Eleições presidenciais

11.924 votos é a grande vantagem de Vila Nova sobre Posser da Costa na 2ª volta

O mapa de apuramento provisório nacional, publicado pela Comissão Eleitoral Nacional sobre a segunda volta das eleições presidenciais de 5 de Setembro destaca a grande vantagem em termos de número de votos obtidos por Carlos Vila Nova. Se na primeira volta realizada no mês de julho, o candidato do partido ADI, obteve 35.342 votos, na segunda volta realizada a 5 de Setembro, Carlos Vila Nova atraiu maior número de eleitores. Obteve 45481 votos, mais 10139 votos do que na primeira volta.

Os dados divulgados no mapa de apuramento provisório nacional da Comissão Eleitoral Nacional, indicam que Vila Nova beneficio de votação massiva nos distritos de Água Grande e Mé-Zochi, os dois distritos mais populosos, e onde habitam mais de 70% da população do país.

Guilherme Posser da Costa também registou importante aumento de votos nesta segunda volta das eleições presidenciais. O mapa de apuramento provisório da Comissão Eleitoral Nacional, diz que nas eleições de 5 de Setembro, Posser da Costa arrecadou 33.557 votos. na primeira volta o candidato do MLSTP, tinha conseguido apenas 16.905 votos.

Apesar do apoio político do MLSTP e dos outros partidos que formam a nova maioria que governa o país, nomeadamente o PCD, e a coligação MDFM-UDD, e do apoio de vários candidatos derrotados na primeira volta das eleições presidenciais, Guilherme Posser da Costa, não conseguiu votos suficientes na segunda volta para eliminar o fosso que o separava de Carlos Vila Nova. Em comparação com a primeira volta, conquistou mais 16.905 votos.

Dos 123.103 eleitores inscritos nos cadernos eleitorais, tanto em São Tomé e Príncipe, como na diáspora, apenas 80.535 eleitores exerceram direito de voto nas eleições de 5 de Setembro.

O leitor tem acesso ao Mapa de Apuramento Provisório da Comissão Eleitoral Nacional, para ler e interpretar os números da expressão popular nas urnas de 5 de Setembro.  resultados-provisorios-CEN-PR Mapa

Abel Veiga

    13 comentários

13 comentários

  1. Chacota UE

    7 de Setembro de 2021 as 15:11

    Finalmente nos livramos de Roubama e Yono que tanta convulsão causaram no país.
    Gosto muito do povo são Tomense. O povo demonstrou que não se compra eleições.
    Bom dochi.
    Fui.

  2. Verdade

    7 de Setembro de 2021 as 15:39

    Os Monizes, Medeiros, Sun F Budo, Arge tempestade e Janqueiras do facebook e muitos outros andam todos contentes com a vitória. Muito bom, mas fiquem a saber que se a vossa refeição tem sido búzio com fruta nada vai mudar.

    Vamos agora entrar na fase dos dececionados porque os tachos são poucos e bocas são muitas.

    As pessoas têm que se mentalizar que os políticos não fazem nada para ninguém. Estão é preocupados com os bolsos. E num pais que até sal importa, não produz nada se fosses não começarem a trabalhar como Abel Bom Jesus estão condenados a pobreza.

    • Antonio Nilson

      8 de Setembro de 2021 as 4:41

      Porquê falar mal de “ búzio com fruta”?

      Porque razão algumas pessoas desprezam a nossa fruta assada e os nossos búzios? Se calhar não reconhecem o valor nutricional da nossa comida da nossa terra. Se não vejamos: um molho de búzios bem feito e saboroso, uma fruta bem assada, azeite de palma frito, malagueta verde bem pisada, e um copo de vinho de palma bem fresco é mil vezes muito melhor do que a comida do Ocidente cheio de sal, normalmente nada biológico, cheio de calorias, congelada semanas e semanas, etc.
      – [ ] Temos que começar a valorizar o que é nosso, sobretudo os nossos produtos provenientes da agricultura (manga, tomate, couve, limão, banana, etc.). Peixe fresco, galinha sem uso de coisas venenosas hormonais ou produtos químicos para desenvolvimento artificial.
      – [ ] Existe muito cancro no Ocidente, até bebes apanham cancros, em parte é devido à poluição do meio ambiente e porcaria de comidas que se consume. Da tensão alta devido o excesso do sal na comida. E muito mais….
      Temos de dar graças a Deus por termos o que Deus nos deu. Importação de comidas artificial, comida nas latas. Credo povo!

      Abre os olhos e valorizem o que é nosso, de São Tomé e Príncipe, de África (do nosso continente) é na minha opinião muito melhor, biológico, sobretudo comida sem alteração química artificial.

      Atenção: Esse Vila Nova é melhor não ser um PANHONHO se não vamos tirá-lo da Presidência da República de STP dentro de um espaço de cinco anos. Vamos ver como é que ele já encarar e fazer vigilância do governo sobre a situação de corrupção, o problema de Economia, Lei e Ordem Pública, Educação, Saúde, Emprego, Dívida, Diplomacia ou Relação Internacional, taxes e tarifas, pagamento de salários, aposentos, etc. Os tribunais em STP não têm uma boa reputação. Porquê? Os Juízes corruptos devem ir para cadeia.

      Porquê que toda gente quer trabalho no setor público e governo? Preguiçosos!

      Temos que apostar no sector privado, no business e no investimento no país e deixar de roubar o dinheiro do povo; o dinheiro do povo no banco central e acabar com as trafulhas no Ministério das Financas. Temos muitos ladroes e gatunos da coisa pública em São Tomé—-isto tem que acabar!

      • A Pátria

        8 de Setembro de 2021 as 10:33

        António Nilson, qual é a proteína do búzio? É verdade que no nosso país temos boas coisas para se alimentar, porque os são-tomense não se alimentavam desses bichos estranhos do mato. Isto vem dos hábitos estrangeiros. Nem dos búzios nem dos gatos etc, etc. Ao nível da alimentação nós perdemos muitos bons valores que hoje come-se tudo bebe-se tudo e mais alguma coisa.

        • Antonio Nilson

          8 de Setembro de 2021 as 21:26

          A alimentação deve ser balançada ou equilibrada.Não só com a proteína que o ser humano necessita. O equilíbrio alimentar deve ser constituído de vitaminas, minerais, proteínas, boa gordura, açúcar transformada em energia, e os outros nutrientes essenciais para alimentar as células por isso é vital descobrir o que pode ajudar e não prejudicar a vida humana. Sobretudo é fundamental o exercício físico.
          Eu comi búzios com fruta e não tive nenhum problema; Boa comida.
          E’ muito triste como descreves que hoje em dia “come-se tudo bebe-se tudo…”

          • A Pátria

            9 de Setembro de 2021 as 7:25

            Falaste bem, tudo isso nós necessitamos para ter um corpo saudável e eu já sabia antes. Na nossa culinária temos diversos pratos que estão recheados de proteínas. Mas não dê a volta para responder a uma pergunta que está errada. Eu só te perguntei e responda direto. Qual é, ou quais
            são as proteínas que podemos encontrar no búzio? Responda se é que conheces.

    • Sem+assunto

      8 de Setembro de 2021 as 7:26

      Verdade verdadeira, por infortúnio este povo é atrasado, gostam de ser retardados e não entendem estas nuances.
      Ainda vão padecer e muito, até aperceberem disto.

  3. Fuba cu bixo

    7 de Setembro de 2021 as 15:56

    Jornal Tela-Non viu resultado Marcelo em Portugal viu resultado Presidente da Guiné-Bissau viu resultado,só o Primeiro Ministro de S.Tomé Bana Mão é que não viu resultado depois Bana Mão fala que quer acabar com odio, alguém acha mesmo que isto é um bom princípio de boa relação institucional? Claro que não.
    Agora MLSTP sofreu uma derrota pesada tem que aceitar que doi menos.

  4. Gentino Plama

    7 de Setembro de 2021 as 18:46

    Ter-se-á dito, que nem todos os que regressaram ao País dando a conhecer de que terá feito o curso do Direito, estão escritos na Ordem dos ADVOGADOS de São-Tomé e Príncipe pois, muitos se encontram exercendo as suas funções na Assembleia, razão pela qual, não foram escritos na Ordem. Entende-se que, para se escrever na Ordem, nesse caso, a dos ADVOGADOS, o interessado teria que fazer a prova da conclusão do curso, apresentando todos os elementos necessário para a sua acreditação. Esses requisitos não poderão seu apresentado em parte, e as autoridades deveriam zelar no sentido de certificar a veracidade dos documentos apresentados pelos candidatos. Quero dizer que sinto triste ao ler nome como «Ricardino Costa Alegre, e por cima, “ Doutor” ter-se concorrido ao cargo do Presidente de Tribunal de Contas.
    Há que levar asserio as coisas; caso desse não poderá ter lugar no País. A pessoa em causa tem a consciência plena de que não concluiu a formação logo, não poderá ser titulado de Drº (fulano) ou Doutor. Esse é claramente um ato de fraude. Como esse, existem muitos outros casos que merecem ser referenciados

  5. Ralph

    8 de Setembro de 2021 as 5:18

    É uma vitória compreensiva.

  6. Chicote dochi

    8 de Setembro de 2021 as 7:47

    Acho que o Bana mon está na lua ainda não viu os resultados das eleições.
    Senhor Jorge faz sai. O povo está cansado de vocês.
    Mandaram prender Américo sem provas e proibiram Vila Nova de viajar sem processo. Vão pagar muito caro.

  7. Anjo+do+Céu

    8 de Setembro de 2021 as 10:51

    Por favor de nao confundir eleiçoes Presidenciais a pensar que estão na Legislativa e não vao andar aqui a fazer vida negra com governos legitizado também pelo povo Santomense
    SRs Jornalistas de RTP Africa que andam sempre a reboque do PT em busca de trocos e são apelidados como golosos favor de desempenhar verdadeiro papel de Jornalistas e ser sempre imparcial é disso que voçes sao pagos pra fazer.e de informar com verdade sobretudo JET MONIZ o mas goloso

  8. Santomense

    8 de Setembro de 2021 as 17:33

    Posser não ganhou por ter traído o Delfim Neves, ele teve apoio do PCD desfalcado mas não do Delfim como candidato q ficou no 3 ligar.
    Pelo contrário teve o apoio dos q ficaram atrás do Abel, um deles é o Casmudo do Carlos Neves.
    Como quem tudo quer tudo perde, assim vai ser o fim do MLSTP.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo