Destaques

“Golpe de Estado – O Financiador”

Poderia ser o título de um filme “made in São Tomé e Príncipe”, com muita acção, ódio mortal, e instinto sanguinário, que foi travado pelo espírito de irmandade e de pacifismo que caracteriza a identidade de todos os homens, cujo cordão umbilical foi enterrado nesta terra de paz, São Tomé e Príncipe.

Na madrugada do dia 16 de Julho do ano 2003, o quartel-general das forças armadas de São Tomé e Príncipe foi assaltado. Sabino Santos, já falecido, foi o porta-voz do grupo que assaltou o quartel-general e destituiu o poder democrático.

Alguns meses depois do golpe de Estado, Sabino Santos relatou para o Téla Nón a verdadeira história do Golpe. Segundo ele não foi um golpe executado pelas forças armadas de São Tomé e Príncipe. O golpe que depôs o Governo de Unidade Nacional liderado por Maria das Neves, e que deixou o então Presidente da República Fradique de Menezes exilado na Nigéria durante mais de uma semana, foi planeado e executado pelos Búfalos, explicou Sabino Santos.

12 cidadãos são-tomenses, nascidos nas ilhas verdes, e cujo cordão umbilical foi enterrado nesta terra, pertenceram ao extinto Batalhão Búfalo da África do Sul. Uma unidade de forças especiais que participou em várias operações de combate no continente africano, sobretudo na região Austral do continente negro, e ao serviço do então regime do Apartheid da África do Sul.

Foram eles, segundo o falecido porta-voz do Golpe de Estado de 2003, que naquela madrugada irromperam nos portões do quartel-general, acompanhados por um oficial superior do exército, o então Major Cobó. Tomaram o quartel, mandaram o corneteiro tocar para  formatura, e de seguida puseram os soldados em marcha pela cidade de São Tomé.
Golpe-10Todos os membros do Governo de Unidade Nacional foram detidos, e alguns membros do Gabinete do então Presidente da República Fradique de Menezes, foram também conduzidos ao quartel-general e detidos.

Uma operação em que rajadas de metralhadoras e de armas pesadas, ecoaram na cidade de São Tomé, cortando a sua paz habitual. Tiros de aviso persistiram durante todo o dia 16 de Julho de 2003. Colunas de militares armados posicionaram em diversos pontos da cidade.

Golpe-19
No entanto as negociações entre os golpistas e a comunidade internacional, pôs fim ao levantamento armado. O Presidente Fradique de Menezes, conseguiu regressar a São Tomé, acompanhado pelo então Chefe de Estado da Nigéria Olusengo Obasanjo, que conduziu Fradique de Menezes, do aeroporto internacional até o Palácio do Povo.

O então Presidente da Nigéria, reuniu-se com os golpistas no palácio presidencial, e exigiu a reposição da ordem constitucional, e o fim do golpe.

Maria das Neves, então Primeira-ministra, cuja residência foi tomada de assalto pelos golpistas, sofreu choques emocionais e teve que ser hospitalizada nos primeiros dias do golpe. Ela regressou as suas funções de Chefe do Governo, assim como a maioria dos ministros, que estiveram detidos cerca de uma semana, numa sala do quartel-general.

O então Procurador-geral da República Adelino Pereira, também partilhou a mesma cela com os membros do governo feitos prisioneiros.

Golpe-9Dez anos depois, em Janeiro do ano 2013, o mundo e o país registou as primeiras denúncias sobre o financiamento do golpe de Estado de 16 de Julho do ano 2003 em São Tomé e Príncipe. O Téla Nón deu a notícia na altura.

David Oladipupo Kuranga, um escritor nigeriano lançou uma obra literária de investigação em Londres, sobre a mediação de conflitos no continente africano. O golpe de 2003 em São Tomé, foi um dos casos citados pelo escritor nigeriano.

David Oladipupo Kuranga, escreveu na sua obra que de acordo as informações recolhidas pelos serviços secretos nigerianos, Patrice Trovoada é alegadamente o principal financiador do golpe de Estado de 16 de Julho de 2003.

O leitor pode comprovar a denúncia do escritor nigeriano, através da cópia do livro que foi lançado em Londres.-   The-Power-of-Interdependence

Já na terça-feira 15 de Agosto do ano 2017, a rede social facebook, ficou inundada com mais uma denúncia, desta vez feita por um dos principais operacionais do antigo batalhão Búfalo. Peter Lopes, que em 2003 participou no assalto ao quartel-general das forças armadas, e pegou em armas para destituir o poder democraticamente eleito, acusou Patrice Trovoada de ser o financiador do golpe de Estado, e que o mesmo havia dado ordens aos operacionais dos búfalos, para eliminar algumas figuras do país. Veja o vídeo de denúncia :

Peter Lopes é cidadão são-tomense. A partir do ano 2016 começou a marcar presença mais assídua no país. Tanto ele como uma boa parte dos ex-operacionais do extinto batalhão búfalo, participaram activamente nas campanhas eleitorais tanto em 2014 para as legislativas, como em 2016 para as presidenciais, ao lado de Patrice Trovoada e da ADI, até a vitória final e completa.

Peter Lopes terá desentendido com Patrice Trovoada, dentre outros motivos, por causa do investimento privado para produção de gás. As botijas gigantes de gás que se encontram a flutuar na cidade de Neves, chegaram ao país no quadro de um investimento privado em que Peter Lopes está envolvido. O negócio foi bloqueado.

As acusações e denúncias, começaram também a boiar como azeite. Em defesa do seu bom nome, o Primeiro-ministro Patrice Trovoada, é praticamente forçado a se pronunciar, sobre tão graves acusações feitas contra a sua pessoa.

Abel Veiga

    36 comentários

36 comentários

  1. Original

    16 de Agosto de 2017 as 7:40

    Patrice, não queres meter o Peter no Ministério Público para ele provar estas declarações bombástica?

  2. Homem Grande

    16 de Agosto de 2017 as 8:57

    Alguma Vez? Embora o Ministério Público só existe fisicamente porque o Actual Juiz é o que é, Patrice não terá Barba Rija, para meter Peter no Ministério Público, porque ele sabe que é verdade .
    Agora é necessário sim os Tribunais moverem alguma acção na pessoa do Próprio Juiz Presidente como faz o “Juiz Carlos Alexandre(Portugal), Baltazar Garçon(Espanha), no sentido de se investigar e apurar as provas existentes contra o Mentor desse mesmo Golpe.
    Peter Lopes Obrigado!
    Mas gostaria que nos pudesse facultar as Provas dessas afirmações.

  3. Vexado

    16 de Agosto de 2017 as 9:52

    Isto é uma denúncia muito grave, que em qualquer parte do mundo deve ser investigada pelo Miniterio Público.

    Um crime público.

    Ou o samba sabe direito ou deve pedir demissão.

    A culpa disto é a oposição que, sabendo quem é o bandido do primeiro ministro deixa-o navegar em águas calmas.
    Uma oposição seria, investiga, apresenta queixa crime interna e internacionalemente, exige do governo.
    A oposição é constituida, neste momento, por pessoas sem motivão e sem sentido de Estado.

    Homens que recebem dinheiro do Estado para fiscalizar as acções do governo, passam vida na taberna a beter e comer. Quando chega o momento para discutir cultura geral, debater conceitos não se consegue obter nada. Nunca sabem nada.

    Por isso, levy nazaré consegue dá-los volta na Assembleia.
    Homens não lêem, não investigam, não sabem nada. Contam com as migalhas de informações e conhecimentos que alguns simpatizantes vão dando.

    Pior, esses politicos vendem esses simpatizantes ao patrice trovoada, em troca de migalhas.

    O primeiro ministro age desta maneira, porque conhece esses tipos.

    Homem que é homem tem caracter, não verga de qualquer maneira.
    Oposição ficou no parlamento porque queria, deviam ter abandonado a sessão parlamentar e deixar adi votar sozinho. Isto é uma forma de fazer manbifestação, apresentar o seu desagrado.

    Mas como gostam de dinheiro, agora aguenta. Vão chupar no dedo.

  4. verhaverdade

    16 de Agosto de 2017 as 11:31

    JÁ há muita coisa para fazer, os senhores tenha que trabalhar e pensar noutra vida. então isto é a maneira que os senhores arranja para ficarem ricos, e ser dono do dinheiro “CAPITALISTA” compre-metendo a Soberania de um estado de direito e liberdade, quem elege e da “PODER” as pessoas, são o povo da nação! e agora temos a CHINA e mais nada…

  5. Sãotomense no Brasil

    16 de Agosto de 2017 as 12:09

    Afinal de contas isto é coisa que está aqui???? Patrice é que é o manda chuva desta brincadeira toda??? Muita vergonha para o país e para nós Sãotomenses em geral.

  6. Stp

    16 de Agosto de 2017 as 12:40

    As pessoas não querem abrir os olhos para verem que Patrice Trovoada é um grande psicopata disfarçado de bom rapaz, com dentes de fora. Abram os olhos povo.
    Aquela criatura precisa de contactar um especialista de saúde mental com máxima urgência.

  7. Bem de S.Tomé e Príncipe

    16 de Agosto de 2017 as 14:54

    Este homem,(PT), pelo comportamento que tem demonstrado, não pode ser santomense verdadeiro. Miguel Trovoada, sr. que é santomense de verdade, explica-nos isso se faz favor.S.Tomé e Príncipe não merece este tipo de dirigente.Santomense de verdade nunca terá essa postura.Os deputados do ADI perderam credibilidade. Maior parte deles é analfabeto politico, mas alguns, não. Estes deveriam ajudar a democracia santomense, ou seja, credibilizar a democracia que já é vista como um dos exemplos em África.
    O PT é o verdadeiro virús Ebola em STP.Sr. Cauíque, aqui está o verdadeiro virús Ebola que o senhor andou a propagar durante as campanhas eleitorais.

  8. Miguel Jorge

    16 de Agosto de 2017 as 15:01

    Este Peter deveria mas é ir a cadeia. Ele e sua equipa são todos mercenário. Se o Primeiro Ministro não bloqueasse o negócio dele do Gaz, nunca ele viria dizer algumas coisa. Uma coisa é verdade. Os Búfalos sempre tiveram do lado do Patrice Trovoada, mas que ele mandou matar este ou aquele e que não fizeram porque os coitadinhos de búfalos têm o coração mole, esta ninguém acredita, porque segundo os relatos feitos pelos mesmos, eles já mataram muita gente na vida deles…
    Na verdade, temos todos a agradecer Raul Cravid, que conseguiu nos livrar desta peste de búfalo que amedrontava toda a sociedade são-tomense.

  9. Peter Lopes

    16 de Agosto de 2017 as 15:11

    O comentario do Arlecio da costa na RNST nao vai mudar a minha determinaçao de continuar a Luta e travar stp a caminho da Ditatura

    Nao vendo por nada os meus camaradas da trincheiras..o juda foi pago por uma moeda de prata eu pagarei com o meu sangue mas o meu querido POVO de stome deve saber a verdade que um lider que deseja empobrecer o seu povo por caprichos politico..devemos juntar e lhe denunciar
    Juro e juro que nao recebi nemum centavo de Alguem nem me interessa receber,estou agindo assim porque tem que ter alguem com convicçoes propria para defender esta naçao

    Havera tempo proprio para mostrar provas.
    A luta continua
    Viva sao tome e Principe

    • Homem Grande

      17 de Agosto de 2017 as 9:32

      Muito Obrigado Peter!
      Congratulo com a tua acção, mas precisamos de Provas Urgentes, porque se realmente das o teu sangue pelo povo n estás nessa luta sozinho… Então temos que avançar com isso.
      Até a vitória final

    • Vexado

      17 de Agosto de 2017 as 10:21

      O Praticio Tempestade, afirmou na sua entrevista que ordenou o procurador samba agir.
      Agora, samba está sob o mando do Patricio Tempesdade?
      Pode alega em sua defesa o seguinte: se o que afirmou, é razão para desencadear um impulso processoal, cabe o Ministerio Público abrir um processo para investigar a origem e o paradeiro de 30 milhões de dolares americano, compra e venda da casa de benfica…entre outros. Até chegar ai, há muitos que o MP não abriu inquerito, que abra.

      Ou anda para frente ou para tudo.

      Publica uma prova para podvo saber que é verdade o que dizes!

    • Homem Grande

      17 de Agosto de 2017 as 12:31

      Arlecio Costa e Comandante Fiça-Uê, já foram molhados, para não dizer Banhados…

      “Podreco” O que tens a dizer sobre isso?

      “Cóbó” O que tens a dizer sobre isso?
      Vocês estão na foto, na mesa de conversação.

  10. SAMPONHA

    16 de Agosto de 2017 as 15:11

    Não temos na República Democrática de S.Tomé e Príncipe um Procurador Geral da República. O Samba não tem perfil para desempenhar este cargo de tamanha responsabilidade.Gatinha sempre a fazer um discurso.Quando o faz é sempre do mesmo estilo e jeito sem nexo.
    Esta é uma mataria que cabe o Ministério Público investigar, quando fazem outros Países Democráticos. Vejamos o caso de Brazil, de África do Sul, da Guiné Bissau e outros Estados.Em Portugal mais concretamente na Madeira,uma queda de árvore que vitimou 13 vítimas mortais, o Ministério Público entrou em acção.Em S.Tomé e Príncipe fala-se de muitos casos puníveis, a procuradoria através do seu procurador nem sequer pronuncia. Apenas quando recebe algumas visitas ou delegações aí sim sabe-se que existe o Procurador.Por isso correram com a Elsa Pinto inventando coisas a seu respeito porque o ADI e o seu Governo já sabiam com esta senhora não se brinca, colocando um pão mandado no poder que nem Samba sabe Sambar.
    O ADI corrompeu o eleitorado e o grupo do então, Supremo Tribunal de Justiça e de Tribunal Constitucional José Bandeira, em que o senhor Patrice em troca pagou-lhe uma casa em queche na localidade de Damaia em Portugal mais as despesas dos filhos
    Torna-se necessário de acordo com estas afirmações e acusações graves todos os Partidos Políticos com assento e sem assento parlamentar manifestassem o seu desagrado junto ao Tribunal Internacional assim como os antigos Presidentes da República, nomeadamente Pinto da Costa e Fradique de Menezes em colaboração com o actual Presidente de Tribunal Supremo e do Tribunal Constitucional Meritíssimo Manuel Silva
    Recorda-se que as cabeças do Pinto da Costa bem como Óscar de sousa já eram procurados pelo Batalhão Búfalo desde a Primeira República. Inclusive desembarcaram nas canoas com caveiras de defuntos para fazerem dormir as tropas. Mas o tiro saiu pela colata e foram todos presos.

  11. Kundú Muála Vé

    16 de Agosto de 2017 as 15:36

    Eu sou cidadão nacional e tenho amigos que são do ADI alguns são meus colegas. Mas peço desculpas a eles mas digo com convição que este homem nunca poderia ser primeiro ministro de S.tomé. Uma pessoa com este currículo tão sujo e malandro não pode ser nunca primeiro ministro de um país. Peço desculpas para voces meus amigos mas é uma desconsideração e tristeza para o país ter este homem como primeiro ministro. E todos estes lacaios que andam a seguir ele, que vive a custa de migalhas que ele anda a atirar para o chão também não tem caráter nem convição. Algumas destas pessoas nunca trabalharam, não sabem fazer nada embora tem curso superior e papel deles é só andar a perseguir pessoas que criticam este primeiro ministro. O país assim não vai para lado algum. Estamos fodidos e bem fodidos.

  12. Envergonhado

    16 de Agosto de 2017 as 16:53

    É uma grande vergonha para o país se isto for verdade. Ter um primeiro-ministro que manda assassinar outros políticos é uma grande abominação. Eu estou envergonhado com toda esta brincadeira. É muito triste. Este homem não tem credibilidade nenhuma se isto for verdade. Muito triste.

  13. Arroz Substancia

    16 de Agosto de 2017 as 17:47

    No meu entender isto é uma denúncia grave que deve ser investigada.
    Mas numa altura em que o MLSTP está em trambolhões interna luta interna não consegue se afirmar como oposição por outro lado não há oposição em S.tome faz-nos pensar muitas coisas homem como este que aparece no vídeo a falar movem pelo dinheiro uma vez desentendido com Patrícerteza alguém lhe pagou está a ser muito aproveitoso para os opositores do Patríce.

  14. zé maria cardoso

    16 de Agosto de 2017 as 18:10

    A seguir a visualização desse vídeo facultado nas redes sociais por diversos amigos, que em situação decorrente do Estado de Direito Democrático, o Procurador-Geral da República, entraria na missão judiciária, ouvindo o autor da matéria para esclarecer e sobretudo que o nome do primeiro-ministro esteja a correr na lama pública como um assassínio e sanguinário de meter respeito e medo, dizia, Patrice Trovoada muniu as armas de munição e o Peter apenas carregou no gatilho.
    Está tudo tim por tim na biografia “Patrice Trovoada – Uma voz africana”, em que este jornal digital não perdeu tempo em publicar duas matérias “Pinto e os seus refractários atentaram contra Trovoada” e “Ondas de choque por um pensamento político extemporâneo”.
    O alerta foi dado e também as pedradas foram arremessadas contra a pobre criatura, autora dos dois textos no Téla Nón.
    É chocante e doloroso saber que os dirigentes de partidos da actual oposição em São Tomé e Príncipe, os actuais e antigos, têm o analfabetismo político de responder na cara “Não sabia deste livro”.
    Sumu ê! Livla non di bôka pingada!

  15. Matematica da Ditadura

    16 de Agosto de 2017 as 18:35

    Inventei formulas para ganhar as eleições: Autárquicas, legislativas e presidenciais.

    Multipliquei os defeitos do Pinto, para deixarem de lhe amar, somei seus erros para pararem de pensar nele

    Mafiei os números, forjei os resultados, enganando a mim mesmo, me convencendo de que não me apanhavam mais.

    Mas na minha equação ignorei o elemento “Búfalo”, que ainda estão vivos e sempre vão me atazanar.  

    Tirano e vilão, raiz quadrada da minha ambição eh he he…..(BIS)

    Ignorei os sinais, escondi-me nas viagens que faço
    Mas não…… Não estou a conseguir

    Esbanjei carrada de dinheiro com alguns juizes da cidade
    Quantas vezes gritei alto que era vitima de perseguição politica, com lágrimas nos olhos

    Prometi o DUBAI
    Não cumpri….

    Prometi arroz a treze contos

    Não cumpri……

    Já passou mais de dois anos
    Não cumpri nada……
    Não cumpri nada……
    Não cumpri nada……

    Tirano e vilão, raiz quadrada da minha ambição eh he he…..(BIS)

    O poder eterno é a única receita para eu ser feliz, o ingrediente que faltava, que há muito tempo quero, Quero…..

    O poder  eterno é a solução para eu sorrir diante dos problemas, o aditivo certo para melhorar a minha vida, o poder eterno é o antibiótico perfeito para sarar a minha ferida, o poder eterno é a formula mágica, a razão mais logica, para eu gritar:

    Tiraaano, tiraooono

    Adaptação da música Matematica do Amor de Matias Damásio

  16. O cara

    16 de Agosto de 2017 as 18:51

    Patrice queixa Peter Lopes no Ministério Público
    Ele está a mentir, não é Patrice? Limpa o teu nome homem.
    Povo está a espera da queixa.

