Opinião

Cobardia do Patrice Trovoada … O Patrice Fugiu

Cobardia do Patrice Trovoada

O Patrice Fugiu,

Num momento crucial da vida do ADI, com a oposição a fazer forcing para formar governo. O Patrice fugiu, deixando para trás todos os seus discípulos e seguidores.

Como pode, todas as pessoas do ADI continuar a amar um deus que na primeira oportunidade que tem, foge deixando o seu povo para trás. Num momento que o partido precisa delinear estratégia para enfrentar a batalha que aí vem, o Patrice fugiu.

Um verdadeiro comandante deve morrer com o seu navio, não abandoná-lo, mal a água começa a entrar.

Não será que esta é a oportunidade para toda família do ADI fazer uma reflexão sobre a atitude do Patrice Trovoada? Será que este modelo de arrogância genuína e endeusamento perante o chefe ainda faz sentido?

Sobretudo num momento em que o actual líder do MLSTP é Jorge Bom Jesus, o professor universitário, sem recurso, sem arrogância, consegue ser chefe de todos os barrões do MLSTP. O Pinto da Costa teve durante algum tempo a mesma atitude perante o MLSTP. O Pinto morreu politicamente, somente, a minha amiga Celisa Deus Lima e o Adelino Pereira que ainda acreditam que ele junto com o Miguel Trovoada e Leonel Mário D’Alva podem fazer alguma diferença neste momento conturbado da política nacional. Enfim, concentremos no fugitivo.

Esta derrota do ADI foi uma derrota pessoal do fugitivo Patrice Trovoada. Se estou a mentir, veja o grande cartaz defronte ao Liceu Nacional, onde se pode ler “Patrice Trovoada 2018”.

Numa conversa com o Levy Nazaré, este dizia, ser do ADI é ser inteligente. Onde anda a vossa inteligência? Acompanhar um líder que, retirou daqui toda a sua família e fugiu. Que inteligência é essa de seguir as cegas alguém que não vos defende, mas tão-somente os seus próprios interesses.

Muitos dizem por aqui que o AGOSTINHO FERNANDES se rebelou contra o Patrice Trovoada, é outra grande mentira, na verdade este só estava a procura de um tacho melhor, foi encaixado no BISTP, encolheu todinho, perante a incapacidade de fazer outra coisa sem ser, continuar a viver daquilo que o chefe oferece.

Não quero lançar confusão dentro da família do ADI, mas quero apenas despertar-vos para uma realidade. Nós todos continuamos aqui, nossos filhos, nossas mulheres enquanto o Patrice Trovoada levou para longe todos os seus.

O tempo de Patrice está acabar. O deus ficou fraco. Dói lá!

Olívio Diogo – Sociólogo 

    11 comentários

11 comentários

  1. Ex Militante do ADI Aborrecido

    18 de Outubro de 2018 as 9:50

    A família ADI ainda se encontra no sono profundo. Não vão acordar agora, ainda mais com sonhos cor de rosa.

  2. Seabra

    18 de Outubro de 2018 as 21:49

    …os servos do PT estão tão subordinados por ele , que se inclinam à escravatura , à dominação em que vivem, prontos a servir o GRANDE mestre ADI , que todo as más acções do ” mestre ” lhes passa despercebidos. Por exemplo, quando a ” porca torce o rabo” , o “mestre PT”(muito corajoso como homem…),baza logo e deixa os seus discípulos abandonados (está bem dito no artigo ) , e só regressa quando tudo ficar pronto, pelos seus acólitos, apenas sentar -se no trôno, para preparar as suas múltiplas viagens e futuro de milionário, graças ao povo pequeno que lhe elegeu por engano.
    Leva a pensar que os seus camaradas do governo estão todos hipnotizados por ele, que tornam -se incapazes de lhes dizer ” STOP, PT,ou ficas aqui conosco para remediar os teus êrros e acalmar o povo, ou então vai de vez e não voltes mais , porque nós somos capazes, diplomados , patriotas e determinados a ajudar o nosso país para sair definitivamente, deste marasmo “.
    O PT já deu provas que não se sente e nem se considera sãotomense. …e não data de hoje, porque ele nunca se sentiu e tão pouco se considera como sãotomense
    Aliás é do conhecimento de todos os sãotomenses.
    STP tem que ser libertado e de vez, pelos seus malfeitores, a começar pela família Trovoada ” personna non grata “.

  3. WXYZ

    18 de Outubro de 2018 as 23:00

    Meu caro Olivio. A VIDA ee CURTA E O MUNDO ee PEQUENO. Fugir pr onde? E pra quee? Afinal de contas quem ee que ainda esta a dar a cartas na mesa? Nao faz sentido usar essa terminologia. O que ele fez ee uma retiradazinha estrategica. Nao te apoquentes que o homem ainda vai te fazer muito calor.

  4. Santos Pequenos

    19 de Outubro de 2018 as 6:22

    Só me faz rir este artigozinho. Há algum tempo atrás, você era lambe-botas, agora já mudou e aparece aqui como renovador. Isso só pode ser piada.

    • Eddie

      19 de Outubro de 2018 as 17:41

      Ele so quer defamar, deve de ter um tacho ja preparado para levar pra casa.

  5. António cunha dos santos

    19 de Outubro de 2018 as 9:03

    Fugiu? Então ele não disse que é COMBATENTE POLITICO? Onde está a coragem do Combatente? Encolheu entre as calças? Sacana deste PT.

  6. Eddie

    19 de Outubro de 2018 as 17:37

    Fugiu? Provas? Sabem qual o seu lado da historia? Jornalista de meia tijela.

  7. PT VAI DE VEZ POR FAVOR

    20 de Outubro de 2018 as 23:45

    PT fugiu quem sabe volta um dia, para mim devia ser de vez.
    Eu fico admirado por ver ainda pessoas seguindo este homem, ele não é um de nós.
    PT é santomense por nacionalidade adquirida, Gabanês de raíz, até fala melhor francês do que português, porém, se alguém quiser me contrariar que diga onde este sentou na cadeira para estudar numa das escolas do país.
    Família ADI cegos aos olhos de Pinta Cabras.
    Bem haja a todos.

    • WXYZ

      21 de Outubro de 2018 as 22:13

      Cuidado com xenofobia. Vejo agora que ninguem vem dar a cara a fim de condenar essa atitude. Isso esta mal e ee muito mau. Isso qualquer dia pode vir a reverter contra o bispo dom Manuel Antonio, contra Isabel Santiago, contra o Sr. Jorge Trabulo, contra Ramy, contra os nossos filhos nascidos no estrangeiro. Se voce quiser odiar o homem pode odiar a vontade, se quiser atacar o homem pode atacar a vontade mas nao use xenofobia como arma de aremesso. Trata se de faca de varios gumes. Olha! A titulo de exemplo. Se voce ainda vai atento, ja comeca a haver vozes nao so condenando as afirmacoes do bispo da igreja catolica ca em San Tome, como tambem ja estao a por em causa a cor da sua origem. Dizendo que ja esta n altura de termos um dos nossos como bispo. Portanto meu caro nao questione o patriotismo do Sr. Patrice Trovoada. Questione mais ee o seu patriotismo a favor deste pequeno arquipelago.

  8. Metido a Besta

    22 de Outubro de 2018 as 18:49

    Esta fuga de P Trovoada so demostra que esta eleicao foi simpa e transparente tanto assim que ele nao necessitou de esperar por pronunciamento de suposto T C para depois decidir o seu futuro.

    A estragia passou ganhar tempo enquanto ele foi saqueando o resto e bazar carregado de malas sem passar por RX do aeroporto.

    Quem usa esta estrategia so tinha algo a temer talvez ajuste de conta e buraco financeiro que provalmente vamos saber na altura propia.

    Nem sempre podemos ganhar mas devemos saber respeitar o sufragio universal para sermos bom lider.

    Bom lider foi algo P Trovoada e ADI no seu todo nunca foram e basta analizar a forma como este partido governou nos ultimos 4 anos.

    Passou de 5 Camaras para 1.5 ou 2 sao resultado que demostra bem o descalabro da governacao de ADI.

    Nenhum responsavel que seja serio e constesta os resultados de uma eleicao perante Tribunal o tal lider ausenta da Nacao mesmo antes de Tribunal pronunciar sobre a re-contagem dod votos.

    So pode haver uma e simples conclusao ganhar tempo de fazer as malas e fugir ,

    Fechou o matreco , encolheu as pernas e zapou da sena como o diabo que foge da cruz e sem esperar os resultado oficial que ele bem ja sabia.

  9. Altamir Lima

    8 de Novembro de 2018 as 14:57

    Não reconheço a imparcialidade desta opinião, vivemos no País onde o que se fala nem se deveria escrever.
    sabem que a única verdade e que o povo esta a perder devido a géneses de politica santomense, politico todos são desnaturado. obrigado
    A. LIMA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo