Opinião

Derrotas das Trovoadas Mentiras

Começar, rumo ao fim: na última semana, antes de sair provisoriamente de São Tomé, reuni com muitas pessoas. Umas elogiaram a crónica publicada no Téla Nón e outra no Diário de Notícias português; outras dizem que a carga emocional era grande. Na sua maioria, os santomenses têm-se movido a medo; pese embora concordem com os factos. No meu voo, saíram no meio dos tumultos pessoas de sectores chave: A representante permanente das Nações Unidas, amiga próxima do ex Primeiro Ministro; o Administrador da CST e o Diretor do Hospital Ayres de Menezes (trazido de Londres pelo líder da ADI).

Coitadinha da Cobra d’Obô. Ela fugiu do mato. O líder da ADI_tadura veio contar estórias de (des)encantar aos líderes europeus. Como? Começa por dar uma entrevista à agência de notícias portuguesa, à jornalista cuja equipa, assistiu à vergonhosa tentativa de ataque aos manifestantes – não fosse eu alertar os observadores (custou-me gaz lacrimogénio) que se manifestavam contra a vergonhosa fraude na distrital de Água Grande da CEN.

António Costa, um homem de esquerda que defende os valores de democracia, não recebeu Patrice – hoje – na residência oficial. Diz o senhor da ADI_tadura que tal audiência foi adiada, por razões que se prendem com a deslocação do PM português a Bruxelas. Espero que esse encontro não aconteça. Porque o que se passou representa a vergonha de um estado democrático.  Santos Silva, um inteligente homem, com uma memória (como nunca vi num ser humano, no meu tempo de vida) e que controla toda a relação com a imprensa, autorizou uma nota, no passado dia 12 de outubro, onde se lê: “O Governo Português felicita o Povo Santomense pelo civismo demonstrado no decurso das muito participadas eleições de carácter legislativo, autárquico e regional, realizadas no passado dia 7 de outubro. Portugal considera que estas eleições marcam uma etapa muito importante na consolidação do processo democrático em São Tomé e Príncipe…” Patrice ameaçou encerrar a delegação da RTP em São Tomé, junto do MNE. Há quem dessa delegação tente desmentir este facto, mas certamente movido a medo, como tantos outros, teme em perder o seu trono. Mas a democracia canta mais alto.

Registe-se: Angola não gosta de Patrice. Portugal não gosta de Patrice. Guiné Equatorial não gosta de Patrice. Os santomenses não gostam de Patrice. É caso para se dizer: um amor não correspondido, necessariamente, deve conduzir ao divórcio. Parte em paz.

O que o povo precisa de saber: o senhor da ADI, PM cessante abandonou o país, durante a agitação do povo.  Levou consigo 9 malas. Os RX não as fotografaram. Rezam as fontes do aeroporto que, ameaçadas pelos seguranças, as 9 malas – certamente cheias de cacau e café – se destinavam ao Gabão, onde o pai muçulmano o esperava. Obviamente que as leis em Portugal não permitem entradas de frutos ou legumes sem autorização do Ministério da Agricultura. Naturalmente que me refiro a um máximo de 10K (unidades). O saco azul do BISTP ficou vazio.

Factos: 25 mandatos para a ADI, (forjados e urnas violadas – registo comprovado pelos observadores da CPLP, liderados pelo ex MNE Zacarias da Costa) 23 mandatos para o MLSTP-PSD, 5 para a coligação PCD/UDD/MDFM e 2 para o Movimento Caué dos irmãos Monteiro (aliás, com uma deputada descoberta – Beatriz – pelo antigo Presidente Pinto da Costa, outro homem da liberdade, apesar das críticas que lhe possam ser feitas.

Depois, usando os canais da diplomacia de uma embaixada na miséria que apenas serve os seus propósitos de homem de luxo, como se fosse líder de um executivo singalês…, mas não! Pede transporte para sua casa num bairro social na zona de elite Quinta da Penha Longa.

O Povo, pobre, sem condições de saúde e já sem medo, fartou-se do líder dos ricos da ADI_tadura.O Povo saiu à rua, juntou-se agora – fiz uma videochamada – força da tecnologia de ponta – e vejo a felicidade de um povo. O Bispo foi perseguido. O diplomata em exercício de funções tem-se mantido em recato. O delegado da RTP apenas envia notícias discretas e que não espelham o que se passa. Do MNE e de outras ONG recebo pedidos – oficiosos – de informação. Acabou o medo.

A comunidade internacional – silenciosamente – refere-se a ele como um homem falso.

Como referiu o atual Presidente da República Evaristo Carvalho “o Povo põe, o povo tira” numa mensagem de Estado dirigida aos santomenses antes do processo eleitoral começar. Esperemos que este mesmo Chefe de Estado cumpra e respeite a Constituição.

O São Tomé e Príncipe de até dia 7 de Outubro, foi  da Trovoada eleitoral. Hoje alcançámos a segunda independência. A afrogeringonça é do Povo: que põe e que tira.

Parte. Leva senhor ADI a ditadura. Leva os teus milhões doados ao povo miserável e que continua na miséria enquanto outros, enriqueceram quando antes nada tinham. Começam as corridas às pastas.

Aqui estarei para denunciar cada passo que a sua excelência “que goza de fartura…” (A cidade e as Serras de Eça de Queiroz) der no país onde pensa pertencer, mas onde não declara impostos. Mas este país, Patrice, é um estado de direito. Onde o PM respeita a constituição. Respeita o parlamento. Respeita o povo.

Não espere, a sua excelência que São Tomé o volte a receber em 2021. Acabou a era Trovoada. Talvez os teus filhos, estudando na escola americana, se forem alunos exímios, consigam chegar a Yale-USA, e compreendam o fenómeno do enriquecimento ilícito.

Hoje é dia 19, de Outubro. Faz 4 meses que a Anabela das Dores morreu. Sem diagnóstico clínico. Os órgãos estão em análise em Portugal. E não em Gabão.

A democracia é a Bomba Atómica do Povo, nos termos da CRSTP. Fonte suprema do poder. Viaja para a Europa. Talvez o PM te receba, espero que não, porque o considero um bom homem e respeitador da Democracia. E dos valores da LIBERDADE. Acabaram as Derrotas das Trovoadas Mentiras.

Isabel de Santiago 

    42 comentários

42 comentários

  1. Jacob

    19 de Outubro de 2018 as 20:28

    Verdade bem dita.
    Eu acho que a carreira politica do PT acabou mas ñ da ADI, a ADI tenhem alguns lideres jovens carismaticos que podem fazer a diferença, como o Levy Nazare mas é preciso que tenha mas convicção e aprenda a uma politica construtiva. Por outro lado o Prof Jorge Bom Jesus precisara fazer aposta na juventude em envez de figuras cansadas mas no entanto ñ menosprezando os mais velhos de modo a ñ trazer conflitos no seio do partido politica de carry all along. Pelo contrario a ADI voltara de novo so poder e sera mais uma politica de odio e desta vez mais alargada porque a familia Trovoada ñ esquece pois são rancorosos e procuraram vingar do povo pela revolta apos a eleição do do a 07 de Outubro.

  2. Branco

    19 de Outubro de 2018 as 20:57

    Fodasss agora ate brancos metem na nossa politica, o pais esta cada vez pior

    • Tony

      20 de Outubro de 2018 as 18:37

      Não devia responder, trata se de uma cidadã de São Tomé e Príncipe

      • Rostov

        21 de Outubro de 2018 as 13:44

        Ajuda e apoio não tem cornem raça . Opnar e crime .

    • Metido a Besta

      21 de Outubro de 2018 as 13:06

      Senhor retrogado sera que nunca viu alguns elencos governativo composto negros , negras na Europa pais que dizem serem dos brancos.

      Brancos metem ajudas em todas as formas enquanto os pretos como P Trovoada os gasta com viagens e fodass todos e ai tu nao ti incomodas com nada.

      Nao ha duvida que existem brancos que devem mudar das politicas ou entao serem convidados a sairem e falo dos brancos de CST que nao pasaam dos gatunos com a conivencia de alguns politicos Sao Tomense.

      Ninguem de bom senso compreendera como foi possivel Portugal deter 51% de CST contra 49% o Estado de Sao Tome.

      Sendo a via de comunicacao um meio para desenvolvimento nehum Estado que se digno de nome entrega 51% a outra Nacao ou groupo estrangeiro.

      A TAP foi privatizada a 51% e o Sr A Costa fez a questao de reverter esta situacao,

      A ver vamos

    • FCL

      21 de Outubro de 2018 as 20:55

      Racismo e uma doença mental. Va se tratar

    • Seabra

      23 de Outubro de 2018 as 0:04

      …quanto anos é que um estrangeiro foi ministro e 1o ministro em STP na pessoa do gabonês PT? Você chegou de reclamar ? Como disse um comentário denunciar um VAGABUNDO que destroi um país e um povo , não tem raça.
      Você não está à altura para o fazer, deixe fazer os que sabem e que ajudam positivamente como a Isabel…e muitos outros, que são bem úteis ao país STP.

  3. Maria

    19 de Outubro de 2018 as 22:34

    Excelente radiografia, cara Isabel de Santiago! Precisamos de gente com essa atitude e determinação. Espero ler mais crónicas suas.Parabéns

  4. Jorge Trabulo Marques

    19 de Outubro de 2018 as 23:44

    Meus Parabéns à Isabel Santiago e ao jornal Téla Nón pelos excelentes artigos que a Isabel tem publicado – Ainda não me tinha apercebido de que, de facto, há uma voz feminina portuguesa, mas luxuriantes Ilhas Verdes do Equador, que tem tido a coragem de desmascarar as tropelias e as cobardias do gabonês Patrice Trovoada – E de uma forma bem fundamentada, bem argumentadas, sem risco de ser desmentida – implacável! Concordo inteiramente com as denúncias que tem feito a esse descarado ilusionista que aterrou em S. Tomé e Príncipe, não para servir estas maravilhosas ilhas mas unicamente para delas se aproveitar como plataforma para os seus misteriosos negócios. Daí ele passar a maior tempo em passeatas. Ele pensa que o dinheiro compra tudo, que pode corromper todas as consciências: pois, mas que não se fie demasiado essa cantiga: O ser pobre não significa que se seja parvo. Obviamente, que, num pais, com salários miseráveis, todos os centavos dão muito jeito e são bem-vindos. Por isso mesmo, ele, que, prometeu aumentar o ordenado mínimo, não o fez – E não o fez porque sabe que, assim, com o povo habituado a depender de umas miseráveis migalhas, sai-lhe mais barato: é mais fácil corromper – Claro que, à primeira quem quer cai. E, não tenho dúvidas de que, no monumental banho das legislativas de 2014, caiu muita gente. Mas agora o jogo deve ter-lhe saído furado. , Terá havido, certamente, quem recebesse o dinheiro, porque o salário é de miséria, a fome quando ataca é cruel! Só, que – julgo eu – na ora do voto, deverão ter esquecido o suborno. A riqueza material não quer dizer que seja sinónimo de maldade e de exploração, mas não deixa de o ser quando se faz fortuna através do mais despudorado parasitismo e banditismo. E vou terminar estas linhas, fazendo votos de que nos continue a brindar, a par dos seus belos e afáveis sorrisos, a generosa oferta de uma prosa aliciante, corajosa, sincera e denunciadora.

    • Isabel de Santiago

      22 de Outubro de 2018 as 19:06

      Estimado Jorge Trabulo Marques, sou uma Santomense. A minha primeira nacionalidade. Branca com orgulho e ainda mais, neta de uma bela negra. Santomense. E avô e bisavô branco. O encanto esta aí: uma forra, védé fola Blanca.

    • Fernanda Varela

      24 de Outubro de 2018 as 9:40

      Nao sei km é mas gostaria de saber.
      Granda mulher com cabeça tronco e membro.
      Meus Parabens pelo seu trabalho ou intervenção esse povo merece.Muito obrigada.

  5. Ceciliana Barreto

    20 de Outubro de 2018 as 1:29

    Bem visto e tevisto,eu não “gosto” mulheres, mas sr tivesse perto de si dava-lhe um beijo na boca!Um bem-haja minha SENHORA!Foi o comentatio mas sensato que li até hoje da pouca vergonha que foram edtes 4 anos da governação. Aquele homem só pode ter dado essas pessoas a sua volta algo para beber!para compactuar com tanta insensatez.Obrigada

  6. Camilo

    20 de Outubro de 2018 as 5:27

    Valeu!

  7. Madredeus.igreja

    20 de Outubro de 2018 as 7:44

    Isto não acabou.
    Os novos dirigentes, têm meios e a justiça deve fazer tudo, mais tudo, para fazer regressar o Patrice, as barras de tribunal.
    Novos dirigentes, devem trabalhar para apurar todas bandidagens feita pelo ex-PM e não só.

    É bom lembrar os novos dirigentes que todos que assumiram cargos públicos na era ADI, não BN deve abandonar o país.

    É ora da justiça funcionar. Se novos dirigentes, amam o país, se estão com vontade de mudar está miséria toda, então, é a hora de regasar as mangas e trabalhar, trabalhar, trabalhar

    Viva liberdade
    Viva a democracia

  8. JOAO CARLOS

    20 de Outubro de 2018 as 8:05

    Congratulo a Isabel pela coragem e frontalidade…..

  9. MIGBAI

    20 de Outubro de 2018 as 9:01

    Minha cara Isabel de Santiago
    Desculpe o meu comentário, mas a realidade é que as suas análises ao sistema político e governativo de STP são tão enfadonhos que se torna difícil lê-los até ao fim. Só a muito custo se consegue tirar algo do que escreve.

    • Púmbú

      20 de Outubro de 2018 as 18:03

      Podia manter-se “caladinho”. … Assim deu provas de que é burrinho. Não leve à mal.

      • MIGBAI

        21 de Outubro de 2018 as 13:08

        Pumbu
        Claro que não lhe levo a mal chamar-me de asno nesta terra / país de intelectuais.
        STP prima pela intelectualidade das suas gentes, e infelizmente eu ainda não tinha reparado nisso. Muito obrigado. Contudo como sou na sua análise um burro deixe-me então informar vossa excelência que nego-me a ler escritas ou comentários de pseudo-intelectuais que vão surgindo na praça.
        Passar bem.

  10. Barão de Água Izé

    20 de Outubro de 2018 as 9:38

    Penso que a Isabel não conhece bem o modelo econômico vigente em STP. Mudam as personalidades e a política será a mesma.
    Povo continuará na pobreza/miséria sem futuro à vista. Praticamente todos os políticos vivem acantonados no Estado, é a vida, para eles, continuará leve e doce até novas eleições. Em Monte Café há mais de 200Ha sem produção, e no resto do País? Novo modelo econômico, precisa-se!

    • sotavento

      20 de Outubro de 2018 as 12:34

      Estou totalmente de acordo consigo. Vai governar o MLSTP e nada irá mudar… tudo seguirá igual miseria para o povo e regabofe para os que mandam… isto é ciclico… simplemente muda as moscas

  11. Nuno Menezes

    20 de Outubro de 2018 as 9:40

    Começar, rumo ao fim: Um Pais com o Nome Sao Tome and Principe aonde os descobridores Portugueses tomaram o Rumo na descoberta dessa mesma ilha devidida em 2 (DOIS) no dia 12 de julho de 1975 essa mesma ilha dividida em 2 (Dois)ganhou a sua independencia.
    Hoje,com uma caneta na mao da cor Preta e um Papel branco na mesa,podemos escrever e desenhar o que foi feito desde o dia 12 de julho de 1975.
    A infraestrutura tem que comecar primeiro na educacao,essa mesma educacao ‘e encinar as Pessoas desse mesmo Pais com o Nome Sao Tome and Principe manter a sua cidade sempre Limpa,e uma boa apresentacao da mesma cidade,e a acompanhar esse mesmo processo temos que ter outras infraestreturas para assim educar e fornecer os materiais de limpeza,e esse processo tem haver com a camera municipal de Agua Grande.
    O custo para Manter a cidade limpa,este mesmo custo ‘e divido pela toda a populacao que existe dentro de Sao Tome and Principe, Sao Tome and Principe ano 2017 a populacao ‘e de 204,327 se ouver uma taxa fornecida pela a camera municipal de Agua Grande em Sao Tome and Principe cada habitante se pagar apenas 100 dobra esse mesmo dinheiro da para pagar os trabalhadores para assim fazer a limpeza da cidade,recolher o lixo e tambem comprar contentores de lixo.
    Esse valor de 100 Dobras ‘e cobrado todos os meses a toda a populacao que existe dentro de Sao Tome and Principe.
    A acricultura,Essa mesma palavra tem haver nos cultivamos algo para depois consumimos.
    O cacao a sua origem nao vem de Sao Tome and Principe, esse mesmo bem precioso chegou a Sao Tome and Principe atravez dos Portugueses de Portugal no tempo da escravidao e da descoberta desse mesmo Pais que se chama Sao Tome and Principe.
    Os Portugueses de Portugal chegaram e olharam e chegaram em varias conclusoes, e uma dela ‘e: O solo de Sao Tome and Principe concerteza aceita a plantacao de cacau,e foram buscar as plantas e fizeram a plantacao e hoje gracas a eles os Portugueses de Portugal temos o cacau em Sao Tome and Principe.
    Sao coisas que nao cai sozinho do ceu,mais sim necessario hoje,olharmos igual a Portugueses de Portugal e ver quais sao os frutos que tambem dao dentro de solo de Sao Tome and Principe,para assim acontecer ‘e necessario fazer um estudo e depois o Governo que esta no poder investir nesta mesma situacao,o governo investindo na situacao vai ter sempre o seu lucro e recebe sempre o seu dinheiro que assim aplicou.
    Para assim acontecer necessario pedir a Portugueses de Portugal vindo de Barco varios tipos de sementes,sementes de alface,sementes de GRELOS PORTUGUESES,semente de cenouras e outros mais semente.
    Na descoberta de Sao Tome and Principe pelos os Portugueses de Portugal,concerteza nao foi necessario os mesmos verem se a pera rocha de portugal se a mesma pera da ou nasce no solo de Sao Tome and Principe,concerteza na altura aplicaram a filosofia os bens necessarios com urgencia para essa duas (2) ilhas maravilhosas,e quem sabe na ilha do Principe o solo ‘e mais humido do que Sao Tome essa mesma pera rocha de portugal nasce nesta ilha e existe exportacao da ilha do Principe para Sao Tome.
    E existindo esse tipo de comercio interno em anbas ilhas existe sempre o seu lucro informando eles a ilha do Principe a nos que os precos aumentaram e a producao da mesma pera rocha de Portugal aumentou o preco.
    E essa mesma situacao se assim acontecer nao sera novidades para o branco Europeu,Porque em Portugal temos essa mesma situacao,e Portugal nao ‘e apenas lisboa tambem sao MAE DE OUTRAS ILHAS,como por exemplo a ilha da MADEIRA e a ilha de ACORES.
    A espera que FMI da a nos dinheiro e outras organizacoes tambem…dando esse mesmo dinheiro temos que ter ideias e minima cultura geral para governar um Pais,mesmo sabendo que ‘e pouco porque temos outras coisas mais para pagar,necessario com esse pouco dinheiro dividir para a agricultura,e dividir para a agricultura apenas ‘e ter uma loja na cidade aonde os agricultures possam ir buscar as sementes investidas por o governo,e os agricultures pagarem para assim terem as sementes,e a psicologia do lucro ‘e se custar 200 dobras o saco cada kilo vamos buscar 50 dobras,pagamos de volta a area que nos fornece e pedimos mais sementes e sera sempre um processo continuo para sempre, e quando darmos por ela temos pera rocha de Portugal nos supermercados,uvas,e outras coisas mais a venda para a populacao.
    Se nao existe leite,elas vem de vaca,podemos criar vaca,cabra,e tirar o leite e vender para a populacao,a garrafa de cerveja da para meter o leite e vender para as populacoes.
    Na europa aonde vivo Reino Unido,o Leite ‘e vendido tambem nas garrafa de cerveja,aonde ‘e recolhida e lavada e o processo ‘e sempre o mesmo, sei disso porque trabalhei mesmo perto da minha residencia numa empresa numa fabrica de leite que se chama dairy farmer of britain.

    E eu desejo um Bom Trabalho para o Governo que Ganhou as eleicoes e tem os mesmos ambicao e ideias e nao ter medo de falar e explicar as dificuldades que infrenta Sao Tome and Principe neste momento.
    Ter ideias ‘e ter um Plano,antes de aplicar esse mesmo plano fazer um estudo e depois pedir a ajuda,e escrever mais uma vez no papel branco e com uma caneta as preta dividas que Sao Tome and Principe assim tem para com outros Paises AMIGOS e irmoes.
    E a psicologia aplicavel tem sempre que ter a certeza que vai dar certo o plano criado para a agricultura e ao receber dinheiro ‘e elaborar o mesmo plano e meter em pratica.
    E os lucros ‘e pagar a quem nos forneceu e pedir mais sementes e outras coisas.
    E com essa minima ideia da para aplicar nos outros sectores.

    E nao se esquecam somos o Pais mais pequeno da descoberta dos Portugueses e se olharmos as volta…. o que esta a passar???
    Mesma coisa eu Pedir FMI,e outras organizacoes a Divida de Sao Tome and Principe e eles fornecerem a informacao e a populacao incluindo eu andar as voltas e perguntar se somos o Pais mais pequeno da descoberta dos Portugueses o que esta a passar aqui????

    Nos nao podemos levar a mal o que esta escrito por outros mais sim temos que analizar e ver se ‘e verdade ou nao,Sou Portugues e vivo na Europa desde crianca com 6 anos de idade e Portugal a unica coisa que Nos os Portugueses Pedimos ‘e aumentar o ordenado o (vencimento) e abaixar o IVA,e infraestretura assim temos… Nem isso Sao Tome and Principe um Pais mais Pequeno da descoberta Portuguesa assim tem com 42 anos de independencia.
    Temos Pais irmoes que podemos comparar e comparar nao ‘e ter inveja dos mesmos,Cabo verde ‘e outra ilha o problema sao 9 ilhas habitaveis esta em melhor condicoes do que Sao Tome and Principe, e no tempo dos escudos,os escudos caboverdiano estava a frente do que escudos Portugueses.
    A psicologia normal ‘e se es grande custa a desenvolver (e tudo isso depende de muita coisa)
    Outra Psicologia ‘e se es pequeno e tens ajuda o que esta a faltar a ti desenvolver???

    Nuno Menezes
    Reino Unido,Lincoln

  12. Nanana

    20 de Outubro de 2018 as 9:40

    Não me canso de a agradecer, Isabel. Sobretudo pelo tom muito Santomense de dizer as coisas, não atropelando o Português, mas também por ajudar a levantar um pouco da verdade do antro das jogadas “politicas” da ADI_tadura.

    Para mim, como filha de STP na diáspora, tem sido um bálsamo, na angústia e ansiedade de saber o que se passa na minha terra.
    OBRIGADA

  13. Ospibinjo

    20 de Outubro de 2018 as 10:49

    Todo mundo sabe que esse jornal sempre foi sempre defensor PCD e MLSTP. Se estamos recordamos quando algumas pessoas da TROIKA compraram arroz podre justificando calamidade em STP o Tela Non disse que era mentira. Hoje mais uma vez está publicando um texto que pode ser para prejudicar os outros. Não vi o Tela Non falar oi deixar as pessoas passaram seus texto sobre queima de carro promovido por alguns políticos.

  14. Salva

    20 de Outubro de 2018 as 11:31

    Isabel parabens pela luta, minha conterrânea, parabens pela luta que tens dado não so diretamente na terrinha mas tb através de seus artigos e sobretudo nos foruns de facebook. Destemida e sem meias medidas, que esse espirito possa doravante fazer parte de outros irmãos santomenses para que a fiscalização da democracia e a politica de governo possa ser para servir esse povo sofrido e nada mais ,

    Obrigado mana

    • Igreja matinal

      23 de Outubro de 2018 as 14:25

      Porquê os comentários que ficam prol ADI não aceitam contagens? ao contrario do outros pode-se numerar infinitamente aceita sóoooooooooooooo?
      Que jornal é este?
      MLSTP?
      PCD?
      Jornalismo?
      Vê-se que o jornal impede muitas coisas a favor do ADI
      Vê-se que jornal só aceitas coisas contra ADI

      Coitado amigo mundo não brinca Deus é que manda odio não vale

      Porquê Nota-se no impedimento de contagem isso é pra ver senão imaginas quanto bom levava coisas do ADI isso é leva o impedimento boa sorte jornal

  15. MANUEL VICENTE

    20 de Outubro de 2018 as 13:11

    Querida Isabel,
    Continue a sentir-se livre e a expressar livremente os seus pensamentos, as suas emoções e esperanças. Não se deixe intimidar pelas afirmações racistas que só espelham a pobreza dessas almas. Sao Tomé e Principe não é terra de negros. É uma terra que recebeu negros bantus, judeus, brancos holandeses, portugueses não judeus, moçambicanos, cabo-verdeanos, indianos, chineses…Recebeu e continuará a receber todos aqueles que a elegerem para viver, apreciar e enriquecer a sua beleza. Abaixo aqueles que acham que são melhores que outros porque são negros, mas que nem sabem exprimir nada de coerente e construtivo. São tão pobres que só podem escrevem umas palavras grosseiras que nem insultam.
    Não sei se és branca, mas se és: força branca sãotomese. Tu és parte importante do nosso mosaico, rico e diverso.

  16. castanha de cajiu

    20 de Outubro de 2018 as 14:56

    A furia pelo poder empurra a Coligacao MDFM-UDD-PCD ao irracinal. Neste momentous e de acordo com a vontade do povo express a nas urnas, uma maioria absoluta INCONFORTAVEL (28 vs 27) nao da sustentabilidade governativa nenhuma. Bastara um ou dois eputado(s) dos 28 se transformar(em) em vira-casaca(s) na hora das votacoes para que essa maioria absoluta INCONFORTAVEL se transforme em pesadelo. Is to No’s leva a crer que o cenario para MOCOES DECENSURAs de Parte a Parte serao possiveis realidades No’s proximos 4 anos. Portanto uma maioria absoluta CONFORTAVEL para uma governacao sustentavel so podera existir entre o ADI e a Coligacao MDFM-UDD-PCD (32). Se defraudarem a vontade do povo e nao permitirem que quem ganha as eleicoes nao governa e a decisao de quem governar deve Ser decidida no parlamento conforms a CRSTP entao declaro abertas as sessoes de MOCOES DE CENSURA de Parte a Parte ate ao final Dos proximos 4 anos. Seja feita a vontade do parlamento. Sendo assim ate ao dia 7 o slogan era o POVO POE, O POVO TIRA. Depois do dia 19 o slogan passou a Ser o POVO POE, OPARLAMENTO TIRA. Esta na CRSTP do Constitucionalista Portuguese pai da CRRDSTPP POVO POE, OPARLAMENTO TIRA.

    • Metida a Besta

      21 de Outubro de 2018 as 7:01

      Pois como aconteceu em Portugal ? Ou estas armado em chico esperto querendo da licao de democracia parlamentar a quem?
      Fazias pregar para fazer boi dormir que terias empregue bem o seu tempo.

      ADI governou com desprezo a CR , a oposicao ,contra comerciantes ,leis e juizes e vens tu falar de uma coligacao com tal partido que nao soube construir nenhum entendimento e pontes.

      Faz recordar a musica de tubaroes

      Gandu liba de omali cun zolo ni boca es ca clita pla povo vale pla na mole . Dja tlabe

      Podes sonhar a vontade e quando acordares teras um governo formado pela oposicao.

      Em Portugal a Assembleia da Republica sao constituido por 230 deputados e a lider de CDS-PP disse recentemente que espera obter juntamente com PSD os 115 deputados mais 1
      115+1=116 Ora , dos 230-116= 114

    • Madredeus.igreja

      21 de Outubro de 2018 as 8:10

      Vice- versa amigo, cm pode os deputados do ADI, cansado do que fizeram o povo neste 4 anos e acima de tudo, a não terem mais dinheiro, voltarem costas ao partido. Talvez, aja promessas dos dois lados. Afinal, quem manda é, quem está no poder

      Aja justiça

  17. António cunha dos santos

    20 de Outubro de 2018 as 15:55

    Oh cidadão”Branco” infporma-te bem, A Isabel se calhar é mais santomense do que tu. STP. não é so de pretos/Negros, mas sim de mulatos/ pardos e brancos.
    Não te esqueças que isto é uma criação de Portugal.

    • WXYZ

      21 de Outubro de 2018 as 22:31

      A propria dona do artigo usa tiques xenofobos esquecendo ela que ela estaria mais vulneravel a este fenomeno todas as vezes que ca pusesse os pes em San Tome. Caution!

  18. Metido a Besta

    20 de Outubro de 2018 as 19:02

    O ADI_tadura pensou que as organizacao international acreditado em Sao Tome bem como CST teriam alguma chance de alterar sentido de votos populares.

    Uma dessas organizacao comentou publicamento estar satisfeito com as reformas levado ao cabo por ditador.

    Nao passou de uma estupidez alguem vir ao publico dar credito a uma ditadura de reforma que impoe uma alta tarifa ao comerciantes ao ponto de nao recoperar o capital investido.

    Esta senhora confundiu a teoria de um canudo com a pratica e a realidade.

    CST com a sua implementacao de escuta telefonica pensou que estaria ajudar quem?

  19. Anonimo

    20 de Outubro de 2018 as 19:25

    Notoriamente esta senhora que tão bem escreve diz ser jornalista. Critica uns e elogia outros.
    Como jornalista tem de ser imparcial e não a vejo ser.
    Adi é um partido novo se formos comparar com os outros.teve 4 anos no poder se fez alguma coisa fez e estão a vista de todos so um cego não vê ou não quer ver.
    Agora gostava de ver textos desta semhora sobre 41 anos de diversos governos .
    O que construiram
    O que mantiveram
    Qual politico que entrou pobre e saiu pobre
    Qtas roças tinham antes da politica e quantas ficaram após sairem do governo.
    O que teve os santomenses durante estes 41 anos.
    Deixo lhe este desafio porque a senhora gosta de ir aprofundar a vida de cada um faça um jornalismo de investigação e tera aplausos.
    Dou os meus parabens ao MLSTP ao prof. Jorge Bom Jesus que tenho como um homem honesto. Espero que daqui a 4 anos saia ou fique no poder exatamente com aquilo que entrou, muito boa sorte nesta caminhada que vai ser dificil.

    • Lodóma

      21 de Outubro de 2018 as 7:56

      Saudosista

  20. Mengão

    20 de Outubro de 2018 as 19:53

    Todos q aqui dizem ” são tomé não consegue auto-sustentação” são mero aproveitadores dos apoios internacional.
    Parem e olhem para ali bem próximo; Cabo Verde é mto mais pobre q stp em recursos naturais, mas deu e tem dado passos segnificativos para desenvolvimento.
    Sabem porquê? Os apoios de q são benefiados são bem e mto bem aplicados em bens sociais com ieraquia de necessidades, não é desviado a cabeça para bolsos de MT, PT e tão pouco as migalhas para lambe botas e mto menos escrementos para bufos.

  21. Katinga

    20 de Outubro de 2018 as 21:21

    Lema das eleicoes de 2018: O POVO POE, O PARLAMENTO TIRA. Repito: O POVO POE, O PARLAMENTO TIRA. A Vitoria ditada pelo povo nas urnas e pisoteada pela NEGOCIATA PARLAMENTAR. O povo ditou vitoria do ADI nas urnas, mas esse mesmo povo vai ser pisoteado no parlamento. O ADI cortou a meta em primeiro lugar, nas os cabuladores usam a cabula “CRRDSTP” para tirar o ADI do podio e levarem a TACA consigo. INVEJOSOS. O povo nao esta e engender nada de Nada. Expliquem bem sem complicar ao POVO PEQUENO, qual foi a ordem do quadradinho da OPOSICAO nos boletins de voto. Quando chamaram o povo para a votacao, durante toda campnha, informaram ao povo que povo iria escolher o quadradinho do Partido ou da Coligacao que o povo propoe para governar STP No’s proximos anos. O povo usando to do Seu poder escolheu o ADI para governar. Eis que MLSTP e a Coligacao, os dois perdedores das eleicoes de forma livre, Clara e transparent, negoceiam para governar. A Constituicao nests aspects PECA. Nao e justo e nenhum padre ou bispo aceita honestamente essa manobra. Honestamente negociata deveria Ser entre o Partido vencedor e um ou Mai’s partidos ou coligacoes perdedoras, para que a justica fosse feita. Esta CRRDSTP do MSLTP, cadjuvado pelos MUTCHATCHOs do SUL e o constitucionalista Portugeues pai da CRSTP, e days coisas Mai’s aberrantes jamais vista. Legitimos perdedores, negociarem para suplantarem o digno vencedor nao ten Nada de justo. Para que haja Justice, de be Ser o digno vencedor a estender a nao se quiser aos legitimos perdedores. Estamos perante uma tragedia em que os CAINs se juntao para matar o BELO. O POVO POE, O PARLAMENTO TIRA. Ja concluiram porque razao STP nunca avancou? Ao esta a resposta. Os politicos so querem governar, nao recorrem ao bom senso, nem a honestidade bem a lisura. Com este espirito de vassalagem Constitutional de O POVO POE, O PARLAMENTO TIRA, estarao condenados a mudanca constante de Governos ate que decidam term uma Constituicao que determine que quem GANHA livre, just a e transparentemente, GOVERNA ate ao fim da legislatura para evitar eases trocadilhos e falta de respeito ao POVO PEQUENO. O POVO POE, O PARLAMENTO TIRA?

    • Mandelax

      22 de Outubro de 2018 as 19:49

      O Povo é soberano e esta soberania reside em seus representantes no Parlamento.Por isso o Povo poe e o Povo tira…no Parlamento. No parlamento o Povo, a través dos votos, decide quem governa e só pode e debe gobernar quem tem mais votos, neste caso a oposicao. O que nao él ético o él um fraude político e comprar diputados para apenas se mamter no poder contrariando así a orientacao dos votos.

  22. javali castanho

    21 de Outubro de 2018 as 8:35

    Sou forcado a recorrer a ensinamentos biblicos para chamar a razao todos futuros deputados, muitos deles “FALSOS CRISTAOS” que participam em todas missas catolicas e nao. A biblia diz: DAR AO CESAR O QUE E DE CESAR e A DEUS O QUE E DE DEUS. Senhores futuros deputados? Quantas vezes ouviram este proverbio? Ainda nao assimilaram isto. Sera que vos na missa dois FILHOS DE DEUS e can fora sois FILHOS DE DIABO?
    Neatas eleicoes, O povo pequeno fez repartiu o bolo equitativamente e com um grande equilibrio, proprio de uma Mae que reparte as refeicoes para todos seus filhos semi descriminacao. O povo deu todos poderes a uns filhos para governarem as AUTARQUIAS e deu todos poderes a outros filhos para governarem o Pais. Ora e muito triste que os filhos que Ja receberam is poderes das autarquias queiram tambem is poderes ao nivel pais recorrendo a ardilosa manobra constitutional. Isto demonstra que Estes filhos nao respeitam a vontade do povo pequeno. Os votos nulos foram contabilizados na presenca de todos representantes Dos concorrentes. Inclusive “los MUTCHATCHOs do SUL” simuladamente enviaram o Seu represent ante/cipaio militar para vir certificar que o MLSTP e a COLIGACAO perderam de forma livre, justa, transparente e limpa. Mesmo assim MLSTP e a COLIGACAO tiram a cabula/CRSTP do bolso para assaltarem governacao a todo custo? Se os ensinamentos da igreja nao valem para este caso, de certeza que nao valerao durante a Governacao. Vai ser apenas, assalto feral aos cofres do estado.
    O povo Ja esta a dizer que nao votou no MLSTP, mas sim apenas no JB.OUTRA MAKA MAIS. Outra Parte do POVO esta Ja esta a confirmar que nao votou no Coligacao, nas sim no NEVES e MENDES. OUTRA MAKA MAIS.
    Se quiserem aplicar a DITADURA Dos perdedores, entao proponho ao ADI que aplique a ditadura do vencedor:
    1. Formar o Parlamento de acordo com is resultados;
    2. Formar o governo conforms ditou o povo pequeno nas urnas;
    3. Apos o aval do PR, apresentar o plano de governacao ao Parlamento;
    4. Em caso Repovacao no parlamneto por Parte Dos perdedores, ignorar is perdedores/cabuladores da CRSTP;
    5. Em caso de MOCAO de CENSURA, fazer um acordo com is orgaos de POLICIA e de DEFESA NACIONAL para implantacao de uma DITADURA DO VENCEDOR contra a DOTADURA DOS PERDEDORES da CRSTP. O POVO POE, O PARLAMENTO TIRA? Espliquel LA isso sem complicar ao povo pequeno. Is to e uma grosseira FALTA DE RESPEITO da CRSTP ao todo povo eleitor.

  23. chum baboso

    21 de Outubro de 2018 as 22:05

    ESte burro racista a falar que um branca a meter na nossa politica.
    Nao ti lembras em Globalizacao,para a tua informacao existe brancos cidadoes de stp.PALHACO

  24. WXYZ

    21 de Outubro de 2018 as 22:27

    Cuidado com xenofobia. Xenofobia faz razia num abrir e fechar dos olhos. Vejo agora que ninguem vem dar a cara a fim de condenar essa atitude. Isso esta mal e ee muito mau. Isso qualquer dia pode vir a reverter contra o bispo dom Manuel Antonio, contra Isabel Santiago, contra o Sr. Jorge Trabulo, contra Ramy, contra os nossos filhos nascidos no estrangeiro e finalmente contra um forro ali qualquer que nao consiga provar de imediato (perante uma situacao de confronto) que ele ee Santomense. Se voce quiser odiar o homem pode odiar a vontade, se quiser atacar o homem pode atacar a vontade mas nao use xenofobia como arma de aremesso. Trata se de faca de varios gumes. Olha! A titulo de exemplo. Se voce ainda vai atento, ja comeca a haver vozes nao so condenando as afirmacoes do bispo da igreja catolica ca em San Tome, como tambem ja estao a por em causa a cor da sua origem. Dizendo que ja esta n altura de termos um dos nossos como bispo. Portanto meu caro nao questione o patriotismo do Sr. Patrice Trovoada. Questione mais ee o seu patriotismo a favor deste pequeno arquipelago.

  25. competência

    23 de Outubro de 2018 as 23:17

    Para o bem de são Tomé o governo deverá ser constituído pelos partidos da oposição, e esses deverão chamar as pessoas mais idóneas e sensatas com provas dadas que o nosso país já conheceu, essa é a minha sugestão;

    Composição do futuro Governo:

    1º Ministro: Drº Jorge Bom Jesus(MLSTP)
    Vice Primeiro Ministro:DRº Acácio Elba Bonfim(MLSTP)
    Ministro das Finanças: Dialô (MLSTP) /DRª Ângela Viegas
    Ministro dos Negócios estrangeiros: Embaixador Luís Viegas (Sociedade Civil)/ DrºPaulo Jorge(Pajó)(MLSTP)
    Ministro da Saúde: Arlindo Carvalho(Coligação)
    Ministro da Defesa e Ordem Interna: Coronel João Bexigas(Sociedade civil)/ Coronel Victor Monteiro
    Ministro da Agricultura: António Dias(Coligação)
    Ministro da Justiça: DRª Edite Ten-Jua(MLSTP)/Drº Olegário Tiny(Coligação)
    Ministro da Juventude e Desporto:Osvaldo Abreu(MLSTP)/Wuando Castro (MLSTP)/Vinício Pina(MLSTP)
    Ministro das Obras Públicas e Infra-estruturas:Osvaldo Vaz(MLSTP)
    Ministério da Educação e Cultura: Fernanda Pontífice(Coligação)/
    Ministro dos Assuntos socias:(alguma individualidade da Sociedade civil) se queres o bem e o melhor para o nosso povo, repassa essa sms.

  26. Marlene

    3 de Novembro de 2018 as 0:40

    História *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo