O Executivo santomense anunciou na sexta-feira, um conjunto de medidas estruturantes que prometem reforçar a fiscalização económica, melhorar a mobilidade nacional e mitigar os efeitos da inflação sobre os cidadãos, especialmente os mais vulneráveis.
A principal novidade é a criação de uma linha telefónica gratuita de denúncias contra práticas abusivas no mercado. Qualquer cidadão poderá, sem custos, reportar irregularidades relacionadas com preços especulativos, ocultação de produtos e outras violações. A linha será gerida pela DRCAE, que terá suporte reforçado.
“Cada cidadão pode e deve ser um fiscal. Esta linha é um canal de participação cívica direta e eficaz”, disse o ministro Garett Guadalupe, durante visita às instalações da DRCAE.
Paralelamente, o Governo anunciou a retoma das obras nas estradas nacionais, com destaque para a reabilitação do troço Bobô Forro–Madalena, considerado crítico para a mobilidade urbana. Estão também programadas intervenções nas ligações entre Ribeira Peixe e Porto Alegre, bem como nas zonas de Guadalupe e Neves.
As obras, financiadas com apoio do Banco Mundial, vão facilitar o escoamento de produtos agrícolas, reduzir o custo do transporte e impulsionar o comércio local, elementos essenciais para conter a inflação.
O ministro destacou ainda o impacto da recente redução no preço dos combustíveis, que levou vários taxistas a baixar tarifas espontaneamente em cinco dobras. No entanto, o Governo reconhece limitações nas regiões com estradas degradadas, onde o custo de manutenção ainda impede ajustes significativos.
Neste quadro, o Executivo prepara um pacote adicional de subvenções ao transporte público, reforço da fiscalização em mercados e articulação com parceiros internacionais para manter o abastecimento de bens essenciais estável e acessível.
“Não vamos cruzar os braços. A resposta à inflação exige ação coordenada. E estamos preparados para agir em várias frentes”, sublinhou Guadalupe.
Waley Quaresma

Repolho
30 de Junho de 2025 at 6:13
Já altura de relembrar a necessidade de conjugação de medidas de higiene urbana, saneamento do meio, saúde pública, higiene segurança e ambiente, segurança alimentar, certificação dos produtos, verificação das datas de validades dos produtos, registos de compra e vendas, boas praticas comerciais, verificação de selos, de origem, verificação veterinária…
Continuamos a verificar, transportes, vendas de produtos e mercadorias sem acondicionamento, nem refrigeração, caso de peixes, carnes, frutas, onde as moscas pousam, verificação falta de higiene nos manuseamento dos mesmos(muitas peixeiras e vendedoras palaiês mijam e fazem necessidades nas latas, enquanto vendem os produtos nos mercados por falta de casas de banhos e regras de higiene), os peixes e carnes continuam a ser transportados em bagageiras de táxis sem condicionamento de refrigeração( deve haver exigências na carrinhas frigoríficas para transportes de peixes e carnes), continuam a serem vendidos, sem condições de refrigeração, gelos,…no casos de hortaliças e frutas mesma situação, …a vendas no passeios, no chão…as vendas de medicamento nas ruas sem receitas medicas,…etc… carnes a venda fora dos talhos,…
Necessidade de organização do comercio, medidas regras bem definidas
Fiá de Cotá Féblê
30 de Junho de 2025 at 6:18
Necessidade exigência de introdução no sector de comércio a retalho, de medidas de venda por medidas de peso, balança, quilogramas, em litros, em unidade, em meia dúzia, em uma dúzia, por aí a fora, os calibres de frutas, de peixes, denominação de origem,(onde local, distrito, foi produzido, capturado, em que mar, etiquetas, rótulos o consumidor têm direito a estas e outras informações, ), certificação, fiscalização, datas de validades, no sector da transformação as mesmas exigências, bem como a necessidade de contabilidade organizada,…
O nosso parque automóvel, carros-táxis e motos, necessita de regras e medidas, quanto ao conforto da viaturas, o tempo de vida, a segurança, a inspeção de viaturas, o selo de circulação, uso de cinto de segurança, capacetes…condições transportes de passageiros e mercadorias,…
Necessidade de introdução de medidas, para manter parque automóvel, renovado, seguros, jamais podemos aceitar carros de 1983 a realizar serviços de táxis, sem inspeção, com chapas enferrujadas, jamais podemos continuar a aceitar, táxis a transportar mais de quatro pessoas, cinco incluindo o condutor, quando só têm capacidade de lotação de 5 pessoas, carros de cinco portas, …transportes de crianças sem cadeiras, nem cintos,…
Há que modernizar país, aprimorar os sectores de atividades económicas, para sua boa referência e diversificação…