Destaques

PM apresentou linhas de força do OGE-2017 ao parlamento

O Orçamento de Estado para o ano corrente avaliado em 132 milhões de euros, é financiado em quase 90% pelos parceiros internacionais. O Primeiro-ministro Patrice Trovoada que esteve na terça – feira no parlamento, apresentou as linhas de força do OGE.

Segundo Patrice Trovoada, o sector das infra-estruturas absorve 17,3% das verbas destinadas ao investimento público. A educação recebe 15,7%, a saúde 13%, o ministério das finanças, comércio e economia azul tem 7,5% da fatia orçamental e a agricultura 6%.

O Chefe do Governo anunciou acções no sentido de alargar a base tributária para aumentar a recolha das receitas. Manifestou-se seguro de que as exportações vão aumentar em 2017, nomeadamente do cacau. Patrice Trovoada, sente que o fluxo turístico também vai crescer, e que o investimento público e privado vai ser maior em 2017.

Por isso fez as contas, e anunciou ao parlamento, que a proposta do OGE para 2017, vai permitir o crescimento da economia na ordem de 5%, maior do que o registado em 2016, cerca de 4%.

Um orçamento que segundo o Chefe do Governo, dá prioridade ao investimento na área social, e que em consequência, combaterá o desemprego, favorecerá o crescimento, e terá impacto na redução da pobreza.

A inflação que em 2016 subiu para 5,1% deverá segundo o líder do Governo baixar para 3% em 2017.

Patrice Trovoada, manifestou optimismo moderado aos deputados, para depois avisar que 2017, será um ano difícil e que exigirá sacrifícios.

Abel Veiga

22 Comments

22 Comments

  1. F.B

    25 de Janeiro de 2017 at 9:55

    Vamos ver para crer. É preciso ter espeerança.
    F.B

  2. Guida Gostosa

    25 de Janeiro de 2017 at 10:15

    O Primeiro Ministro diz e contradiz:
    “Patrice Trovoada, manifestou optimismo moderado aos deputados, para depois avisar que 2017, será um ano difícil e que exigirá sacrifícios.”

    • "Sozinho no mundo"

      25 de Janeiro de 2017 at 13:17

      O Primeiro Ministro está desnorteado!
      Por isso, que não sabe o k faz, não sabe o k diz, ou seja, diz e contradiz!!!! Enfim….
      Não sabemos aonde iremos parar!!!!

  3. Blagubwa

    25 de Janeiro de 2017 at 10:47

    Onde é que andam os lideres da oposição, que ainda não mobilizaram a população a favor desta greve, para acabarmos com essa pouca vergonha.

    • Xico

      25 de Janeiro de 2017 at 10:53

      Caro Bagubwa,
      A greve de nada nos adianta. É necessário que hajam sim propostas alternativas e construtivas. A oposição deve fazer o seu trabalho e não embarcar no populismo e demagogia.

    • Blagubuwa

      26 de Janeiro de 2017 at 10:59

      Senhor Xico. Primeiramente, não sou Bagubwa como escreveu, mas sim blagubwa. Já me apercebi, que pelo visto senhor é daquele que está vivendo de bom, aproveitando da fragilidade do nosso sistema político, que passa a vida a enganar o nosso povo, prometendo tudo e deixando-o na miséria. A mim não, porque tudo o que se vive neste país a maioria das pessoas sabem, com excepção do senhor. Segundo a sua expressão, ” A greve de nada nos adianta”. Para um bom entendedor, pouca palavra basta A greve para o senhor, não seria o método mas adequado para manifestar o descontentamento de um povo explorado. O senhor preferi propostas, embora de antemão sei que não vale a pena, mas vou deixar aqui bem expresso a minha opinião. Expurgar das instituições democráticas, todos os incompetentes, assim terias o país em toda a sua esfera funcionando e produzindo efeitos desejáveis.

    • Xico

      26 de Janeiro de 2017 at 13:46

      Meu caro Amigo “Blagubuwa”,
      Correcção do nome efectuada. Não se ofenda por favor.
      Para quê fazer greve, num país que vive completamente parado desde que se tornou independente!? Precisamos exactamente do oposto! Precisamos de mobilizar a população para um projecto alternativo que nos tire desse estado permanente de inacção.
      Forte abraço

  4. EX

    25 de Janeiro de 2017 at 13:02

    Mas ele falou com base em que OGE/17?

    O rascunho ou o original?

  5. "Sozinho no mundo"

    25 de Janeiro de 2017 at 13:25

    Segundo o nosso PM, 2017, é efectivamente um ano de contenção!!!!
    Mas se reparamos bem, podemos cobstatar aquisição de novas viaturas de Estado para meia dúzia de indivíduo, k nada fazem para o estado. Ou não será k essa gente também não fazem parte da população Santomense!!!!!!
    Eu até na altura, pensei em comprar mais um cinto, para reforçar o cinto k tenho em casa de modo a aguentar o ano 2017.
    Viva PM!!!!!
    Viva STP!!!!!

  6. Nuno De Menezes

    25 de Janeiro de 2017 at 15:36

    Patrice Trovoada, manifestou optimismo moderado aos deputados, para depois avisar que 2017, será um ano difícil e que exigirá sacrifícios.

    Li no artigo deste jorna (ECONOMIA) Combustíveis baixaram, um ano dificil que exigira sacrificos, isso tudo indica que 2017 sera complicado a nivel da economia, se calhar sector de turismo tambem, para compensar essa situacao os combustiveis nao deveria baixar.

    Combustíveis baixaram: Tudo isso indica que nao ‘e necessario sacrificios e deixa de ser um ano dificil.

    http://www.telanon.info/economia/2017/01/23/23645/combustiveis-baixaram/

    sacrifícios ‘e necessario infra-estruturas interna que o Proprio Governo de Sao Tome e Principe que esta em Poder assim devem o Fazer, e os proximos tambem, nao adormecer.

    Sera que o Governo de Sao Tome e Principe esta preparado para as questoes de pessoas interessadas em abrir negocio em Sao Tome e Principe?

    Eu pessoalmente quero criar uma loja de 24 horas aberta em Sao Tome e Principe, essa mesma loja,vende tabaco,tudo que seja a alimentacao e outras coisas mais…

    A infra-estruturas de Sao Tome e Principe e a lei sera que permite, a minha loja aberta 24 horas de segunda a domingo?

    Estou em casa, necessito de cervejas leite,pao, sao 2:00am sao duas horas da madrugada, pego no meu carro, ou apanho taxi vou a loja mais proxima comprar…. o que necessito.

    E qual ‘e a infra-estruturas que o governo de sao tome e principe apresenta para eu assim ter uma loja aberta 24 horas todos os dias?

    Concerteza, devo pagar uma taxa para assim ter essa loja aberta 24 horas e esse mesmo dinheiro vai para o COFRE do Governo, e boas infra-estruturas internas deixa de exigistir sacrifícios apenas neste ponto BASICO.

    Infra-estruturas com muita urgencia INTERNO,para depois entrar PIB (produto interno bruto) o interno com o mesmo dinheiro vai se pagando as Dividas externas que assim sao tome e Principe tem e bem elevada.

    infra-estruturas com muita urgencia ‘e necessario assim o fazerem para o Pobre para o Rico.

    Aonde eu estou a viver mais de 13 anos, existe infra-estruturas para o POBRE, ‘e necessario assim mostrar que assim sou pobre pago da mesma nao ‘e um valor elevado.
    Quem trata disso aqui ‘e o council local, concerteza em sao tome e principe sera Camera Municipal.

    Nasci no ano 1977 40 anos (ON)assim o tenho, sao Tome e Principe o Povo ainda nao sabem infra-estruturar.
    Quem Sabe mais 40 anos (ON) tenho 80 Anos (ON) tudo continua Igual.

    E Isso Assim nao Pode ser; Bons Paises ajudam nem sempre podem ajudar temos que criar.

    Se essa Torneira fechar, deixar a torneira a correr agua;
    E outros Paises Incluindo o PORTUGAL.
    Como Fica Sao Tome e Principe o Povo?

    http://www.telanon.info/economia/2016/09/21/22797/fmi-sao-tome-e-principe-tem-divida-bastante-elevada/

    Publicidade infra-estrutura Do Banco de Sao Tome e Principe, sera que eles tem?
    Na Lingua oficial que ‘e Portugues e no nosso Dialeto.

    Fazer publicidade de enviar dinheiro o Povo da Terra para sao tome e principe que estao no estrangeiro, Isso Tudo Ajuda no PIB Produto interno Bruto. Tudo isso chama incentivar.
    incentivando todo o mundo a fazer o mesmo.

    Se nao Haver incentivacao, milagres deixa de existir.

    Coisas estranhas, ‘e deixarem do LEVE LEVE…

    Os Santomenses que viveram em sao tome e neste momento estao na Europa sao capazes de dizerem a mim que a Europa tem o Leve Leve?

    Leve Leve ‘e minha Ferias que assim o tenho nada mais….

    Mesmo as pessoas no Trabalho em Sao Tome e Principe as Pessoas dizem estou no Leve Leve nao tenho nada para assim o fazer…..

    Os servicos sairem e controlarem e trazer os resultados para o COFRE do governo DE SAO TOME E PRINCIPE.

    Alguem via Facebook falou a mim seras o Primeiro a ser controlado, apenas respondi com muito Prazer alguma multa enviou 1000 libras a minha mae para assim pagar a multa, na europa ‘e assim.

    O que ‘e 1000 Libras? o meu Saldo Bancario da a mim 500 libras para assim levantar sem ter la dinheiro.

    Isso tem que acontecer para Todos nao apenas para mim.

    infra-estruturas SAO NECESSARIAS URGENTE, OS PRESOS NA PRISAO AQUELES QUE ROUBAM AS PESSOAS E SAO CONDENADOS NO CIRCUITO SEMI ABERTO DA PRISAO, ENTREGAM AOS MESMOS LATA DE TINTA E FAZ ELES PINTAR AS IGREJAS QUE EXISTE EM SAO TOME E PRINCIPE UMA DELAS MESMO PERTO DO PALACIO DO POVO.

    ESSES MESMOS OS PRESOS BEM IDENTICADOS COM CAMISA E COM GUARDAS PRESIONAIS POR PERTO BEM ARMADOS A VEREM OS MESMOS A TRABALHAR, TUDO ISSO SE CHAMA INFRA-ESTRUTURAS.

    AS PESSOAS PRESAS EM PRISAO EM PORTUGAL ATE A DATA DE HOJE FUNCIONA ASSIM, ELES TRABALHAM FORA E VOLTA PARA DORMIR.

    DA A INFORMACAO A SERVICOS E FRONTEIRAS PRESOS COM NOME “TAL” E DATA DE NASCIMENTO ESTAO A TRABALHAR NO SISTEMA SIMI ABERTO PARA NAO FUGIREM, OU APRENDER OS DOCUMENTOS PASSAPORTE BILHETE DE IDENTIDADE AOS MESMOS.

    Nuno Menezes
    Reino Unido, Lincoln

  7. FÉDÉ KÁ DÓXI

    25 de Janeiro de 2017 at 15:48

    Ontem e hoje (dia 23 e 24 de Janeiro/2017) senti-me diminuído com a atitude dos Deputados da Nação, como dizem os ADI’s.
    Porque razão alguns não são reais e só querem ir pra frente/bola pra frente sem contudo verem como está a retaguarda (Alda Ramos/Levi/Abenildo).
    Se as coisas estão mal, paramos, corrigimos e depois seguimos em frente para tenhamos final feliz.
    Se houve erro na indicação da fonte de financiamento, o que há demal rectificá-lo e voltar. Meu Deus! Será que vamos aguentar isso mais 18 meses? Acuda-me Santo Tomé Poderoso e Santo António.
    Estão a enganar o Povo. Pôvô bili uê!
    O Alberto Pereira fez um comentário no Face que acho que ele não seguiu a pisada do pai. Foi para mim homem honesto. Alberto Pereira nºão tem carácter.
    O ADI está fazendo tudo na ilegalidade. O País vai andar assim. Tudo na legalidade. Espero que com a aprovação o ADI vai poder recolher todas as pedras que o Patrice andou a jogar/lançar que o Levy acordou de sono/moribundo e veio hoje defender. Que a minha estrada fique reparada/construida.

  8. Blagubwa

    25 de Janeiro de 2017 at 16:56

    Senhor Xico. Primeiramente, não sou Bagubwa como escreveu, mas sim blagubwa. Já me apercebi, que pelo visto senhor é daquele que está vivendo de bom, aproveitando da fragilidade do nosso sistema político, que passa a vida a enganar o nosso povo, prometendo tudo e deixando-o na miséria. A mim não, porque tudo o que se vive neste país a maioria das pessoas sabem, com excepção do senhor. Segundo a sua expressão, ” A greve de nada nos adianta”. Para um bom entendedor, pouca palavra basta A greve para o senhor, não seria o método mas adequado para manifestar o descontentamento de um povo explorado. O senhor preferi propostas, embora de antemão sei que não vale a pena, mas vou deixar aqui bem expresso a minha opinião. Expurgar das instituições democráticas, todos os incompetentes, assim terias o país em toda a sua esfera funcionando e produzindo efeitos desejáveis.

  9. Avante STP

    26 de Janeiro de 2017 at 0:22

    Nem kie mue, a punda dessu: xi a be dodo ca cole, a na ca cole lele fa, es ca cole punda cua cu sem cabeca.
    Alguem ja aconselhou o Sr. Patrice Trovoada para submeter se ao tratamento psiquiatrico, dado os sinais de perturbacao que ele tem revelado por causa dessa governacao e as dificuldades que ela tem comportada; fruta da impreparacao deste para lider com qquestoes de tanta complexidade; ainda mais quando ele quer fazer tudo sozinho. Mas, o individuo insiste em nao dar devida atencao ao conselho, agindo na ignorancia, pensa que aquele que lhe deu esse conselho pretende humilha lo.
    Antom bamu legue pe be; casso tema ca mole cu olia cotado.
    San tome se nom te pesu cu passa, ningue ixi na sem ni mundo se, de fe iquili ligui e pe cabessa fa, anta wo ele tan. Um beza e, a ca fica cu Dessu.

  10. ANCA

    26 de Janeiro de 2017 at 1:07

    Apesar da contenção necessária neste anos, as perceptivas são boas, para São Tome e Príncipe, existem números da realidade que começam a dar sinal de inversão.

    Há boas razões para acreditar e trabalharmos afincadamente, para o melhor País(Território/População/Administração), São Tomé e Príncipe.

    Necessário, será mais e melhor coordenação setorial, reforço institucional, investimentos, sobretudo na educação, criação de emprego saúde, infraestruturas, sobre tudo as de comunicação/informação, a economia do mar, o turismo, o esforço redobrado na transformação diversificação econômica, reforçar a capacidade contributiva, impostos e taxas, nos sectores de atividades económicas, onde ainda seja isto possível, falo da pesca artesanal, canoas, botes, barcos, aviões e avionetas devem ser identificadas com livrete em nome do proprietário, proprietário de devem pagar imposto de transito sobre o mar, se se o pescador beneficia de pesca no mar que pertence a todos os São-Tomente, os de São Tomé e os de Príncipe, deve pagar uma quantia ao Estado, em termos de taxas ou imposto, estacionamentos públicos, multas rodoviárias pelas infrações, multas, boa cobrança nos mercados e feiras, bailes e festas públicas, assim uma viatura que circula na estrada pública deve pagar o imposto de circulação, o Estado compra e paga combustível, assim quem usufruir deve a quando da compra para o imposto simbólico, tudo dentro da nomenclatura financeira, os imposto de selo, os juros de mora, pelo incumprimento de pagamento, etc, etc…imposto sobre abate de arvores, sobre ambiente, taxas sobre recolha de lixos e resíduos urbanos, utilizador pagador, taxa simbólica na fatura da eletricidade pelo usufruto do serviço de áudio televisivo e de energia na via pública.

    Hoje tudo se paga, assim o esforço será repartido, mais recursos serão disponível para distribuição nas áreas sociais com reflexos para o setor de educação saúde, justiça, infraestruturas, etc, etc,…

    Aposta na educação, formação, no trabalho, no empreendedorismo, na economia do mar, turismo diversificação da economia, exemplo gostamos de produzir cacau, ótimo, podemos mediante parcerias estratégicas locais com empresários de renome, também produzir chocolate de qualidade e exportar, podemos desenvolver a indústria e gastronomia de chocolate e bolos e exportar, assim a banana, o côco, a pimenta, no setor da pecuária, produção e processamento de ovos carnes e seus derivados, na informática, vendas e prestação de serviços aos exterior.

    Pensar em investir criar um polo de cuidados de saúde de renome a nível regional, Hospital, Centro de Saúde, assim, Universidades de renome e qualidade, Bancos ou Banco de renome de qualidade e garantia financeira, investir na segurança ordem e paz interna, de modo a transformar o País(Território/População/Administração) num polo de atração,…

    Claro que isto exige programação muita coordenação ministerial sectorial, em suma organização institucional, sentido de Estado.

    E muita muita contribuição da sociedade civil organizada,…

    Pois que um Pais(Território/População/Administração), pode ser pequeno somente pela sua dimensão, mas grande pela sua estrutura e organização interna, e isto cabe a cada cidadão SãoTomense incluindo eu, no esforço na dedicação e trabalho árduo, na melhoria constante do modo de ser estar pensar saber e saber fazer, respeito pela norma. Disciplina Trabalho Organização Progresso.

    Nada cai do céu ou somente do governo, ou da ajuda externa,…

    Pois quem quer ajudar faz na hora, jamais fica a espera,…

    Se se queres ver o teu nosso País(Território/População/Administração), bem

    Acredita em ti

    Juntos somos capaz, juntos somos mais fortes

    Só depende de ti, acredita

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

    • boca pito

      30 de Janeiro de 2017 at 8:10

      Sr. ANCA.
      Gostei das suas propostas. Mas ao meu ver, infelizmente por distração ou um pouco de ignorância da sua parte, pecaste um pouco.
      1º- Tinhas que apresentar estas propostas em termos sectoriais;
      2º- Tinhas que para além do dever dos cidadãos, referir também pelos seus direitos;
      3º- Temos que começar pela elite: a dar exemplo de boa governação, transparência, lealdade, rigor, disciplina, justiça e depois exigir aos demais subalternos.
      Porque se não vejamos: Falaste de cobranças de impostos por exemplo aos proprietários de veículos e canoas, etc. Muito bem. Se um proprietário de veículo em bom estado de funcionamento, algures nas nossas estradas sofrer danificações na suspensão de sua viatura por causa de estradas esburacadas, quem assumirá esses danos? Se um doido, desses que andam pela rua, quebrar o vidro da sua viatura com pedra, quem paga? Se um transeunte a noite algures na nossa capital, torcer um pé nos burracos dos passeios que não são poucos, quem assume o seu tratamento por lesão, e se não puder ir ao trabalho? As faltas como é que ficam? Portanto, meu caro, isso deve ser restruturado a começar do topo das elites: A Assembleia Nacional, O Governo, Os Tribunais e Presidente da República, depois transpirar para camada baixa.

      Fora disso, ao meu ver, nada feito.

  11. Realidade

    26 de Janeiro de 2017 at 10:51

    Economia de STP ira crescer qdo houver CONTROLO FINANCEIRO, informatizar todo sector estatal.
    Paìs nao cresce?
    Todos anos temos q pedir ajuda externa em 90% è muito pa… somos uns sem abrigo financeiro. Se crescermos 1% ao ano., pouco mas ja diminui o nossa % de pedir..
    Agora, apos passar 41 anos de independencia, ainda pedimos 90% de ajuda externa?
    Meus senhores troquem de funçoes… primeiro ministro n tens qualidade pra cargo e nem equipa competente…… baza meu …
    Gente burrrrrrr

  12. almeida

    27 de Janeiro de 2017 at 12:33

    as obras de dubai quando é q começam?

  13. tango

    28 de Janeiro de 2017 at 12:37

    Gostaria muito sincerramente de perguntar ao senhor Patrice se ele ainda não se apercebeu que o pais esta a regredir em todos os sectores onde estão a chefiar quadros da Adi. No ambiente de negócios o pais conheceu melhorias porque estão em sectores envolventes quadros de competência e não apenas clientes políticos. Ja no domínio de exercício de imprensa e liberdade de imprensa por exemplo, vão ver quantos pontos o pais perdeu. Todavia o pais continua tendo quadros de referência internacional no jornalismo que foram marginalizados por Patrice trovoada, Afonso Varela e olinto daio. Hoje em dia a imprensa em STP se resume apenas a uma rádio bandalhada sem programação, sem norte e sem comando e uma televisão que se limita praticamente a musicas, publicidades e programas patricistas. Não existe mais imprensa em STP.

  14. eduardo santos

    29 de Janeiro de 2017 at 7:58

    Minhas senhoras e meus senhores o PT ou seja ADI tem mais um mandato garantido escrevam o que estou a pronunciar a ainda mais vai ser nosso Presidente da República neste momento não tenho dúvida que ele é homem mais inteligente e de mais sabedoria de modo geral em nosso STP.Bem haja a todos .

    • Raúl Piris

      30 de Janeiro de 2017 at 7:29

      Oh Eduardo nem com todas as fraudes,artes diabólicas, que este estrangeiro corrupto e grande mentiroso, Patrice fez para ganhar eleições anteriores em S.T.P., acredite que desta vez não há hipótese nenhuma para o seu patrão! Você como seu lambe bota comece a preparar a sua sobrevivência! O Américo Ramos já está a fazê-lo, Só o que recebeu do carro que esteve alugado ao “presidente” pau mandado, é uma fortuna.
      Aconselhe o Patrice para parar de viajar. Porque senão…….

  15. power

    4 de Fevereiro de 2017 at 10:29

    Pm abusado mas deixa ta ele

  16. seabra

    7 de Fevereiro de 2017 at 4:21

    …a única coisa que o PT tem de honesta é a cara dele que mostra tão logo a “fussa “dele de cambalacheiro. A carocha dele denuncia-lhe…tem aquela troncha de malfeitor,de mafioso “o padrinho”….só engana quem quer ser enganano.
    Foi apenas uma observação!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top