Um líder da oposição sério não pode dar abraços a um chefe de governo incompetente, corrupto e com tendências ditatoriais, essa cumplicidade demonstra uma oposição de fachada, uma situação que coloca a democracia em perigo. Um líder da oposição serve para questionar e criticar o governo pelas medidas que toma de forma a que o executivo possa cumprir o que prometeu.
Américo Barros lidera o partido há mais de um mês mais ainda assim não apresentou nenhum projeto ou estratégia convincente, não se viu nenhuma indicação que é alternativa ao atual governo.
Para o Mlstp chegar ao poder é preciso fazer uma oposição a sério e mostrar capacidade para ser governo e isso só pode acontecer quando o partido apresentar um programa político credível que responda às necessidades imediatas dos eleitores e também um grande plano estratégico que tenha o potencial de transformar e alavancar o futuro do país.
A atual direção do Mlstp que ainda não mostrou serviço, o líder do partido não consegue explicar que decisões significativamente diferentes do atual governo é que está disposto a tomar e que estratégias alternativas tem em mente para melhorar a vida dos santomenses.
Américo Barros tem de perceber que o único objetivo do Patrice Trovoada é destruir o Mlstp e São Tomé e Príncipe e ele como líder de um partido com a dimensão e história do Mlstp deve trabalhar arduamente para impedir que isso aconteça. Não deve ser muleta deste governo, não deve cooperar em absolutamente nada do executivo porque senão será cúmplice e estará associado ao fracasso anunciado deste governo.
A estratégia do Américo Barros deve ser uma oposição frontal, enérgica e combativa contra este governo, deve concentrar-se na fiscalização das ações do executivo, deve denunciar todas as práticas e condutas criminosas deste governo, exigir transparência governativa e combater as mentiras deste primeiro-ministro corrupto e incompetente.
Se o Mlstp não assumir uma posição firme e combativa em relação ao atual governo e este primeiro ministro, se o Mlstp não apresentar projetos e se posicionar como alternativa de governo, infelizmente não vai conseguir capitalizar o descontentamento dos santomenses em relação a incompetência e o desgaste deste governo nas próximas eleições daqui a dois anos.
Por isso, sou da opinião que se Américo Barros não optar por uma oposição combativa em todas as frentes até ao final deste ano, os órgãos do partido com decisões na matéria vão ter de convocar um novo congresso a ser realizado em meados de 2025 de forma a que a nova direção tenha tempo de trabalhar e organizar.
O Mlstp está ferido, mas não está morto! Mas com essa postura passiva e silenciosa do Américo Barros na liderança não dá, o partido não irá a lado nenhum! É preciso que o líder tenha carisma e algum virtuosismo no sentido de inspirar as pessoas na hora de transmitir as suas ideias, projetos e estratégias, que não recusa debater na comunicação social e que faça muito uso das plataformas digitais.
O Mlstp se cumprir o calendário conforme exposto aqui, terá tempo para se organizar e preparar e estar em condições de disputar e vencer as próximas eleições, mas se caírem em lutas internas e perderem tempo em jogos de interesses pessoais que lhe é característico, irão para desgosto de muita gente fazer tudo em cima de joelhos, e, portanto, fica muito difícil vencer as próximas eleições.
Por : Nelson Pontes
Abdul da Silva Martins
18 de Outubro de 2024 at 21:49
Deixa Américo Barros trabalhar.
Na nossa casa mandamos nós.
Campanha já acabou!
militante convicto do mlstp
18 de Outubro de 2024 at 22:26
Mano até quando vais aceitar derrota do teu candidato.
Hoje já estamos todos juntos e prontos para os próximos embates.Aliás o teu candidato é membro de um órgão de decisão do partido – A Comissão Política.
Deixemos de ódio e rancores.
O congresso já ficou para trás. Vamos olhar pelo futuro.
O partido está na fase de sua reestruturação após eleições de todos os órgãos estatutarios.
Se amas o partido, participe de forma construtiva .
Caso não…”Não atrapalhe” as ações em curso.
Tás sempre a bater na mesma tecla contra o camarada Américo porquê ?
Abdul da Silva Martins
18 de Outubro de 2024 at 23:12
Nelson Pontes o que esta acontecer contigo e com o teu chefe é dor de cotovelo…voces ainda não conseguiram digerir a tamanha derrota que sofreram no congresso. Seja democrático e aprenda a lidar com derrotas…o caroço ainda esta entalado na vossa garganta, mas nao preocupe daqui a pouco passa…
Gostaria que você e o teu chefe tivessem o desafio de formar um partido político e combater o PT….mesmo você como pessoa individual também pode combater o PT, nao precisas de boleia do MLSTP…
O MLSTP é uma Instituição…não funciona a belo prazer e vontade de cada um…O MLSTP tem órgãos próprios e estatutários…tem um programa…nenhum dirigente do MLSTP esta autorizado a falar em nome do partido sem uma orientação colegial.. se puderes peça a seu chefe pra oferecer te um cópia dos estatutos do MLSTP e vai se inteirar… não come bebe e fica a falar vom vom…
Assim q formares um partido politico e seres lider junto aos teus lacaios avisa me pra te aplaudir quando combateres o PT…
Nelson Pontes
19 de Outubro de 2024 at 11:20
Tu escreveste tanta coisa mais ainda assim que eu não sei o que escreveste! Não me leves a mal ok!
Nelson Pontes
19 de Outubro de 2024 at 11:18
Américo Barros precisa sim de trabalhar de mostrar serviço, porque até agora não mostrou literalmente nada! Tu pensas muito pouco e mal, a exigência de responsabilidades a um líder partidário ou a um governo em funções deve ser permanente. Qualquer eleição, seja ela partidária, autárquica, legislativa ou presidencial é uma etapa da vida pública nacional, e quando as pessoas são eleitas para determinados cargos devem saber que estão sujeitas a pressão e ao escrutínio.
Felicidade
19 de Outubro de 2024 at 15:01
O redator tem toda razão.
Movimento basta, o moribundo PCD até fazem comunicados criticando o actual governo.
Mlstp, nada….nenhum dos ex ministros criticam o actual governo com medo de não sei o quê.
Actual direcção também anda amordaçada….
Prece que augerio amado Vaz e miques João tem mais tomates de todos homens juntos do MLSTP.
Estou seriamente pensando em votar em outras personalidades uma vez que mlstp só tem pessoas que dizem ser uma coisas, mas no final é outra.
N'Diê Nobre
19 de Outubro de 2024 at 16:18
Com o novo estatuto a entrar em vigor para breve essa falta de respeito de post vai acabar.
Depois não chora Nelson Mendes
mezedo
20 de Outubro de 2024 at 10:55
Eu apoio a mensagem do Nelson Pontes.
O Patrice já demostrou que não tem respeito por ninguém, e um Líder do MLSTP, não pode ter grandes simpatias com Patrice, pelo contrario deve combater o Patrice.
Aos Camaradas que levam tudo a peito como se fossem defensores do Patrice, melhor abrir olhos porque se não for agora com uma oposição forte já não conseguira convencer os Santomenses.
Oposição é oposição e não é parceiro não tem que rir abraçar e elogiar.