Destaques

Elias reage à notícia do Jornal de Aveiro publicada pelo Téla Nón

Por sinal o cidadão Elias Costa, que começou a ser julgado à sua revelia pelo Tribunal de Aveiro – Portugal, sob acusação de prática de 8 crimes, pode estar ainda em parte incerta. Tudo porque o cidadão decidiu reagir à notícia veiculada pelo Jornal de Aveiro, depois do Téla Nón ter reproduzido a mesma notícia, e na sua reacção em nenhum momento diz onde reside actualmente. Preferiu apenas reforçar que vive no estrangeiro.

Para Elias Costa, o facto do Téla Nòn ter divulgado a notícia do Jornal de Aveiro, que o indica como tendo sido julgado à revelia pela prática de 8 crimes graves, prova dentre outros aspectos que o Jornalista do Téla Nón age e escreve exclusivamente com base em interesses políticos, partidários e financeiros.

«O artigo noticioso de Abel Viega do dia 15 de Agosto de 2016 (http://www.telanon.info/sociedade/2016/08/15/22525/justica-portuguesa-procura-pelo-cidadao-sao-tomense-eliascosta/), “relatando” que a justiça portuguesa procura pelo cidadão são-tomense Elias Costa é a prova cabal e definitiva que:

  1. Existe a liberdade de imprensa em S. Tomé e Príncipe;
  2. O jornalista Abel Viega não respeita a lei de imprensa e ou qualquer tipo de código deontológico ou ético;
  3. Este jornalista age/escreve exclusivamente com base em interesses político-partidários e financeiros.
  4. Este jornal caiu em total descrédito», fim de citação de Elias Costa. 

O cidadão, considera que o Jornalista do Téla Nón, antes de reproduzir a notícia veiculada pelo Jornal de Aveiro, deveria questiona-lo, porque são amigos no facebook. «Desta forma, Elias Costa sempre esteve acessível e disponível para o sr. Abel Viega e este sempre teve como lhe questionar sobre o assunto em questão antes de proceder a publicação do artigo/notícia», refere o cidadão acusado de 8 crimes.

Conhecedor profundo do Jornalismo, da ética e do rigor que caracterizam esta profissão, Elias Costa, queria que o Téla Nón confirmasse junto ao Tribunal de Aveiro, onde ele não compareceu ao julgamento, a veracidade das informações publicadas pela imprensa portuguesa para o mundo inteiro. «Além disso, tal manda o rigor jornalístico, Abel Viega também deveria ter questionado o Tribunal de Aveiro solicitando-lhe a confirmação de informações que a imprensa portuguesa tem vindo a publicar. Abel Viega sabe que artigos de jornais não fazem prova de absolutamente nada e que é seu dever procurar a verdade dos factos antes de publicar artigo/notícia falsa e infundada, motivado simplesmente pelo rancor e vontade de denegrir a minha imagem, na ilusão de que agindo dessa forma tiraria algum tipo de benefício político. Abel Viega optou pelo mau jornalismo, priorizou os seus interesses pessoais e políticos, em detrimento da lei e da verdade dos factos», diz o cidadão Elias.

Já agora o Téla Nón coloca a disposição dos leitores a cópia detalhada e completa dos factos que colocam Elias Costa nas barras do Tribunal de Aveiro – Portugal. Estão em causa 8 crimes, envolvendo desvio de cerca de 20 mil euros da Associação de Cooperação para o Desenvolvimento SUL com sede em Aveiro, pelo ex-Secretário Geral Elias Costa.  São factos relatados pelo imprensa portuguesa em Aveiro –Cópia Jornal – Diário de Aveiro

No seu desabafo enviado para o correio do Jornal Téla Nòn e disponibilizado também nas redes sociais, o cidadão procurado pela Justiça Portuguesa para ser julgado pela prática de 8 crimes, diz que reserva-se no Direito de processar judicialmente o jornalista do Téla Nón.

Também exibe cópias de email trocado com os serviços do Tribunal de Aveiro, onde se pode ler a mensagem enviada pelo escrivão auxiliar do Tribunal de Aveiro, notificando Elias Costa, para o julgamento.

Na sua edição de 22 de Junho de 2016, o Jornal Diário de Aveiro, que deu a notícia e que o Téla Nón reportou, dá conta que Elias Costa não compareceu na sala de audiência e julgamento, e que o colectivo de juízes daquele Tribunal decidiu dar início ao julgamento à revelia do arguido.

O Téla Nón promete acompanhar o caso de julgamento do cidadão Elias Costa, acusado de 8 crimes, nomeadamente peculato 3, falsificação 3, fraude 1 e desvio 1.  Segundo o Jornal Diário de Aveiro a Associação “SUL”, que Elias Costa dirigia exige indemnização na ordem de 27 mil euros.

Abel Veiga

14 Comments

14 Comments

  1. LuisF

    16 de Agosto de 2016 at 21:59

    Esse ladrão do Elias Costa não tem vergonha.
    O tela non, apenas reportou a notícia veiculada pela imprensa portuguesa. E esse burro quer processar o jornalista? Kkkkk
    Vai responder na justiça, Elias Costa. Ladrão

  2. realista

    16 de Agosto de 2016 at 22:04

    Para De cacarejar se nao fizestes nada vai a Portugal é resolve o problema. Meu conselho se sabes k fizestes algo melhor nao ires a Portugal justiça la funciona ao contrario De s.tome.

  3. explicar sem complicar

    17 de Agosto de 2016 at 9:17

    Esse Ladrao Bandido ainda tem o descaramento de falar alguma coisa sobre isto?
    Vai mais é, responder na justiça.
    Porquê está suspendendo as tuas contas na Internet? para não ser identificado e apanhado pela Interpol que já está a tua caçaSr Bandido.

  4. Quidide

    17 de Agosto de 2016 at 11:19

    Ainda tem o desplante de ameaçar o jornalista Abel Veiga depois da notícia correr o mundo ! Francamente, é preciso ter muita lata ! Já imaginava que o Elias Costa fosse ficar perturbado com o facto dos santomenses saberem a verdade sobre o seu passado. A novela está a aquecer…

  5. Moncó

    17 de Agosto de 2016 at 11:21

    Este Elias devia estar mais é estar calado, e quieto no seu bunker.
    Será que no bunker há bichinhos de carpinteiro que lhe picam as nádegas?

  6. Jorge Trabulo Marques

    17 de Agosto de 2016 at 14:41

    Em continuação do meu comentário anterior, penso que, por lapso, apenas citei uma notícia da Lusa e por duas vezes – Mas quero aproveitar para documentar pelo menos dois exemplos de noticias que correram mundo, também deverão ter chegado a S. Tomé, aos órgãos de comunicação social do Estado, pois esta agência até tem correspondente em S. Tomé, no entanto, ninguém se importou, nem mesmo o Sr. Elias Costa, que agora se insurge contra o único jornal que teve a coragem de o desmascarar
    Eis dois exemplos:
    Aveiro, 21 jun (Lusa) – O ex-secretário-geral da associação de cooperação para o desenvolvimento SUL, sediada em Aveiro, começou hoje a ser julgado à revelia, 15 anos depois de terem ocorrido os crimes pelos quais está acusado. – Apesar de ter sido devidamente notificado da audiência, o arguido, que se encontra a residir no estrangeiro, não compareceu no Tribunal de Aveiro, nem justificou a ausência. http://noticias.sapo.tl/portugues/lusa/artigo/20894204.html

    LUSA – Ex-dirigentes de organização não governamental sediada em Aveiro com julgamento adiado
    11 de Maio de 2016, 21:10

    Aveiro, 11 maio (Lusa) – O Tribunal de Aveiro adiou para 21 de junho o início do julgamento de dois antigos dirigentes de uma organização não governamental para o desenvolvimento sediada em Aveiro, que estava marcado para hoje.

    O adiamento ficou a dever-se à ausência dos arguidos, que estão acusados pelo Ministério Público (MP) de três crimes de peculato, três crimes de falsificação, um crime de fraude na obtenção de subsídio e um crime de desvio de subvenção.

  7. Rato

    17 de Agosto de 2016 at 21:06

    Ele andou a larapiar,
    kkkkk muita bota.
    Directamente pra cadeia!!!

  8. FÉDÉ KÁ DÓXI

    18 de Agosto de 2016 at 8:32

    Ele pensaa que é PT? Este é que pode fazer tudo e ser chamado pelo Ministério Público e nada acontecer. Procurô Contrô. Vai para calabuçu.

  9. Camilo Xienfogos

    18 de Agosto de 2016 at 9:47

    Ele, o Sr Elias, vai dizer agora que é persequição politica do “Sanguinario” Fidel. Porque não pede asilo politico na Franca?

  10. derley pietro

    19 de Agosto de 2016 at 3:29

    Este sr Elias deve pensar que a justiça portuguesa é a santomense que se deixa comprar
    Lugar de bandido é na cadeia
    Agora diz que é perseguição politica, os jornais portugueses trabalham com rigor e isenção partidaria não é como em STP que a comunicação social é feita por pessimos aprendizes de jornalistas

  11. Zagaia

    22 de Agosto de 2016 at 17:49

    Esse semhor,tem os dias contados,porque a PJ,trabalha em parcearia com a INTERPOL,quinze anos não é muito tempo,para dizer verdade, esse senhor é BURRINHO,quando der conta está detido e com a pena agravada. “Em Portugal a PJ não brinca no serviço,”

  12. Realidade

    25 de Agosto de 2016 at 5:10

    È IMPRESSIONANTE como um homem acusado de 8 crimes em Portugal e foge para parte incerta mas acho q esta em França , tem ainda a coragem de tentar intimidar a impremssa mas acho q falou sem pensar porque se ele è fugitivo da policia como ira aparecer para apresentar a queixa crime nos tribunais sabendo que la mesmo andam a procura dele…… aaaaaaa ele vai fazer isso em sao tome onde so tem edificio….. e nada d tribunal

  13. Respeito

    30 de Agosto de 2016 at 18:37

    Ha Bandidos inteligentes…mais esse ai…enfin.
    Haja paciencia para tanta ignorancia.

  14. Olivio

    16 de Junho de 2020 at 10:25

    nao acredito que este senhor e capaz de fazer uma coisa dessa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top