Opinião

Os “Bufados” e “Engraxadores” de Patrice Trovoada insultam e ameaçam o cidadão

Agora quem critica o governo de Patrice Trovoada é alvo de insultos e ameaças dos chamados ”bufos” e “Engraxadores”.

A governação de Patrice Trovoada tem sido uma palhaçada, populismo ao mais nível. Infelizmente, temos um primeiro-ministro a inaugurar chafarizes, casas de madeira, com tanta propaganda e cobertura da TVS e todo o seu elenco governamental.

Sendo assim, fiz um post, sexta-feira, dia 27 de Março, no fórum São Tomé e Príncipe a convidar o primeiro-ministro Patrice Trovoada para a inauguração da minha casa vamplegá, que construí recentemente na cidade da trindade-Distrito de Mé-Zóchi.

Segue o post:

Última hora
Construi recentemente uma casa “Vamplegá”, com 2 quartos e uma latrina na cidade da Trindade-Distrito de Mé-Zóchi.
Visto que o primeiro-ministro Patrice Trovoada, tem inaugurado obras de grande dimensão como Chafarizes e casas de madeira, venho por este meio convidar a sua excelência primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe na inauguração da minha casa. De realçar que o primeiro-ministro pode levar todo o seu elenco e também a Comunicação social local ( TVS e a Radio Nacional) para a cobertura deste grande evento.

Atenciosamente

Adair Ribeiro”

Fui banido deste fórum devido o post e por ter trocado mensagens como uma das administradoras deste fórum. Um dos “bufos” de Patrice Trovoada que também é administradora deste fórum, uma cidadã chamada Elisabete Rodrigues, aparenta ter mais ou menos 62 anos de idade, ficou atordoada com o meu post, esta criatura humana usou todas manobras para que o post fosse eliminado, foi a primeira pessoa a comentar com objetivo de desestabilizar. Frustradamente, me enviou mensagens insultuosas no privado.

“Ja tens idade para ter juízo. Nao tenho paciencia para bebes de fraldas.” 

“Se Maria Alves Neto foi alguma vez tua professora entao voce faltou as aulas

Gente burra e mal formada ….Nao precisa perguntar porque quem eliminou os comentarios no forum fui eu”

“E se voltares a ser mak educado eu volto a eliminar

E se insistir o problema sera teu.

Bicho

Para alem de burro é cego

Esquece. Nunca chegaras la. Es quadadro demais”

“Burro, cego, quadado e aind por cima andou na escola

Ha nao é burro. É BESTA”

Publiquei as provas dos insultos, apareceu outro “bufado” chamado Jerónimo Moniz que me enviou mensagens no privado para eliminar o post. Eu não dei ouvidos as suas chantagens e não eliminei.

O Jerónimo Moniz, o bufado assumido de Patrice Trovoada me enviou mensagens a ameaçar que me vai levar ao tribunal. Eu ignorei.

Meu caro para com isso. Já chega. Pelos vistos a maioria dos foristas acha ridícula esta forma de estar e agir. please.

sabe que ela pode te processar por ter tornado uma conversa privada pública?

as novas regras do fecebook permitem isso.”…”.por favor apague este post.” 

“se não apagas a administração vai ter de agir em conformidade.”

“quando criares o teu forum tomas as tuas decisões meu caro. No nosso forum há regras que devem ser respitadas.” 

“meu caro se você continuar a difamar o meu bom nome eu vou te processar. Não penses que eu não quem és e onde vives.”

Este senhor, maldosamente eliminou o meu post, que já contava com mais de 50 comentários, desrespeitando assim o autor do post e as pessoas que comentaram o referido post. O jerónimo Moniz tem usado varias artimanhas já faz tempo, para me expulsar, uma das suas tentativas falhadas foi quando enviou mensagem a um membro, chamado Nelson Pontes a dizer que eu e este membro somos a mesma pessoa.

“pois. Mas o importante é que ja descobrimos que o nelson pontes também é adair ribeiro e vice versa. Isto é grave.” 

Mesmo que fui excluído do fórum tela non não vou desistir, nem deixar de dar a minha opinião sobre o governo mais populista que a história da democracia conheceu.

Adair Ribeiro

Atenção Leitores – Toda referência feita neste artigo do Adair Ribeiro ao nome Tela Non, não tem nada a ver com o Jornal Digital Tela Non, criado e registado por lei desde o ano 2000. A ser verdade a existência do referido Tela Non, trata-se apenas de uma pura acção de PIRATARIA operada por são-tomenses nas redes sociais. (Este reparo é da inteira responsabilidade da Direcção do Tela Non – Jornal Digital de São Tomé e Príncipe).

53 Comments

53 Comments

  1. Emilio Freitas

    28 de Março de 2015 at 22:00

    Como tu, Aldair Ribeiro, também fui excluído do forum telanon, e refiz a solicitação. Nunca insultei ninguem naquele espaço e mto mto menos entrei em atrito com quem quer que seja, mas estranhamente , todo individuo que eles n conhece ou não são de convivios desses engraxadores, se criticar ou mostrar distanciamento a forma como o Patrice Trovoada se posiciona , eles automaticamente eliminam. Tb não se pode esperar outra coisas desses individuo. E esteja descansado, rapaz, logo qd começarem< de novo, as pré campanhas eleitorais, eles ,logo, readmitirão todos nós de novo , na tentativa, inglória, de doutrinarem os menos incautos. Só lamento que indivíduos, com alguma "formação" e de certo forma com alguma responsabilidade social em STP se prestem a papeis tão baixo. Eles acham que STP, doravante e permanentemente será governado por Patrice Trovoada e sua trupe.É por essas e por outras que me nego a voltar a STP, só a passeio.

    Só chamo te chamo atenção para o seguinte fato, Aldair, acompanhei por varios meses a fio, as suas intervenções naquele forum, e diga-se de passagem, muitas vezes passavas do limite do razoavel, chegando a ponto de usar palavras de baixo calão, o que não é saudável para nenhum espaço que se quer , seja de dialogo e entendimento, embora esses indivíduos que administram aquele espaço não passassem de autenticos lacaios encomendados e teleguiados.

    • Bruno

      28 de Março de 2015 at 22:11

      Agora é só você criar um forum teu e dos revoltados. Aí terás toda liberdade para criticar quem você quiser sem correr o risco de ser banido.

    • Pinto da Costa

      29 de Março de 2015 at 2:54

      Peço ao Jovem Adair Ribeiro que modere o seu tom. Está convidado a visitar S. Tome e ver com os seus próprios olhos a evolução desta nação. cumprimentos Da Costa.

    • Filomena

      29 de Março de 2015 at 22:11

      Elisabete é muito atrevida.Gosta de insultar todo mundo.Qualquer dia fica sem dente.Ja que Patrice foi homem da tua irmä ficas a engraxar ele?Ela também ja me chamou de Burra.Mufina de mulher.

    • Filomena

      29 de Março de 2015 at 22:23

      Essa Elisabete é irma da ex de Patrice,gosta de insultar as pessoas,ja me chamou de Burra,mufina.vc ainda vai perder os dentes Elisabete.Qualquer dia vou te tatuar com os meus 5 dedos na cara,por me ter chamada de burra.mufina

  2. Nelson Pontes

    28 de Março de 2015 at 22:21

    O que aconteceu ao Adair Ribeiro é inadmissível e coloca claramente em perigo os valores democráticos e a liberdade de expressão. O mais lamentável e inadmissível é ver um indivíduo com a responsabilidade do Jerónimo Moniz ter um comportamento tão execrável. Como é possível expulsar do fórum tela non um membro pelo do mesmo entrar num diferendo com outro membro num contexto de mensagens privadas? Um fórum onde os administradores se imiscuem na vida privada dos membros é inaceitável. Todos aqueles que criticam o governo e o patrice trovoada é condenado e ameaçado com expulsão do fórum. Temos de denunciar esta, estes mercenários, estes jornalistas à soldo do Patrice Trovoada.

    • Bruno

      28 de Março de 2015 at 22:46

      Este forum foi criado por uma ou um grupo de pessoas. Eu não entendo essa revolta toda. O facebook dá liberdade a todos de criar grupos ou forum e geri-lo como quiser. Onde que entra liberdade de expressão ai?

    • estudante

      30 de Março de 2015 at 9:03

      Na funçåo.publica em sao tome passa se o mesmo, ninguem pode criticar os acto do patrcice trovoada, quanto nao perde o emprego! Depois dizem k sao democraticos, estamos em democracia, democracia ovas! Temos de saber lidar com criticas dos outros! A critica nos ajuda tambem a melhorar os nossos atos, fazer melhor, crescer etc, etc

  3. Teté Gama

    28 de Março de 2015 at 22:36

    Infelizmente é este o clima que se vive no país e também já chegou àqueles que vivem no estrangeiro. Todos nos lembramos daquilo que os membros do ADI criticavam no governo anterior falando dos problemas da censura cá em S.Tomé. Todos nos lembramos das entrevistas do senhor Varela queixando dos problemas de censura no país. Todos nos lembramos das queixinhas do senhor Abílio Neto no programa da RDP-África sobre censura cá no país. Todos nos lembramos das intervenções de muitos Adeístas nos fóruns sobre a censura no país. Como é possível que no espeço de menos de 6 meses a situação se tenha invertido e agora é o próprio ADI e os seus seguidores que praticam a censura? É muito triste tudo isto, minha gente. É por isto que eu começo a dar razão as pessoas quando criticam o Patrice Trovoada e seus seguidores. Isto já parace uma religião em que os seguidores ficam cegos e não vêem mais nada a não ser o seugrande líder ao ponto de censurar os outros. O país nunca mais vao desenvolver neste clima de ódio e perseguição. Onde é que está o Abílio Neto que tanto criticava o anterior governo por causa destas coisas? Mudam-se os tempos e mudam-se as vontades. Mas esta senhora Elisabete com 62 anos de já não tem idade para ter juizinho? Que raio de democracia é esta? Estou muito triste com tudo isto?

  4. LuizF

    28 de Março de 2015 at 22:40

    Patrice Trovoada é o messias da desgraça.Veio Para desgraçar este povo.Credo Patrice.Esta a enganar o povo com o orçamento de cidadao.O Dubai Africano de chafarizes.
    Força Adair,esses administradores do forum Sao bufos,mercenarios.

  5. A.V

    28 de Março de 2015 at 22:47

    Mas esta senhora Elisabete Rodrigues com 62 anos de idade deveria conhecer os perigos de uma ditadura e censura na nossa comunidade. Ele deve ter vivido uma situação comparável com esta. Não percebo porque razão pessoas com maturidade têm este tipo de comportamento miserável neste mundo atual. A censura não nos leva a lado nenhum. Temos que apostar na tolerância e respeito pelas opiniões dos outros. O ADI andou a criticar os outros e agora faz a mesma coisa? Enfim… Estamos f….