  17. Ditadura de pedra

    16 de Agosto de 2017 as 20:51

    O deputado Salvador e ARlecio COsta pensa que povo é parvo? O salvador esta no debate parlamenta quando o jorge amado levantou a polemica,porque que senhor não respondeu no momento besta, em vez disso foi a Rnstp dar show off, voces são mesmo triste (pobreza faz mulheres velha arranjar homens) voces deviam sim é ficar no silencio, o escritor nigerio é maluco frustrado tambem?, voces são vergonha desse país, Arlecio costa nem sabe mentir, quando ele diz que o patrice apareceu para acamar os animos, é uma falsa, como ele faz aparecer la? Provavelvente porque o plano falhou, ainda bem que esse santo é vivo e faz as pessoas abrir boca

  18. Nelson Francisco gamboa xavier

    16 de Agosto de 2017 as 21:44

    KKKKK as tropas nacional ja nao tem poder. os tipos ou mance de monte café tem muita experiência em guerras tanto urbanas ou convencional,nao estou a ver estas tropas barrigudas ou grávidos de cerveja nacional a lhes fazer frente,o pm nao e estúpido.

  19. CNN

    16 de Agosto de 2017 as 21:44

    Não é só Patrice Trovoada que deu golpe de estado usando os búfalos para executar a tarefa. Em 2006 Tó zé Cassandra também pagou boa massa para treinar homens que assaltou o poder na Região Autónoma do Príncipe. Os homens foram treinados na roça Maria correia cujo o proprietário é Nestor Umbilina. Nestor numa reunião política que efectuou na localidade nova Estrela deixou um aviso se Tó Zé brincar com ele, ele vai abrir a boca sobre golpe que assaltou poder na Região Autónoma do Príncipe. Outro operacional desta intentona foi Carlos Cassandra o actual Presidente do Conselho de administração da Assembleia Nacional. Temos dois psicopatas na política São Tomense, Patrice Trovoada e Tó Zé Cassandra. Usam o mais baixo método para atingirem o seus objetivos pessoais nem que para isso, mora gentes.

    • Boca Velho

      18 de Agosto de 2017 as 10:45

      Só no teor do texto já sei quem és.(CNN) Aquilo que consideras ser golpe do estado em 2006 na Região do Príncipe, foi simplesmente uma revolta de alguns jovens e populares descontentes com a não marcação das eleições regionais e Autarquias Locais plasmado na nossa constituição (3 anos)que vinham sendo retardadas por aqueles que exerciam o poder único «MLSTP». Tendo estas manifestações servidas como exemplo democrático para que elas fossem marcadas .Graças a tal manifestação hoje o Príncipe não é o que era. O Tozé Cassandra foi eleito democraticamente por mandatos, e o tal Nestor Umbelina proprietário da Roça Maria Correia onde inventou ser o local que serviu para treinar jovens como disse na reunião em nova estrela como referes CNN, o Nestor devia dizer que ocupou as funções do Presidente da Assembleia Regional e Secretário Regional das Infraestruturas, além de ser Jurista e também devia explicar o que levou o seu afastamento como membro do Governo Regional. Se fosse verdade porque ele enquanto Homem que defende as Leis (JURISTA)devia assumir as suas responsabilidades.Fez a vida que tem hoje graças ao governo liderado por Tó Zé Cassandra que o trouxe de S.tomé para Príncipe.
      Por isso termino lhe dizendo que To Zé Cassandra é intelectual e um dos melhores responsáveis Nacional que defende a democracia e não pode ser conectado nestas porcarias que temos assistidos neste dias.

  20. Original

    17 de Agosto de 2017 as 8:53

    O contraditório vai ficar apenas na Comunicação Social?

  21. boca pito

    17 de Agosto de 2017 as 9:52

    OK,
    De tudo isto de acusações e trapalhadas de ultima hora, só me resta tirar algumas ilações:
    1. A Denúncia do facto de golpe de 2003. O seu mentor é denunciado nas redes sociais, é veiculado um documento no jornal digital Telanon, publicado em Londres a confirmar esta denúncia e, na entrevista dada por Arlécio Costa na TVS, ontem dia 16.08.2017, no Telejornal, o mesmo disse num primeiro momento, cito “…que, o mandante do golpe de 2003 em que eles do Batalhão Búfalo perpetraram, nem está cá em S.Tomé, está longe…” e na mesma entrevista, momentos mais adiante disse: passo a citar “…que não houve nenhum mentor do golpe de 2003, mas que a iniciativa deste golpe de estado foi deles próprios, o grupo do Búfalos…”. Que contradição e trapalhada. Logo, debaixo desse angu tem osso.
    2. Sobre a permanência dos Ruandases em STP até este momento. Não haveria nenhuma polémica, se se cumprisse as formalidades legais da vinda dos mesmos e consequente permanência no nosso território até este momento. Como não houve este expediente, tudo que se disser e vier a insinuar tem todo o seu valor.
    3. Denúncia nas redes sociais de aniquilamento físico de individualidades. Isso é bastante grave. Os expedientes judiciais disto num país sério dá que falar. Mas aqui, a ver vamos.

  22. Laurinda Guimarães

    17 de Agosto de 2017 as 11:03

    O senhor Patrice Trovoada acaba de convencer o senhor Bispo a suspender uma entrevista que seria dada pelo ex golpista Peter à rádio da Igreja cá em S.Tomé. Este é o melhor exemplo de ditadura e censura de que toda a gente fala neste momento cá no país. Se o senhor primeiro-ministro está de consciência tranquila e não foi parte ativa neste golpe de estado porquê que ele está com medo da entrevista do senhor Peter? Um primeiro-ministro preocupado com entrevista de um cidadão numa rádio privada? O Patrice Trovoada tem medo do quê? Que credibilidade este primeiro-ministro pode oferecer aos cidadãos e ao país? O senhor primeiro-ministro também irá impedir o senhor Peter de dar informações ao ministério público sobre o referido assunto? Desculpem lá, mas como cidadão deste país sinto-me cada vez mais envergonhada com tudo isto.

    • Homem Grande

      17 de Agosto de 2017 as 12:42

      E eu ainda Hoje falei do Bispo!
      Padre Miguel da Paróquia de Conceição está a namorar rapariga de 20 anos com promessa de casar, está a receber apoio de outro que promete bofetadas… O Bispo está mais interessado na Disputa de Caritas com Sr. Máximo Aguiar,
      Inferno Total

    • Homem Grande

      17 de Agosto de 2017 as 13:09

      Braçanam Santos e João Ramos, podem aproveitar organizarem as vidas e famílias muitíssimo bem, porque Barco está a ir à pique!

      Quando isso acabar vocês irão sentar em casa no mínimo 5 anos, para aprenderem a ter carácter e
      a serem bons profissionais.

  23. boca pito

    17 de Agosto de 2017 as 13:20

    ÚLTIMA HORA.
    Segundo informações postas a circular de boca baixa, há uma ala do ADI de indivíduos intelectuais e de algum carácter nas suas posturas dentro da nossa sociedade que, está se organizando para se demarcar dessa mancha negra que envolve o PT actualmente, criando uma divisão no seio do ADI e no futuro expulsar o PT como presidente desse partido que, tem feito algumas coisas boas que são vistas ao olho nú. Que entretanto, o PT vai reduzir a zero com o seu poder, astúcia, arrogância, maquiavelices.

  24. Joi Afonso

    17 de Agosto de 2017 as 17:13

    isto é coisa ki ta aqui
    mas desse senhor patrice eu nao dovido

  25. António

    17 de Agosto de 2017 as 20:58

    Pobre Povo de São Tomé e Príncipe, Alcançaram-lhe a independência, que serviu alguns, mas não a Liberdade, que serve todos.

  26. Mário Caetano

    19 de Agosto de 2017 as 17:29

    Pensemos no absurdo.
    Até agora estamos pensando que estas acusações ora levantadas, são um beco sem saída para o actual Primeiro-Ministro e que as instâncias judiciais, quer internas como internacionais ir-se-ão ocupar deste dossier.Bom o desfecho seria imprevisível, mormente com um cenário final com o fechamento de todas estas falcatruas…
    Agora se tudo isto não passa de uma encenação, uma armação novelesca para distracção das atenções a alguns dossiers preocupantes: a degradação social constante, a presença de tropas estrangeiras no país, para além do permitido pelas leis nacionais, o surgimento do Tribunal Constitucional,
    ao adiamento das eleições locais e outros dossiers que nos preocupam a todos.
    Vem este “distrator” para que nos distraiamos e não tenhamos o pulso dos assuntos que mencionamos. Há muito populismo e muito malabarismo em tudo isto para ser verdade. Põvô bili uê ôo.

  27. Macalacata

    20 de Agosto de 2017 as 7:55

    Povo que prepara para a tempestade porque o sr Evaristo de Carvalho tem que pronunciar sobre este caso.Pinto da Costa foi chamado a interferir a quando da tortura do jovem pelos militares que culminou com a exoneracao do entao chefe maior general. E dai Evaristo nao falas ou vais desertar como desertaste o parlamento na mocao de censura.

  28. Nelson andrade

    24 de Agosto de 2017 as 20:16

    Os politicos africanos por mato fora, andam segundo a sua ganancia e acoes a perturbar o bom desenvolvimento deste continente. Assim sendo passam por cima de tudo e de todos para atingirem os seus objetivos. O melhor de tudo isto e a existencia de um ser supremo q observa todas estas e outras s
    Acoes. Dai q todo o mal tem um tratamento seja de uma forma ou de outra.

  29. Arlécio A. da Costa

    18 de Setembro de 2017 as 17:39

    Em primeiro lugar, me identifico como a pessoa acima referida, porque não tenho nada a temer como muitos que por aí falam e não dão a cara, usando os mais ridículos nomes, mostrando assim a essência dos santomenses conflituosos que sempre fomos. Falando do assunto em questão, eu aconselho muitos a não falarem daquilo que não sabem. Só toca viola , que sabe e o só querer tocar, não produz música, outrossim, ruído. Eu acredito que a oposição que é composta por políticos maldosos, que nunca quiseram saber de ninguém neste país, está pagando muito caro, essa praga, porque toda gente sabe que, esses malandros vieram só com a intenção de substituir o colono. Não quiseram saber do povo durante esses 42 anos e agora que aparece gente com alternativa, estão todos apavorados, porque, vão ainda continuar assim por muito tempo. A pena doce acabou. Quanto ao Peter, eu não lhe reconheço como antigo dirigente do grupo. Se sabe alguma coisa, que venha dizer e apresentar provas. Eu pessoalmente a falar na primeira pessoa, quero lançar um apelo a todos santomenses. Não vamos incendiar o nosso país, por causa do poder. Lembrem-se, depois não venham chorar, porque o conflito, é como um ovo. Quando cai e parte-se, acabou. jamais alguém 0 soldará. Não nos obriga a falar. Isto não seria bom para o progresso e desenvolvimento dos santomenses. Há aí muita gente escondida, que queria sim fazer muito mal aos santomenses seus compatriotas. Se quiserem saber, então Vamos lá… por hoje fico por aqui. Continuaremos essa conversa…Um Bem haja a todos.

  30. principe

    18 de Outubro de 2017 as 21:11

    kkkkk mas mas … povo s.tomense eu so vou perguntar uma coisa . qual tipo de prova voces querem mas doque este pra o piter vos dar . sera que isto nao sao provas ? agora outra pergunta cera que todas as declaracao que este homem fez ele nunca recebeu uma muéda de bandido que voces tractao de toctor ? se ele tinha seu gargo no governo d patricio ele nunca abria boca ate fin do mundo pra contar nada a ninguem sao bandos de malfector .ouvre les sioux

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo