Opinião

O Messias do partido ADI GANHOU

O Messias do ADI, comparado ao DSebastião  de Portugal, fez questão de mudar a história, regressou ao País com “seguranças” da direita e da esquerda Portuguesa: os deputados socialistas Mário Ruivo e João Portugal, Nuno Serra, do PSD, e José Ribeiro e Castro, do CDS-PP.Voltou, fez da caminhada efetuada do Aeroporto a cidade capital um exercício físico e venceu.Caso para citar o adágio, “no reino de cegos quem tem olho é rei”. O político “esperto” venceu, “vamos ter arroz bom e barato e internet gratuita para os jovens”! Viva!

A estratégia do Patrice Trovoada de que ausentou do país por perseguição política e pelo apelo do Pinto que lhe mandou “afastar” bateu certo. Patrice regressou no tempo oportuno.

Por um voto se ganha, por um voto se perde, ganhou o partido Ação Democrática independente ADI, teve mais votos, ganhou. Cabe aos partidos derrotados repensarem e cabe ao um e único partido vencedor celebrar.

Na política não existem inimigos, existem adversários. Temos que respeitar o jogo democrático, quem ganha governa, desde já os meus parabéns ao partido ADI. Faço veemente apelo a sua excelência senhor Presidente da República, Manuel Pinto da Costa, para contribuir e garantir a estabilidade governativa.

Gabriel Costa, caiu de paraquedas para o cargo de primeiro-ministro. Parece que Deus tem ouvido as suas preces, perseguido pelo sonho de infância, de ser Primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe. Gabriel, viu o seu sonho a concretizar-se por duas vezes. Palmas para ti Gabriel! Já agora, jogue euro milhões, de certeza que te sai a sorte grande!

A segunda força política mais votada, o MLSTP, deve tirar as suas ilações. A meu ver, se Patrice Trovoada, ausente do País aproximadamente dois anos, conseguiu ganhar com maioria absoluta, deveu-se ao facto da desorganização da atual direção do MLSTP/psd.

-Jorge Amado ouviu muito o seu coração, e pouco a sua razão, o que culminou com a queda do XIV governo liderado pelo Patrice Trovoada, Jorge Amado, contribui para a queda de um governo legitimado pelo povo e aceitou um primeiro-ministro vindo de um partido sem representação parlamentar, sem nenhuma legitimidade popular. O anjo Gabriel amaldiçoou o MLSTP.

– Na queda do XIV Governo constitucional, ninguém percebeu o porquê de a direção do MLSTP não indicar uma figura do seu partido para o cargo de primeiro-ministro. Sendo o MLSTP,  o segundo partido mais votado.

-O Rafael Branco quis ser ouvido, insistiu tanto que desistiu, afastou-se do seu amado e do MLSTP.Rafael Branco, conseguiu ver atempadamente, que com a atual direção, o MLSTP dificilmente ganharia as eleições. O partido perdeu um dos políticos mais fortes e mais experimentados no cenário político são-tomense.

– O aparecimento do partido PND. Pinto da Costa declarou guerra contra o MLSTP.Pinto foi desleal para com o seu partido.

-E nosso Vaz foi jogado para os leões sem dom nem piedade, de certeza que preferia mil vezes ser jogado no “Vaje de Guadalupe”. Exigia-se mais do MLSTP, o Jorge amado deveria ser mais amável com o seu camarada.

Como se nomeia um indivíduo para candidato ao cargo de primeiro-ministro, sem nunca lhe terem dado uma oportunidade de se mostrar ao povo de São Tomé e Príncipe? Erro clássico do MLSTP, que de uma vez por todas precisa entender a diferença entre os seus militantes e o povo de S.T.P.

-E o nosso Pinto  pintou muito mal o quadro, ao desafiar o povo “o povo só manda nas urnas”. Quem é desafiado é obrigado a reagir. O povo reagiu e borrou o quadro do Pinto. Mas o mesmo sentindo que tal poderia acontecer, saiu ao ataque no dia D, um ataque além-fronteiras. Mas já era tarde Pinto!

O Partido Convergência Democrática (PCD), mesmo perdendo as eleições, ganhou por ter apresentado um candidato forte. O político jovem e promissor, António Dias, foi um um dos ministros mais fortes, e o mais eficiente do governo. O anjo Gabriel, amaldiçoou o PCD.

O MDFM/PL com o F de Fradique se confundiu com o Fênix, e acreditou que poderia renascer das cinzas. Mas não renasceu!

Mesmo assim, acredito que Fradique de Menezes é indubitavelmente o homem certo para conduzir este partido ao ciclo vencedor daqui a 4 anos. Agora tem muito trabalho pela frente.

Os partidos derrotados têm agora o importante papel de trabalhar, fazer uma oposição forte e firme ao próximo governo. Daqui a 4 anos, o povo saberá julgar.

Adair Ribeiro

44 Comments

44 Comments

  1. Ponto final

    15 de Outubro de 2014 at 8:11

    Já chegas tarde meu caro. Tive a curiosidade de reler os teus artigos anteriores e concluo, haja hipocrisia e falta de coerência. Agora todo mundo já sabe apontar erros aos da Troika. Antes eram só flores. Haja paciência para aturar algumas pessoas. Vão se catar todos e fiquem mais é calados. Jovem tem que inteligente, jovem tem que ter capacidade de não imiscuir cegamente nas políticas dos graúdos. Agora ficaste muito mal no filme meu caro jovem. “É pra saber, pra deixar de meter….”

    • Maria Ricardo

      15 de Outubro de 2014 at 10:24

      As tuas palavras são de ódio e de rancor. Esqueça do passado e enfrente o presente. Na democracia,há prós e contras. Deixe que o jovem se exprima aquilo que vê e o que ele pensa. Sejamos democratas, porque este jovem não é tão imbecil como deves pensar.

    • Ponto final

      16 de Outubro de 2014 at 8:44

      Ódio e Rancor? Talvez sejam estes os sentimentos que nutriram os anteriores comentários deste jovem. Se não os leu, por favor faça o trabalho de casa e os lê. Eu tenho a plena certeza que ninguém do ADI terá tempo para dar represálias a este jovem. Alias ele apenas foi um coitado, na altura, instrumentalizado, pelo poder reinante. Porque estamos em democracia apenas quis trazer a luz as divergências e incoerências do pensamento deste jovem. Mais nada tenho contra ele. Mas já agora eu pergunto: Se naquela altura em este jovem escreveu dois ou três artigos de ataques directos contra PT, estávamos em plena democracia, porque carga de água ele não tive a liberdade ou a coragem de escrever e abordar os pontos negativos da TROIKA? Alguém com discernimento e coerência que me justifique esta curiosidade e então eu faço meia culpa relativamente às minhas palavras.

    • Adair Ribeiro

      16 de Outubro de 2014 at 8:50

      Bom dia senhor(a)”Ponto final”, antes de mais, mesmo sendo simpatizante de um outro partido político, desejo-lhe parabéns pela vitória clara e inequívoca do partido ADI.
      A sua ignorância não me causa nenhuma estranheza, o que me estranha é que mesmo com a vitória do ADI, o senhor(a) esteja ainda traves tido, escondendo por baixo do monitor com um nome falso..Pensei que depois da vitória do seu partido o senhor estaria mais a vontade, sem medo de represálias, visto que o se “Messias”ganhou.O seu comentário é tão ridículo, que Chamar-te só de ignorante eu estaria a insultar os ignorantes, por isso vou chamar-lhe de “muito ignorante”,para os ignorantes não se sentirem ofendidos.Vê-se que o seu problema é falta de interpretação.Mas o senhor é BURRO?ou faz-se passar por Burro?Desde quando apontar as causas da derrota do MLSTP é falar mal da Troika?De certeza que não sabes o significado do termo troika”,Troika é uma palavra russa que” designa um comitê de três membros”.Será mesmo que o senhor leu os meus artigos anteriores?Me mostro um em que eu tenha falado bem da troika.Falas em falta de coerência mas não sabe o significado da palavra.Eu estaria a ser incoerente se fizesse um artigo a dizer que o Patrice Trovoada foi boa escolha do povo são-tomense, e que é um grande líder etc.O que falei e o que penso em relação ao seu Messias não tiro uma única palavra.Espero que com a vitória do partido ADI, pessoas como o senhor “Ponto final” e outros “muito ignorantes” cegos fanáticos, não venham a exercer nenhuma função na administração pública São-tomense nem exerça nenhum cargo Público, porque se for o caso estaríamos muito mal servidos.

      Cumprimentos

      Adair Ribeiro

    • Ponto final

      16 de Outubro de 2014 at 15:29

      Até parece que todo o seu comentário resume-se em conseguir um cargo na Administração Pública. Ficas despreocupado meu caro eu não estarei na lista para competir qualquer cargo consigo. Até porque as funções que exerço e onde exerço já me chegam. Mas se teve a coragem de responder, desta forma, o comentário, simples comentário de opinião, de um internauta, ainda mais na condição de anónimo, é porque a carapuça lhe serviu meu caro. Eu não vou entrar em debate consigo, porque senão ponho a nu todas as suas incoerências de pensamento e tentativas tardias de querer dar graxa. Apenas gostaria que tivesses tido a coragem e ousadia de, em momento oportuno ter identificado e revelado os principais problemas da TROIKA que te alimentava e de que alimentavas. Já agora obrigado, pela, gratuita explicação sobre a origem etimológica da palavra TROiKA. Confesso que desconhecia. Aliás também desconheço o google, aquela buscador da net onde se encontra respostas para quase tudo. Mas de todas formas muito obrigado, uma vez mais por escusar de ter que escrever a palavra TROIKA no google ou no Wikipedia. Boa sorte jovem na tua luta desesperada por tentar tapar os buracos que outrora abristes, em vão, dujiduji.

    • Adair Ribeiro

      16 de Outubro de 2014 at 16:30

      Desde quando Ponto final é nome de alguém?
      Mesmo com a vitória do ADI,ainda estas a usar um falso nome?
      Já agora o seu líder dizia que se ausentou do País por perseguição?e agora?já não está a ser perseguido?Conversa para boi como o senhor dormir.

    • luizfelipe

      17 de Outubro de 2014 at 15:11

      Vai dormir Ponto final.Deverias colocar um ponto final e desaparecer.Eu não vejo falta de coerência nenhuma.
      Parabéns Adair Ribeiro

    • Adair Ribeiro

      16 de Outubro de 2014 at 8:56

      Bom dia senhor(a)”Ponto final”, antes de mais, mesmo sendo simpatizante de um outro partido político, desejo-lhe parabéns pela vitória clara e inequívoca do partido ADI.
      A sua ignorância não me causa nenhuma estranheza, o que me estranha é que mesmo com a vitória do ADI, o senhor(a) esteja ainda travestido, escondendo por baixo do monitor com um nome falso..Pensei que depois da vitória do seu partido o senhor estaria mais a vontade, sem medo de represálias, visto que o seu “Messias”ganhou.O seu comentário é tão ridículo, que Chamar-te só de ignorante eu estaria a insultar os ignorantes, por isso vou chamar-lhe de “muito ignorante”,para que os ignorantes não se sintam ofendidos.Vê-se que o seu problema é falta de interpretação.Mas o senhor é BURRO?ou faz-se passar por Burro?Desde quando apontar as causas da derrota do MLSTP é falar mal da Troika?De certeza que não sabes o significado do termo troika”,Troika é uma palavra russa que” designa um comitê de três membros”.Será mesmo que o senhor leu os meus artigos anteriores?Me mostra um em que eu tenha falado bem da troika.Falas em falta de coerência mas não sabe o significado da palavra.Eu estaria a ser incoerente se fizesse um artigo a dizer que o Patrice Trovoada foi boa escolha do povo são-tomense, e que é um grande líder etc.O que falei e o que penso em relação ao seu Messias não tiro uma única palavra.Espero que com a vitória do partido ADI, pessoas como o senhor “Ponto final” e outros “muito ignorantes” cegos fanáticos, não venham a exercer nenhuma função na administração pública São-tomense nem exerça nenhum cargo Público, porque se for o caso estaríamos muito mal servidos.

      Cumprimentos

      Adair Ribeiro

    • luizfelipe

      17 de Outubro de 2014 at 15:15

      Manda o seu líder Patrice Trovoada ir responder na justiça.Ele andou 2 anos refugiado a fugir da justiça.´´És igual ao Patrice, ladrão desgraçado.
      Força Adair Ribeiro e parabéns pelo excelente artigo.

    • Miguel

      18 de Outubro de 2014 at 14:04

      Adair Ribeiro, sempre excelente.
      Gostei do artigo.Parabéns

    • Miguel

      18 de Outubro de 2014 at 14:10

      O Ponto final não sabe o que é ser democrata. O jovem é democrata, que inocência? Força Adair. O Ponto final nem sabe escrever vai a escola estudar. Não vejo incoerência nenhuma. Mesmo se o jovem não é do ADI, pode muito bem felicitar o ADI PELA VITÓRIA. Os parabéns foram dirigidos ao partido ADI, não ao líder do ADI. Mesmo se fosse não tem mal nenhum.
      Obrigado Adair Ribeiro, sempre excelente.

  2. Jacinto Novaes

    15 de Outubro de 2014 at 8:19

    Caro Adair Ribeiro,

    Simplesmente impressionante!!!

  3. fala bem

    15 de Outubro de 2014 at 9:03

    mais de facto é certo a esquema apresentado, sobre a situação real da eleição do passado 12/10/14. agora pedimos para que tudo dê certo para uma nova vida e uma boa situação política em STP, “não devemos julgar os outros sem que olhamos para os nossos defeitos”
    o MLSTP/PCD/PND/UDD…. não faz campanha, mais sim passou o tempo a falar de Sr Patrice Trovoada,contar mentiras, coisas sem nexo,nem tinham aspecto dos político que dizem que são, foi um vergonha mesmo.
    em vez de pensar no desenvolvimento do país, só atacavam a vida do Sr patrício trovoada ” como diz Mandela não vamos sarar ou construi a nossa nação…… se afundarmos no passado e deixar continuar na mesma.

  4. Paulo

    15 de Outubro de 2014 at 9:47

    Obrigado pelo excelente Artigo Adair.
    O Patrice foi esperto, o MLSTP errou ao aceitar o nome de Gabriel Costa.Concordo consigo quando dizes que “Gabriel Costa amaldiçoou o PCD. Gabriel TAMBÉM prejudicou o MLSTP.
    Acredito,vamos revitalizar o MLSTP, nas próximas eleições o resultado será outro.

    • bintoudjalo

      15 de Outubro de 2014 at 20:45

      Foi o Gabriel? Estou muito indignada com os propositos injustos sobre o pm. E nisso tudo, qual é a responsalidade do Jorge Amado ? E dos outros membros dos ditos partidos? Qual é o papel do presidente Pinto da Costa? E qual foi o papel dos militantes, como você, por exemplo.? Nao vai ser o Gabriel o bode expiatório desta desordem política em STP. BASTA !!!

    • luizfelipe

      17 de Outubro de 2014 at 15:07

      Senhor “bintoudjalo” o jovem diz que “anjo Gabriel amaldiçoou o mlstp”, mas também aponta a direcção de jorge Amado e critica também a atitude do Pinto da Costa.O senhor deveria ler bem.Este jovem é excelente.

  5. João Pina

    15 de Outubro de 2014 at 10:02

    Bom artigo. Devemos dar beneficio de dúvidas ao Patrice. O povo é quem ordena. O Povo fartou-se do MLSTP. Vamos deixar o homem terminar o seu mandato para que possa haver julgamento daqui a quatro anos. O país precisa de estabilidade politica e governativa para sair do fundo do poço. Por favor deixem o homem concluir o seu mandato. Tenham vergonha. Pinto da Costa não é salvador da Pátria; ele deve reformar-se e deixar os mais jovens para liderarem o partido. BASTA DE CONFUSÃO. SÃO TOMÉ ESTÁ CONSADO.

  6. 2014

    15 de Outubro de 2014 at 10:11

    MLSTP entregou o poder de bandeja ao mafioso do Patrice.Acham que com Osvaldo Vaz o partido iria ganhar?boboooo.Homem nem é conhecido.nem sabe falar ao público.

  7. Konder

    15 de Outubro de 2014 at 10:21

    Não foi este jovem que havia escrito que o Patrice não merecia uma segunda oportunidade?! O povo só não uma segunda oportunidade, mas tirou os incompetentes todos do caminho. Eu já estou imaginando os debates da Assemmbleia Nacional, estou vendo a cara dos derrotados a terem que engolir as intervenções dos deputados da ADI, da mesma forma que engoliste os teus artigos anteriores. Sinceramente, este STP tem pessoas para tudo. Tu passaste estes últimos dois anos sempre a apontar dedos ao PT e agora está a vir dizer que na política não existe inimigo, existe adversário. Amigo, ainda bem que PT é um homem intelectual e saberá quem distinguir amigos de adversários e adversários de inimigos. Pois, alguns que nem tu que depois de mandar tanta boca, devem estar agora preocupados. Diz-me, estás em STP mesmo? Porque se estiveres em STP, consulte a nossa história política recente. Consulte, haverá limpeza na Administração. E estou para apoiar, não é por ser inimigo, mas sim por ser necessário. E não adiantam vir fingir de amigos, pois não são.

  8. arroz podre

    15 de Outubro de 2014 at 11:25

    O mais derrotado é o Pinto da Costa.
    Porque, ele não queria ver nem conviver com o Patrice Trovoada, mas vai ter que aceitar a vontade do povo.
    O ADI não deu banho na boca da urna e ganhou com maioria absoluta é bom sinal por parte do povo Sãotomense.
    Os partidos que se encontram na oposição devem reorganizar as suas direções para o ano 2016.
    O povo tomou banho do MLSTP, PND, PCD, PEPS, UDD e MDFM e votou no ADI para que as mudem.
    São Tomé e Príncipe saiu a ganhar, muita coisa irá mudar, o Patrice e o ADI terão muito trabalho pela frente para satisfazer o desejo do povo.
    VIVA DEMOCRACIA.

    • Povo vencedor

      16 de Outubro de 2014 at 10:16

      Miguel Bailotte, cingindo no seu comentário eu diria com o que se passou no dia 12/10/14, jamis irá haver banho em São Tomé e Principe, poruqe os partidos derrotados já terão receio de gastarem a quele pouco dinheirinho que alguns amigos e paises lhe darão, já não terão coragem de repetir o mesmo cenário de banho sem recompensa.
      Hver vamos eu sempre dizia o povo santomense já está emancipado, e dái os politicos terão que ser necessáriamente mais sérios sinão serão sempre derrotados nas urnas até desistiram da plotica, fim de citação

  9. Miguel Bailotte

    15 de Outubro de 2014 at 12:43

    Boa tarde.
    A frase infeliz do Sr.pinto da costa “o povo só manda nas urnas”, é sem sombra de duvidas aquilo que ele sempre foi na vida, ou seja um DITADOR, que infelizmente ao ser suportado financeiramente por Angola chegou de novo ao nosso pais para atrasar de novo a nossa democracia.
    O povo manda sempre sr. pinto da costa, e desgraçado do governo que não ouve o seu povo sempre que este se manifesta.
    “o povo só manda nas urnas” é uma frase ditatorial de quem se sente acima do povo e não reconhece neste a força para a qual está eleito.
    O que pinto da costa mostrou é a falta de respeito que tem para com o povo.
    E como tal, eu nego-me a partir de hoje a tratar o pinto da costa como Sua Excelência o Senhor Presidente de STP.
    Fiquei indignado com o pinto da costa ao considerar que o povo somente tem força de mandar quando vai ás urnas, porque fora disso não tem poder nenhum.
    Muito fraco esse pinto da costa. Não merece o respeito de ninguém ( excepto dos que pensam como ele).
    Só espero que o pinto da costa não tente dificultar a governação futura de São Tomé e Príncipe pelo governo que deverá resultar das eleições.

  10. futuro para o País

    15 de Outubro de 2014 at 16:16

    Parabéns pelo excelente artigo.
    Penso que, o mlstp foi o maior derrotado,e culpado disso tudo foi Jorge Amado.Concordo plenamente consigo quando dizes que o” Pinto declarou Guerra contra o mlstp”.vamos ter congresso e penso que depois do congresso será o novo rumo para o partido, o partido estará mais forte.O mlstp é um partido democrático ao contrario do ADI que tem lá um ditador.

  11. futuro para o País

    15 de Outubro de 2014 at 16:18

    Jorge Amado para rua já!

  12. Luis

    15 de Outubro de 2014 at 16:46

    Caros concidadãos, o Povo de STP percebeu ao fim destes longos anos de chicana parlamentar que a nossa Pátria ( com pouco mais de 100 mil habitantes) , só se desenvolve com estabilidade politica.

    Nenhum investidor estrangeiro com capital privado ou público iria continuar a apoiar com linhas de crédito ou a fundo perdido um País “sem rei nem roque” e cheio de questiúnculas pessoais.
    A partir de agora haja oposição construtiva e daqui por 4 anos haverá novas eleições legislativas.

  13. Afé só

    15 de Outubro de 2014 at 17:13

    Que é isso de mandar calar o jovem? Estamos num regime democrático e multipartidário. E o jovem fez um brilhante comentário, no meu entender. Parabéns ao partido vencedor. Mas, a maioria absoluta significa responsabilidades acrescidas e muito trabalho pela frente para não defraudar as expectativas dos eleitores. E para este país em que o salário mínimo é correspondente a cerca de 36 euros, o desemprego situado na ordem dos 55% e que depende em cerca de 93.5% de ajudas externas a governação para quem realmente pretende inverter a situação, não é tarefa fácil. Portanto, em vez de estar a pensar como vingar esta ou aquela figura, é bom que se comece a pensar neste grande desafio do desenvolvimento. Porque a maioria absoluta hoje pode transformar-se num outro cenário amanhã. Basta lembrarmos da teoria Heraclitiana: Nada há de permanente, senão o conflito e a mudança…

  14. marco silva

    15 de Outubro de 2014 at 19:57

    Meu caro e compatriota Adair Ribeiro a vida é assim e a democracia é o poder do povo , e este como soberano assim decidiu. Quer queiramos quer não está decidido por quem de direito.

  15. bintoudjalo

    15 de Outubro de 2014 at 20:33

    Adair, eu que apreciei os seus comentarios coerentes e inteligentes, estou muito decepcionado pelo seu comentário q acabei de ler…há ambiguidade no seu propósito. Porque atribui todo o mal ao Gabriel da Costa? Sejemos justos, ele tentou endireitar à barra, que estava muito torta, e sozinho ele não podia, para além do tempo ter sido curto. Quero pôr algumas perguntas : antes do Gabriel da Costa , quem esteve no cargo? Durante quase 20 anos é que a familia Trovoada e os seus colaboradores Fradique etc tiveram na direção do país, que fizeram eles? Porque razão vai ser o Gabriel da Costa a assumir todas as falhas, pelo breve tempo que ele passou “pelo” governo? Porque dizer q ele amaldicou os partidos MLSTP e PSD ? Não podemos atribuir gratuitamente o êrro de muitos à uma só pessoa escolhida, por antipatia. Não é justo, não podemos ficar indiferentes à esta calúnia. Quanto à ambição do Gabriel da Costa ter querido ser pm desde a sua infância, diga-me onde esta o mal? Aliás, ele não seria o único. Por Outro lado, quem é que lhe culpotou tal informação, para você confirmar no seu comentário, Afinal , o Adair faz parte daquela parte de gente que pouco aprecio…o CAMALEÃO, que muda de cor , segundo as circunstâncias. Em quem ter confiança? Quem assume a sua posicao.?

    • Adair Ribeiro

      16 de Outubro de 2014 at 9:01

      Falta de interpretação.Leia de novo. Leitura não mata.

  16. zeme almeida

    16 de Outubro de 2014 at 1:30

    Hoje temos um discurso diferente e engraxador do Adair Ribeiro.Este Adair nao contava com esta derrrota,agora ficou muito mal,espero que o governo do ADI e o Patrice Trovoada,consiga gorvernar STP por muitos anos,para mostrar este jovem o que é gerir um país.Este jovem disse nos comentários anteriores que o PT nao possuia licenciatura e nao merecia a segunda oportunidade para governar STP e agora?Eu também fui alvo num dos seus artigos em que me acusasate como seguidor nato do PT.Falaste muito e muitos ti apoiram porque falavas contra o seu inimigo e fugitivo da justica,já esquecestes?Aqueles que ti mandaram escrever estas barbaridades,andam escondidos,voce é que ficou com esta carga nas suas costas.Aprenda a respeitar os outros hoje o Patrice Trovoada vai ser seu primeiro ministro,queira ou nao queira vas ter que conviver com ele.

    • Adair Ribeiro

      16 de Outubro de 2014 at 16:27

      Não tiro nenhuma virgula daquilo que disse nos artigos anteriores. Ja agora parabéns pela vitória Zeme Almeida.M

    • Ponto final

      17 de Outubro de 2014 at 8:38

      Em péssima hora, meu caro… Agora que a tua mascara caiu?… Já vais tarde, novamente. Agora que foste acusado de incoerente como o teu novo artigo, queres demonstrar uma falsa coerência. A mim é que não enganas… Conheço de longe este tipo de gente….

  17. fluta cu cocôndja

    16 de Outubro de 2014 at 1:52

    bô bila bí…?? bô té têmá.???, jovem nao mete na camisa de onze varas, ainda es muito jovem… lewmbro-me muito bem deste paragrafo, alguem te advertiu, força e sorte brother… todos somos sao-tomenses…

  18. Trovoão

    16 de Outubro de 2014 at 8:41

    Ó miúdo tu também és um daqueles que tiveram de engolir um grande sapo viscoso não é?O sabor é aggradavél? kkkkkkk.

  19. Fla fede

    16 de Outubro de 2014 at 10:30

    Adair tão jovem e tão camaleão….

  20. bintoudjalo

    16 de Outubro de 2014 at 20:34

    Diz-se que” as decepções,as derrotas, o desânimo São ferramentas que Deus utiliza para mostrar a estrada”. Pois é Gabriel da Costa, a tua estrada está limpa e bem direita.
    Não estás sozinho, tens desempenhado muito e dado tudo para STP….até sacrificaste a tua vida privada, para servir o país. Infelizmente, dormes com serpente, trabalhas com familias da serpente que não te querem bem e que te trairam de A à Z .
    Esta nova situação política, parece entusiasmar o povo, que voltou a priveligiar ADI na pessoa do P.T.. Veremos, daqui há uns mesitos.
    Mas parece que nunca tirámos lição dos nossos êrros (para aqueles que votaram). Assim, nada podera mudar!

  21. xuxanti

    17 de Outubro de 2014 at 1:34

    Resumindo e concluindo todos os partidos que concorreram queriam mesmo que Patrice ganhasse como disse um dos comentador antes em vez de falarem do projectos dele andaram a falar do PT e dai o nome de PT ficou calcado na mente de todos que ai escutavam sendo assim Patrice de manha atarde a noite e o povo mesmo não querendo tambem ficou com PT na ponta da lingua e dai pergunto a culpa de quem?
    Por isso não reclame algo que foi proporcionado por voçês Proprios.
    Um abraço e da proxima portem como um politico salavador das politcas serias não como politicos sem rumo como diz em Angola quanto mas falam de mim mas sucesso eu faço.

  22. hlrnio Ribeiro

    17 de Outubro de 2014 at 8:53

    Meus caros.
    Nem toda vitoria é sinal de gloria,nem tão pouco as derrotas constituem um desaire.
    Este povo em 1991 deu também 33 deputados ao PCD e hoje tem 5.
    As espectativas da maquina da propaganda jogou numa parrada alta. E o povo santomense não é assim flor que se cheira.Se as promessas a médio prazo não forem cumpridas serão eles proprios a dizerem povo põe povo tira.O Fradique teve duas maiorias absolutas até contra o lider do ADI apoiado pelo MLSTP, mais perdeu por mais de 68%. Este mesmo Fradique foi arrasado nas urnas. O povo é o mesmo mais em cada momento age de forma estranha e quase em unissono. Por isso podem dar tudo mais alguma coisa, mais se não quer não há chance para ninguém.
    Bô pô fé cama di veludo, camián cu ganhá mece socu eh cá pé ovó dé né.

  23. hlrnio Ribeiro

    17 de Outubro de 2014 at 10:56

    O Gabriel Costa até foi uma pessoa seria no meio disto tudo.
    Mais com relação ao António Dias, um ministro de trabalho e fz trabalhar os técnicos que deixarem o AC e foram ao campo? Mais o que fazia ao lado ministro esta figura suja ao seu lado com braços levantados nos comicios do PCD? O eleitor do PCD e amigos pensaram será que o lugar é para Ant Dias ou para DNeves! Em caso de duvida não votaram no PCD. Quem é sujo fica escondido não mostra a cara.No fundo queria lavar a sua imagem a custa do Ant. Dias. Toma para aprender. Quem mandou mostrar a cara quando o povo ainda tem a memoria do Trading e arroz podre. Vai para potó criar cabra.

  24. luizfelipe

    17 de Outubro de 2014 at 15:04

    Grande Adair Ribeiro.Parabéns.Excelente

  25. bintoudjalo

    18 de Outubro de 2014 at 21:05

    É verdade, Luis Filipe,estou de acordo consigo(depois de ter sido esclarecido da minha duvidoa…), reconheço o mérito do jovem Adair,que aprecio.
    Mas só posso defender aquele que conheço bem, as virtudes como os defeitos. Esta pessoa é o Gabriel da Costa, com quem convívi de perto + de 10 anos. Conheco todo o percurso dele, como patriota são-tomense, o amor que ele tem para o país , a ponto de deixar de lado todas as boas propostas profissionais que teve França, a noiva que ele adorava ,Sissi Cabral, de quem ele se privou, para poder regressar e trabalhar para STP….enfim! Ele não merece este tratamento ingrato e por cima injusto. Eis porque fiquei indignado!
    Estou convencido que o Gabriel da Costa fez do melhor que pôde…e por cima, o tempo foi curto.

  26. arelitex

    20 de Outubro de 2014 at 10:15

    caro Adair Ribeiro . STP faz-me lembrar um doente em estado tâo critico ,com doenças tâo graves . que o próprio médico fica a pensar o que têm que fazer de imediato para travar o evoluir dessas doenças .só depois vai pensar como cura-lo , para o doente chegar ao estado de saudável . os dois partidos que mais anos governaram este país ,durante os 40 anos , sâo os verdadeiros culpados da situação de miséria em que o país se encontra . meia dúzia vive á grande e a francesa ,o resto vive na miséria . esta é a situação real do país .a juntar a tudo isto estes dois partidos ,fizeram com que o povo se torna-se ainda mais preguiçoso ,ensinaram o povo a nâo chegar a horas aos empregos e mesmo a faltar ,obrigaram o povo a roubar para subreviver . e muito mais coisas negativas . nâo é um messias qualquer só por si que vai salvar este país . mas sim alguém que seja líder , e que marque um caminho com regras , rigor , em proveito do povo . e que obrigue toda esta gente a falar menos e a trabalhar mais ,e a obedecer ás regras . esta é a melhor receita para curar a infinidade de doenças que este país têm . toda a gente vai ter que engolir muitos comprimidos e tomar muitas injecçôes . mas o país vai ser curado e vai ficar saudável . um abraço

  27. manuel soares

    20 de Outubro de 2014 at 13:16

    Meu caros compatriotas, boa tarde o ADI e o seu líder Patrice TRovoada ganhou as eleições com maioria absoluta, agora unamos as mãos e vamos trilhar o caminho do desenvolvimentos económico e social da nossa terra. Findou uma etapa, quem ganhou governa e quem perdeu que faça uma oposição responsável e por favor e por amor à Deus, senhores Pinto da Costa e Patrice Trovoada abraçem a bandeira e a causa do povo santomense e promovam a cultura da amizade, do respeito mútuo e da unidade nacional.

  28. janota

    20 de Outubro de 2014 at 22:37

    Este é mais um dos muitos hipócritas que tinham e têm voz neste jornal com autores de artigos tendenciosos. Faltou-lhe a coragem para criticar os que estavam no poder. Um ‘colunista’ deteve ter a coragem de fazer críticas ou pequenos apontamentos seja qual for o partido no poder. Agora o discurso para alguns já mudou. Andou ao sabor da maré. São pessoas sem carácter e sem nenhuma coerência. Pode sempre aprender com os erros, mas também pode estudar. Tente formar-se em Ciências Políticas. Depois faça comentários imparciais e isentos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top