  6. Adriano Santo

    29 de Março de 2015 at 0:39

    Adair Ribeiro, podes não concordar com a pratica levada a cabo por esse grupo de pessoas. Mas não ha razão para tanta lenga-lenga. Se eles criaram o espaço e puseram certas regras, quem não as respeitar ou mesmo respeitando-as, como admnistradores eles podem eliminar os posts que quiserem. Como fizeste e bem, encontraste outro lugar para exprimir as tuas ideias. Ha o jornal Téla Non e ha mais espaços aonde se possa exprimir. Eu não sou nem de longe nem de perto partidario das praticas do Patrice Trovoada, alias nem de qualquer politico da nossa praça, mas nesse caso especifico o mellhor que tens de fazer é “fazer ouvir a tua voz noutros lugares.” Se estas interessado em ter um espaço aonde possas escrever cronicas ao ritmo que desejares, eu posso te disponibilizar esse espaço. Contacte-me através de <?php echo " admin at stpnews dot net. \n”; ?>

    • Crisóstomo

      29 de Março de 2015 at 12:03

      Senhor Adriano aquilo que eu li do senhor Adair é que a discussão com a senhora Elisabete não foi no grupo mas sim no privado. Sendo assim parece-me que as regras não se aplicam no privado e no grupo. Aquilo que eu falo consigo no privado não diz respeito ao grupo, penso eu. As regras só são válidas para a participação no grupo. Sendo assim cada um é responsável por aquilo que diz no privado e só a eles diz respeito. Se eu falar consigo no privado agora e nós nos insultarmos mutuamente ninguém nem nenhum grupo tem nada a ver com isto. Isto que esta senhoa Elisabete e o senhor Gerónimo Moniz fixeram é pura censura. Eu não sei como é que este senhor Moniz pode-se considerar como jornaliste tendo esta conduta. Como é que o país pode avançar assim? Tenho pena de dizer isto mas existe ainda muita ignorância em S.Tomé. Em defesa dos objetivos de qualquer político não pode valer tudo. Temos que respeitar os direitos e opiniões dos outros.

    • Adriano Santo

      29 de Março de 2015 at 14:38

      Senhor Crisostomo, permite-me discordar consigo. Um post é publico e não privado. O propio Adair Ribeiro explica que tudo teve origem num post. Convido-o a ler outra vez o que escreveu Adair e a reler a minha mensagem. Talvez assim perecebera melhor. A minha mensagem refere-se simplesmente ao facto de os admnistradores de um forum/grupo terem o direito de apagar as mensagens. Para que conste apagar uma mensagem se esta for privada, não haveria como o correspondente saber. Apesar de eu discordar do rumo da politica santomense e com os seus autores, importa dizer, que pode-se criticar educadamente.

      P.S O Admnistrador de Telanon pode apagar esse post, se o senhor Crisostomo estiver interessado a aprofundar a questão, estou disponivel : admin at stpnews dot net

    • Bruno

      29 de Março de 2015 at 14:48

      O Adair não foi expulso do grupo pura e simplesmente por ter trocado insultos com Elizabete no privado. O mesmo foi expulso sim, pelo facto de ter feito o print screen com partes da conversa que tive em privado e publicado no referido forum e quando foi solicitado por um dos administradores do forum para apagar o post em causa ele simplesmente recusou e insistiu nos insultos. Qualquer um que acompanhou aquele debate sabia que com aquela conduta ele seria expulso.

  7. Seabra

    29 de Março de 2015 at 1:00

    Caro Adair,com esses CAPANGAS no governo,os seus CAPATAZES e SIPAIOS, estámos entregues à BICHARADA. É obvio, que a situação vai “cambiar”, no momento oportuno.
    Quanto a familia Trovoada, que pretende ser o DONO de STP, deve mas é ocupar-se do problema que cada um deles (as) têm o da IDENTIDADE, de serem mais humildes, porque senão serão Humilhados,de serem mais Democratas, porque São Ditadores, Totalitarios e Fascistas…em vez de viverem na Diaspora com nacionalidades outras (porque não se sentem são-tomenses e por cima são preguiçosos, são assistidos…e há muita divisão no seio dessa familia…) ,devem é ir trabalhar e contribuir no desenvolvimento de STP, e não é a viver fora usufruindo dos bens de STP, através do pm PT.
    Por exemplo, a faladeira-nevrotica Maria Alves “Lavinia”(q nunca foi aceite pelos Trovoada), que rivalise-se com todos, já que se julga “decisionaria” do destino daquele(a) q criticam a má política do pm PT, porque não regressa para STP (quem lhe a formação de sociologia), para ir colaborar no governo com o primo !? É verdade que será complicado porque hoje ela é francesa (nacionalidade, depois de ter estudado com uma bolsao de STP). Só a atitude dela , já deixa a desejar como exemplo patriota.
    Mas bom…é a “Lavinia”, uma pessoa complicada, de polêmica e cheia de “contreversa”.

  8. Santomense

    29 de Março de 2015 at 7:07

    Forca Aldair, nao te deixes intimidar pelos engraxadores de Patrice Trov. Viva a liberdade de expressao.

  9. Moreno

    29 de Março de 2015 at 7:12

    Penso que o telanon é um dos jornais mais sério e isento deste país. Mesmo assim é necessário que se melhore os critérios na seleção os artigos que devem ser publicado.

  10. samangwana

    29 de Março de 2015 at 8:55

    Isso só é documentário. O filme está a caminho. O povo vai colher o que semeou. E pra saber…

  11. Nelson Alva

    29 de Março de 2015 at 9:22

    Brilhante e inteligente Sr. Dr.!
    Li cuidadosamente este artigo e cabe cada um dos leitores sem paixões partidárias tirar as devidas ilações.
    Julgo ser uma falta de ética e com unico objetivo de denigrir imagem dos outros e vitimizando-se.
    Entao nao é que isto foi um monologo????
    Eu sou besta. Tenho dificuldades em perceber monologo.
    So consigo interpretar um dialogo, ou estou errado???!!!?
    Ninguem reparou que faltam as palavras do sr. Doutour Adair?
    Isto só mostra a sua inocência.
    Mostra o alcance que o autor pretende.

  12. O Revoltado com Tudo Isto

    29 de Março de 2015 at 11:05

    Mas porra, que raio de coisa! Uma mulher com 62 anos já deveria ter juizo e dar exemplos aos mais novos sobre a importância da democracia e tolerância. Não podemos estar a construir um país com estes sinais de intolerância e desrespeito pela opinião dos outros em defesa de qualquer líder. Se a senhora em caausa gosta do senhor Patrice Trovoada tem todo o direito em fazê-lo e manifestar. Mas não pode colocar em causa a opinião dos outros. Quem é esta senhora para fazer isto? Que poder ela tem? Quem lhe deu este poder? Eu também não concordo nem tenho que concordar que um primeiro ministro que prometeu construir um Dubai Novo em S.Tomé esteja a inaugurar chafarizes e casas de madeira como o essencial da sua política. É assim que ele vai construir o Dubai? Uma pessoa não pode criticar isto e aparece logo uma senhora com idade para ter juízo arrumada em seguidora fiel do senhor Trovoada a censurar a opinião dos outros. Onde chegámos? Eu nunca conheci S.Tomé desta forma. Pelo facto do senhor Patrice Trovoada ir para o poder não significa que todos nós temos que segui-lo e ajoelhar aos pés dele. Desde quando isto é democracia? Peço desculpas de escrever neste espaço. Eu nunca fiz isto mas esta coisa mexeu comigo e eu não gosto de assistir a humilhação dos outros por aqueles que julgam que o país é deles e mais ninguém tem direito a falar ou dar a sua opinião. No tempo colonial e no regime único havia muito isto e parece que as coisas voltaram outra vez. O país é nosso e não é do senhor Patrice Trovoada nem da família dele.

    • Adálio

      29 de Março de 2015 at 17:18

      Senhor Revoltado com Tudo Isto, eu nunca pensei que S.Tomé caminhasse para este precipício. O país não pode viver assim. Ou estás comigo ou estás contra mim. Isto não nos leva para lado nenhum. Infelizmente o Patrice Trovoada tem esta forma de atuar e os seus seguidores seguem ele nesta fórmula. O clima de medo está instalado cá em S.Tomé e ninguém se atreve a clontrariar este governo e mesmo os membros do ADI vêem o Patrice como um Deus. Dizem que há casos nos Conselhos de ministros que ele chega a insultar os ministros e estes não dizem nada porque têm medo de perder os tachos. Agora eu pergunto: se os próprios ministros obedecem cegamente o seu líder como é que os sequazes e seguidores não hão-de fazer também? É este o nosso grande problema neste momento. Vocês que vivem no exterior não imaginam a quantidade de funcionários públicos que perderam emprego desde que o Patrice Trovoada chegou ao poder.
      Esta senhora Elisabete que eu não conheço deve ser uma incondicional defensora do senhor Patrice Trovoada e deve ter esquecido que vivemos em democracia e cada um de nós temos a nossa opinião sobre os problemas do país. Eu não sou obrigado a ter a mesma opinião sobre o Patrice Trovoada como esta senhora Elisabete tem. Isto é que faltava!

  13. Catia Sousa

    29 de Março de 2015 at 12:14

    Força Adair Ribeiro.
    Eles querem nos enganar,eu vi no fórum Pro S.tomé, quem começou com os insultos foi a Elisabete.

  14. Alberto Neto

    29 de Março de 2015 at 12:29

    Caro TELA NÓN,
    Tenho uma dúvida:
    pode-se usar por ex o nome “Tela Non” público INDUZINDO assim pessoas a erros de interpretação de nome.
    juridicamente é normal isto?
    Acho que o tal TELA NON de PATRICE trovoada Abílio neto,Jeronimo moniz e outros m…..,tem induzido pessoas a erros de interpretação,inclusive EU estive com esta dúvida.
    Ou que este fórum de ADI mude de nome.

  15. Trindadense

    29 de Março de 2015 at 13:02

    Eu acho que muitas pessoas com a ânnsia de mostrar obediência e seguidismo em relação ao Patrice Trovoada passam a ser mais papistas do que o próprio papa. Não sei o que é que leva uma pessoa, aparentemente formada, a term este tipo de reação para com o seu semelhante. Nós já não estamos na 1ª república onde as pessoas eram obrigadas a fazer aquilo que os governos queriam. Esta senhoa Elisabete Rodrigues pode muito bem gostar do senhor Trovoada e da família dele e até casar com este senhor mas não tem o direito de querer obrigar os outros a fazê-lo. Quem é ela para se sentir dona de S.Tomé e Príncipe e das opiniões dos outros. Eu começo a acreditar naquilo que muita gente dizia do Patrice Trovoada e dos seus lacaios. Mas S.Tomé não é destes senhores, minha gente. Temos que ser tolerantes uns com os outros e não andar a perseguir os outros só pelo facto de eles mão concordarem com a nossa opinião. Esta senhora pode adorar o senhor Trovoada. Tem todo o seu direito. Mas não queira obrigar os outros a fazê-lo. Onde já se viu uma coisa desta.

  16. Veronica

    29 de Março de 2015 at 15:37

    EU estou tunchada dessa Elisabete.Gosta de insultar as pessoas, ela ja me chamou de burra e besta.Que sou mal formada…Diabo leva VC Elizabete.Mufina

  17. Jose cosme

    29 de Março de 2015 at 17:02

    Claramente estamos perante uma maquina de propaganda, divulgação, fazedor de opinião ao serviço de um partido que actualmente dirige os destinos do país com uma maioria absoluta dos acento parlamentares. A expulsão do Odair Ribeiro pelos contornos que antecedera cancelamento do post, foram utilizadas manobras repressivas típicas de uma ditadura, censura a aqueles criticam a ma actuação do governo. Na verdade estamos cansados da mediatização e elevada relevância atribuída ao acto meramente populista de inaugurações de Latrinas, Chafarizes e Cubatas perpetuando a precariedade. Era esperado nessa altura de campeonato a inauguração de Reservatório de água potável capas de abastecer o pais na sua totalidade, a inauguração de uma Barragem ou outras fontes de eletricidade excluindo as de origens foceis, assim até tirava o Chapéu, porque considero essas duas vertentes fundamentais para desenvolvimento de qualquer pais. 40 anos a andar no sentido contrario ao desenvolvimento so não incomoda aos menos atentos ou a gangs da roda do poder… Odair a verdade incômoda muita gente força ai vamos juntos nessa luta…

  18. Maria silva

    29 de Março de 2015 at 17:36

    Esta pessoa denominada ” Elizabete rodrigues ” é ex cunhada de senhor patrice trovoada , é irmã da ex mulher deste tipo!
    O engraçado é que esta senhora acha se que tds são obrigados a ser ” advogados do diabo” como ela, eu particularmente já tive um bate-coba com esta pessoa, e deixei claro o meu ponto de vista relativamente ao patrice trovoada !
    Digo e repito eu Maria Alzira Silva não gosto da política dos trovoadas, e enquanto eu viver será sempre um voto contra os trovoadas!
    Tenho muita pena do rumo que as coisas têm tomado , da obsessão que as pessoas têm tido perante o patrice trovoada .

  19. Herik Costa

    29 de Março de 2015 at 19:47

    Veja as coisas pelo lado positivo. Agora que foste banido do forum, ao invés de estar no facebook a mandar bocas, passas a usar esse tempo para estudar.

    • Filomena

      29 de Março de 2015 at 22:18

      Quem tem que estudar é você e tua amiga elizabete.Adair é muito bem formado. Mufina de mulher.Qualquer dia ela fica sem dentes.

    • Herik Costa

      30 de Março de 2015 at 8:46

      Realmente eu preciso de estudar, O saber não ocupa espaço. O facto de ser bem formado só implica estudar mais. Mas convenhamos, a Sra Elizabete tem razão em muita coisa que disse ao Adair.

  20. Helton Borges

    29 de Março de 2015 at 20:18

    Hum!. Não sei porque isto cheira-me a vitimização sem agressão…Não me parece que o autor do artigo seja o “santo” que quer parecer ser. O próprio texto que escreve é contraditório incoerente, sensacionalista e revela falta de escrúpulo. O autor do texto só poderá vir para aqui reclamar e fazer queixinhas se nos publicar o conteúdo das suas mensagens privadas também remetidas aos visados… Ninguém, ao menos que se queira fazer politiquices, seria louco de pôr a mão no fogo por alguém que ao publicar o conteúdo de uma mensagem privada, apenas revela as respostas dos remetentes e simplesmente oculta a suas. Exorto o Sr. Adair Ribeiro que se quiser dar alguma credibilidade a sua “lamentação” deverá igualmente nos brindar o conteúdo integral do “bate-papo” que teve com os visados. Caso contrário o seu texto não passará de um mero conto para o “inglês” ou qualquer outro “interesse” ver ou vincar. Não nos faça de parvos, por favor. Acho que nós os santomenses temos alguma maturidade intelectual. Acho que o jovem que escreveu este texto não pode ser tão ingénuo ao ponto de perceber que qualquer pessoa isenta ou alheia as politiquices perceberá a incoerência e a malandrice do seu pensamento. Isto até pode dar processo crime…. Este jovem precisa mesmo ganhar juízo. Triste mentalidade e actuação.

  21. Filomena

    29 de Março de 2015 at 20:28

    Esta Elisabete tem que mudar de comportamento.Ela é muito pleste.Tem a mania de chamar burro e nurra a toda jente.

  22. Tropa 81

    29 de Março de 2015 at 20:47

    A senhora Elisabete com 62 anos já tem idade para ter juízo. Querer que os outros gostem do Patrice Trovoada como ela gosta é uma imbecilidade. Onde já se viu uma coisa desta. O senhor Jerónimo Moniz como jornalista que é, pago também por mim porque eu sou contribuinte português, deveria também ter juízo. Se ele quiser fazer política peça para sair da rádio onde ele é pago também com o meu dinheiro e faça política ao lado do seu amigo Patrice Trovoada. Eu já começo a irritar-me com estas traquinices

  23. Santola

    30 de Março de 2015 at 8:24

    O senhor Adair só exerceu o direito de resposta contra a tal Elizabete. Quem começou os insultos foi ela. Ela esqueceu-se que em democrácia existe liberdade de expressão. Convem que os administradores do fórum que baniu o Adair divilguem os requisitos necessários para se fazer parte do fórum, como por exemplo: o partido politico, para que a pessoa não seja humilhada como o Adair foi. Obrigado.

  24. Miss

    30 de Março de 2015 at 8:56

    A Elisabete em questao, nao so deve ser paga pelo PT, como também deve ser a AMANTE dele. Triste é de saber (segundo pelo que tenho lido), que a ex.mulher do PT é a irma dela…serà que tratava-se de um casal à TRÊS? Ai que hà GATO…depois do PT ter abandonada a irma por uma outra mulher, ela acha que deve protegê-lo?
    Por esmola, dona Elisabete, seja mais digna, pelo menos por RESPEITO, jà que nao é solidària com a sua mana( que deve lamentar de ter uma irma tao BAIXA como você)!
    Qual é a sua formaçao (BAGAGEM), para pretender ser a mais brilhante que todos os sao-tomenses juntos? Jà agora, và a STP conselhar o seu cunhado PT que està FORA…longe de GERIR a situaçao Politica, Social e Economoca do pais.
    Você , Elisabete, deve ser uma FRUSTRADA,DEPRESSIVA BI-POLAR,com uma grande violência interior e por cima AGRESSIVA…o seu lugar devia ser no Julio de Matos!!!Se nao parar, “vao-lhe meter a mao, MUALA”.
    Pela mesma ocasiao, aproveito para transmitir uma mensagem a um outro CATIVO do PT, na pessoa do Abilio Neto, que atreveu-se de se imiscuir no assunto politico da Guiné Bissau, sobre a Mesa Redonda em Bruxelas, na RTP Africa…falei com os oriundos da GB que estao extrêmamente furiosos com os FALSOS propositos exprimidos pelo dito AN, estao com ele “de PONTA”.
    Senhor Abilio Neto, convém se abstrair desses infelizes comentàrios, sobre a GB, porque com esta malta, você corre imensos riscos…e lamentarà toda a sua vida. Atençao!!!( quem lhe avisa, seu amigo é).Aliàs, vocessemecê jà tem muito que fazer com STP, é pago pelo PT por isso…anao ser que haja alguém neste pais que lhe pague para falar assim da GB…quem estarà por detràs de todo este complô contra a GB?

  25. Dondo

    30 de Março de 2015 at 10:28

    A que pugnar pela boas praticas. O respeito para com o outro e ser respeitado deve ser a nossa palavra de conforto e de bem estar.Desde que algum colega nosso ou pessoa de que natureza for assuma cargo de responsabilidade, este sera merecedor do respeito e distanciamento perante aqueles que antes convivia. O spot nunca deve ser dirigido a pessoa do Primeiro-Ministro, sob pena de banalizar a sua pessoa e o cargo que exerce. Nao cabe ao cidadao singular jolgar o executivo pela boa ou ma pratica. Como ironicamente escreve” o primeiro-ministro Patrice Trovoada, tem inaugurado obras de grande dimensão como Chafarizes e casas de madeira, venho por este meio convidar a sua excelência primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe na inauguração da minha casa”. Nao e para isso que o dito cidadao foi eleito, ja nao estamos na campanha, mas sim, o governo esta no seu pleno exercicio de funcoes.Nao confunda as coisas, entendendo que estamos no Desmando. Deves rever a sua posicao, pidindo desculpas aos Santomenses particulramente ao Primeiro Ministro pelo Erro. cometido.

  26. Verdade

    30 de Março de 2015 at 11:08

    Meus senhores,
    Fórum Tela Non, ANDIM Live, STP TV, tudo isso é criação do Patrice Trovoada e agora a TVS e RTP-Africa também estão nas mãos do Patrice, só passam aquilo que o Governo aprova. Todos esses meios de comunicação, estão ao serviço do Primeiro Ministro e é uma perca de tempo tentar veicular alguma informação neutral ou contra o executivo através destes meios, mas temos as redes socias que podem ser usada para isso, embora a grande maioria da nossa população não tenha acesso a este meio, mas é a única via para não sermos censurados nas nossas ideias.

  27. Manuel Jorge Santos

    30 de Março de 2015 at 18:28

    Acho isto uma falsa questão.O único mal é os administradores do Tela Non não terem colocado as condições para adesão ao forum que deve ser do ADI, graxista e bajulador

  28. Jerónimo martins da silva

    31 de Março de 2015 at 0:10

    Senhor Adair Ribeiro, o senhor devia ter vergonha cara e rezar a deus pra um dia o deixarem entrar no nosso pais. voce que mal conhece isto vem fala de uma realidade que desconhece, tenha vergonha veja a merda qeu esta a fazer…

  29. sotavento

    31 de Março de 2015 at 8:36

    Nao sei porque nao me convence as palavras deste sr.Adair .
    Nós os humanos temos mania de julgar cruxificar os outros sem conhecer a versao dos dois lados.Porque é que estre sr nao edita também o que ele disse a outra sra?
    Ele é o santo ? Por favor vamos a ser sérios.Ele fala o que fala e temos que acreditar , por favor

  30. DESCAMIZADO

    31 de Março de 2015 at 10:32

    Acho que existe censura em São Tomé e Príncipe. A Comunicação Social inclusive censura a mensagem do Sr. Presidiante da República, Chefe do Estado e Comandante Supremo das Forças Armadas, e nós elementos também deste povo, somos presa fácil do sr. Patricida Trovoada que nem Sr. Presidente da República respeita.
    Existe Alta Autoridade para Comunicação Social que não defende a classe. Vai ao encontro do sr. Primeiro Ministro e diz Sempre que não existe censura no nosso País. Que Autoridade é esta.Foi criada para quê e para quem?
    Existe mais um engraxador à mando do sr. Patrice Trovoada. O sr. Abílio Neto é pior comentador nas FILEIRAS da CPLP e pior comentador Santomense que aí passou.
    Ora, porquê que ele tem tanto ódio do Sr. Presidente da República Manuel Pinto da Costa?
    Quando foi a Primeira República,Regime do Partido único, o pai do Abílio Neto participou no Golpe do Estado contra o Presidente Pinto da Costa.Era chefe da Equipa.A mãe do sr. Abílio Neto, a sra maria do Carmo foi directora da empresa do Comércio Interno denominada ECOMI,Fechou o armazém que continha sabão as populações em nome do então Presidente da República Pinto da Costa para forçar a revolta popular deslocando a população em massa para o Palácio do Povo, pelo espanto do proprio Presidente.
    A população com roupas sujas à cabeça gritava ao Presidente em jeito de Revolta. Lava as roupas com transformação de folhas de matabala. O Presidente Pinto da Costa ordenou o arrombamento do armazém porque ele sabia e tinha conhecimento que existia sabão em quantidade na RDSTP. Assim que a porta foi arrombada todo esse sabão que se encontrava no Armazém do sr. Roque transformaram em pedra. O SR. Presidente na altura era Presidente da República e Chefe do governo ordenou a sua detenção e entregue à justiça. Foi condenada.
    A bicha começou a surgiu com espírito de má fé da sra Maria do Carmo em não deixar os produtos da primeira necessidade na disposição para comercialização as populações, obrigando às populações a lavarem as roupas com folhas de pau sabão e folhas de matabala.

    • Seabra

      31 de Março de 2015 at 17:50

      Descamizado, o mundo,a sociedade,a História (com H),pertencem aos HOMENS da boa vontade, com boa memória, integro,corajosos…você faz parte. Muito obrigado, por nos ter relatado os factos exactemente como se passaram . É óptimo para os jovens que não conheceram esta passagem da história sao-tomense…o seu “relato” é uma excelente informação para todos, principalmente, pelos cidadãos que têm a memória curta.
      Os Trovoada destestam, odeiam o présidente Manuel Pinto da Costa. Em França defamaram o presidente, o pais, a “gente de STP”, que julgou-se que eles nunca mais regressariam ao país , que tanto detestaram.
      Fizeram tudo para fazer desaparecer o Pinto, mesmo assim São ainda eles, os Trovoada, que lhe odeiam, querem destruir tudo que lhe pertence. O PT tenta , sem sucesso, de humilhar o presidente Pinto. Essa familia só pôde e pode funcionar assim com mesquinhez, baixari, fazendo-se passar por victima, criando intrigas, pôr uns contra os outros, manipular, roubar, corromper,mentir sempre (chez eux c’est de l’ART….attention!)
      Corram definitivamente com ele PT de STP.

  31. SEJA VERDADEIRO

    31 de Março de 2015 at 11:23

    Eu lamento dizer-vos, mas a ignorância é o fruto de todo o desentendimento. Não é lícito lutar um contra o outro, pois o mal está em todos nós independentemente do cargo, posição, profissão e/ou religião etc.
    Vos aconselho a parar de apontar e reflectir sobre como chegar a sabedoria; Meus queridos primos, já que somos todos primos, a critica só destruir e causa a desunião, quando for mal feita; logo tenha muito cuidado com as vossas palavras, as mesmas podem ser para construir ou também para destruir. Usem-nas com sabedoria por favor.

  32. Licenciatura

    31 de Março de 2015 at 12:30

    Pois estamos numa casa entre irmãos. Os mais velhos põe os mais novos em briga enquanto ele se aproveita da burrice dos menores que andam briga.. A culpa nao é do mais velho, sao dos menores que se deixam enganar e carregando no peito a burrice.. Olhemos ao nosso redor, ao um paraíso a descobrir deste dois pontinho no meio do mar em vez de nos alimentar com as políticas falsas.. É muito pequeno estes dois pontinhos no meio do mar pra garbos a nos matar com os políticos..

  33. Zé Fofoqueiro

    31 de Março de 2015 at 16:18

    Sra. Elizabete Carneiro quando a hora da verdade chegar vamos começar a abrir “fundão” desde Cinecia até Barreiro aí vamos saber quem se esconde por detrás desta mascara de 62 anos…

  34. Sonhador

    31 de Março de 2015 at 18:29

    Pior chega a ser o Jornal ao publicar brigas de putos, por causa do facebook. Isto só faz o editorial do deste jornal baixar do nível profissional. Putos querem brincar arranje uma árvore de desfaça a raiva.

  35. felisberto espirito santo

    1 de Abril de 2015 at 17:23

    tive o cuidado de ler o post publicado p adair ribeiro e muito honestamente nao vejo razoes para tanto alarido e trocas de insultos.estou convencido que sao tome e principe e um estado de direito democratico, onde existe a liberdade de expressao. o post em causa so tem um tom ironico e nao e insultuoso. acho que o pais tem problemas mais serios em relacao aos quais deviamos nos preocupar. os insutos nao levam a lado nenhum e nao resolvem absolutamente nada.

  36. Bruno Miguel

    2 de Abril de 2015 at 15:19

    Gostaria de fazer uma pergunta ao jornal tela non ou por outra o senhor Abel viegas, , a tela non e sociedade dos partidos políticos MLSTP, MDFL, PCD, … ??? Porque nunca vi um jornal que o tema é sempre ADI e o senhor patrice trovada, a certos temas que não poderia ser abordado neste jornal , respeito à liberdade de expressão , quando ela não fere a constituição da republica, quanto ao senhor Odair, com todo o respeito que tenho por se , na minha humilde opinião acho que o senhor tem que convidar o senhor patrice trovada a um almoço, e dizê-lo a verdade , não sei se é amor ou ódio que um tem por outro Paz…..

  37. LÔÇÔ TLÊZÊ CONTO - IRMÃO P.TROVOADA

    3 de Abril de 2015 at 15:36

    Patrice Tovoada não passa dum grande DITADOR disfarçado em democrata q lidera uma SEITA denominada ADI, cujos membros não passam de LAMBE-BOTAS, a começar de jeronimo Moniz, Oscar Medeiros, Abilio Neto, Elisabete, Varela e acabar em muitos outros. Autênticos parasitas, alimentados através do dinheiro proveniente de negócios muito duvidosos, como é o caso bem recente do negocio da compra, pelo Estado santomense, da infraestrutura(ex-Benfica “pertencente” ao RAMY-Libanês ( socio d Patrice Trovoada) q custou aos cofres das finanças de STP usd: 2.000.000,00(DOIS MILHÕES DE DOLARES).A custa de dinheiro facil, esses individuos estão preparados para vedarem acesso a comunicação social e fazerem calar o povo.

  38. vSeabra

    3 de Abril de 2015 at 18:25

    Bruno Miguel, há dias respondi a um “comentarista”,à propósito desta legítima questão que o B.M. levantou . Vou resumir simplesmente, q nenhum dirigente politico depositou 1 queixa contra os responsáveis politicos e a nação de STP (mesmo quando o M.Trovoada falhou o golpe de estado contra o pr. Pinto) ,junto da CPI,nenhum fugiu à justiça STP, tão pouco ficaram prolongados meses no estrangeiro e regressar acompanhado de mercenários, deputados estrangeiros para se émiscuirem na política interna do país, etc, etc…
    Sabia o B.M. que no SITE do P.Trovoada+ ADI, só criticam os seus “oposantes” inventando horrores, dando falsas informações…imagina , neste SITE ninguém pode comentar absolutamente nada, ao passo que no Téla Non, toda a gente pode dar o seu ponto de vista…é natural que se comente a política q está sendo feita pelo governo ADI dirigida pelo P.T.! Quando foi o governo dirigido pelo Gabriel da Costa, ninguém lhe poupou, e nenhum internauto veio reclamar.
    Afinal, alguns de vocês confortam o P.T. no seu papel de victima. Não é um bom combate para uma boa mudança.
    Reflitam !!!

  39. DESCAMIZADO

    7 de Abril de 2015 at 11:48

    O Senhor “Adair Ribeiro” foi corajoso ao publicar”BÚFALOS” e “Engraxadores”de Patrice Trovoada, insultam e ameaçam o cidadão.
    Caro compatriota “Adair Ribeiro”na Democracia há jogadas e golpes baixos,enalteço este especto como forma de o alertar para as possíveis represálias que poderá vir a confrontar, tendo em conta que a máquina de campanha do senhor Patrice Trovoada instalada em Portugal com ramificações em S. Tomé e Príncipe, conta com suporte financeiro e influências de políticos instalados no Poder(Ministros,Deputados e Homens de Negócios), bem como homens ligados à imprensa.
    A prova está no conteúdo dos programas da RDP África, destinados e direcionados à São Tomé e Príncipe, que envolve as seguintes individualidades ou personalidades:
    – DIRECTOR
    – CARLOS MENEZES
    – JERONIMO MONIZ
    – ABÍLIO NETO
    – ÓSCAR MEDEIROS
    Há um velho provérbio que vou citar:As comadres quando se zangam (ralham)as verdades vêm a superfície (ao de cimo). O afastamento ou a exclusão do fórum Tela Non do Senhor Adair Ribeiro,são os primeiros passos de um futuro pouco animador para as grandes promessas e ambições da governação de Patricie Trovoada.
    O artigo compromete alguns cidadãos Santomenses ou de origem Santomense envolvidos na máquina de propaganda CRIADA E ALIMENTADA pelo Patrão do ADI,durante o exílio voluntário em Portugal.
    Essa maquina de propaganda durante muito tempo esteve camuflada e agia silenciosamente em águas turvas”bastidores”, hoje a máscara começa a cair, porque já não há argumentos sólidos que incentivavam os debates e trocas de opiniões.
    o Senhor Adair Ribeiro é fruto natural do descontentamento e descontentos reinante no seio dos que deram a maioria absoluta (POVO),porque a simpatia afecta hoje um grande número de militantes do ADI,que desmotivados assiste com preocupação a desgovernação de quatro meses de mandato do Patrice Trovoada.
    Hoje o Primeiro Ministro e Chefe do Governo lança apelos,fazendo recordar uma canção do Conjunto os Leoninos dos anos sessenta (Kandú ê Bô Halê dÓ Mali)aparece com regularidade nos écrans através das emissões da TVS, bem como nas estações da Rádio Nacional e RDP África. O homem fala muito, fala sóóó,fala de tudo e ultimamente transformou-se em comentador político,como prova, oiçam a entrevista concedida aos órgãos de Comunicação Social a respeito dos resultados eleitorais na República Federal da Negéria.
    Outro grande frustrado e arrogante com laivos de ditador, e que nutre ódio visceral contra o Senhor Dr. Manuel Pinto da Costa, é o Senhor Professor Dr. Abílio Neto,esse cordeirinho manso, que de noite veste a pele de LOBO, não está convencido que a mãe. a Senhora Maria do Carmo, foi um dos cérebros da Frente Popular Livre, que perspectivou a criação de uma Federação com antiga potência colonial´
    Quanto ao pai, Senhor, antigo militar de carreira do exército colonial, sargento Albertino Neto, este aparentemente um bom homem,envolveu-se na tentativa de uma insurreição militar, cujos atores intelectuais já não estão no mundo dos vivos,respectivamente;os falecidos Carlos Graça e Nuno Xavier Dias.
    Uma história mal contada ou omitida intencionalmente no Livro do Dr. Carlos Graça, quando se refere ao afastamento preventivo e cirúrgico de Albertino Neto a frente dos destinos das Forças Armadas Santomenses.
    O peso da VERDADE cabe ao pai(SARGENTO NETO),o Comandante Albertino Neto deve esclarecer todos os factos eo seu grau de envolvimento, enquanto está vivo nas terras de Camões(Portuga),pois a culpa não deve e nem pode morrer solteira.
    O Sr. Dr. Carlos Graça tinha outras ambições, no entanto,fez um pequeno esforço tentar retratar-se no seu livro,MEMÓRIAS DE UM NACIONALISTA SANTOMENSE SUI GENESIS.
    Aconselho a lerem o contraverso livro de Sr. Carlos Graça.
    Por fim meu caro Adair Ribeiro muita força, não deve ter receio da censura e da exclusão, o tempo vai dar-lhe razão, as promessas de DUBAI e outras estão na Rua de Amargura a caminho da Cidade de S.Tomé

  40. ZINPADE

    9 de Abril de 2015 at 18:14

    Aldair Ribeiro está sim sendo um autêntico palhaço.Dizes que a governação de Patrice está sendo uma palhaçada e a governação do grupo Troica que ti alimenta e sustenta é o quê? Tens nome para descrever a governação do grupo Troica,seu palhaço!
    E tu eis malcriado e indisciplinado com insultos,chamar as pessoas de bufos! Deves ser banido do forum,concordo plenamente.Garoto arrumado e com afirmações patéticas,que vê-se claramente que estás frustado porque os seus criadores e capagas estão fora do poder.Cresce e depois aparece,os teus argumentos dá nojo.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top