Opinião

O verdadeiro começo da campanha eleitoral

A campanha eleitoral entrou na sua velocidade cruzeiro na sexta-feira. Digo isso, porque na Sexta-feira chegou o líder do ADI, Patrice Trovoada.

A chegada do líder do ADI foi anunciada pelo seu secretário-geral no comício inaugural da campanha eleitoral. Na sexta-feira dia 3 Outubro a hora marcada, chegou o líder.

Eu estive, pessoalmente, no aeroporto, onde, assisti ao vivo aquilo que na minha geração nunca se tinha visto acontecer. Desde crianças, jovens, mulheres, idosos, carros, motorizadas, moto de três rodas, bicicletas, gente a pé, enfim. Todos com uma única vontade, ver ao vivo a chegada de Patrice Trovoada.

Na conversa com populares, houve quem estivesse no aeroporto desde as 6:00 da manha, com receio do avião chegar antes da hora marcada. No percurso para cidade capital, eu vi chinelos, sapatos e muito mais que foram ficando pelo caminho, cujos detentores nem se quer se importaram.

Tudo indica que o ADI vai vencer as eleições, isto é, vai ficar frente de todos os outros partidos políticos. A única questão de momento é saber se faz a maioria absoluta ou não?

A população aponta várias razões para a possível vitória do ADI nas próximas eleições, dentre elas se destacam:

  1.  O preço do arroz. Segundo muitos populares, o ADI havia colocado o preço de arroz de Japão a treze mil dobras, hoje o mesmo arroz está a vinte e cinco mil dobras;
  2. A queda do governo do ADI. A população alega que o ADI deveria ter terminado o seu mandato conquistado nas urnas, embora com o governo minoritário;
  3. A confusão gerada pelo arroz. A população aponta o desaparecimento precoce e o critério de venda do último arroz do japão, sem falar do famoso arroz que tanta polémica gerou no país que culminou com a sua retirada do mercado;
  4. A escolha do primeiro-ministro. O primeiro-ministro Gabriel Costa que conduzir o país durante estes dois anos, não conseguiu capitalizar entendimento e criar uma dinâmica própria vencedora;
  5. A confusão no interior do MLSTP. Outro problema foi, naturalmente, a conturbada convivência dentro do maior partido da coligação que se manifestou na saída do Rafael Branco, a queda do Osvaldo Abreu de Ministro das Obras Públicas, Recursos Naturais e Ambiente, a indicação confusa do Osvaldo candidato a primeiro-ministro.

Tudo isso fortaleceu o Patrice Trovoada e o seu partido. Hoje, é inegável que o líder do ADI se tronou no homem mais forte na cena politica nacional. Não se pode negar esse facto, embora para muitos, seja difícil de se digerir.

Outra verdade, ainda mais difícil de se aceitar, é saber que o PCD, o MLSTP e o MDFM estejam na luta para impedir que o ADI vença com maioria absoluta, um cenário nunca antes imaginado. Como as coisas mudam.

Ouvia-se, muitas vezes, o Levi Nazaré, dizer na Assembleia que o ADI é o maior partido do país e muitos reagiam inconformados. Hoje a realidade, neste capítulo, veio dar-lhe razão, o ADI se transformou no maior partido do país.

As eleições demonstram que quanto mais se crítica um determinado candidato, maior é a sua propensão a vitoria. Nas eleições presidenciais, quanto se disse do Presidente Pinto da Costa, mas ele foi eleito o presidente da República. O mesmo está acontecendo, agora, com o Patrice Trovoada e o seu ADI.

O Patrice Trovoada tem vindo a trabalhar na sua ascensão há mais de doze anos, foi assessor do seu pai ex-presidente Miguel Trovoada, indicou e fez eleger o Fradique de Menezes para Presidente da República, tomou para si o ADI e impeliu de lá todos que não comungava a sua doutrina, atraiu novos quadros para o seu partido com destaque para Levy Nazaré e Agostinho Fernandes, foi Ministro dos Negócios Estrangeiros, foi primeiro-ministro, concorreu ao cargo do Presidente da Republica, foi de novo primeiro-ministro, ao longo deste percurso fez várias alianças, entrou em muitas desavenças, fez amigos e muitos inimigos, sempre com o bjectivo de se tornar na figura mais preponente de São Tomé e Príncipe.

Ao trilhar este caminho, confrontou Delfim Neves e venceu, confrontou Rafael Branco e venceu, confrontou Fradique de Menezes e perdeu, num primeiro embate, embora indirecto (apoiou Evaristo de Carvalho), com o Presidente Pinto da Costa, perdeu. Mas a sua perseverança matem-se, já chamou para si o próximo embate com o Presidente Pinto da Costa.

A história é fruto de acontecimentos.

Olívio Diogo

 

 

26 Comments

26 Comments

  1. Takora Mohamed

    5 de Outubro de 2014 at 11:26

    Caro comentador Dr. Olívio Diogo,
    Levou algum tempo a confirmar as suas tendências sempre evidenciando um analista e comentador político, partidário e sem isenção nas suas abordagens.
    Hoje está clara a razão das suas posições ao longo dos últimos tempos quando se juntava as vozes do Abílio Neto, Medeiros, Menezes, Moniz e muitos outros idolatrando o PT como salvador da pátria.
    Não restam dúvidas que a mobilização realizada na sexta feira sob os diversos meios que todos que cá vivemos conhecemos e bem “…”, levou a esta apoteótica recepção do seu líder. No entanto devo ressaltar que uma parte significativa dos lá estiveram várias horas aguardando a semelhança do que eu também fiz, foi por mera curiosidade e isso nada implica que sejamos todos do ADI.
    As suas ilações apenas servem para retirar a máscara com que se figurou durante muito tempo, não havendo necessidade para tal por sermos o único país onde reina a verdadeira democracia, apesar do seu líder e seguidores tentarem apregoar o contrário, sempre com a sombra da perseguição.

    Estas eleições marcarão a viragem e o rumo definitivo deste país, sendo o mesmo para progresso ou retrocesso em função do xadrez parlamentar que teremos na próxima legislatura.

    Bem haja STP!
    Viva a democracia!
    Que vençam os melhores no dia 12/10/2014 e pratiquem o bem STP acima de tudo!

  2. Pastor

    5 de Outubro de 2014 at 14:15

    Dificilmente ADI terá maioria absoluta. A entrada de Fradique de Menezes na luta eleitoral vai roubar votos ao ADI.

    O futuro dira.

  3. todosculpado

    5 de Outubro de 2014 at 15:48

    Caro comentador Dr. Olívio Diogo,
    Levou algum tempo a confirmar as suas tendências sempre evidenciando um analista e comentador político, partidário e sem isenção nas suas abordagens.Estou a espera da sua analise deste acontecimento de 2010
    “Supremo Tribunal de Justiça chumba Ministro Stock Publicado em 24 Set 2010”
    O acórdão número 35 do Supremo Tribunal de Justiça tornado público quinta – feira, suspende a decisão do ministro da Defesa e Segurança pública Carlos Stock, em expulsar do país o cidadão camaronês Pierre Marie N´Dé.

    No documento que o Téla Nón teve acesso os juízes do Supremo Tribunal de Justiça dizem que o Serviço de Migração e Fronteiras, tutelado pelo Ministro Carlos Stock, «nos termos da lei não tem poderes para formar um processo para efeito de expulsão de estrangeiros, mas sim encaminhar esse mesmo processo ao poder Judicial para decisão».

    http://www.telanon.info/sociedade/2010/09/24/5342/supremo-tribunal-de-justica-chumba-ministro-stock/

  4. Munõz

    5 de Outubro de 2014 at 15:49

    Este senhor não é comentador, analista político, nem coisa alguma. Com este seu artigo perdeu algum crédito que alguns lhe davam,(digo alguns porque a mim ele nunca enganou)quando escrevia ou comentava.
    Já não lhe ficou nada bem ter aderido à Plataforma, mas ainda assim, tudo bem, todo o cidadão e cidadã tem o direito a fazer sua escolha politica, por isso é legítimo que alguém que seja comentador ou analista também o faça. Agora, outra coisa é escrever um artigo desta natureza, em plena campanha eleitoral, numa análise básica de quem não percebe da política, denotando profundo desconhecimento da nossa realidade e até do povo santomense, num claro apoio ao ADI, quando o normal seria ficar no mínimo calado.

    Perante esta evidência, só posso concluir que como o senhor já sabe que a Plataforma não vai ganhar eleições, nem tão pouco eleger deputados, está já a fazer-se ao Patrice Trovoada, para caso ele ganhe (e sem maioria absoluta ao contrário do que pensa o senhor Olívio)vir
    mendigar algum tacho em troca destes “pequenos favores” que tem prestado.

    Não são só os mais velhos é que são interesseiros e dão cabo deste país, são pessoas da nova geração, pessoas como este senhor é que ajudam a perpetuar este estado de coisas em STP, a forma que este senhor encontrou para se “safar” é esta!

    A isto se chama falta de vergonha, descaramento. A isto se chama oportunismo!!!!!!!!!

  5. António Menezes

    5 de Outubro de 2014 at 18:34

    Deixe o homem fazer a sua analise. Os jornalista são assim, e o Mamata?

    • Original

      7 de Outubro de 2014 at 8:10

      O Mamata se calhar pode não ter uma visão global mas o Olívio é um jovem formado que de princípio deveria ter outro horizonte sem estar a puxar a brasa de uma forma tão descarrada.Um comentador assim,desencoraja leitores a ler os seus artigos porque fica no ar a dúvida sobre aquilo que comenta.A credibilidade de um comentador está na sua imparcialidade principalmente quando escreve, e sua tendência deveria ser reservado para outro espaço.Pode ser que eu tenha razão ou não,só escrevi tendo em conta como o referido comentador está a aliciar os leitores para um campo de forma intencional e prepositada.Sendo assim ,foje alguns padrões.

  6. Juvenal AAfonso

    5 de Outubro de 2014 at 22:01

    Se o senhor Olívio falasse mal do ADI e do Patrício, ele seria considerado o melhor comentador nacional e internacional.
    Mas como fez o seu comentário dentro da sua própria consciência e tomando em consideração o que o país tem vindo a viver ao longo destes anos e dias, então já está a ser condenado.
    Estas pessoas que estão hoje a criticar o Olívio, são as mesmas que o aplaudiram quando ele criticou ao Patrício.
    Quem deve tirar as mascaras, são estas pessoas que estão a criticar e não o comentador
    Bem Haja STP

  7. INOCENTE

    5 de Outubro de 2014 at 22:26

    Quando a analise é a favor da TROIKA, muito bem, todos aplaudem. Quando é a favor do ADI, aparecem estes comentadores patriotas e donos de STP todos furiosos a comentarem contra. O mais importante é que menos de 1% de votantes é que leem estes comentarios nojentos….

  8. bintoudjalo

    6 de Outubro de 2014 at 0:58

    Senhor Diogo,( dito Espantalho pelos leitores lusófonos), o ADI pode vir a ser o maior partido do país, STP, visto os “camaleãos” como você, que têm posição variavel, como o girasol…que vota pelo que lhe convém e dá lucro pessoal (banho, uma nomeação, uma vantagem outra etc). Você faz parte daquela banda de corruptos oportunistas. O traço característico do São-tomenses é a memória curta, à falsidade, à covardia….mas reconheço-lhe um mérito , Diogo, você traz na sua carocha aquilo é ” un vrai faux-cul”, engraxador, que me faz pensar nos cipaios junto dos seus patrons colons….e foram os primeiros JUDAS, que expulsaram com ódio aqueles que eles veneravam. O tempo nos dirá sobre a evolução desta situação, esperando que os outros lembrar-se-ão do hoje, daqueles que idolatram o líder do ADI, Patrice Trovoada. Em todo o caso, eu estarei aqui para vos refrescar à memória. Adelante, “puxa-sacos”, continuem q atrás vem gente.
    O P.T. pode ter pago e posto à disposição dele, numerosos marabus para hipnotizar os tolos, os fracos…mas esta magia é efemera, passa e tem por vezes consequências e fechos dramáticos. Veremos!

  9. bom sinal

    6 de Outubro de 2014 at 4:19

    Boca fechada não entra moscas nem sai besteiras.

  10. me chavi

    6 de Outubro de 2014 at 10:17

    Ó Olivio Diogo! Tu a idolatrares P.T sinceramente.
    Não és candidato a deputado pela plataforma (PND)?
    Sinceramente esses vira-casacas não valem nada…..
    Que juventude tão miserável….

  11. Tito

    6 de Outubro de 2014 at 10:39

    AHHHH!!
    Miuta gente está com dores de coutuvelo

    Cuidado, odio também mata. O vosso sangue vai ficar todo envenenado

    Quer queiram qer não, dá a Cesar o que é de Cesar.

    Detodas as formas nem é preciso comentário, os Santomense, na sexta-feira, 3 de Outubro, viu com os seus próprios olhos. Ouviram com as suas próprias orelhas, mesmo que a TVS tenha passado sobre o silencio este evento, que na minha memoria, nos altos dos meus 30 anos, nunca vi.

    É isto que dá. Derrotar um LIDER no seu momento alto. O PT estava ainda no apogeu quando foi derrubado. Um grande erro cometido pelo PR. PC e a troika. Para agravar as coisas o Sr. Gabriel Costo passou a maioria do seu tempo a fazer uma publicidade totalmente gratuita a PT, com essas perseguições, calunias ridículas, que transparecia ao olho nu o odio a inveja. Esses erros fazer o MLSTP, o PCD, o MDFM/PL, O Gabriel Costa e o Pinto da Costa perderem porcamente. Felizmente para o bem de STP.

    • bintoudjalo

      6 de Outubro de 2014 at 15:32

      Que comentário nulo. O Tito raciocina como um ignorante idiota, q deve ser. Se ADI conta com os seus militantes, está já enterrado. Já os lideres são mediocres, que+ falta neste”melting pot”!?

  12. MELHOR COMENTADOR

    6 de Outubro de 2014 at 15:47

    Sr. OLÍVIO, Todos os comentadores, com mostras de fome, dança sempre a procura onde possa sair um pratinho de comida. Um dia, que o voto viesse a ser como no brasil, isto é,OBRIGATÓRIO. Muita coisa mudaria em S.Tomé e Príncipe. Não seria qualquer aventureiro que não se sabe donde aranja tanto dinheiro para gastar nas CAMPANHAS, enquanto uma boa parte da população, está a procura de um EMPREGO. Se esse dinheiro é assim tanto, crie postos de emprego Isso de ir ao Aeroporto para avaliar a quantidade de pessoas na chegada do Sr. PATRICE TROVOADA, pode ser muito falço. Lembre-se de que muitos que foram ao Aeroporto, tiveram que gastar rijo de dinheiro, comprando pessoas para irem ao Aeroporto. Será que essas pessoas que vieram de luchans, vieram gratuitamente? E esses DEPUTADOS PORTUGUESES que acompanharam o Sr. PATRICE TROVOADA, até S.Tomé E Príncipe, vieram fazer o quê, quando em PORTUGAL, existem tantos problemas com que devem se preocupar. Alguma vez, um S.TOMENSE/ANGOLANO/MOÇAMBICANO/GUINEENSE e CABOVERDEANO, se intrometeram nas políticas PORTUGUESAS? Será que não sabem que o Sr. Patrice Trovoada tem contas a prestar com a justiça? S.TOMENSES, Vocês que abramos olhos. O Sr. PATRCE TROVOADA está a enganarvos. Ele vem apenas, para lançar fogueira, para entrar de novo no avião, para o GABÂO, onde ele tem aparentemente, a cobertura de ALÍ BONGÔ. COITADO DESSE PÔVO!

  13. arlindo ramos

    6 de Outubro de 2014 at 17:41

    Coitado de Olivio Diogo.
    Rapaz está com cara de quem passa fome!

    • bintoudjalo

      6 de Outubro de 2014 at 21:30

      ……ñ só o Olívio tem cara de fome, mas também tem cara que assusta. A natureza não amável. Talvez possa ser a razão dele ter virado a casaca para quem dá mais….dinheiro! Depois vai recorrer aos serviços do “mestre da transformação cirúrgica”, dr. Pitangui. Graças a quem? Ao P.T. ! Olívio vai ficar menos “choroso”.

  14. armando diogo

    6 de Outubro de 2014 at 17:42

    Primo OLIVIO foi para aeroporto como os outros:
    A PROCURA DE “BANHO”.

  15. bintoudjalo

    6 de Outubro de 2014 at 20:42

    Melhor Comentador, é de facto escandaloso que o Patrice Trovoada tenha sido escoltado pelos TUGAS, que a meu ver confirma a covardia e “culpabilité” deste vadio, pretencioso líder ADI, que cometeu delitos graves durante o breve mandato dele (lavagem de dinheiro vindo dos negócios sujos, roubo e desvio de dinheiro do Estado, q aliás, ele está a utilizar para o banho, porque só assim ele pode, eventualmente ganhar). Se os deputados em questão soubessem que a familia Trovoada é uma das mais corrupta, desonesta, oportunistas etc., que existe na África, creio que nem um “OLA” lhe dirigiam e por cima são falsos, pois q sempre fizeram campanha e crítica negativa deste povo e país…é realmente o jeito de ser dos oportunistas como o P.T….com ele no governo, STP está entregue à bicharrada, hoje vem acompanhado dos TUGAS, amanhã virá com os irmãos dele muçulmanos, para impor, caso for contrariado…daí, minha gente, preparem-se para q STP venha a fazer parte do Boko Haram ou outra equipa da mesma familia. P.T. ñ hesitara em introduzir estes intermediários para manter-se no poder. Neste momento, o essencial para ele é de chegar ao PODER…o ADI, STP e o povo, que se lixem. O que P.T. quer é lá chegar. Ai, todos aqueles q votaram pra ele (militantes, população…), serao os responsáveis da situação. Veremos ! Todos os são-tomenses conhecem o personage P.T., ninguém está inocente sobre os feitos e gestos do Trovoada BIS. À vos risques et périls! Avisados ja estão, isto é para os + francos.

  16. Barbosa Santos Policarpo

    7 de Outubro de 2014 at 0:43

    Tantos disparates meus senhores. O comentador só quis dar a sua versão das coisas. Simplesmente relatou o que viu por sinal todo mundo viu. Aprendam a viver na Democracia seus bandos de ignorantes. Pinto da Costa pediu o Diálogo Nacional e quase todos apoiamos mas no fim apareceram mais 2 Partidos, um dos quais ele é patrono. Não vi até agora nenhum dos vossos comentario acerca desta pouca vergonha que se chamou Diálogo Nacional. Na Democracia é assim mesmo, só que para uns Democracia significa infernizar a vida do povo com propagandas, falsas promessas e Diálogo Nacional.

  17. Lódoma

    7 de Outubro de 2014 at 5:28

    Como cidadão nacional na impossibilidade de passar o seu manifesto em relação a eleição que vem ai decorrer aproveito este canal para manifestar por este motivo passarei essa mensagem em várias páginas.
    Patrício Trovoada no seu discurso na campanha disse que ele irá respeitar a constituição tanto como outros órgãos da soberania, este discurso é do crocodilo morde a lagrimar, se povo santomense não tiver memória curta, relembrem que o mesmo com maioria relativa ele nunca respeitou a constituição, nunca prestou conta a Assembleia nacional, é mesmo dizer que nunca prestou conta ao eleitorado, também quero relembrar esse povo que faço parte que durante mandato do pai, com tantos governos que nunca chegaram ao fim de mandato mas nunca fugiram nem tão pouco desapareceram documentos, agora vem dizer que quer maioria absoluta e que ira respeitar a constituição e dar se bem com outros órgãos da soberania, tanto como Presidente da Republica Pinto da Costa, tudo isto é uma mentira do vingador , é uma farsa, ele é um vigarista ele quer poder para vingar de todos ele nunca respeitou órgãos da soberania, abaixo Patrício e os seus lacaios.

  18. Joaquim Silva

    7 de Outubro de 2014 at 8:08

    Pelo menos agora já o vemos sem a pele que o encobria. Não estou contra da pertença ou de ser simpatizante desta ou daquela formação politica… O que me preocupa é a falta de um exame sistemático e coerente nas análises que se faz. Pior ainda, quadros com formação universitária, fazendo idolatria de líderes políticos, sem no entanto ver outras vertentes do mesmo e então passam a outros compatriotas que esperam alguma orientação de nós, impressões propagandistas dos partidos políticos em vez de perspectivas objectivas. Afinal, o que é que está em jogo nestas eleições, arroz, nomeação do Gabriel, a queda do XIV governo, ou a agenda do povo são-tomense/STP?

  19. miseravel

    7 de Outubro de 2014 at 12:06

    Quem diria que é este Olivio Diogo!

  20. me chavi

    7 de Outubro de 2014 at 16:01

    Este país só está como esta devido as nossas atitudes…devemos ser honestos connosco mesmo… se somos de um partido devemos conservar a nossa convicção….e não dar graxas quando convém….
    Fui.. e que sirva de lição para os outros… ainda por cima vem cá escrever…era só o que faltava….

  21. Fédé ká Dóxi

    8 de Outubro de 2014 at 11:18

    Estou de acordo com o Olívio. Com este comentário a massa cai na sua conta. Isto dá para entender de que lado está.Porque as afirmações do Oliívio não são reais. Olívio ganhe juízo.

  22. Original

    9 de Outubro de 2014 at 9:02

    Banho

    Sou banho!Fui introduzido na época de mudança
    através de um temporal
    Corrompo sábios,inteligentes,burros,brutos,ignorante,letrados
    analfabetos e até animais selvagens.
    Sou mais eficaz que ébola porque finto todos que me aproximam
    Vendem alma ao diabo por minha causa
    Tenho um kota que se chama corrupção
    Sem o kota sou peixe fora de água
    Estou tão bem instalado que transformo homem em camaleão
    Transformo homem em macaco para andar de ramo e ramo
    Sou internacional porque atuo dentro e fora de país
    Tenho várias máscaras de diversos tamanhos para adaptá-los
    a faces grades ,pequedos,ossudos,carecas,cabeludos
    Comigo a socidade está como quero
    Tenho um ponto fraco e não quero que toquem nele
    Acabando com corrupção dão cabo de mim porque ninguém
    Dá banho com dinheiro limpo.
    Transformo dinheiro sujo em limpo nas mãos dos desgraçados
    famintos, corruptos,pedintes,imorais,salteadores
    Comigo a sociedade perdeu dignidade porque consegui alterar a
    forma digna de ser e estar dos Santomenses
    Obrigado Trovão.

  23. Dionisio

    9 de Outubro de 2014 at 10:06

    Tive o cuidado de ler quase todas as opiniões e constatei que de fato esta pagina do senhor Abel Veiga está a ganhar a maturidade e democracia,coisa que muitos dos irmãos que lambém a mão toda enquanto o povo nem unha consegue mais roer, não conseguem almejar. Neste contexto, uma coisa ficou patente, não tomar parte a TROICA é sinónimo de idolatria, estupidez, ignorante e tudo o mais. Gostaria de perguntar-vos se assistiram ontem dia 08/10, o tempo de Antena que se passa na nossa televisão, a TVS? Viram como são falsos os nossos Políticos? Quem crucificou então, o Eleutério Santos por ter confrontado e falado falsidade ao PT? Dai pra frente, qual será a vossa nova estratégia a adoptar? Outra coisa que vai ficar patente, depois destas eleições, é a clara manifestação do povo, que está cansado de Políticos corruptos, que mais não fazem senão maldade e depois se refugiam na Assembleia Nacional. Sabem que o ADI vai ganhar, e lutam agora só para impedirem a maioria absoluta porque sabem que se isso acontecer e o ADI vier a ter 3/4 de deputados, a Constituição poderá ser mudado, a manta de esconderijo aos crimes de colarinho branco vai rasgar-se e dai, como diz o nosso Médico José de Ceita e muito recentemente o nosso cantor Léo boca-copo, adewá côngô.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top