e todos aqueles que estão com o bandido P.Trovoada é devido a probreza, gostam o dinheiro lavado sem trabalhar, o que temos fazer, mandar prender o dito bandido em qualquer País do mundo onde ele estever, porque o mesmo faz muita vergonha ao povo Santomense.

    • falabem

      24 de Maio de 2014 as 9:05

      vc nao sabe nada es perduado

    • SEABRA

      11 de Junho de 2014 as 13:38

      Gente como você pode realmente ajudar os + imbecis e idiotas fans do lider Patrice Trovoada a abrir os olhos para evitar que ele volte à STP para hipotecar o que resta em STP.
      Espero que hajam mais pessoas capazes de denunciar esta magulha dos TROVOADA !

  52. terra dos outros

    21 de Maio de 2014 as 11:03

    Este P.Trovoada não pode ser preso, que é ele?

  53. terra dos outros

    21 de Maio de 2014 as 11:05

    onde se diz (que é ele deve-se ler quem é ele)

  54. Me Zemé

    21 de Maio de 2014 as 19:00

    O homem é mesmo popular, tudo que fala de Patríce Trovoada, tem muitos comentário. Porque será?

  55. Martelo da Justiça

    22 de Maio de 2014 as 8:42

    Popular?????ahahahahahah

  56. Tony

    23 de Maio de 2014 as 22:11

    Compreendo que se possa ter opinião , que cada um tenha as suas aferições políticas .
    Só não compreendo que se ponha a culpa e mal dizer em cima de uma pessoa. STP desde a sua independência foi governado por vários governos e com vários Políticos, e o que fizeram pelo Pais? Agora se calhar têm roças casas terrenos, mas o Povo está como está.
    Em relação ás universidades contêm quem frequentou universidades conceituadas e reconhidas Mundialmente e contém quantos frequentaram universidades dos Países do Leste Europeu , Cuba e outros deste género, onde nos Países ocidentais os cursos não são reconhecidos. Depois desta análise pode se avaliar das competências que puseram STP no estado que está.
    Obrigado

  57. balança cuxença

    26 de Maio de 2014 as 12:20

    O patrice deve e vai ter outra oportunidade…porque ele não escolheu abandonar o cargo, mas sim foi esforçado a deixar, pra quem??par aqueles que dizem querer o bem do pais, importando arroz podre pra população, ja a anos que oiço os de MLSTP falando em acabar com a pobreza e até agora nada, ou melhor só falam isso nos momentos de campanha néh?, a população não quer promessa, quer atos, realizações

  58. Peixe frito

    27 de Maio de 2014 as 19:30

    Com a aproximacao das eleicoes as pessoas estao muito nervosas .
    Aguardem que o povo sabera escolher quem e melhor ou pior governante para dirigir o destino de S.Tome e Principe, portanto nenhuma das opinioes espressas ca neste espaco de comentario ira mudar o resultado da eleicoes…tenham calma.

  59. marlene

    30 de Maio de 2014 as 11:27

    “O ex- primeiro ministro e líder do maior partido político do país, é um político misterioso e pouco transparente no cenário político São-tomense. Nenhum São-tomense conhece o seu perfil, é o único político no País, que esconde a sua biografia”. Quase tive um ataque cardíaco de tanto rir. Senhor Adair poupe-nos de tanta ingenuidade. NENHUM político em funções em
    stp é transparente. quando foi que trabalharam para ter tudo o que têm? Roças sem fim, Casas sem fim, carros sem fim, etc. de um extremo ao outro qual deles fez a declaração dos seus bens antes de assumirem funções por forma a que fosse possível constatar-te se houve enriquecimento ilícito ou não? talvez só os membros iniciais do actual governo.
    Tenho a sorte de nunca ter-me sentido tentada a votar em qualquer personagem político ou partido pois durantea campanha nenhum deles apresenta qalquer projecto directo, bem fundamentado e com expectativas realistas, logo não considero que valha a pena votar em qualquer um deles. posso dizer sem problema nenhum na consciência, não valem nada, nenhum deles, nem o patrice, nem delfim, nem alcino pinto, jorge amado, rafael branco, pinto da costa, fradique de menezes, miguel trovoada, maria das neves,elsa pinto, raul bragança, etc, etc, etc. Qualquer um deles venderia este país com o povo dentro para o próprio diabo se pudessem.

  60. seabra

    10 de Junho de 2014 as 11:09

    Faço um APELO ao povo saotomense : NAO PERMITIR AO P.TROVOADA DE REGRESSAR A STP, NUNCA. Este homem, quer apenas pôr STP em sangue e em Fogo, porque ele nunca foi e nunca serà saotomense. Isto é um facto!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo