Opinião

Patrice Trovoada finalmente já tem biografia

No dia 13 de Maio, no meu artigo de opinião “Patrice Trovoada não merece Segunda oportunidade”, questionava sobre a biografia do líder de Acção Democrática Independente ADI, Patrice Trovoada. Sou de opinião que é indispensável conhecer o perfil dos políticos e o seu percurso de vida.

Muitos militantes e dirigentes deste partido político, ficaram atordoados, vieram ao espaço de comentários do tela non, travestidos, com nomes que não são deste planeta- “Eterno Madiba”, “Deus e a solucao e nao os politico” ,Mutende, “zeme Almeida” entre outros cegos fanáticos, vieram como se fosse praga, criticar por criticar, desesperadamente. O facto é que ninguém respondeu as questões levantadas no artigo.

O mistério era o percurso de vida deste que foi duas vezes primeiro ministro de São Tomé e Príncipe.

Aos 52 anos de idade, Patrice Emery Trovoada, líder do maior partido político do país na oposição e candidato ao cargo do primeiro-ministro, visto pelos seus adversários políticos e também pela generalidade dos São-tomenses, como um político reservado, misterioso e pouco transparente, pede ao escritor Carlos Oliveira Santos para escrever a sua biografia.

O livro com o título “ Patrice Trovoada-Uma voz Africana” do escritor português Carlos Oliveira santos, descreve o seu percurso de vida e, por conseguinte, nos ajuda conhecer melhor o perfil do líder da ADI.

Patrice Trovoada, cidadão São-tomense, que deixou o seu país aproximadamente 2 anos, é constituído arguido pelo ministério público e ainda não compareceu para prestar declarações a justiça São-tomense conforme a solicitação do edital publicado nas ruas.

A meu ver, Patrice Trovoada, considerado pelo escritor Carlos Oliveira santos como “uma voz Africana”, devera regressar atempadamente ao seu País, para prestar declarações a justiça São-tomense antes da campanha eleitoral, não esperar quando o tempo está em feição para regressar.

Adair Ribeiro

78 Comments

78 Comments

  1. henda carvalho

    13 de Setembro de 2014 at 22:48

    Eu apenas gostaria de saber se esta biografia nos esclarece, nos diz onde é que este empresário, que ninguém conhece os negócios que faz, conseguiu juntar tanto dinheiro ao ponto de dizer que dinheiro é capim.
    Gostaria de saber também entre ele e Levy Nazaré qual dos dois está certo.
    o Levy disse que quem não deve não tem, pelo que todos aqueles que são convocados pela justiça para prestar esclarecimentos, se não tiver culpa no cartório, deve aparecer sem problemas nenhuns.
    Este senhor diz que não fez nada, mas entretanto não aparece para prestar os esclarecimentos que a justiça lhe solicitou e ainda tem a lábia de dizer que está sendo perseguido.
    Se segundo Levy Nazaré quem foge a justiça é porque tem rabo preso, tem culpas no cartório, então fica fácil entender o motivo deste senhor não aparecer para prestar esclarecimentos.

  2. Sum Quemblacaná

    13 de Setembro de 2014 at 23:22

    Patrice Tovoada merece estar na CADEIA pelos males causados à Nação san tomense enquanto foi 1º Ministro,o q passo a mencionar: 1º-Desviou todo o dossier do Estado, violando as leis; 2-Transferiu 600 mil Euros do Estado para a sua conta em Librevil; 3-Falsificou a assinatura d Chefe de Estado para assinar o acordo com um país q não devia: 4-Andava traficar combustivel em nome de Estado santomense e colocar o dinheiro na sua conta; 5-retirava da EMAE 6 mil litros de combustivel por mês para alimentar seu gerador em nome do povo; 6- Fugiu do país para não responder perante a justiça; 7-Só finge ser santomense no momento das eleições; 8-Nunca prestou conta a Assembleia Nacional, violando a Constituição;9-Foi cabecilha dum dos Golpes de Estado;10º-Promotor da Violencia, odio e perseguição; 11- Criou EMFARMED e raspou com 2 mil milhões de dobras para a compra de medicamentos para o povo de quem ele diz ser defensor…

    • LC

      15 de Setembro de 2014 at 10:08

      A única coisa que questiono é se o senhor tem a prova de tudo que esta escrito…

    • bintoudjalo

      19 de Setembro de 2014 at 0:30

      Sum, você é GÉNIAL! Bravissimo, você refrescou à memória de muitos ao resumir o essencial das falhas do Patrice Trovoada, saotomense por convenencia do PODER….fora este VADIO, CORRUPTO, GATUNO e oportunista. Baaaaa2zzzzaaaaaa.

    • Patriota

      29 de Setembro de 2014 at 3:14

      Obrigado, Sun Quemblacana.
      Você ajudou-me muito a entender porquê que Patrice não quer vir pra São Tomé. Afinal, ele fez muita coisa. Tudo isso? Sendo assim, claro que ele tem razão de ter medo de vir. Credo! Em dois anos só deu pra tanta coisa?
      Mas Deus é grande. Ele esquece que o nosso Deus é maior do que o Alá dele.
      A ver vamos.

  3. Ó PÉ CAN DÁ OUÊ CÁ BÊ CÚA

    14 de Setembro de 2014 at 8:46

    Concordo com sigo…Plenamente…

  4. ABENILDO

    14 de Setembro de 2014 at 13:12

    Biografia especial Campanha.
    Portugal está na miséria estes pulas querem sobreviver a qualquer maneira.Carlos Oliveira Santos,por curiosidade QUANTO FOI PAGO PELO TRABALHO?
    Faltava da Biografia de que Patrice Trovoada tem envolvimento com todo o tipo de negócio sujo e duvidoso.

  5. telamu

    14 de Setembro de 2014 at 13:26

    Sera que em S.Tome y Principe ja nao tem ninguem para candidactar a presidencia? e tem que recorer aos antigos destruidores do pais? sinceramente triste nao ha gente jovem neste pais? ou so ha ladroes?se o povo votar a este senhor entao no meu ponto de vista segnifica que o povo gosta de viver na miseria.

  6. arelitex

    14 de Setembro de 2014 at 18:06

    tinha mais lógica ,a biografia de Pinto da Costa . de todos os presidentes ainda foi o com mais postura ,mais coragem , e expôs-se demasiado ao povo no dialogo nacional para ser criticado , só nâo o criticou quem nâo quis . mas admirei a coragem dele como líder . Patrice Trovoada o muito ou pouco dinheiro que têm é dele e nâo de STP . STP nâo têm nada desse homem é alguém que fez e faz coisas que nâo sâo normais nem transparentes . a politica de STP cada vez mais necessita de políticos transparentes que possam ajudar este país . e nâo de um empresário metido em vigarices . pode ser que na biografia venham as vigarices ,seria um balde de água fria ,para quem segue o caminho dele .

    • Patriota

      29 de Setembro de 2014 at 3:30

      Tens razão, Arelitex.
      Outra coisa: Porque que os outros elementos da ADI não expulsou o Patrice e colocou outra pessoa,a,frente do Partido? Eu aposto que da forma como o MLSTP está esfrangalhado, a ADI ganharia só. Mas, com o Patrice, um eterno ausente, só se o povo for burro. E, se eles ganharem será bom pra esse povo sofrer pra ele aprender a abrir os olhos. Agora, uma pergunta: o que é que o Patrice fez esses dirigentes da ADI que eles ficam atrás dele assim, mesmo tendo abandonado o seu povo no mar das amarguras durante quase dois anos? É só por causa do dinheiro? Mas eles estão mal assim? Ou esse Patrice é feiticeiro? Nem Varela, nem Levy, nem Agostinho, nem Bandeira, nem esse Neto da RTP, etc, etc… Creeedoooo!

  7. Fitchim de flôgo

    14 de Setembro de 2014 at 18:29

    Obrigado Sum Queblancana! Eu nunca fui com cara deste homem mas nunca imaginei tanta asneira que ele pudesse fazer! Mas não vou duvidar pork aquele é capaz de tudo. Agora quero voltar outra vez?
    Francamente!!!!!!!

  8. zeme almeida

    14 de Setembro de 2014 at 19:53

    Adorei em mencionar o meu nome,agradeco-te por ter lembrado de mim como defensor nato do Patrice Trovoada.Só tenho minha pena de ti,porque os que andam por tras disto tudo, nunca iram responder por ti se porventura um dia as coisa nao lhe correrem bem no futuro.Es um jovem pobre no espirito,a sua cara diz tudo, que nem sabes o que ti vem pela frente.O pior disto se coisas correrem mal na sua vida futura os que ti mandaram meter nestas tamanhas asneiras nunca ti irao dar as maos,tenho certeza disto.Procure estudar mais e procure respeitar os seus proximos e as suas diferencas e a forma de ser.A sua cara demostra espirito miseravel.Repara,os que andam ali a ti apoiar,todos teem perfis falsos e voce é que ficou mal na imagem.Sei que andas muito convencido com os seus artigo,os seus apoiantes vao de rir de ti, depois do dia 12 de Outubro o dia em que vamos saber quem é quem.Haver vamos

    • Quê qua

      15 de Setembro de 2014 at 9:04

      Isso até soa a ameaça!
      ADI sempre a querer amedrontar e silenciar os que sao da outra cor.
      Deixe cada um falar livremente e apresente argumentos validos.
      Cada vez que os do ADI fala, faz lembrar o regime de ditadura.
      Acorda ADI, tamos na democracia.

    • Maria Madre Deus

      15 de Setembro de 2014 at 14:52

      Ó Zemé, Tens tanta certeza assim?

    • bintoudjalo

      19 de Setembro de 2014 at 0:40

      Zeme Almeida, pára de nos ocupar o espaço com os seus disparatosos comentários vazios, digo sem sentido, tão pouco argumento e por cima mal escritos, cheiinhos de êrros ortograficos. Vá pedir ao seu patrão Patrice Trovoada, que lhe pague a escola, uma formação….falta-lhe muita instrução. Não ocupe o espaço para fazer “diarréia verbal”, por esmola!.

    • santomensidade

      19 de Setembro de 2014 at 18:54

      Caro Sr. Bitoudjalo, o Senhor também sem querer ao corrigir o outro cometeu erros piores como: “êrro” “cheiirinho”, “falta-lhe”

      o “lhe” usa-se na terceira pessoa e não na segunda.

      O nosso País está assim devido excesso de emoção e de oportunismo democrático.

      Bem haja à todos.

    • bintoudjalo

      19 de Setembro de 2014 at 20:23

      Imbecil, corrija quando souber…eu bem quis dizer “cheiinho” (diminuitivo de cheio). Por Outro lado, assuma ser o idiota do Zeme Almeida, como eu assumo a minha identidade, cobardola ignorante! Vá pedir ao P.T. de lhe pôr numa escola… Aprenda e depois venha-se manifestar no espaço, “petit minable”.

  9. Mutende

    14 de Setembro de 2014 at 20:45

    Sao Tome e Principe deveria ser um pais de dar gosto de viver,mais devido odio ,inveija,persiguicoes entre os saotomenses.Os mais desfaforecidos irao sempre viver na miseria.O politico que tiver a ideia de defender os mais desfavorecido nao podera viver naque pais.

  10. Labirinto

    15 de Setembro de 2014 at 0:02

    BIOGRAFIA DE PATRICE TROVOADA VARIA DE CAMPANHA EM CAMPANHA.
    Cada ano de campanha aparece um tipo de biografia
    Esse Patrice Trovoada tem diversos tipos de biografia.
    Mas o que mais me admira em nenhuma destas que variam de campanha esquecem de que ele é:
    Grande aldrabão
    Especialista em tudo que diz respeito a negócios sujos,ilícitos,sem transparência.
    Especialista em falsificar todo tipo de assinaturas para conseguir dinheiro.
    CAMBALACHEiRO conhecido na africa,nos países árabes,Europa e América,Ásia etc.
    Quem tiver alguma dúvida,solicitem quando ele foi apanhado no aeroporto Charle de Gole em frança com PÓ nos anos 80 quem ele pediu para mandar chamar para ser o seu advogado?
    Investiguem e depois darão razão a determinadas pessoas que por vezes muitas vezes dizemos que flassoooooooooooooo!!!!

    • Lima

      16 de Setembro de 2014 at 11:37

      Ele mandou chamar Gabriel Costa na altura.Disto eu sei.
      Gabriel Costa é que serviu de Advogado para ele não ser executado.

    • bintoudjalo

      19 de Setembro de 2014 at 0:54

      Obrigado Labirinto, é excelente que os espíritos africanos dos nossos antepassados levantaram para LEMBRAR à cada cidadão de não voltar atrás fazendo vir este CAPETA do Patrice Trovoada à STP (de passagem ,quer dizer enquanto ocupar o poder),. Nesta altura que foi apanhado no CSG – aeroporto Charles de Gaulle, estava eu como estudante em França. Eu conheço muito bem a familia Trovoada, que desacreditou STP dando-lhe uma péssima reputacao (ver o dossiê deles no OFPRA, val de fontenay). Eles moravam no pantin (93), proche banlieue em Paris.

    • Patriota

      29 de Setembro de 2014 at 3:36

      Caro Sr Laberinto,
      Eu gostaria de saber quem foi esse advogado.
      Pode deixar o nome e nacionalidade dele aqui?
      É bom a gente saber essas coisas.
      Agradeço antecipadamente.

  11. zeme almeida

    15 de Setembro de 2014 at 8:00

    Os saotomenses teem invejas um dos outros quando veem alguém financeiramente confortável.Este é o nosso maior mal porque querem saber de tudo da proveniencia do dinheiro.Por este mundo fora existem saotmenses com vontade para ajudar o País em termos de investimentos,mas com esta atitude de invejas em coisas dos outros,este País vai continuar como está.Queira lá saber aonde a pessoa conseguiu o seu dinheiro?Voltamos a era de perseguicoes dos anos 1975 a 1990,que gentes tao triste de mimórias retrogadas.Querem dinheiro limpo, aonde está?Os dominadores do mundo fazem de tudo para por seu país em alta.Nós preocupamos com os nossos e os outros a rirem de nós.Aprendam venham ao mundo moderno,em vez de estarem neste CÚ do mundo com bocas abertas a espera de ajudas.Que tristeza

    • Quê qua

      15 de Setembro de 2014 at 9:09

      Qual foi mesmo o investimento que o Patricio Trovoada fez em S. tome e principe alem dos barcos a escondida, do desvio de combustivel da EMAE, de querer desviar o ivestimento do principe para tirar proveito de querer aproveitar do guito da medicamento… quer mais investimentos que ele fez?
      Quantas pessoas ele tem dado emprego na sua terra amada?

    • santola

      17 de Setembro de 2014 at 15:30

      so pergunto, alguem financeiramente confortavel?!! sabes de onde vem o dinheiro desse cidadao?! ou es da opiniao de que nao importa de onde vem o dinheiro o importante e te-lo?! francamente. ele deve e comparecer e provar a sua inocencia, ou pagar pela sua culpabilidade. apenas isso, nao importa o quanto dinheiro tenha.

  12. zeme almeida

    15 de Setembro de 2014 at 8:06

    Oh Adair Ribeiro es um Café pequeno em crescimento sem saber se vas dar um bom fruto que se pode aproveitar.Estude nao se meta nisto,quem fica mal na foto serás tu.Nao estou contra ti,sei que es um pau mandado.Só um conselho amigo

    • Blagapena

      15 de Setembro de 2014 at 11:46

      É só isso que vocês da ADI sabem fazer, odiar e vingar. É esse tipo de país que vocês querem ter e viver nele? País onde o cidadão não pode emitir uma opinião, se emiti-la já é motivo de ser considerado como persona nom grata. Deixa de meter medo medo no jovem. Vigaristas todos vcs da ADI. Não sei o que será daquele jovem caso a ADI vença essas eleições, esse jovem será morto.Deixa d ódio e responda ao jovem não com ataques pessoais.

    • Maguita Nglanje

      18 de Setembro de 2014 at 11:56

      Pau mandado aqui és tu….
      Zeme Almeida, o que é feito de ti?
      Preocupe mais contigo e com a tua família e deixe a dos outros em paz……

    • bintoudjalo

      19 de Setembro de 2014 at 1:03

      Zeme, pau mandado, banho dado, o comprado é você e mais ninguem, imbecil. Gente como você é à vergonha de STP. Ao mesmo tempo pena de si, porque sei que você é pago com alguns miseros tostoes roubados. Enfim!!!

  13. Verdade Seja Dita

    15 de Setembro de 2014 at 9:08

    AhAhAh Que artigo tão miserável de conteúdo! Só sei que o autor do artigo está a lutar contra o maré! O que me deixa mais contente, é que o Povo mais eleger o Patrice como o próximo primeiro ministro de STP! Contra facto não há argumento.Fui…

  14. Mé Zemé

    15 de Setembro de 2014 at 9:15

    Esse Patrice Trovoada é do outro planeta, ou os santomenses são todos burros…!!!??? Já a tanto tempo que ouço que este homem é bandido, tem negócios escuros, fortuna de origem duvidosa, lavagem de dinheiro e outros…, mas ninguém consegue vir a praça pública esclarecer isso. Outros bandidos ai da nossa praça, nós sabemos da onde arranjaram o dinheiro, foi a roubar o país e toda gente sabe e até alguns acham normal e outros até apoiam, infelizmente. Mas esse Patrice Trovoada já começa ser um mistério que começo a questionar…esse homem é do nosso mundo, porquê que os seus adversários políticos lhe criticam, mas não trazem nada em concreto para provar as acusações?? Ou o homem é muito esperto, ou os seus adversários são muito burros. Alguém me explique isso, por favor.

    • bintoudjalo

      19 de Setembro de 2014 at 1:14

      ….não é o “maré” mas sim a “maré”, idiota. Acho que o vosso patrão Patrice Trovoada vai ter muito que investir nos seus militantes, um tanto burrinhos….entre os que devem receber uma formação de boas maneiras, para saber comportar-se correctamente na sociedade, os que precisam de instrução académica, vai ser necessário de um Bom investimento, porque ADI tem muitos ignorantes …

  15. nono

    15 de Setembro de 2014 at 10:03

    cadeia é hotel ideial para Patrice Trovouda

  16. INVEJOSO

    15 de Setembro de 2014 at 10:06

    Este esquizofrénico, encapuzado, pois não é nada mais do que um adversário da ADI e de Patrice Trovoada, fica a saber que a sua opinião é uma mera miopia e revela uma atitude cancerígena, que consome a sua própria alma.É preciso, senhor Adair Ribeiro, que se liberte deste fanatismo e ódio, próprios de uma pessoa mesquinha e malfeitora. Viva o quanto pode, porque passará muito tempo morto!

  17. RODRIGO CASSANDRA

    15 de Setembro de 2014 at 10:15

    Será que tudo isso que o SUM QUEMBLANCANA disse em cima é verdade se for verdade é muito crime mesmo,, isso tudo merece uma condenação exemplar.

  18. Carlos Oliveira Santos

    15 de Setembro de 2014 at 10:49

    Exmo. Sr. Adair Ribeiro
    O Dr. Patrice Trovoada não me pediu para escrever a sua biografia nem ninguém me pagou para tal. O livro será comercializado e a editora pagar-me-á os devidos direitos autorais.
    O Dr. Patrice Trovoada é um são-tomense de destaque internacional e um africano da nova geração de líderes cuja biografia é do maior interesse para quem se interessa por África. O lançamento do livro teve presentes algumas das principais individualidades da vida política, cultural e empresarial portuguesa, bem como da diáspora são-tomense, e estamos certos que as vendas serão um sucesso.
    V. Exa. e os outros membros deste fórum deveriam informar-se antes de escreverem. Assim o ditam as regras do civismo e do rigor, seja opinativo ou jornalístico. Constato agora que as palavras do Dr. Patrice Trovoada sobre o nível de baixa política que alguns dos seus oponentes praticam é uma realidade.
    Atentamente
    Carlos Oliveira Santos
    carlosoliveirasantos1953@gmail.com

    • Homem do campo

      15 de Setembro de 2014 at 12:12

      Meu amigo já engoliu a sua moeda e agora vem com essas conversas.
      Cuidado para não seres devorado por lobos que se transvetem em pele de cordeiro.
      Fui

    • Paulo Eanes Correia

      15 de Setembro de 2014 at 14:34

      Meu caro Carlos Oliveira Santos,
      Mesmo um cego conseguiria ver que engoliste moedas. E é de se entender. Se o amigo notar lacaios como o senhor, Abílio Neto, Menezes e outros foram apanhados em contra mão pela crise mundial, que como é obvio atingiu Portugal. O meu amigo, por atrapalhação, não foi capaz de ler com frieza um texto tão pequeno para denotar que o jovem Adair em momento algum disse que o escritor Carlos Oliveira recebeu que seja um tostão. quem disse isto, por sinal é um militante do ADI, o Sr. Abenildo, por que este já conhece a peça Patrice Trovoada, e sabe com quantos paus constroe os edifícios.
      Tenha calma meu caro, que Patrice ja não lhe vai pedir o dinheiro de volta.
      pauloeanes@hotmail.com (Abrantes/Portugal)

    • Blagapena doxi

      15 de Setembro de 2014 at 16:04

      Sr. Carlos O. Santos,
      Não vem aí querer aproveitar para insultar as pessoas. Pois, se senhor fala de líder da nova geração, pergunte a ti mesmo o que é senhor um líder.
      Em nenhum momento verdadeiro africano é aquele que vive na África por circunstância do poder. Verdadeiro africano é aquele que vive a África e vive na África com todos os seus problemas.
      Um líder africano ama o seu país e vive nele.
      Verdadeiro líder é aquele que está sempre presente!
      Verdadeiro líder é simplesmente exemplar, responsável, e obedece as leis do país!
      Verdadeiro líder não desvia o documento do Estado nem tão pouco viola grosseiramente aquilo que está acordado internacionalmente no combate contra branqueamento de capitais (lavagem de dinheiro), como tal não pode ser líder de destaque internacional porque o Barack Obama ao saber disso, ele (PT) estará automaticamente no cala-bucho. Portanto, mais uma vez não poder ser líder.

