Português é suspeito no caso do barco pirata com bandeira são-tomense

O navio pirata de nome Robocho, com bandeira são-tomense, foi apreendido pela Marinha dos Estados Unidos de América no passado dia 7 de Setembro, nas águas internacionais perto do Panamá.

A embarcação transportava 716 quilos de cocaína devidamente escondidos. O cidadão português Carlos Maria Rebocho Mendonça, deverá estar ligado ao navio pirata envolvido em tráfico de droga, informou ao Téla Nón fonte da equipa de investigação em curso.

Segundo a fonte do Téla Nón o cidadão português em causa, esteve em São Tomé em 1999. Contactou as autoridades são-tomenses, para ser representante do país no estrangeiro com competência de emitir certificados e bandeira nacional às embarcações que solicitem tal procedimento.

A suspeita sobre Carlos Maria Rebocho Mendonça, torna-se mais forte, quando segundo os registos, no ano 2005 a marinha dos Estados Unidos de América apreendeu um navio com o registo RYRS -223 com bandeira são-tomense, contendo drogas, e que fazia a travessia do atlântico sul próximo da América Latina.

Os dados recolhidos pelo Téla Nón, provam que nos últimos 5 anos, o cidadão português retomou contactos com as autoridades são-tomenses solicitando a possibilidade de atribuir bandeira nacional a uma embarcação.

Outro elemento de força que sustenta a suspeita das autoridades nacionais, tem a ver com o facto do documento apreendido pela marinha dos Estados Unidos de América no passado dia 7 na posse da tripulação do navio Robocho, ter como subscritor enquanto “Deputy Register” Carlos de Mendonca. O leitor povo Consultar o documento –Doc2

A equipa de investigação acredita que tenha sido por erro ou tipo de teclado utilizado, que o apelido Mendonça, não tem o Ç.

Segundo dados recolhidos pelo Téla Nón o cidadão português suspeito de emitir certificados de registo com nome de São Tomé e Príncipe para navios estrangeiros, tinha residência em Miami-Flórida / Estados Unidos de América.

O Téla Nón apurou também que o suspeito foi oficial da marinha portuguesa.

Abel Veiga

 

Notícias relacionadas

  1. img
    nacionalista Responder

    Metre mandato de capitura internacional para eles por favor

    • img
      rapaz de riboque Responder

      mande mandato de captura não metre mandato de capitura

  2. img
    luisó Responder

    Agora caro Abel que já se esclareceu qual era o tal País amigo devo dizer o seguinte:
    Para um caso que certamente estará ainda em investigação essa tal fonte já revelou muito o que se estranha só se for para mandar alguma mensagem a outro País amigo.
    Em todo o lado do mundo há gente boa e má.
    Só não percebo porque é que este jornal num caso de policia como este por possível tráfico de droga contra um individuo põem uma foto de um navio de guerra português, no caso uma fragata da classe Vasco da gama, que por acaso foi tirada a partir da lancha da guarda costeira Santomense.
    Não percebi.

  3. img
    Leitor Responder

    Se há suspeita da documentação ser falsa, é arriscado dizer neste momento que o cidadão é português ou de outro país qualquer.

  4. img
    bintoudjalo Responder

    O comentario dizendo que em 2012 já não era o governo do P.T.,precipitou-se. Há já 5 anos q houve negociata com STP para uma possível utilização da bandeira sãotomense….calculem o numero de anos. De qualquer das maneiras, só pode tratar-se de ex.governo do P.T. ! Mais uma vez digo, nao me admira que ele esteja metido neste negócio, que fez outrora em Franca.

  5. img
    Justino Matos Responder

    Caro sr.”bintoudjalo” o sr. deve ter muitos problemas na sua vida. Acho que o sr deve ter idade pra ter juizo. Um só homem não pode dizer tantas asneiras assim. Os seus comentários não trazem nada de construtivo pra este espaço. Como dizia o outro… ”porquê não te calas”?

    • img
      Joia Responder

      Justino Matos, só o facto de você e outros tantos engraxadores (gratificados pelo BANHO) do Patrice Trovoada , criticarem os meus comentarios é um sinal interessante que TENHO provocado impacto nas vossas cabecinhas OCAS. Então quer dizer que ocupo légitimamente o espaço. O J.M. não deve confundir, o não estar de acordo com uma posição e ou opinião, com aquele q diz asneiras, que argumento sem nexo e ou sentido, sobre um assunto….aí sim, é ocupar inútilmente o espaço. Não é o meu caso. Você está furioso porque TENHO argumentos solidos(estando ou nao de acordo com a minha posição), sobre o seu líder P.T. difícil de contrariar.
      Aliás, a sua crítica é vazia porque não expõe boa À + B o fundamento concreto do que reprova os meus escritos. Enfim…estou disposto, de um bate papo publico consigo e com o seu líder. É o meu maior desejo, para pôr à verdade nua e arrancar à mascara (definitivamente) do pretendido líder ( eu não sou líder, mas sou filho de um muito conhecido líder africano, estudei num país de leste, onde fui campeao de xadrez, gosto de jogar). Desafio-vos a um debate público e deixo-vos a opcao de escolher o dia.
      Outra informação sobre a minha pessoa, é melhor ter-me como amigo….pesquiso e escrevo sobre os homens políticos ou que pretendem sê-los , especializei-me nos da África, em várias línguas ….

  6. img
    Zé Kitumba Responder

    País amigo de STP = EUA :)

  7. img
    Zé Boina Responder

    Fragata Meko portuguesa?

  8. img
    ngela Responder

    E o que vai passar a acontecer com os documentos oficiais referentes AVIAçAO TERRESTRE SAOTOMENSE.
    Triste é o Paìs estar a ser usado desta forma.
    Seja la de onde vem a pessoa deveria ser punida: mas ja temos fama de IMPUNIDADE…
    Certa vez vez revelou consternado um funcionario aeroportuario: que chegou uma familia estrangeira sem visto de entrada no Pais; pelo nosso bom acolhimento em vez de repatriar mandaram esperar p receberem o VISTO.
    TELEFONA O SENHOR A UM ETNEGIRID OCITILOP:
    QUE FEZ A FAMILIA ENTRAR PASSANDO POR CIMA DA MIGRAçAO E FRONTEIRAS.
    ESTE é o Pais q temos… certamente
    (desculpem pela grafia… a expressao ao avesso indica tipo de gente temos)

    • img
      luisó Responder

      Senhor Ngela, lá por não terem visto não é obrigatório que sejam expulsos. Há que ver o caso e decidir depois.

  9. img
    Fla fede Responder

    bintoudjalo por favor faças as contas a mais de 5 anos, estamos em 2014, o governo de Patrice Trovoada entrou em 2010, é preciso da resultado ou a personagem é inercio que não sabe que de 2010 para 2014 só são 4 anos?

  10. img
    bintoudjalo Responder

    Fla Fed, creio que você está um pouco ultrapassado….faz agora, no dia 11 de dezembro de 2014 que o actual pm Gabriel da Costa foi nomeado.(2 anos). Quem estava a ocupar este posto antes…o de pm?
    Calcula, antes de responder sem pés nem cabeça. Vocês que tomam à defesa do líder ADI, Patrice Trovoada, precisam de uma formação básica, para realmente o defenderem com argumentos + solidos e + coerentes. Senão, só o prejudicam, porque os vossos argumentos são fracos e faliciosos.

  11. img
    Felisberto Bandeira Responder

    S.Tome tem tanta fama,mas tantas famas de um Pais onde o Governo só vive de esmola,os Tribunais não funcionam tem tantos Juízes, e Advogados formados, mas justiçá não funciona,não fazem nada,as instituições da Justiça esta estagnada , ,no Parlamentos só dão rizadas e zombam do Povo , não fazem nada,e o Pais a cada dia que passa esta perdendo Credibilidade de um Pais serio ,que ate Individualidades estrangeira comentem Crimes usando Bandeira de S.Tome e Príncipe,,…

Deixe um comentario

*