Eleições presidenciais

Vila Nova e Posser da Costa na segunda volta

A Comissão Eleitoral Nacional divulgou os resultados provisórios das eleições presidenciais do último domingo. Um resultado que coloca os candidatos Carlos Vila Nova apoiado pelo partido ADI, e Guilherme Posser da Costa apoiado pelo partido MLSTP, na disputa da segunda volta das eleições.

Segundo os resultados provisórios divulgados pelo Presidente da Comissão Eleitoral Nacional, Fernando Maguengo, Carlos Vila Nova do partido ADI, foi o candidato mais votado nas eleições presidenciais de 18 de julho. Conquistou  32.022 votos correspondentes a 39,47% dos votos expressos nas urnas.

A Comissão Eleitoral Nacional, anunciou também o resultado alcançado pelo segundo candidato mais votado, Guilherme Posser da Costa, do partido MLSTP. 16829 eleitores votaram a favor de Posser da Costa. A Comissão Eleitoral Nacional diz que o número conquistado por Posser da Costa correspondente a 20,75% dos votos expressos nas urnas.

Delfim Neves, apoiado pelo partido PCD, foi o terceiro candidato mais votado. Os resultados provisórios da Comissão Eleitoral Nacional indicam que o candidato Delfim Neves, arrecadou 13691 votos, o mesmo que 16,88 % dos votos expressos nas urnas.

Na lista dos 19 candidatos que participaram nas eleições presidenciais, os resultados provisórios da comissão eleitoral nacional dão destaque ao Jovem e agricultor Abel Bom Jesus. O autoproclamado Pligidentxi Pôvô, é o quarto candidato mais votado. Conseguiu 2907 votos dos eleitores, igual a 3,58% dos votos expressos nas urnas.

O jovem e agricultor, mereceu mais confiança do eleitorado, do que as consideradas figuras políticas, e intelectuais do país, como a ex-Primeira Ministra Maria das Neves, e vários outros ex-ministros(Júlio Silva, Victor Monteiro, Carlos Stock..etc) e ex-ministras(Elsa Pinto), que concorreram às eleições presidenciais de 18 de Julho, e nem sequer conseguiram amealhar mais de 1% dos votos expressos nas urnas.

Maduro e muito inteligente, o eleitorado santomense já se pronunciou nas urnas de 18 de Julho. Tratou dos 19 candidatos, e colocou cada um no lugar que lhe compete.

No dia 8 de Agosto, o eleitorado volta às urnas, para a segunda e última ronda das eleições presidenciais. Frente à Frente, Carlos Vila Nova(ADI) e Posser da Costa(MLSTP).

O leitor tem acesso a divulgação integral dos resultados provisórios pelo Presidente da Comissão Eleitoral Nacional, Fernando Maquengo, em registo audio :

Abel Veiga

    8 comentários

8 comentários

  1. Gentino Plama

    19 de Julho de 2021 as 19:39

    É certo que o Drº Guilherme Pósser possui melhor traquejo e experiência política do que o Carlos Vila Nova, isso por um lado, e por outro, Eleger Guilherme Pósser para o Cargo do Presidente da República, não mudará nada, mas sim, reinará a paz, a tranquilidade e o Leve-Leve de sempre. O contrário,
    A eleição do Vila Nova ao cargo do Presidente da República, será a eleição de problemas de forma gratuita, com enfoque na queda do Governo para que o Partido ADI volte a ribalta.
    O regresso do senhor sabetudo” Patrício Trovoada” será uma certeza caso o Vila Nova ganhe, e assistirá uma dura batalha entre os Tribunais com o envolvimento do governo numa clara violação das normas constitucional para sua inclusão, quando esse deveria ser ouvido pelo inúmero erros cometido, alguns dos quais podem por em causa a credibilidade do País. O crime de conspiração contra o País, não pode ser um ato de praxe, mas sim, um ato punido pela força da lei.
    Enfim, o essencial da governação para o desenvolvimento do País cingirá apenas no mando do seu colaborador Abílio Neto.
    É de todo o meu desejo que seja o Presidente da República o Drº Guilherme Pósser da Costa.

    • Gregorio Furtado Amado

      20 de Julho de 2021 as 3:47

      Como é que vão julgar PT se ele nao regressa ao país? Se ele fez mal, deixe ele entrar para tribunal lhe julgar. Vocês só querem é confundir o povo. Vocês são incompetentes e querem justificar a vossa incompetência com outro? Ele deixou país para maioria governar mas o que reina é só motim e mentiras. Se analisaram no Conselho de ministro a questão de canaibi, porquê que chefe do governo levou para comissão política só para denegrir a pessoa de Delfim que é também da coligação com mentiras, dizendo ao povo que é com dinheiro de canabi é que ele está a fazer campanha? Isso não se faz. Porém, Delfim por interesse, poderá apoiar esses vigaristas para continuarem a delapidar o país. Tenha coragem de julgar os corruptos que estão nesse governo, afasta o autarca corrupto julgado e condenado que continua no poder, para povo acreditar em voces. Um partido convivente com delapidadores da coisa pública não tem moral de apoiar um candidato para ele ser vencedor. G.P. pode preparar e esperar a sua derrota. Ele irá sair humilhado. Ele disse para RFI que tinha certeza absoluta que iria vencer mas o que aconteceu é uma vergonha que ele devia ter na sua cara de sem vergonha. Vão dormir. Povo cansou de falácia de JBJ. Vão tomar banho e esperar a vossa humilhação se Delfim for um homem coerente.

  2. O grande trunfo de Posser.

    19 de Julho de 2021 as 19:51

    O reajuste salarial é o único trunfo que o Posser tem para vencer a 2 volta das Eleições.

  3. A Raiva dos Militantes do ADI

    19 de Julho de 2021 as 20:19

    Nesta 2 VOLTA os militantes do ADI vão votar com raiva…

  4. Fuba cu bixo

    19 de Julho de 2021 as 21:51

    Se for uma eleição limpa e jogo limpo o Posser não tem Chance.
    Porque qualquer pessoa que assistiu ou ouviu a contagem de votos ontem pela radio Nacional sabe que o Vila Nova ganhou esta eleição a primeira volta e ninguém tem dúvidas disso.
    Esse resultado que manda o Posser para segunda volta foi fabricado.

  5. Andorinha

    19 de Julho de 2021 as 22:11

    Esta batota do MLSTP é uma forma de MLSTP mandar o Posser para reforma
    As pessoas vão votar no Carlos Vila Nova com força. O corrupto Posser não tem Chance.

  6. Oriente

    20 de Julho de 2021 as 7:58

    Fala se de que o Roubama, isto é o plebeu de Delfim Neves,diz não aceitar os resultados das votações,ou seja a vontade do povo?
    Relaxa Roubama, o povo não te quer, puro e simplesmente, a população está determinada a consumir tudo o que tens para lhes dar, porém em troca vão continuar a te retribuir “uma banana”.
    Desiste homem, pois Presidente da República deste belo país NUNCA SERÁS.
    Aceite este resultado, pois nestas eleições eu e boa parte da minha família não votamos, porém se a tua rede fizer algo para que continues no pleito eleitoral, nós e muita gente também,com certeza iremos de propósito te humilhar nas urnas.
    Quem avisa amigo é¡

  7. José Gonçalves

    20 de Julho de 2021 as 8:16

    O Posser da Costa é o carrasco do povo de da juventude. Em vez de defender a classe baixa, como os 30 país de família que trabalhavam no supermercado CKDO, foi ele quem promoveu o despedimento destes poais e mães de família sem dó nem piedade, quando havia formas de negociação que deveriam impedir atirar toda esta gente para a miséria.
    O Posser é o conselheiro máximo do Governo que está no poder e que está a negociar a plantação de droga canábis no país. Ele sabe tudo e esconde atrás da inocência, porque o povo está levantar-se contra esta brutalidade.
    O Posser vendeu para SONANGOL o Jardim público da cidade de S.Tomé, pelo montante de 450 mil euros em beneficio próprio.
    Se começarmos a falar dos absurdos que este individuo tem causado ao país, ele ganha o Patrício dez a zero.
    Este é que é o Presidente que irá dar estabilidade ao país?
    Vão catar á água.
    Bem Haja S.Tomé e Príncipe e que Deus proteja Vila Nova

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo