Política

“Encomenda e Traição” provocam a demissão do Chefe de Estado Maior das FASTP

O brigadeiro Olinto Paquete, leu a carta de pedido de demissão que entregou esta quinta – feira ao Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Carlos Vila Nova.

As mais recentes imagens de tortura aos detidos, com destaque para o falecido Arlécio Costa nas instalações do quartel do exército, publicadas na tarde de quarta-feira 30 de novembro, precipitaram a decisão do brigadeiro Olinto Paquete.

Após o sucesso que diz ter sido a operação das forças armadas em neutralizar a invasão do quartel de morro, as imagens de tortura levaram o Chefe de Estado Maior das Forças Armadas, a sentir-se enganado, traído e diante de uma encomenda.

«Parece-me que foi uma encomenda. Pois obedeceu a um plano criteriosamente estabelecido, culminando com a publicação de imagens pelas 18 horas de ontem (30 de Novembro). Coisas que eu não sabia, porque me informaram com dados falsos, e proferi informações falsas à nação, pelo que peço desculpas», declarou o Chefe de Estado Maior das FASTP.

Factos ocorridos no interior do quartel, e que foram ocultados ao Chefe de Estado Maior. «Os factos posteriores, inexplicáveis, horrorosos, comprometeram tudo o que foi feito», frisou.

Na sua primeira intervenção pública sobre os acontecimentos de 25 de novembro, o Chefe de Estado Maior das Forças Armadas, justificou a morte de Arlécio Costa com uma tentativa de fuga, tendo o falecido caído da carrinha militar onde estava a ser transportado para o quartel do exército. E que as outras 3 vítimas mortais teriam sido resultado da detonação de uma carga explosiva.

As imagens de tortura publicadas nas redes sociais vieram provar que as informações veiculadas naquela altura pelo Chefe de Estado Maior, eram falsas.

«Porque a minha educação e a minha formação não me permitem aceitar tal atrocidade e actos de traição que lesão a pátria, venho pela presente apresentar o meu pedido de demissão das funções de Chefe de Estado maior das Forças Armadas….São Tomé e Príncipe acima de tudo….», concluiu o brigadeiro Olinto Paquete.

A denúncia de engano e traição no seio das forças armadas, feita pelo Chefe de Estado Maior Olinto Paquete, prenuncia um agravamento do clima de tensão e de desconfiança na instituição militar.

Abel Veiga

14 Comments

14 Comments

  1. Vanplega

    1 de Dezembro de 2022 at 21:31

    È o minimo que podia fazer.

    As Forças Armada, ñ pode aceitar nem pactuar com o que aconteceu nas suas intalaçòes.
    Por isso deve tomar medidas:

    Todos aqueles que estavam presente naquele momento deste crime bàrbaro, deve seguir mesmo caminho que demisāo.

    Todos os envolvido directamente neste crime, deve ser entregue a justiça para o bem de São Tomé e Príncipe.

    • alberto lima

      2 de Dezembro de 2022 at 7:38

      Patrice Trovoada.

  2. Fuba cu bixo

    1 de Dezembro de 2022 at 21:34

    O MLSTP e os partidos que compõem a velha maioria estão a agarrar esta desgraça como cão que agarrou osso para voltarem ao poder, mas vocês vão ter mesmo que esperar 4 anos.
    Os investigadores internacional chegaram em tempo recorde e estão a fazer o seu trabalho e vai se descobrir as verdades.

    Os camaradas estão a passar vergonha por estarem a inventar mentiras para incriminar o Patrice até colocaram uma perna de fato treino dizendo que é perna de Patrice mas foram desmascarados e desmentidos e tiveram que vir pedir desculpas, a estória de Gabriel Costa enfim.

    • Abel Oatanha

      2 de Dezembro de 2022 at 12:22

      Aconselho-o ir ao um pesquiátra urgentemente.

    • Fuba cu bixo

      3 de Dezembro de 2022 at 15:21

      Abel Qatanha você não esta com dor de pessoas que morreram você esta com dor de maioria absoluta de Patrice trovoada, então você pode ficar 4 anos a chorar a vontade deixa polícia trabalhar.

  3. Edson Neves

    1 de Dezembro de 2022 at 23:29

    A casa caiu, a farsa veio à tona. Demissão a todos envolvidos! Senhor Presidente, peça desculpas a nação pelo seu tremendo equívoco faces às declarações feitas à imprensa! Patrice Trovoada deveria ser demitido e processado criminalmente!
    Que circo!

  4. boca pito

    2 de Dezembro de 2022 at 8:35

    Oh tolo, deixa de tapar o sol com a peneira.
    Neste momento esquece de política e do poder. Estamos perante uma situação de crimes bárbaros e violação grosseira dos direitos humanos. Se fosse um teu familiar morto, estarias a falar de MLSTP que quer ir ao poder e tem que esperar?
    Deixa dessa merda de questões de ambição pelo poder e cinja-te no concreto. Os factos da atualidade. Houve um massacre, com vítimas mortais indefesas e há que apurar as responsabilidades

  5. Fernando Rocha

    2 de Dezembro de 2022 at 8:48

    Deve haver disciplina nesta instituição militar. Mas, foram os politicos que partidarizaram as Forças, sobretudo o PT, através do Armindo Silva.
    Não concordo que os militares que partilharam as fotos sejam detidos. Mão.
    Eles são outros Herois.

    Informaram a Nação e ao mundo destes crimes Barbaros/Médievais.
    LIBERDADE já e agora para os militares detidos por informarem a Nação do ocorrido.
    A onde fica a Liberdade de Informação e Comunicação?
    O Governo a contrariar a partilha das imagens, quererá dizer que apoia o acontecido, ou seja é PARTE da questão.

    • VAI TU

      3 de Dezembro de 2022 at 15:49

      Existe uma expressão ” Tanto é ladrão aquele que rouba, como aquele que fica a ver”.
      Esses heróis são cúmplices de assassínio

  6. Chicão da Mina

    2 de Dezembro de 2022 at 10:06

    Militar tem mesmo de ser diferente e não havia mais nada a fazer que apresentar a demissão. Só espero que o resultado da investigação a ser feita pela Policia Judiciaria portuguesa seja tornado público e que não fique dentro da gaveta do PT. Este país precisa de saber a verdade do que aconteceu.

  7. Docas

    2 de Dezembro de 2022 at 10:12

    Mesmo a explicação inicial de que o Sr. Arlécio Costa morreu au tentar saltar da carrinha que o levava ao quartel, não bate certo, porque senão vejamos:
    1 – De onde vinha a carrinha que transportava o Sr. Arlécio Costa para o quartel, se o foram buscar à sua casa logo na manhã do dia 25 de novembro diretamente para o quartel?

    2 – Se os acontecimentos iniciaram na madrugada do dia, a que horas é que o CEM das Forças Armadas interveio no processo, para que não tivesse toda informação e fosse enganado? Onde estava ele durante mais de 6 horas em que houve troca de tiros e negociações?

    Desculpe, mas mesmo depois de ter apresentado o pedido de demissão, a justificação dada está mal contada.
    “Não bate a bota com perdigota”.

    • Docas

      2 de Dezembro de 2022 at 10:13

      … ao tentar saltar …

  8. Margarida lopes

    2 de Dezembro de 2022 at 10:21

    O senhor Olinto PAQUETE tem a certeza que està a dizer a VERDADE?
    Queremos que o Patrice TROVOADA seja demitido das funçoes de 1° ministro, cargo que nunca deveria lhe ser atribuido, pois que ele nunca entregou a PASTA e FUGIU do pais durante 4anos.A atitude do presidente Carlos Vila NOVA é condenàvel e merece também de ser ouvido junto do TPI…os imbecis do PINDO e do Abel sao responsàveis pela postura que tiveram e têm tido , eles também participaram nesta cena e sao condenàveis porque foram até aqui os AGITADORES desta situaçao. Muitas pessoas devem ser ouvidas e condenadas.

  9. Justino Nobre de Carvalho

    2 de Dezembro de 2022 at 11:12

    Está tudo dito. Grande TRAMOIA. Tudo arquitectado. João Pedro será o proximo Chefe de Estado maior General.
    Já viram como Pintacabra trabalha.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top