Destaques

Taiwan reage a rotura das relações com STP

Num comunicado enviado a redacção do Jornal Téla Nón, o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Taiwan, anuncia que põe fim as relações diplomáticas com São Tomé e Príncipe a partir de 21 de Dezembro.

O Governo de Taiwan justifica a sua decisão com a necessidade de «defender a dignidade da nação».

Diz o comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Taiwan que a partir de hoje começa o processo da sua retirada de São Tomé e Príncipe, após 20 anos de relações amistosas. «A República da China-Taiwan vai fechar a sua embaixada em São Tomé e Principe, recolher sua missão técnica, e acabar com todos os projectos de cooperação bilateral», diz o comunicado.

O Governo de Taiwan diz que lamenta profundamente a decisão do Governo são-tomense em cortar as relações bilaterais, que foram estabelecidas em Maio de 1997.

O comunicado de Taiwan destaca a saúde pública, a agricultura, as infra-estruturas, energia e educação, como sectores onde o país asiático se destacou na cooperação bilateral com São Tomé e Príncipe.

O Governo de Taiwan, faz referência ao papel desempenhado na luta contra o paludismo em São Tomé e Príncipe. «Ajudou a reduzir a incidência da malária em São Tomé e Príncipe de 50% em 2003 para 1,01% em 2015», refere o comunicado do MNE de Taiwan.

.Para Taiwan a decisão do executivo de Patrice Trovoada em cortar as relações bilaterais, pode ter razões financeiras. «O governo de São Tomé e Príncipe, no entanto, com dificuldades financeiras excessivas, e exigências para além daquelas que a República da China – Taiwan, poderia atender, ignorou 20 anos de relações diplomáticas amigáveis», frisa o Governo de Taiwan.

O leitor tem acesso ao comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Taiwan em inglês – fplo_statement_sao_tome_dec_21-1

Abel Veiga

 

4 Comments

4 Comments

  1. Rambo

    22 de Dezembro de 2016 at 6:48

    Sinceramente, o governo e todo o povo deveria entender que nao se desenvolve um pais com politicas de pedir dinheiro, mas sim com politicas economicas de envestimento e empreendedorismo. Desde a nossa independencia que vive-se a pedir esmolas para sustentar meia duzia de “assassinos modernos”, e o povo cada vez mais no abismo. A verdade e que com Taiwan or sem Taiwan, nada ira mudar para o pais, se mudar continuara a ser pra esses ladroes que enriqueceram mais com a vinda da China…pois e claro a motivacao deste e de outros governos sempre foi pessoal e nao colectivo…vao trabalhar e darao mais valor ao dinheiro..!!!!

  2. Tou de dentro

    22 de Dezembro de 2016 at 10:53

    Política e pragmatismo andam de mãos dadas.
    Mas um país que chuta outro para canto depois de décadas a receber dinheiro e importante cooperação, deve deixar-nos a pensar: é esta a imagem que queremos para este país?!
    É que estas coisas sabem-se lá fora.
    É uma aritmética falida de dignidade.
    Isso vê-se.

  3. Juro Por Deus

    23 de Dezembro de 2016 at 19:26

    Credo,Credo,Credo…

    Nao sei o que dizer a esse jornal Online, Noticias contraditorias.

    Quem cortou afinal Relacao com Taiwan?
    Foi Sao tome e Principe ou Foi Taiwan quem cortou com Sao Tome e Principe a Relacao?

    Noticia Numero 1:

    http://www.telanon.info/politica/2016/12/21/23495/taiwan-reage-a-rotura-das-relacoes-com-stp/

    Num comunicado enviado a redacção do Jornal Téla Nón, o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Taiwan, anuncia que põe fim as relações diplomáticas com São Tomé e Príncipe a partir de 21 de Dezembro.

    Noticia Numero 2:

    http://www.telanon.info/politica/2016/12/22/23501/patrice-stp-nao-poderia-continuar-a-descriminar-a-2a-maior-economia-do-mundo/

    Patrice – “STP não poderia continuar a descriminar a 2ª maior economia do mundo”O Primeiro-ministro Patrice Trovoada falou a imprensa no dia 21 de Dezembro, feriado nacional, para explicar as razões da decisão de corte das relações com Taiwan.

    Noticia Numero 3:

    http://www.telanon.info/politica/2016/12/20/23494/governo-corta-relacoes-diplomaticas-com-taiwan/

    Governo corta relações diplomáticas com Taiwan
    Com esse Titulo supostamente o Governo Cortou com Relacoes Com Taiwan. Nao Taiwan com Sao tom e Principe o meu Ponto Numero 1 explica.

    Eu na realidade nao percebo os desenvolvimentos das noticias neste web site online com o Titulo Tela Non.

    Mais outra coisa a cronica do senhor Adelino Cardoso Cassandra o mesmo informa que:
    A notícia, tendo em conta as fontes da diplomacia de Taiwan que não foram desmentidas pelo governo Santomense, tem contornos inacreditáveis, inusuais e até humilhante para o país, aparece escancarada em vários jornais e em conteúdos informativos de várias agências noticiosas internacionais com este título:

    Isso a mim da a intender que o Primeiro ministro de Sao Tome e Principe cortou a relacao com Taiwan por causa lhe ter negado 100 milhões de dólares…>

    http://www.telanon.info/suplemento/opiniao/2016/12/23/23502/o-prostibulo-internacional/

    Quem sabe neste jornal eu Leio no dia 25 de Dezembro do ano 1107 nao ‘e natal neste dia e tambem o ano 1107, e o Natal apenas comecou 25 de Dezembro do ano 1905 para todos nos.

    Juro Por Deus
    Reino Unido,Lincoln

  4. JACIRE

    9 de Janeiro de 2017 at 14:21

    O taiwan ficou farto de tanto dar e nada ver.. agora a china vai dar? cambada de gente de mão estendida..

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top