      Vá lá investigar e ler mais para depois vir falar de líder internacional, porque da verdadeira essência do que é ser líder, o teu patrão nunca será. Talvez só se caso vier a responder pelo desvio dos documentos do Estado e permanecer no país São Tomé como lugar da sua residência habitual. Não queremos santomenses que vê S.Tomé como qualquer coisa lá, e que vive no país por circunstância do poder ou de dinheiro como fez o próprio sr. Carlos O. Santos a servir de escritor. Santomense que vive no país por circunstância de poder ou d dinheiro não é santomense, é sim estrangeiro. Eu sim, não gosto de Portugal, mas havendo uma oportunidade de lá viver pra alguns meses pra ganhar alguns contentores de euros, ora viva, nem pensava duas vezes, faria-me tal igual como tem feito o teu patrão fugitivo da justiça internacional!

      Verdadeiro líder

    • bintoudjalo

      19 de Setembro de 2014 at 2:36

      Gostei muito do seu comentario. Está bem explícito sobre o que é um Bom e verdadeiro líder africano…muitos, menos o Patrice Trovoada.

    • SOMBRA

      16 de Setembro de 2014 at 8:05

      Eu acho que foste bem pago, …se tivesses vivido ca, saberias como são as coisas…este tal de Dr. Patrice, que ñ sei de onde veio o Dr. …mas este é o maior ditador k conheci…informa-te bem

    • XÉCHI-MATI

      16 de Setembro de 2014 at 11:20

      Vocês pulas estão todos na mer…..!
      Ja estão pobres.Gracas a dinheiro de Angola.Nem teem onde cair mortos.
      pra já senhor oliveira, a Biografia está INCOMPLETA.
      Falta acrescentar todas as bandidagens de Patrice Trovoada.O senhor também é outro….

    • XÉCHI-MATI

      16 de Setembro de 2014 at 11:27

      Senhor Carlos Oliveira,
      Gostaria de conhecer o seu Curriculum Viatae s’il vous plaie ou sua Biografia , se é que tem?!

    • Carlos Oliveira Santos

      18 de Setembro de 2014 at 15:49

      O Senhor sabe que está a cometer um crime grave, o de usurpar a minha identidade. Farei tudo para que seja condenado por isso. Carlos Oliveira Santos

    • bintoudjalo

      19 de Setembro de 2014 at 1:38

      Este comentário é uma vez mais, escrito por um mandatário do ADI, que usurpou o nome de Carlos Oliveira Santos, o pretendido autor do livro sobre o perfil do Patrice Trovoada….pra já é gozação de dizer que o P.T. é uma individualidade política africana, a não ser que ele se refira à corrupção…aí sim, estaremos de acordo com ele. Porque se é à sério, podemos dizer que é fazer ofensa aos verdadeiros homens políticos que fizeram e fazem do melhor para à África, nem o Miguel Trovoada é citado entre estes homens, quanto mais o filho. Cito alguns destas grandes figuras de politicos africanos: Nelson Mandela, Steve Biko, Patrice Lumumba, Thomas Sangara, Agostinho Neto, Amílcar Cabral, Kwam N’krumah, El Sadaar….não há lugar para nenhum Trovoada, nem neste, nem noutro mundo. Capiscci?!

    • Lódoma

      20 de Setembro de 2014 at 6:15

      Não restam dúvidas que foste pago e bem pago com esse dinheiro sujeitos e duvidoso da origem

  19. zeme almeida

    15 de Setembro de 2014 at 12:25

    Inveja está acima de tudo sao dos saotomenses que nunca podem ver os outros a crescerem.Este coitadinho do Adair Ribeiro que em Portugal de bolsas que nem tem onde estar e dorme a frente da cama pais é que aparece com esperteza de um rapaz muito bem educado.Ninguém está a ameacar o Adair,quando temos que ter a certeza do que falamos.Para se falar ou acusar alguém,nao é como vender o peixe como este pobre jovem vem fazendo.Este puto a frente do Patrice Trovoada é um café em embriao que nem sabe se vai crescer e dar um bom fruto.STP nestas alturas nao podemos acusar ninguém seja quem for da sua politica ou da sua forma de ser.Este jovem faz acusacoes sem saber o que está fazer vai ser perdoado a sua inocencia porque haver alguém por detras disto tudo.Cultive mais Adair Ribeiro,saber respeitar as diferencas enquando nao temos um futuro garante o melhor evitar coisas destas.

  20. Mafili

    15 de Setembro de 2014 at 15:13

    “Constato agora que as palavras do Dr. Patrice Trovoada sobre o nível de baixa política que alguns dos seus oponentes praticam é uma realidade”Afinal é o que o Dr Patrice Trovoada pensa dos seus oponentes…
    Muito bem, pelo menos eles não têm o toupete de sair do país quando não estão no poder.
    Um grande Africano realmente…só se lembra que é Africano nas vésperas das eleições.
    Francamente….

  21. terra dos outros

    15 de Setembro de 2014 at 16:03

    Meus Senhores o Srº. Patricie Trovoada é a Cabeça da Lista do ADI no Distrito de Lobata e é candidato ao Primeiro Ministro caso se ADI ganhar as eleições em breve,então pergunto? estou com várias duvidas:
    1º.se o Patricie Trovoada cometeu todos destes crimes acima citado como é possível os dossier do ADI foi aprovado para as próximas eleições?
    2º.Dizem por ai, que a sua esposa está em STP a espera o mesmo, qual será o papel dos nossos juristas que prestam serviços Santomense , que ao tomar o termo de juramento de honra diz ” JURO PELA MINHA HONRA CUMPRIR E FAZER CUMPRIR FIELMENTE AS LEIS SANTOMENSES?”
    3º. Se acham que o Patrice Trovoada é assim, conduz o mesmo à cadeia para disciplinar os grandes Senhores da nossa Praça.

  22. Jonas

    15 de Setembro de 2014 at 21:40

    Tenham a calma. Está chegar a hora.

  23. Fla fede

    16 de Setembro de 2014 at 8:30

    Adair, gostaria de saber em que processo o PT é constituído arguido? que eu saiba chamar alguém para prestar declarações, não faz dessa pessoa arguido

  24. fala bem

    16 de Setembro de 2014 at 9:06

    coitado ler certas coisas é como se fosse cantar/falar para um surdo/mudo.

    é uma vergonha ver um jovem da sua idade, intervir em coisas que nao tens provas a vista, ficas a saber que o nossos governantes atuais nen possui provas concreta + sim incutir nas camadas jovens/adultos que (maiorias que nao se entende nada e possui + votos)(analfabetos baseando deles para possuir poderes)nas elecoes. que sao aqueles que fala das lei na nossa justiça?
    alguma vezes viste em mundo toto 1 ministro em 3 meses de poder no ano e 2 anos de ppoderes consegui fazer alguma coisa para seu posso? porquê que outros partidos politicos nao o povo têm tanto medo de um homem nao o partido (ADI)+ sim do patrício deixa-o governar os seus quatro anos. dizer de prestar conta alguma vezes MLSTP prestou conta ao povo…. muita coisa jovem vc precisa de procurar fundo /fundo dos nossos problemas.tambem eu te entendo vc quero mostrar cara no mundo de internet coitado-beneficiado.

    • Maguita Nglanje

      18 de Setembro de 2014 at 12:15

      Coitado….

  25. SIMPLESMENTE VERGONHOSO

    16 de Setembro de 2014 at 12:03

    Minha gente a baixeza, a pobreza e o ódio que os seguidores do Pinto da Costa, o único mal e câncer deste país nutrem de Patrice Trovoada está a extravasar as fronteiras e o limite do normal. É pena que além fronteiras já se percebe do atraso intelectual, da máfia do Pinto e da desgraça que consomem este povo, fruto desses lacaios. Mas estamos muito próximos de exterminar este mal pela raiz. O povo tem que decidir no dia 12 de Outubro!

  26. Mikayl Barros

    16 de Setembro de 2014 at 12:13

    Vi, tantos comentários, so quero vos dizer, se vocês são jovens, procure organizar o vosso futuro porque vocês terão filhos e certamente precisarão de ter uma família bem sucedida, e ter uma família e vida bem sucedida nunca passara em criticar a vida dos outros, muito menos do Patricio Trovoada, uma vez que vocês por vezes nem sabem o que irão comer no mesmo dia quanto mais no dia seguinte, ganhe tempo e organize a vossa vida, pensa em ser alguém útil no presente e no futuro, procure estudar, isto porque o Patricio já esta muito longe de vos, não acompanhe os adversários direto de Patricio, porque certamente estão assim pelo facto de ver a vida fácil que querem ter, esta a ser ameaçada. não e normal que os vivemos em pleno seculo 21 e o pais não conhece desenvolvimento, e que durante 39 anos o pais fica so de mãos estendida a pedir e e isso que vocês querem, e um pouco que dao ao pais os que nos estamos a apoiar ainda usa para seu próprio proveito. o pais e democrático, se o ADI ganhar deixa o partido governar, no final o povo decidira se governou bem ou não, se o PCD ganhar deixa governar, se MLSTP ganhar deixa governar e assim por diante. e certo que em muito desses partidos estarem pessoas que já deram prova que não querem bem estar deste pais, mas vamos desejar um futuro melhor sem guerra.

  27. Mikayl Barros

    16 de Setembro de 2014 at 12:37

    Adair Ribeiro, como bem disseste o Sr. Patricio de 52 anos, sera que já pensaste se vais chegar la?, acredito que es muito novo para estares nessa vida de criticas destrutiva, não acompanhe os que já estão avançado.

    • bintoudjalo

      19 de Setembro de 2014 at 2:01

      Ser novo não impede de ser inteligente e de participar na sociedade, de ser coerente , de trabalhar para o desenvolvimento do país…não parece ser o caso dos mais velhos, em ocurrencia do P.T. e dos seus apoiantes. Denunciar a conduta de um homem público que pretende ter o “estofo”para ocupar um posto de destaque e de chefia de STP é legítimo interessar-se pelo seu perfil. Gostaria de sublinhar algo que me parece importante:está grande figura da politica africana, Patrice Trovoada, onde é que ele vive mais, na África ou na Europa? Neste momento, encontra-se na África? Quando foi exilado de STP, pediu asilo num país africano(como todos bons homens políticos africanos)? Eis o que me leva dizer que nunca foi e nem será uma figura da politica africana, P.T. é um grande ZERO, na política afro.

  28. Carlos Oliveira Santos

    16 de Setembro de 2014 at 18:39

    Agora vejo que o Dr Patrice sempre teve razão quando diz que voces Santomenses são “pobre mal reconhecidos”.
    Ingratos e miseráveis.
    Pagarão um preço alto por isto.

    • Carlos Oliveira Santos

      18 de Setembro de 2014 at 15:56

      Deixe de usar imediatamente o meu nome. Carlos Oliveira Santos

    • bintoudjalo

      19 de Setembro de 2014 at 2:12

      Ô senhor imbecil, super CONNARD déguisé avec le pseudonyme de Carlos Santos, você denunciou bem o seu amigo Patrice Trovoada, porque no seu comentário diz claramente”o dr. Patrice diz que vocês saotomenses….vão ter aquilo que merecem…”, o que provo que o dr. da mula russa, o P.T. nao se considera e nem se sente saotomense . Ainda alguns imbecis, que P.T. despreza, continuam à Dar-lhe apoio…Zeme Almeida e Corja, precisam de + provas?

    • Carlos Oliveira Santos

      19 de Setembro de 2014 at 10:37

      Mais uma vez chamo a atenção de todos os intervenientes nestes comentários que eu, Carlos Oliveira Santos, autor do livro «Patrice Trovoada – Uma Voz Africana», professor de Universidade de Lisboa, não participei neste fórum com nenhuma opinião e que são falsos os nomes e emails que usam o meu nome. Eu apenas desejo que os são-tomenses sejam felizes, exerçam o seu justo poder de escolher os representantes político que muito bem entenderem, e tenham uma vida de acordo com os seus anseios.

    • Carlos Oliveira Santos

      19 de Setembro de 2014 at 10:38

      Este comentário não é meu e usa indevidamente o meu nome. Carlos Oliveira Santos

  29. PGB.

    16 de Setembro de 2014 at 22:07

    gente critica patrice trovada mas na verdade vou deixar uma pergunta diz.me o que fez em são Tomé o governo que assaltou o poder ao ADI do anterior primeira-ministro? Vc inocentes e de pouca memória não podem agir por impulso porque mete em causa o desenvolvimento do país e pessoais erradas no trono. Todos nós sabemos que em são Tomé está carregado de maldade e partido com cede e fome do poder e em quando mandaram fizeram ainda pior ao país estive no país por duas etapas quando estava no poder o Patrice e quando estava o Gabriel costa e pode contactar uma diferença enorme em quanto mandava o Patrice trovada eu pode ver que havia Melhoria no país e alguns sinais de desenvolvimento tanto que CNN falo sobre isso. Agora este governo atua não tem feito nada pra o povo santomense. como muitos sabem. Agora diz.m quem realmente tem competência para mandar e chefiar o nosso pais. Pensa nisso e alto aí que eu não tenho partido pois o meu partido é a mudança de consciência de cada santomense pra um futuro melhor de todos nós não a preocupação e nem perder tempo com biografias de políticos porque até agora donos formados com outras biografias fizeram pior em 37 anos de mandato meus compatriotas.

    • Maguita Nglanje

      18 de Setembro de 2014 at 12:21

      Vives em Portugal?
      O que é feito de ti em Portugal?

  30. LC

    17 de Setembro de 2014 at 8:35

    Vendo os comentarios acima pode ver muitas criticas ao PT. outras a favor, mas de uma coisa eu tenho a certeza se o ADI não ganhar o pais vai continuar o mexmo, sempre a pedir esmola em nome do povo mas para o seu bem particular, sem investimento e por sua ves a nossa educação e saude vai ficar cada vês mas debil. Por isso eu digo aos santomenses pensem bem antes de dar o vosso voto. principalmente para aqueles que não tem padrinho na cozinha..

  31. Ilha do Princepe

    17 de Setembro de 2014 at 10:57

    Olha, os maiores trabiqueiros de Biografia são os Portuguses, bandidos numero 1. Arumados em Dr.

    Quem disse que PT é Dr.?

    Alguem que explica essa Besteira de Dr., que andam ca a dizer que ele é.

    Dr???

  32. Dionisio

    18 de Setembro de 2014 at 8:38

    Falar com máscara é clara demonstração de medo e dizer ao mundo que de fato em S. Tomé, o clima de ódio e perseguição sempre existiu e existirá sempre enquanto não reformarmos muitos políticos da nossa praça. Não vejo outro motivo porquê falar de cara tapada. Já até sugeri ao moderador para retirar todos os participantes do forum que não estão devidamente identificados de forma a serem responsabilizados pelas asneiras e calúnias que levantam neste forum. Liberdade sim, democracia sim, mas anarquia não. E o moderador a não fazê-lo estará a colaborar com a anarquia o que no meu entender, é inadmissível

  33. Carlos Oliveira Santos

    18 de Setembro de 2014 at 15:44

    Caros Irmãos São-Tomenses: algiuém, usando o meu nome indevidamente, entrou neste forum. Agradeço que considerem isso uma completa falsidade. De resto, apenas vos desejo um debate e um futuro proveitoso. Carlos Oliveira Santos

    • Carlos Oliveira Santos

      19 de Setembro de 2014 at 10:40

      Caros Irmãos São-Tomenses: alguém, usando o meu nome indevidamente, entrou neste forum. Agradeço que considerem isso uma completa falsidade. De resto, apenas vos desejo um debate e um futuro proveitoso. Carlos Oliveira Santos

  34. bintoudjalo

    19 de Setembro de 2014 at 2:28

    Eu estou disposto, pronto à ter um debate público com o Patrice Trovoada, temos conhecidos comuns, franceses, que também querem assister como testemunhas. É a única maneira de tentar pôr em claro as actividades sombras deste individuo, amigos gaboneses estarão presentes, os Biffot e companhia. Vamos às verdades de quem é QUEM .

  35. reis da Freire

    19 de Setembro de 2014 at 9:43

    Afonso da cadeia
    Prepare uma Swite para este ilustre rapaz urgentemente.

    Já esta achegar mesmo a hora…..
    O homem antes de vir lançou maldição que esta a atacar a sua propria especie. Uma especie de EBOLADI.
    Vejámos:
    Angela bebeu lixivia
    Abnilde e LEVI DISTOLEIROS
    Boa Morte saiu de emergencia para Pt
    Isabel Domingos contra Nelson Carvalho
    Abnilde contra Nelson
    Maria Melisa desapareceu porque enganou a Angela com uma catorzinha
    Os antigos militantes do MDFM que estiveram no ADI o Fradique está a arrastar.
    ADI está um VULCÃO

  36. Noite Escura

    19 de Setembro de 2014 at 14:33

    Ó caro amigo, não estou a dizer o que penso, por ser o senhor Patríce Trovoada. Nem o conheço. Mas, pelo que se tem ouvido e o que tem passado nesse STP, na minha opinião, se estivermos a fazer uma fidedigna e credível justiça perante Deus e perante a justiça humana, com 39 anos de independência, muita gente deve primeiro se sentar no banco dos réus para prestar contas à esse infeliz país e esse infeliz povo que está constantemente a serem enganados, antes do senhor Patríce.

  37. gabones

    19 de Setembro de 2014 at 17:31

    O Patricio é vendedor do sonhos ,ele encontro um povo deste nivel frustrado e vai brincando só com cristo

  38. João de Sousa

    19 de Setembro de 2014 at 18:38

    És um pau mandado meu carro, nao caias na emboscada da troika.
    O SR. Patrice trovoada foi o único que lutou contra todos os bandidos desse pais durante 39 anos ele sim demonstrou que em dois anos sabe trabalhar. Aqueles que andavam com carro de estado, e que ele mandou parar e que circularia nas horas normais de espidientes, casas do estados tem que ser pago o impostos, documentos pagos em bancos, empresas como satocao, agripalma em q ambas empregam 1200 pessoas, o super mercado ckdo q antes estava parado um mercado de peixes fantasma,salário nas horas, não criticas,porque um dia se fores político. Os da troika não conseguem viver fora do poder porque é lá que eles vivem, roubam por aí fora.enquanto a maioria andam na misseria isto é bom meu carro ?
    O povo sabe quem é quem, quem fez e não fez para esse país e só esta a espera desse dia houve tempo para o MLSTP faser o PCD Tambm. Maria das Neves e os outros,300 milhões de divida que foi perdoado ao Banco Mundial foi o Patrice, Desvio de Moeda nacional, homem de Maria das Neves que até hoje não respondeu ao caso de GGA, o sr Delfim Neves outro hora que até hoje não respondeu ao caso STP trading, ultimamente o Arroz podre, houve muitas currpção por outras partes e continua haver até hoje do DR. Patrice é que tens vista meu carro. Tens calma e controlas a emução.

  39. anilza da graça

    20 de Setembro de 2014 at 19:19

    Não gostei como trata o sr. carlos oliveira santos,aos santomenses.Nós não somos baixos no entendimento,nem na politica. Somos um Povo com a nossa especificidade tomando em consideração o que herdamos dos portugueses. Se o sr.patrice disse isto é bom corrigir e não alimentar.Porque sou pobre com muita dignidade e nunca deixarei este Povo em troca de nada.Ir a portuga deveria ser um direito adquirido por todos da lingua oficial portuguesa.Quem nos colonizou?Quem subtraiu as nossas riquezas e foi transformar Europa.Qtos filhos africanos foram mortos e massacrados a favor do seu país? Meu amigo saiba abraçar a casa de um sem ver o que muitos dizem,dinheiro. O sr.tem na mente ainda o que passou com uma família dirigente de portugal na outrora MPLA/UNITA? Qual era dirigente santomense que defendeu a UNITA e seu líder contra os nossos eternos amigos MPLA.? Não meta na casa do outro sem pedir autorização porque somos um Povo. Deixe-nos lavar a nossa casa porque ela é nossa. Contribui ajudando.unindo,e não destruir.Espero sua resposta como bom politico e escritor português.

    • Carlos Oliveira Santos

      23 de Setembro de 2014 at 9:14

      Aniza, o meu nome foi usado abusivamente por alguém. Não são de modo nenhum argumentos ou palavras minhas. Carlos Oliveira Santos

  40. anilza da graça

    20 de Setembro de 2014 at 19:25

    Queria eu dizer_: saiba abraçar uma causa sem…

  41. Rochinha

    21 de Setembro de 2014 at 11:17

    Homens de memorias curtas, quando em 2006 que o MLSTP/PSD apoiou a candidatura do PT a residências não sabiam que ele era traficante e bandido? Quando a queda do governo do MDFM/ PCD que chamaram o mesmo PT a liderar o governo não sabiam que este mesmo senhor era tudo quanto vocês vem escrevendo aqui neste espaço?
    Se hoje o PT é esta pessoa popular que mete medo a muitos políticos em STP, a culpa não e dele ma sim dos políticos que não tem uma ideologia certa, na altura criticavam o F. M e davam lhe todos os nomes que poderiam agora vêm com a mesma coisa, deixemos de hipocrisias e vivamos as eleições do dia 12 com paz e tranquilidade sem intriguices, a coisas mais importantes para se preocupar nestas duas ilhas de nome santo, fala se tanto do PT, a políticos piores em STP ou melhor politiqueiros.
    Um bem haja a todos..

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top