Destaques

 Xanana Gusmão anuncia entrada da Guiné Equatorial na CPLP

O Primeiro Ministro de Timor Leste, Xanana Gusmão  que chegou a São Tomé na manhã de quarta – feira, foi recebido no aeroporto internacional pelo seu homólogo Gabriel Costa. Numa conferência de imprensa dada no salão nobre do Palácio do Governo, Xanana Gusmão, garantiu que no dia 23 de Julho próximo, a quando da realização da cimeira dos Chefes de Estados e de Governos da CPLP em Dili, a Guiné Equatorial será consagrada como novo membro de pleno direito da CPLP. O Primeiro Ministro de Timor Leste, anunciou que há consenso entre os 8 países membros da comunidade lusófona, sobre a adesão da Guine Equatorial na família lusófona.

Aliás o Primeiro Ministro timorense chegou a São Tomé oriundo da Guiné Equatorial, onde se encontrou com o Presidente Obiang Guema Basogo, tendo-o convidado para estar presente na cimeira de Dili.

O reforço das relações de cooperação, animam também a visita de Xanana Gusmão a São Tomé. Reuniões de trabalho com os ministros da justiça e do plano e finanças estão agendadas assim como, visita ao quartel general das forças armadas de São Tomé e Príncipe. Encontro com o Presidente da República, fecha a visita de pouco mais de 24 horas a São Tomé.

Abel Veiga

 

    10 comentários

10 comentários

  1. Zé Povo

    5 de Junho de 2014 as 9:59

    O Xanana Gusmão é um homem de história para o seu país e para o mundo. É uma figura de referencia e carisma internacional. Por isso e muito mais, todos devemos dizer bem-vindo o nosso visitante e orgulharmo-nos com a sua presença e sua distreza no solo santomense.
    Agora é necessário também vermos que o facto histórico que aconteceu em Timor envolvendo Xanana poderá muito brevemente vir a acontecer em S.Tomé. Ou seja, Xanana que foi presidente da república é hoje o 1ºministro e chefe do governo timorense e está a dar a sua contribuição sem complexos. E S.Tomé e principe tem um individuo que já foi presidente e tudo indica, pelo cenário real das coisas que ainda poderá vir a assumir as funções de primeiro ministro. essa mesma figura é muito amiga de Xanana Gusmão e há inclusive vozes que admitem que os dois vão ter um encontro. É a história da asia lusofona que poderá repetir-se na africa lusofona.
    Qual Osvaldo Vaz 1ºministro qual quê? Só mesmo se houverem cegos miopes, digo bem cegos-miopes. Coitado do Jorge Amado é que corre o risco de vir a ficar andan do por ai “mó-flominga-tamanhã”. hihihi
    Qual Xavier Mendes qual quê? Xavier Mendes?! Delfim Neves?! só se o bovino se transformar em caprino.
    Minha gente. Estes dois já eram….já passaram a história, mesmo sem terem feito história.

  2. luisó

    5 de Junho de 2014 as 11:48

    Tenho muita estima por Xanana Gusmão e pelo que ele representa para a luta de Timor.
    Estes sim lutaram contra os seus opressores e pela sua independência, com sangue, suor e lágrimas e não como alguns que se intitulam de salvadores da Pátria e anti-colonialistas mas que viviam nos palácios e á sombra de governos africanos ditatoriais e algumas vezes piores que os dos colonialistas.
    Mas devo dizer que não gostei de ele afirmar que a GE vai ser membro quando a própria CPLP ainda não reuniu e votou esta resolução e se há entendimento que fique em reservado até esse dia da votação.
    Mas enfim, todos cometem gafes de vez em quando.

  3. santola

    5 de Junho de 2014 as 14:28

    Orgulhamos a sua presença no nosso STP.

  4. Zé das Medalhas

    5 de Junho de 2014 as 15:26

    Olha, tenho pena de Xanana Gusmão estar na foto com o sr. Fla Só!
    Muita pena mesmo, pois este não tem perfil de 1º ministro, nem de perto nem de longe. Até mesmo quem o reboca deu conta disto e está com ele pelo pescoço. Nunca na história do nosso país viu-se um primeiro ministro deste tipo! Credo pah!

  5. Felisberto Bandeira

    6 de Junho de 2014 as 9:27

    SO temos que agradecer a Deus pela visita do P.Ministro Timorense Xanana Gusmão a STP que de uma forma ou de outra vem publicitar STP a nível internacional ,temos muito que aprender com humildade coragem e determinação deste grande Homem .
    SO peco a P.Ministro Santomense que tenha coragem e siga em frente .,
    O cargo que o Sr.P.Ministro o cargo que o Sr.exerce almejado por muita gente,Portanto critica não irão lhe faltar outras baseadas em ódio inveja rancor raiva etc, como por exemplo do ZE das Medalhas ,Partindo de principio que todos somos pecador, estamos sujeito a cometer erros ,antes de
    acusar temos que olhar a nossa condição ,se estamos em condição de fazer a critica,.se tivermos que criticar ,devemos apenas faze lo na condicao de promover o BEM, ou melhor manter calado

    • Anzol sem isca

      6 de Junho de 2014 as 13:18

      Compatriota Felisberto Bandeira

      Felicito-lhe pelo magnífico comentário construtivo e patriótico.

      Era bom que Sãotomenses que usam blá…blá…blá de conteúdo destrutivo, desprestigiantes e acusações sem prova despidos de qualquer fundamento com objectivo somente de atacar e de desvalorização os dirigentes de STP, interiorizassem de uma vez por toda que em nada tem contribuído para o desenvolvimento de São Tomé e Príncipe. Esse blá…blá…blá, só os identifica como frouxos (falta de capacidade para diálogo), por isso utilizam essa linguagem para disfarçar sua falta escrúpulo, o que em nada dignifica o nosso País.

      RECITA PARA DESENVOLVIMENTO DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
      Estabilidade,
      Unidade,
      Trabalho,
      Disciplina,
      Consciência Política, Económica, e Social,
      Seriedade na gestão de bens público,
      Combate a corrupção, a oportunismo, a inveja, ao ódio, a vingança e ao abuso de poder.

      • Anzol sem isca

        6 de Junho de 2014 as 13:24

        Correcção:

        ” desvalorização dos dirigentes”
        “falta de escrúpulo”

        “RECEITA”

  6. arelitex

    8 de Junho de 2014 as 10:48

    homem de grande valor e determinação .a independência de Timor foi tirada a ferros .para Portugal defender no terreno Timor ,os obstáculos eram muitos como a distancia , e a logística para qualquer intervenção ou ajuda militar ,depois outro problema histórico , é que a Indonésia via Timor como uma província sua . mas Portugal nas conferencias ajudou muito Timor a conseguir a sua independência e alertou sempre do que ia acontecendo . Timor neste momento saiu das cinzas e já têm possibilidades de ajudar STP ,nâo só por ter petrólio mas sim por ser um país jovem com caracter e trabalhador . o percurso histórico de STP é muito diferente , mas em relação á classe politica temos que os desvalorizar muito e condená-los ,porque na maioria sâo pessoas erradas para as funções e de baixo caracter e sem determinaçâo .após a independência até hoje nâo se consegue ver obra feita em sector nenhum ,já lá vâo 40 anos . STP já recebeu ajudas para os seus 200 mil habitantes viverem dignamente . mas o que está á vista é bem trite . ( miséria ,corrupção e vaidade politica ). STP e a sua população têm características únicas a nível mundial . para se desenvolver é necessário alterar-se mentalidades e ensinar o caminho certo em rumo ao desenvolvimento .

  7. terra dos outros

    10 de Junho de 2014 as 15:17

    Srº Zé das Medalhas és uma porcaria do homem, só falas (completa)

  8. Miss

    29 de Maio de 2015 as 22:54

    ….muito bem senhor JOTA- Gabriel da Costa,goza ,aproveita de todos esses postos de privilégio que tens ocupado,depois da Sissi ter-te “civilzado,lavado e limpado” da tua forice de formado sem formas de ser e de viver na sociedade de gente educada e com princípios …a Alma beafada ainda não se esqueceu,da atitude abusiva,do teu comportamento irespeitoso para com ela. Nó pintcha! A justiça aproxima-se.
    Os TUGAS dizem “cá se faz,cá se paga”…pagarás o que deves pagar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo