O documentário do realizador Nilton Medeiros e da Magdalena Bialoborska, ganhou a segunda edição do prémio de jornalismo organizado pelo Conselho Superior de Imprensa de São Tomé e Príncipe. A reportagem que reflecte a situação das roças de São Tomé e Príncipe, ficou no primeiro lugar e os seus proponentes arrecadaram 100 milhões de dobras cerca de 4 mil euros.
Na gala do CSI que se realizou na tarde de sexta feira, duas reportagens da Jornalista Djamila Gomes da RTP-África em São Tomé, também foram premiadas, com o segundo e terceiro prémios. João d´Alva e Anísio Edgar como operadores de imagens, Eleutério d´Assunção na edição das imagens, Filipe Gomes como produtor, compõem e equipa da RTP-África que trabalhou na elaboração das duas reportagens galardoadas pelo júri do prémio de jornalismo do Conselho Superior de Imprensa.
Abel Veiga
Ok
17 de Dezembro de 2016 at 20:24
Obrigado csi e o seu presidente…. Mt coragem
Tranquilo
17 de Dezembro de 2016 at 20:28
Os jornalistas estão de parabéns…. Tem um órgão que quer lhes ajudar… Obrigado csi… Estou a gostar da nova dinâmica do csi e o seu presidente
África
17 de Dezembro de 2016 at 20:30
Magnífico trabalho de csi… Estou maravilhada
Sofia
17 de Dezembro de 2016 at 20:32
Mil gosto na organização deste órgão…. Esperemos que deixem esse órgão funcionar…
Ya
17 de Dezembro de 2016 at 20:35
Até a composição do júri foi mt bem escolhida, esse órgão esta a trabalhar mt bem…. Mt bom trabalho…
Angola
17 de Dezembro de 2016 at 20:38
Obrigado por alegrarem a minha tarde do dia 16 de Dezembro
A
17 de Dezembro de 2016 at 20:43
Poderia dizer que este órgão é espectacular…. Obrigado csi…. Nada a apontar….
Df
17 de Dezembro de 2016 at 23:28
Gostei da primeira edição, penso que José bol foi bem premiado, tb essa edição (2 edição), tb foi bem escolhida… E nossa…. Penso que o governo deveria aproveitar esse jovem presidente para outro órgão… O gajo tem dinâmica… Gosto mt de ver o trabalho desse jovem… Deveríamos aproveitar a visão deste órgão….
Tela
17 de Dezembro de 2016 at 23:30
Ya… Esta fixe e está a bater… Os verdadeiros santomenses reconhece a qualidade do outro…
Ok
18 de Dezembro de 2016 at 10:49
Gostaria tb de ver os funcionários da administração pública, tb a ser recompensados e reconhecidos pelo nossos esforço…. Não basta só nos exigirem tb precisámos de estímulos… Gostei muito csi
Honorato Moniz
19 de Dezembro de 2016 at 8:41
É de fazer o inglês ver:
1ºEsta reportagem sobre a situação das antigas roças é bastante parcial. Pretende vitimar uma pessoa. O Produtor deveria investigar muito mais sobre as crises nas grandes roças, para depois produzir.
2º O jurado deixa muito a desejar.
3º -Este prémio não está a promover a liberdade de imprensa, coisa nenhuma. O que tem feito este órgão perante tamanha censura que se vive nos órgãos da CS. estatais?
Falar Verdade
19 de Dezembro de 2016 at 9:13
Estou farto daqueles que pensam que toda obra jornalística é fruto da política. Abaixo criticas destrutivas à semelhanças do Senhor Honorato Moniz.
Mandelax
19 de Dezembro de 2016 at 11:16
Eu ate diria que é vingativo e anti independentista, mas é uma opinião subjetiva. De todas formas é muito parcial, sim senhor: não analisa o período dos inícios da II república que, pelos informes do FMI e BM bastava com uma gestão privada das roças para acabar com a tendência de degradação. Chegou a gestão privada, com grandes financiamentos, e a degradação aumentou a velocidade supersónica. De lá em adiante, todo fue uma roubar e vandalizar. Porem, e muito parcial e não tem em comta que a nacionalização da terra era, ao mesmo tempo, uma libertação dos trabalhadores e trabalhadoras do regime escravizante das mesmas; e de lá para frente, foram donos e donas de os seus narizes, para bem o para mal.
BASTA
19 de Dezembro de 2016 at 18:14
Senhora ou senhor OK, Tela, Angola, Ya, Df, Sofia, Africa e Tranquilo que não passam de uma mesma e única pessoa: faça um grande favor ao CSI : deixe de postar comentários enaltecendo esse órgão. Os seus comentários exclusivamente sobre a suposta eficiência e utilidade do CSI, num artigo sobre os trabalhos premiados no concurso de jornalismo e os seus autores, apenas demonstra a má consciencia, a vergonha e o embaraço que o CSI não pode deixar de sentir depois do desfecho desta segunda edição. Se não fosse um megafone do CSI a tentar sustentar o insustentável, ou se fosse um pouco mais esperto/a, teria em conta que a notícia não é sobre o CSI mas sobre os premiados e teria ao menos colocado um post a felicitar estes. Os votos a favor dos seus patéticos posts são irrelevantes – arrebanhou-os decerto entre os seus comparsas. Mas tudo o que é demais, cansa. Faça uma pausa, ofereça uma medalha de mérito ao CSI e ao seu presidente, mas poupe-nos a essa estúpida cantilena. É que, sem querer, pode desencadear reacções muito contrárias aos seus objectivos. Lembre-se de que há um tempo para falar e um tempo para calar. E há um tempo para reflectir e sentir vergonha. Passe bem.
Vexado
19 de Dezembro de 2016 at 21:33
O indivíduo que ganhou o prémio vive no estrangeiro, não é jornalista mas sim repórter de imagem que participa no nós por lá.
Este concurso deve cingir somente aos jornalistas que trabalham e reside em Stp, e não quem exerce função de jornalista em regime de part time.
Outra questão, o mesmo está inscrito no sindicato dos jornalistas?
LC
20 de Dezembro de 2016 at 9:50
De facto, BASTA tem toda a razao. Porquè todos esses posts defensivos do CSI, se, tanto quanto julgo saber, o CSI nao foi atacado, apesar do bizarro processo que foi este segundo concurso?
maria
20 de Dezembro de 2016 at 12:48
Cada um com a sua opiniao…democracia…tb quero dizer k gostei da obra vencedora e vamos dar ao cesar o k e de cesar ….estao a trabalhar mt bem sim…peco descupa e so minha opiniao
vamos
20 de Dezembro de 2016 at 12:52
Bora la isto e verdade mesmo uma pessoa ganhou td esse dinheiro…mt fixe…tb quero… Sinceramente acho k tb estao a fazer qualquer coisa para ajudar o pais …csi,esta fazendo qualquer coisa…
prova
20 de Dezembro de 2016 at 15:47
Esta e prova viva k em s.tome temos bons quadro…o k nos falta e ter amor proprio,acreditar em deus …tb …por isso quero dizer k nao domino essa materia de jornalismo mt bem… Mas acho k o jornalismo esta de parabens…forca csi….
pensa
20 de Dezembro de 2016 at 15:55
Bom trabalho ADI,e mesmo assim pt ajuda os jornalismo e o csi…mas queromos o pessoal k trabalha
paulo
20 de Dezembro de 2016 at 16:01
Nao e meu nem teu e nossa…deixem se disso ….se merece merece, mesmo nao gostando das pessoaa temos k aceitar k tem qualidade,eu sei k pd doer…mas temos k aceitar…. E a vida…mesmo nao concordando com algumas coisas mas parece k a pessoaa k tem dons…e inclivel…as vezes eu fico chateada e admirada…as pess
paulo
20 de Dezembro de 2016 at 16:04
Nao e meu nem teu e nossa…deixem se disso ….se merece merece, mesmo nao gostando das pessoaa temos k aceitar k tem qualidade,eu sei k pd doer…mas temos k aceitar…. E a vida…mesmo nao concordando com algumas coisas mas parece k a pessoaa k tem dons…e inclivel…as vezes eu fico chateada e admirada…bom trabalho…parabens para os vencedores