A nomeação da doutora em ciências sociais, especialidade em desenvolvimento socioeconómico, como reitora da Universidade Lusíada de São Tomé e Príncipe, foi anunciada pelo Presidente da Fundação Atenas e Chanceler da Universidade Lusíada Liberato Moniz.
O chanceler da universidade aproveitou a cerimónia de entrega de diplomas aos finalistas dos cursos de Economia, Gestão de Empresas, Direito e Relações Internacionais, para apresentar Maria das Neves como a nova reitora.
«Neste momento de tão elevado simbolismo devo vos apresentar a nova reitora da nossa universidade. Uma figura de tão elevado prestígio académico nacional e internacional e acarinhada pelos seus alunos. Apresento a senhora doutora Maria das Neves», afirmou Liberato Moniz.
Os alunos e os professores aplaudiram a nomeação da economista que trabalhou no Banco Central de São Tomé e Príncipe, e também no Banco Mundial.
Primeira mulher a chefiar o governo de São Tomé e Príncipe, Maria das Neves apresentou-se às eleições presidenciais por 3 vezes consecutivas.
“São Tomé e Príncipe como Gateway Regional – Estratégia para um Desenvolvimento Sustentável”, constituiu a tese de doutoramento em ciências sociais, especialidade em desenvolvimento socioeconómico, pelo ISCSP-Universidade de Lisboa / Portugal.
Uma tese que se transformou num livro publicado tanto em Portugal como em São Tomé e Príncipe.
Quadro já na reforma, Maria das Neves dedicou os últimos anos a transmissão de conhecimentos aos jovens. A Universidade Lusíada é o centro de ensino onde a professora-doutora lança novas sementes para o futuro de São Tomé e Príncipe.
Abel Veiga
santomé cu plinxipe
20 de Agosto de 2024 at 7:38
essa só sabe furar,, nunca contribuiu para o bem coletivo, ela é grupo vabu…